Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Pessoal alguém tem um provedor de internet Cambium Networks puro? Conseguem oferecer banda superior a 10mbps e atender mais de 400 clientes?

    Fico grato com qualquer informação.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    SIM, mas se tiver interferencia nao adianta muito..... pois 5.8 e 5.8 cambium ou proeletronic, com interferencia nao vai....

  3. #3

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Também tenho essa dúvida. Gostaria de começar uma rede com cambium, mas não sei se vou conseguir concorrer com outras tecnologias como fibra.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Se você usar Antena Beamforming para ePMP 2000 ajuda muito a reduzir interferencias. Uso aqui e é outra realidade em relação à UBNt e MK.

  5. #5

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    To usando aqui, tenho torre onde tenho setoriais UBNT para os clientes antigos e setoriais cambium para os novos clientes, realmente tem sido outra coisa, sem comparação, porém eu ainda não tenho grande número de clientes em cima pra poder saber como vai se comportar futuramente.

    To na dúvida se migro 100% dos clientes usando elevate e removo da torre os UBNT até pra reduzir o piso de ruído, o problema é o custo e a dúvida se realmente vai ter boa performance....

  6. #6

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    To querendo montar um POP só com cambium, pra atender, acredito eu, uns 200 clientes no mínimo com planos de até 15Mb. Mas também fico na dúvida se isso será possível. Afinal, na teoria é maravilhoso, mas na prática... Por isso também fico no aguardo de alguém com um cenário parecido postar sua experiência.

  7. #7

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Cambium é tão bom assim ou tá virando modinha? Só se ouve/lê falar de Cambium.
    Eu quero acreditar que seja evolução. Mas sou meio descrente com o que fabricante promete. Por isso, estou especulando por enquanto.

  8. #8

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por lleonardo Ver Post
    To querendo montar um POP só com cambium, pra atender, acredito eu, uns 200 clientes no mínimo com planos de até 15Mb. Mas também fico na dúvida se isso será possível. Afinal, na teoria é maravilhoso, mas na prática... Por isso também fico no aguardo de alguém com um cenário parecido postar sua experiência.
    Boa tarde,

    1 - Cambium é um hardware descente a um preço que a maioria pode pagar.
    2 - Você precisa usar as ferramentas que cambium fornece para montar um projeto do que vc pretende.
    3 - Sim é possivel atender com planos de até 15 mbps tranquilamente.
    4 - hardware robusto e software estavél, até apresenta alguns bugs mas nada escroto como em outros fabricantes.
    5 - Cambium faz milagre, não faz milagre mas o funcionamento e estabilidade mesmo em condições bastante complicadas é acima da média.
    6 - Não é moda e fato e torço para que todos meus concorrentes migrem para esta solução e apliquem de forma correta só assim veremos melhoria do espectro com reaproveitamento de canais e sync de todas unidades, do jeito que esta é um salvesse quem puder.
    7 - uma coisa que não consigo entender é que tem provedor que não acham caro lançar fibra pagar aluguel de poste etc.. falam em fibra mas monta repetidor com ominitik de 400 reais, e acham fim do mundo pagar por hardware descente.

    Prints de um epmp 2000 com beamforming piso de ruido -80 42 clientes instalados de 1.1 a 5.7 km, velocidades de 4,8,10 mbps, tenho que admititir que todas condições aqui são desfavoraveis começando pela distacia do ultimo cliente e até uns dois ou 3 com visada péssima e clientes de borda a borda utilizando os 120 graus do setor, meu provedor ainda muito pequeno não dá ainda pra sair montando muitas torres mas vcs já podem ter uma idéia do funcionamento da tecnologia.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         epmp 2000.JPG
Visualizações:	506
Tamanho: 	34,2 KB
ID:      	66842Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         epmp 2000-1.JPG
Visualizações:	558
Tamanho: 	87,2 KB
ID:      	66843

  9. #9

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por lleonardo Ver Post
    Eu quero acreditar que seja evolução. Mas sou meio descrente com o que fabricante promete. Por isso, estou especulando por enquanto.
    Cambium não promete especifica e fornece ferramentas para você desenvolver projetos dentro da realidade da especificação do equipamento, agora me diz que especificação que outros fabricantes fornecem, clock do processador memoria do que isso adianta se precisa adivinhar quantos clientes vc pode colocar no setor, só na base da tentativa e erro. E isso é só uma das questões sem falar em outros muitos fatores que influenciam.

  10. #10

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Boa tarde,

    1 - Cambium é um hardware descente a um preço que a maioria pode pagar.
    2 - Você precisa usar as ferramentas que cambium fornece para montar um projeto do que vc pretende.
    3 - Sim é possivel atender com planos de até 15 mbps tranquilamente.
    4 - hardware robusto e software estavél, até apresenta alguns bugs mas nada escroto como em outros fabricantes.
    5 - Cambium faz milagre, não faz milagre mas o funcionamento e estabilidade mesmo em condições bastante complicadas é acima da média.
    6 - Não é moda e fato e torço para que todos meus concorrentes migrem para esta solução e apliquem de forma correta só assim veremos melhoria do espectro com reaproveitamento de canais e sync de todas unidades, do jeito que esta é um salvesse quem puder.
    7 - uma coisa que não consigo entender é que tem provedor que não acham caro lançar fibra pagar aluguel de poste etc.. falam em fibra mas monta repetidor com ominitik de 400 reais, e acham fim do mundo pagar por hardware descente.

    Prints de um epmp 2000 com beamforming piso de ruido -80 42 clientes instalados de 1.1 a 5.7 km, velocidades de 4,8,10 mbps, tenho que admititir que todas condições aqui são desfavoraveis começando pela distacia do ultimo cliente e até uns dois ou 3 com visada péssima e clientes de borda a borda utilizando os 120 graus do setor, meu provedor ainda muito pequeno não dá ainda pra sair montando muitas torres mas vcs já podem ter uma idéia do funcionamento da tecnologia.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         epmp 2000.JPG
Visualizações:	506
Tamanho: 	34,2 KB
ID:      	66842Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         epmp 2000-1.JPG
Visualizações:	558
Tamanho: 	87,2 KB
ID:      	66843
    Aqui a interferência não está tão ruim quanto a sua não. E me diz uma coisa, cliente com sinal ruim realmente não afeta em nada os outros clientes do mesmo AP? O que são essas duas porcentagens no print?

  11. #11

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Não afeta os outros clientes, o que acontece é que quando vc coloca clientes em condições ruims menos clientes vc vai conseguir colocar por AP porque o cliente ruim custa mais tempo de frame no AP.

    As porcentagens no print e qualidade de downlink e uplink dos clientes.

  12. #12

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Não afeta os outros clientes, o que acontece é que quando vc coloca clientes em condições ruims menos clientes vc vai conseguir colocar por AP porque o cliente ruim custa mais tempo de frame no AP.

    As porcentagens no print e qualidade de downlink e uplink dos clientes.
    Entendi. Obrigado pelas explicações. Estou realmente inclinado a colocar Cambium. Ainda mais agora, sabendo que um cliente com sinal ruim realmente não afeta os demais.

  13. #13

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Não afeta os outros clientes, o que acontece é que quando vc coloca clientes em condições ruims menos clientes vc vai conseguir colocar por AP porque o cliente ruim custa mais tempo de frame no AP.

    As porcentagens no print e qualidade de downlink e uplink dos clientes.
    Uai! E não é o mesmo então que acontece com outros radios UBNT, Mikrotik....? Pra mim um cliente ruim não afetaria a capacidade do radio de forma alguma, mas apenas pra ele mesmo, chegando menos banda pra ele ou seja, um cliente com -80dbm so poderia receber digamos um plano de 1 ou 2 mega....Se assim não for, já não gostei.

  14. #14

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Uai! E não é o mesmo então que acontece com outros radios UBNT, Mikrotik....? Pra mim um cliente ruim não afetaria a capacidade do radio de forma alguma, mas apenas pra ele mesmo, chegando menos banda pra ele ou seja, um cliente com -80dbm so poderia receber digamos um plano de 1 ou 2 mega....Se assim não for, já não gostei.
    Não não, vc esta tendo entendimento errado, no caso de UBNT/Mikrotik um cliente ruim ferra com desempenho do AP todo inclusive de outros clientes liagos ao mesmo AP, Na cambium isso não acontece cliente ruin ferrar o AP e os clientes todos que estão conectados a ele, o que ocorre e que quanto maior quantidade de cliente ruim no AP menor sera quantidade total de clientes que vc vai conseguir por no AP porque ele vai gastar mais recursos para atender esses clientes ruins, mas os demais clientes não serão penalizados.

  15. #15

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Você sabe muito bem o que está falando né? Pois estou querendo acreditar em você ao invés de acreditar no Zucchi que diz que esse recurso é graças ao Beamforming disponível no equipamento, que por sinal dá vida ao Cambium.
    Sim, e o Zucchi pode corroborar esta informação, vale tanto pra epmp 1000 sync e 2000 sync com ou sem beamformig. Já beamformig é outro recurso que se tornal indispensavel em ambientes com piso de ruído alto, se não tiver ruído pode colocar um epmp 1000 sync que vai ter mesmo rendimento de um 2000.

  16. #16

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Eu tb ando relutante. Tenho acompanhado o assunto Cambium desde q apareceu nos foruns e os videos da Adriana no Youtube. Gastar 5000 por setor tem q ser uma puta solução q tem q cobrir ao menos uns 5km por torre pq nao da pra criar microsetores com cambium, muito dinheiro!

  17. #17

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Eu tb ando relutante. Tenho acompanhado o assunto Cambium desde q apareceu nos foruns e os videos da Adriana no Youtube. Gastar 5000 por setor tem q ser uma puta solução q tem q cobrir ao menos uns 5km por torre pq nao da pra criar microsetores com cambium, muito dinheiro!
    Brother o négocio não e muito barato mas tambem nada impossivel de ser alcançado, e é um sossego que vc nem imagina. Eu particularmente indicaria area cobertura de no max 3 km se possivel 2 km, e estou trabalhando pra fazer chegar no max em 3 porque relevo da região aqui também dificulta alcançar os 5 em muitas situações.

  18. #18

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Aqui tb, o relevo não é dos piores mas so consigo alcançar no maximonuns 3km tb. Por um lado é bom pq pegar fresnel livre pra 5km só em local muito plano e sem arvores e predios.

  19. #19

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Sim, e o Zucchi pode corroborar esta informação, vale tanto pra epmp 1000 sync e 2000 sync com ou sem beamformig. Já beamformig é outro recurso que se tornal indispensavel em ambientes com piso de ruído alto, se não tiver ruído pode colocar um epmp 1000 sync que vai ter mesmo rendimento de um 2000.

    Pelo que entendi, o beamforming ajuda apenas no upload do cliente. Nada tem a ver com o download. Entendi certo?

  20. #20

    Padrão Re: Provedor de Internet Cambium Networks puro?

    Citação Postado originalmente por lleonardo Ver Post
    Pelo que entendi, o beamforming ajuda apenas no upload do cliente. Nada tem a ver com o download. Entendi certo?
    Isso ai esta certissimo, mas quando em ambiente com muito ruido, aqui no caso nem todos os clientes conectam na BSA só os que tem mais dificuldade com uplink, isso quem determina e algoritimo de descisão do AP baseado nos dados recebidos do cliente como taxas de retransmissão sinal etc...