+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik no PC

    Boa noite galera
    Gostaria dá opinião de todos sobre a seguinte ideia.

    A ideia é rodar um Mikrotik no PC
    Requisitos :
    3 placas de rede 100mb
    4 GB de memória ram
    320 HD
    Processador dual core 2.60 GHz

    Trazer um ptp
    E uma omnitik em bridge com o pc Mikrotik.

    A pergunta é "Quantos clientes isso suportaria ?"

    Agradeço atenção de todos !

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Citação Postado originalmente por explosat Ver Post
    Boa noite galera
    Gostaria dá opinião de todos sobre a seguinte ideia.

    A ideia é rodar um Mikrotik no PC
    Requisitos :
    3 placas de rede 100mb
    4 GB de memória ram
    320 HD
    Processador dual core 2.60 GHz

    Trazer um ptp
    E uma omnitik em bridge com o pc Mikrotik.

    A pergunta é "Quantos clientes isso suportaria ?"

    Agradeço atenção de todos !
    Obs: clientes em planos de 4 MB com 100% de banda.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Bom, se for x86 não precisa de 4GB de RAM pq o sistema só vai ler 2GB, o HD eu lhe aconselho a colocar uma memória flash ou um HD SSD de pouca capacidade bem pouca mesmo não precisa nem de 2 GB o sistema, e também as placas de rede precisam ser GIGA para futuramente não ter que parar a rede para fazer um upgrade,
    Bom com essa configuração eu acho que aguenta +ou- 300 clientes

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Depende do que for esse "dual core 2,6GHz".

    Se for Celeron dualcore 2,6GHz, socket 775, não segura 200 clientes com qualidade não! Talvez 150.

    Pentium ou i3 pra cima já dá pra alguma coisa, se usar Celeron ou AMD A4, ou socket doméstico velho (775, AM2+), vai ficar no nível de umas RB's que gastam 5% da eletricidade de um desktop.

    HD quase não usa, mas o preço de conversor sata<>sd tá alto, os SSD kingmax lixinhos de 16GB não existem mais (Usei um, com ROS era lindo, com Windows um lixo, tipo esse de 8GB que também tem espaço suficiente), não tem nenhuma solução muito barata no Brasil então literalmente mete qualquer hdd velho e lerdo pelos 6 meses que leva pra um comprado no Ebay chegar pelos eficientes Correios e RFB, até IDE ATA66 dá e sobra, o que faz diferença é barramento de memória e clock de processador (Porque o limite de sistema antigo 32 bits é clock do primeiro core, e a velocidade dos limitados 1,8 ou 1,9GB que ele lê).

    Só não dá pra dizer que AMD 3,8GHz faz diferença porque apesar de clock alto também tem que ver velocidades de barramentos, um pentium socket 1151 de 3,3GHz fica muuuuuito melhor, questão de velocidade pro dado chegar até o processador, ser trocado pela ram (Preferencialmente a 1600, mas sistema velho não lê mais que 2GB igual), e sair pelo chipset moderno de rede (Tem placa socket 775 cujo chipset ethernet é mais velho que o switch das RB433).

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Uso um mk em um pc x86 para testes, instalado em uma memória flash (Pen drive de 4gb Kingston), achei o sistemas demorar muito pra iniciar, bem mas de que instalado em um HD sata. Já na empresa onde eu trabalho utilizamos uma maquina 775 com um Pentiun 3.0 ghz, 2 gb de ram ddr3 1066 e DH de 160gb sata, atualmente atendemos mas de 130 clientes e tá funcionando de boa.

    No seu caso, vai de quantos clientes você pretende atender, se for poucos compensa mas utilizar uma boa rb, economiza no consumo de energia, o pc gasta muita energia.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Aqui eu tenho uma rede com 65 clientes. 50 conectados, e uma média de uns 25 clientes consumindo banda. E a cpu da minha rb750 hex lite, vai a 46 a 56% - Picos de 56% quando
    meu cache esta entregando a 6 a 10mbps, e meu link de 25 megas quase topado, indo a 20mbps. Totalizando na minha rb750, 25Mbps a 30Mbps de tráfego, e cpu indo 46% - 56%.
    Se fosse meu pc-mikrotik que eu usava, acredito que cpu iría em uns 20%, porque a
    configuração do meu pc é a mesma da rb450G. Então.... voces tem que comparar o consumo de seu mikrotik, pra ir montando hardware, ou comprar uma RB melhor!
    .
    ok pessoal???

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Boot por pendrive é mais sofrido porque geralmente é uns 10MB/s de taxa de leitura. IDE ATA66 é 66MB/s em tese mas metade disso na prática. Ou seja, um HD velho pra cacete ainda é 3x mais rápido que pendrive comum! Que dirá se pegar HDD Sata (45-50MB/s na primeira geração).

    Se for usar SD ou microSD, usando classe 10 tá tranquilo, é 10MB/s de escrita (Contra uns 20-25MB/s de qualquer HDD velho) mas a leitura nuns 40MB/s.

    No caso dos Pentium HT 3GHz da vida, o bom desempenho vem do clock alto, mas cair pra um Celeron D 2,66GHz é ficar no nível de uma RB450G mesmo, só que consumindo 10x mais eletricidade (R$ 20 a mais por mês na conta, tendo que abrir todo ano pra tirar poeira). Se não for pra ficar num processador melhorzinho, melhor usar RB, a diferença de um Celeron pra um Core2Duo é gigante, clock é importante mas só no comparativo Phenom II X4 1,6GHz versus Phenom II X2 3,2GHz (Alias, nesse caso até um velho Sempron 2,7GHz vai se sair melhor que aqueles Phenom 1,4GHz da primeira geração, RouterOS não usa os 4 cores, mal usa 2).

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Boa tarde, aproveitando o tópico, eu estava querendo comprar esse kit, tem o proc. pentium 4 socket 478, placa mãe intel server bord SE7210 com pouco uso e licença level 5 original por R$235 com frete grátis, será que vale a pena?

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...e-giga-sxt-_JM

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Citação Postado originalmente por Diovanibr Ver Post
    Boa tarde, aproveitando o tópico, eu estava querendo comprar esse kit, tem o proc. pentium 4 socket 478, placa mãe intel server bord SE7210 com pouco uso e licença level 5 original por R$235 com frete grátis, será que vale a pena?

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...e-giga-sxt-_JM
    Parece ser uma pouco antigo, mas da pra trabalhar de boa...Licença MK L5.

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    socket 478 pentium 4 era terrivel, consumia muita energia pentium 4 3ghz ht terrivel.
    pensei em usar processadores da via, so que tem clock baixo, mais sao muito economicos. @rubem ja usou processador via?
    tenho uma placa mini itx com processador via c7 que e alimentada só por 12v,a frequência dele eu não lembro. fava pra usar o windos xp tranquilo.

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Eu coloquei Atom 1,6GHz um tempo, a intenção era usar 12V, com aquelas fontes ATX 12V.

    Só que acima de uns 60 ou 70 clientes começava muita lerdeza, era igualzinho um desktop socket 775 com Celeron D430 1,8GHz que usava (Na mesma maquina, só trocando celeron por pentium dualcore, já dava pra colocar 150 clientes com folga, no Celeron o uso da CPU nem era tão alto mas tinha muita lerdeza nos clientes, 20-25% de CPU mas a navegação era péssima, só teste de velocidade ficava meia boca).

    Imagino que os Via C7 vão ficar no desempenho de Atom, porque em outros sistemas são a mesma carroça (Eu uso, mas capo tudo). Meus planos eram colocar 2 ou 3 placas com Atom 330, um dualcore 1,6GHz, mas não podia passar de 60 clientes que ficava tudo lerdo, troquei por RB750G quando achei umas baratas e fui mais feliz, limitava o número de clientes por concentrador mas era menos equipto pra plugar e limpar, podia ter concentrado numa RB450G ou RB1200 mas dava preguiça de mudar tudo de uma vez, a troca com 2 ou 3 concentradores era mais simples porque testava tudo em um, se desse coisa errada só 1/3 dos clientes teriam alguma lerdeza.

    Desconfio serialmente que um Via C5 (Não o C7) ia ficar mais lento que um MXQ com Android, a plataforma ARM deu um gigantesco boom de crescimento nos últimos anos, Via é projeto lá por 2005 ou 2006, já tá bem defasado no comparativo, e o gasto elétrico acaba sendo mais da fonte ATX, dos HDD, do chipset da placa-mãe, enfim, nem é exatamente do processador, Atom diz que gasta 8W mas você mede fácil uns 40W na entrada da fonte ATX, só com placa-mãe, ram e ssd barato. 40W é mais que RB1100AHx2.

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    coloca um hd menor, preciso disso tudo não.

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Tenho um PC aqui com 512k de memória DDR 300mhz
    Processador athlon 2000.
    HD de 40
    Vira quantos clientes nele em planos de 5 MB ?
    Em questão de gasto de energia.
    Compensa usar o PC ou uma rb750gr3 ?

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    em consumo de energia a rb750 é menor, mais em quantidade de clientes o pc aguenta mais

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Um Athlon 2000 é 1,6GHz né? Com barramentos tão limitados acho que isso compete pau a pau com RB750G mesmo! (Nem dá pra comparar por RB750 porque nem sei se tem a venda)



    RB750G custa uns R$ 170, gasta uns 6W.

    Esse Athlon deve gastar na conta de luz uns R$ 32! 60W por hora, dá 1,4kWh por dia, em 30d dá uns 43kWh, na minha conta o kWh tá dando quase 75 centavos, dá R$ 32!

    Ou seja, em 6 meses de uso 24x7 esse Athlon gastador paga na conta de luz o preço da RB750G.

    Em 1 ano paga uma RB750Gr3!

    "O barato sai caro" define bem o problema aqui, hardware velho (Athlon 2000 é plataforma de mais de 15 anos atrás) tem desempenho bem ruim por watt gasto, justo pra uso 24x7 é que eles são a pior coisa do mundo! Pra usar 2 ou 3h.dia pra aprender são ótimos, mas em uso 24x7 o gasto em conta de luz é enorme.

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Essa rb750g tem 32 de ram, e 680mhz de cpu. Não vale a pena comprar!
    Eu comprei a rb750 hex-lite, cpu850 e 1000mhz(com over clock), 64 de ram.
    Funciona super filé passando 30 Mbps de tráfego! Cpu indo em no máximo 48% - picos de 48.
    E eu tenho pendurado nela, dois PCs, o cache bfw e o Mk-auth. AS vezes cpu vai a 66%
    Tbm tenho uma rb750 só pra autenticar meu link de internet la do outro lado, indo em
    um ponto a ponto! rb750 é 400mhz e 32 de ram.

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Ah é, é a RB750GL ou GR2 que tem 64MB de Ram. Gr2 é que tem chipset recente, o da GL é basicão.

  18. #18

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Olá, amigos do fórum... qual a quantidade mínima de memória que um pc Dell Optiplex precisa para rodar de sem problemas o MK v5.20?
    Acho que 2 Giga de memória seria exagero... apenas para rodar o MK, 512K ou 1Giga não seria mais que suficiente?

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 09-04-2021 às 18:45.

  19. #19

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    Eu ja usei por muito tempo um pc com mk 5.20
    256mb de ram, hd 10gb e processador durom 1gb.

    Praticamente a configuração da 750 hex lite.

  20. #20

    Padrão Re: Mikrotik no PC

    RouterOS x86 continua não usando múltiplos cores, nem acessando mais que os 1,8GB de Ram limite de sistemas x86. Mas que o sistema usa muita ram quando necessário, isso ele usa. Quem botar em maquina virtual, bota um Xenon recente emulando algumas instâncias, tem capacidade altíssima de clientes, basicamente os endereços de memória pra cada instância são limitados, mas com virtualização o sistema operacional não tem acesso direto ao processador, na prática todos os cores do processador respondem como um único core pro sistema virtualizado.

    Se o desktop for meio velhinho o gargalo não é a ram, e sim os tempos de resposta pelos barramentos diversos, tipo PCI ou PCI-E (Rede onboard é PCI-E faz tempo, praticamente desde a era dos Core-I), um hardware com 1GB de Ram e 200 clientes parece estar no gargalo e aumentar pra 2GB de não ram muda nada, mas não é que ele não usa mais Ram, é que o gargalo está em outras partes do hardware.

    256MB é muito pouco, teria que ter poucas regras, 512MB pra 100 clientes dá pra tentar, mas pra mais clientes precisa hardware não tão cheio de gargalos (Pode ser um Celeron mas tem que ser socket 1150 em diante, pra ter placa-mãe com barramentos mais rápidos), 1GB é o menor pente DDR3 que vai achar e será suficiente pra talvez 500 clientes com pouca regra, ou 300 clientes com mais funções (E depende do tipo de rede, se todo cliente tem CPE roteada, o concentrador só pega o cabeçalho dos pacotes e vê a parte do PPPoE, já se tiver rede maluca em bridge com discador no desktop igual nos anos 90, aí vai vir MUITO pacote de descoberta da rede do Windows e até Android, aí o concentrador tem que processar (Pra descartar) muita porcaria que não é destinada a ele, isso muda em 100% a capacidade do concentrador! Rede com desktop, notebook ou Android acessando diretamente o concentrador é uma porcaria, acima de 100 clientes um Pentium socket 775 começa a gerar lentidão em rede, e a culpa não é da ram, tá mais pro chipset de rede e o barramento entre ele e o processador.