+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Opnioes para o meu cenário na fibra

    Boa tarde a todos, queria apresentar meu cenário e minha necessidade aos companheiros do forum para ver se alguém pode me ajudar ... vamos lá ...

    Tenho um link chegando de 300 mega em uma torre na area rural, dessa area rural eu mando para 3 pontos armarios dentro da cidade aonde saiu com meu cabeamento UTP pela cidade com pernas /100 ....

    Estou querendo elaborar um projeto na fibra para interligar meus armarios com a torre, pensei assim em sair uma fibra da minha torre na area rural e chegar até meu primeiro armario que da uns 6 km de fibra, depois desse armario pretendo sair com mais uma fibra pra cada lado para ligar os dois armarios tbm sendo mais 3 km de fibra em cada perna, e nessa estrutura eu queria espalhar uns PACPON dentro da cidade tbm ... nesse projeto eu queria saber que tipo de equipamento seria mais viável des da base até o fim, eu queria fazer um levantamento de preço e preciso saber o que vai, ouvi falar de OLT e outras coisas mais eu nunca trabalhei com fibra na pratica, sei que precisarei de um acompanhamento mais queria muito saber a opinião dos companheiros do ramo ... aceito todo tipo de opinião, até mesmo para elaborar um outro projeto em cima do meu cenario que seja mais viavel ... tanksss !!!

    OBS : Atendo 400 clientes hoje e queria uma estrutura que durasse pelo menos para 1000 clientes e que passasse pelo menos 1 GIGA

  2. #2

    Padrão Re: Opnioes para o meu cenário na fibra

    Pague uma empresa para elaborar seu projeto pois do contrario vai ser a famosa economia burra. Apos esse seu primeiro projeto te garanto que vc acaba pegando experiencia e tocando os proximo sozinho.

  3. #3

    Padrão Re: Opnioes para o meu cenário na fibra

    Olá JonasMT, obrigado pela sua opinião e concordo com você, só que a intenção aqui é conseguir uma realidade nesse projeto que citei em questão de custo beneficio e desempenho, queria a opnião de quem já está no ramo e vai saber me dizer as opções que eu tenho, o que eu iria gastar +/- e no que exatamente .... como disse tenho muito pouco conhecimento no ramo de fibra, mais grande vontade de aprender e já estou em uma busca constante sobre isso, se alguém puder me ajudar e me mostrar uma realidade dentro do meu cenario eu ficaria muito grato obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Opnioes para o meu cenário na fibra

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PROJETO.png
Visualizações:	341
Tamanho: 	31,0 KB
ID:      	66838

    olha ai o que eu estava pensando, será que da certo ? se não peço que me dem uma luz ai por favor

  5. #5

    Padrão Re: Opnioes para o meu cenário na fibra

    Citação Postado originalmente por ArthurNet Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PROJETO.png
Visualizações:	341
Tamanho: 	31,0 KB
ID:      	66838

    olha ai o que eu estava pensando, será que da certo ? se não peço que me dem uma luz ai por favor
    Para fazer com PACPON e splitter, você vai precisar de uma OLT, e não um mero conversor de mídia. Para fazer com conversor de mídia e cabo de 1FO, você vai ter que usar algo como o que a Computech oferece, que eles chamam de "rede metro".

  6. #6

    Padrão Re: Opnioes para o meu cenário na fibra

    Em cada ponto uma olt.
    Em cada ponto saia com fibra no mínimo 12 vias.No caminho até os pontos vá ponto as caixas e seguindo com a fibra.
    Vc vai gastar uma pratinha mas vai ficar bala.

  7. #7

    Padrão Re: Opnioes para o meu cenário na fibra

    Citação Postado originalmente por ArthurNet Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PROJETO.png
Visualizações:	341
Tamanho: 	31,0 KB
ID:      	66838

    olha ai o que eu estava pensando, será que da certo ? se não peço que me dem uma luz ai por favor
    Amigo vou lhe dar umas dicas por experiência própria, não leve pro lado pessoal.

    Antes de mais anda quando você fala em fibra, não existe a palavra "economia" em uma rede de fibra tudo tem que ser perfeito, sem erros, tudo bem projetado e calculado, um spliter errado, e inserido de maneira errada, levar seu projeto e investimento por água abaixo.

    há algumas coisa que não entendi.

    Porque um conversor de mídia na torre?

    Porque vai usar um cabo DROP?

    Porque vai usar uma ONU, se lá na torre ta usando conversor de mídia?

    Os spliter precisam ser DESBALANCEADOS, é um detalhe importante cuidado com a perca em DBs que ele tem, pois se for alto, apenas a primeira, talvez até a segunda caixa funciona, já na terceira o link não chega.

    você pode até usar o conversor de mídia, na verdade use 3, é use uma fibra AS 6FO, deixando uma fibra para cada ponto.

    vai funcionar sem problemas

  8. #8

    Padrão

    Bom dia,

    Arthur, apesar de ser fibra, tem diferença nas tecnologias utilizadas para tal.

    Para você entender o que estamos passando, você tem que separar "Conversor de mídia" de "Gpon, OLT, ONU, Splitter". Pois a unica coisa em comum é a própria fibra óptica.

    Quando se usa "Conversores de mídia", você não pode usar "Splitters" para segmentar a rede óptica, conversor é PTP (Ponto a ponto) ou seja, precisa do PAR ou 2 lados.

    Ex: Se quer sair da torre para interligar os 3 armários na rua, precisa de um cabo óptico de 6 fibras ou 6 F.O, Sendo que em cada F.O você vai fechar o PTP com 1 "Conversor" Na torre e o outro no armário, sendo que do terceiro armário pra frente você só terá 3 F.Os livre no seu cabo óptico de 6 F.O.

    Já o equipamento "OLT" (Valor R$ inicial alto) que possui vários fabricantes, é a tecnologia "GPON" que faz funcionar com "Splitters e ONUs". Assim, caso tivesse uma OLT na torre, poderia sair com cabo óptico de 1 F.O e segmentar a rede usando os Splitters que também existem em varias config como exempo: Splitter 1:8 onde você com o único F.O que saiu da torre poderia atender 8 pontos com 8 ONUs, porém, nessa tecnologia é mais complicado, sendo necessário projeto mais especifico para perda de potência óptica, você não pode sair colocando Splitter infinitos (Seria bom demais).

    Espero que tenha entendido a parte da diferença dessas tecnologias. Assim conseguira tirar suas duvidas mais facilmente.

    E como o colega @JonasMT indicou, contrate uma empresa ou até alguém que já trabalhe com fibra óptica para iniciar o que precisa sem dor de cabeça, pois é diferente de config para equipamento que copiamos e colamos, e caso não funcione é só apagar.

    Estamos aqui para ajudar. Caso tenha mais alguma duvida só postar.

  9. #9

    Padrão Re: Opnioes para o meu cenário na fibra

    @vaizard, obrigado por corrigir a parte em que errei.

  10. #10

    Padrão Re: Opnioes para o meu cenário na fibra

    Citação Postado originalmente por vaizard Ver Post
    Bom dia,

    Arthur, apesar de ser fibra, tem diferença nas tecnologias utilizadas para tal.

    Para você entender o que estamos passando, você tem que separar "Conversor de mídia" de "Gpon, OLT, ONU, Splitter". Pois a unica coisa em comum é a própria fibra óptica.

    Quando se usa "Conversores de mídia", você não pode usar "Splitters" para segmentar a rede óptica, conversor é PTP (Ponto a ponto) ou seja, precisa do PAR ou 2 lados.

    Ex: Se quer sair da torre para interligar os 3 armários na rua, precisa de um cabo óptico de 6 fibras ou 6 F.O, Sendo que em cada F.O você vai fechar o PTP com 1 "Conversor" Na torre e o outro no armário, sendo que do terceiro armário pra frente você só terá 3 F.Os livre no seu cabo óptico de 6 F.O.

    Já o equipamento "OLT" (Valor R$ inicial alto) que possui vários fabricantes, é a tecnologia "GPON" que faz funcionar com "Splitters e ONUs". Assim, caso tivesse uma OLT na torre, poderia sair com cabo óptico de 1 F.O e segmentar a rede usando os Splitters que também existem em varias config como exempo: Splitter 1:8 onde você com o único F.O que saiu da torre poderia atender 8 pontos com 8 ONUs, porém, nessa tecnologia é mais complicado, sendo necessário projeto mais especifico para perda de potência óptica, você não pode sair colocando Splitter infinitos (Seria bom demais).

    Espero que tenha entendido a parte da diferença dessas tecnologias. Assim conseguira tirar suas duvidas mais facilmente.

    E como o colega @JonasMT indicou, contrate uma empresa ou até alguém que já trabalhe com fibra óptica para iniciar o que precisa sem dor de cabeça, pois é diferente de config para equipamento que copiamos e colamos, e caso não funcione é só apagar.

    Estamos aqui para ajudar. Caso tenha mais alguma duvida só postar.

    Caro amigo, fico grato desde já por cada opinião, consegui ter uma noção boa em cima do que você me explicou ... então nesse projeto ilustrativo que eu fiz para corrigi-lo basicamente eu teria que colocar uma OLT na TORRE e tirar os conversores de midia certo ?? Ai sim eu poderia usar SPLITER e dentro dos cauculos ir ampliando minha rede com os pacpon com uma unica FO ?!?!

    Outra coisinha, eu poderia fazer do jeito que eu estou fazendo nessa imagem que mandei só que ao invés de usar spliter eu poderia fazer PTP de armario em armario com os conversor de midia lado A e lado B né ?!?! Seria algo ruim, por causa dos pacpon e se eu colocar os pacpon ligados a PTP se um parar o resto pra frente tambem para né

    Agora voltando para a OLT ela teria que atender na tecnologia GEPON, eu vi os preços de algumas se alguém até puder me indicar uma boa para eu começar nesse projeto eu fico muito grato quero atender 1000 clientes porinquanto ... a jogada das FO que eu não estou entendendo muito bem .... por que usar uma fibra de 6 FO se com uma olt e uma unica FO eu consigo ampliar e poderia ligar meus tres armarios mais os pacpon principal da rede ???? Igual vc me disse VAIZARD para usar uma fibra de 6 vias, 3 seria usada para fecha o PTP dos armario e por fechar ptp eu não consigo por PACPON nelas é isso ??? Ai sobraria 3 para eu trabalhar com SPLITER e PACPON e fazer o que eu quiser dentro das condições dela é isso ???? E eu teria limitação de quantos clientes ???


    Cara, muito obrigado pelas explicações e com certeza vou chamar uma camarada para me ajudar aqui ... muito bacana vou investir nisso ai meus clientes merecem rsrs ... e outra coisinha em questão de maquina de fusão eu estava pensando até em comprar uma vi o preço é salgado mais um bem necessário né ou teria outra forma sem usar a maquina de fusão parece que vi algo assim nos forum ... obrigado obrigado e obrigado !!!
    Última edição por ArthurNet; 08-05-2017 às 19:05.

  11. #11

    Padrão

    Vamos por parte...

    P 1: então nesse projeto ilustrativo que eu fiz para corrigi-lo basicamente eu teria que colocar uma OLT na TORRE e tirar os conversores de midia certo ?? Ai sim eu poderia usar SPLITER e dentro dos cauculos ir ampliando minha rede com os pacpon com uma unica FO ?!?!

    R 1: Sim.

    P 2: Outra coisinha, eu poderia fazer do jeito que eu estou fazendo nessa imagem que mandei só que ao invés de usar spliter eu poderia fazer PTP de armario em armario com os conversor de midia lado A e lado B né ?!?! Seria algo ruim, por causa dos pacpon e se eu colocar os pacpon ligados a PTP se um parar o resto pra frente tambem para né

    R 2: Correto, e precisaria de um cabo óptico de no minimo 6 F.O. Não, vai parar de acordo a topologia da rede, se parar na primeira caixa ou romper a fibra antes da rota de atendimento, ai sim, para tudo.

    P 3: Agora voltando para a OLT ela teria que atender na tecnologia GEPON, eu vi os preços de algumas se alguém até puder me indicar uma boa para eu começar nesse projeto eu fico muito grato quero atender 1000 clientes porinquanto ... a jogada das FO que eu não estou entendendo muito bem .... por que usar uma fibra de 6 FO se com uma olt e uma unica FO eu consigo ampliar e poderia ligar meus tres armarios mais os pacpon principal da rede ???? Igual vc me disse VAIZARD para usar uma fibra de 6 vias, 3 seria usada para fecha o PTP dos armario e por fechar ptp eu não consigo por PACPON nelas é isso ??? Ai sobraria 3 para eu trabalhar com SPLITER e PACPON e fazer o que eu quiser dentro das condições dela é isso ????

    R 3.1: Hoje uso Fiber Home, tem furukawa, intelbras, ztec entre outras. Valores depende de onde vai adquirir. Porém será valor minimo de R$5000,000 a OLT. Fora placa Gpon e algumas vem sem fonte retificadora tendo que adquirir a parte.
    R 3.2: A fibra de 6 F.O foi caso não use tecnologia Gpon pra esse projeto, porém, como falei não porque pode multiplicar a fibra com splitter que será infinito, você conseguira expandir até os limites dos cálculos de potencia da mesma. Você pode chegar a 20km assim pode poder não ter mais potencia necessária a 1km, tudo depende da sua área de atendimento e seu projeto.
    R 3.3: Se vai trabalhar com Gpon, esquece PACPON (meu conselho particular).
    R3.4: Você acabou misturando as informações, por isso a duvida final onde sublinhei acima.

    P 4: e outra coisinha em questão de maquina de fusão eu estava pensando até em comprar uma vi o preço é salgado mais um bem necessário né ou teria outra forma sem usar a maquina de fusão parece que vi algo assim nos forum

    R 4: Equipamentos indispensáveis independente da tecnologia óptica que for trabalhar, maquina de fusão, otdr, power metter, clivador, material de limpeza óptica e outras coisinhas. Se for contratar terceirizado pra isso, é meio complicado para provedor, pois é um sistema que sempre tem algo pra alterar ou implantar.

    Amigo, antes de investir, leia mais sobre e tire duvidas pessoalmente com pessoas que possam te explicar. Te aconselho a trabalhar com fibra óptica, pois é o que há de melhor hoje, principalmente GPON. Só não se precipite por não ter o conhecimento necessário e acabar tendo prejuízo ou problemas na frente. Primeiro se informe mais e caso haja mais duvidas estamos aqui pra ajudar, não receita de bolo, porque até então como disse não é config de equipamento, é cada caso um caso. Boa noite.

  12. #12

    Padrão Re: Opnioes para o meu cenário na fibra

    Amigo eu estou na mesma "praia" que você. Preciso trocar o meu ptp por fibra e interligar as minhas bases.
    Estava quase lançando os cabos quando me deparei com os gastos extras com máquina de fusão e OTDR (caso tenha baixa demanda, você poderá terceirizar até conseguir comprar o próprio equipamento) .
    Em todo caso, faça o projeto e um planejamento financeiro. Eu queria fazer PACPON, mas desisti. Nos locais onde tenho algum switch com uplink no rádio (prédios e vielas), irei trocar por uma ONU. Mas em novos projetos para atendimento outdoor eu quero FTTH e dormir tranquilo. PACPON bem feito, custa caro.

    E Caso tenha alguém para me ajudar com o meu primeiro projeto, por favor entre em contato. Inclusive preciso conhecer empresas que lancem os cabos.

  13. #13

    Padrão Re: Opnioes para o meu cenário na fibra

    Citação Postado originalmente por vaizard Ver Post
    Vamos por parte...

    P 1: então nesse projeto ilustrativo que eu fiz para corrigi-lo basicamente eu teria que colocar uma OLT na TORRE e tirar os conversores de midia certo ?? Ai sim eu poderia usar SPLITER e dentro dos cauculos ir ampliando minha rede com os pacpon com uma unica FO ?!?!

    R 1: Sim.

    P 2: Outra coisinha, eu poderia fazer do jeito que eu estou fazendo nessa imagem que mandei só que ao invés de usar spliter eu poderia fazer PTP de armario em armario com os conversor de midia lado A e lado B né ?!?! Seria algo ruim, por causa dos pacpon e se eu colocar os pacpon ligados a PTP se um parar o resto pra frente tambem para né

    R 2: Correto, e precisaria de um cabo óptico de no minimo 6 F.O. Não, vai parar de acordo a topologia da rede, se parar na primeira caixa ou romper a fibra antes da rota de atendimento, ai sim, para tudo.

    P 3: Agora voltando para a OLT ela teria que atender na tecnologia GEPON, eu vi os preços de algumas se alguém até puder me indicar uma boa para eu começar nesse projeto eu fico muito grato quero atender 1000 clientes porinquanto ... a jogada das FO que eu não estou entendendo muito bem .... por que usar uma fibra de 6 FO se com uma olt e uma unica FO eu consigo ampliar e poderia ligar meus tres armarios mais os pacpon principal da rede ???? Igual vc me disse VAIZARD para usar uma fibra de 6 vias, 3 seria usada para fecha o PTP dos armario e por fechar ptp eu não consigo por PACPON nelas é isso ??? Ai sobraria 3 para eu trabalhar com SPLITER e PACPON e fazer o que eu quiser dentro das condições dela é isso ????

    R 3.1: Hoje uso Fiber Home, tem furukawa, intelbras, ztec entre outras. Valores depende de onde vai adquirir. Porém será valor minimo de R$5000,000 a OLT. Fora placa Gpon e algumas vem sem fonte retificadora tendo que adquirir a parte.
    R 3.2: A fibra de 6 F.O foi caso não use tecnologia Gpon pra esse projeto, porém, como falei não porque pode multiplicar a fibra com splitter que será infinito, você conseguira expandir até os limites dos cálculos de potencia da mesma. Você pode chegar a 20km assim pode poder não ter mais potencia necessária a 1km, tudo depende da sua área de atendimento e seu projeto.
    R 3.3: Se vai trabalhar com Gpon, esquece PACPON (meu conselho particular).
    R3.4: Você acabou misturando as informações, por isso a duvida final onde sublinhei acima.

    P 4: e outra coisinha em questão de maquina de fusão eu estava pensando até em comprar uma vi o preço é salgado mais um bem necessário né ou teria outra forma sem usar a maquina de fusão parece que vi algo assim nos forum

    R 4: Equipamentos indispensáveis independente da tecnologia óptica que for trabalhar, maquina de fusão, otdr, power metter, clivador, material de limpeza óptica e outras coisinhas. Se for contratar terceirizado pra isso, é meio complicado para provedor, pois é um sistema que sempre tem algo pra alterar ou implantar.

    Amigo, antes de investir, leia mais sobre e tire duvidas pessoalmente com pessoas que possam te explicar. Te aconselho a trabalhar com fibra óptica, pois é o que há de melhor hoje, principalmente GPON. Só não se precipite por não ter o conhecimento necessário e acabar tendo prejuízo ou problemas na frente. Primeiro se informe mais e caso haja mais duvidas estamos aqui pra ajudar, não receita de bolo, porque até então como disse não é config de equipamento, é cada caso um caso. Boa noite.
    Meu amigo, ficou muito bem explicado da sua parte, e agora com essa realidade que me passou estou pensando em fazer alterações no projeto por causa do custo, realmente pensando aqui ficara uma graninha, e meus socios não estão disposto a investir, na verdade eles não entendem quase nada de parte técnica e acha que vai ficar as mil maravilha não sei até quando com essa rede UTP nossa ... enfim .... essa torre minha fica na zona rural aonde chega o link, eu vou pegar um PTP de MIMOSA e vou levar até o primeiro armário principal e central da cidade, e de lá estou pensando em fazer alguns PTP com fibra até quatro armários na cidade que tem 30 mil habitantes ... fazendo assim uma divisão em quatro partes da cidade, e cada armário vou colocar em um lugar estratégico para sair com uma perna /100 para cada lado que eu precisar .... porinquanto essa é a unica melhoria que enxergo ( levar mais link e isolar cada setor ) em fazer se não for para mergulhar na FIBRA realmente .... por que os PACPON nada mais é que PTP feito de caixa a caixa usando um SWITCH adaptado que converte, alimenta, e cascateia alguns né, podendo ser até gerenciavel .... ou como me explicou poderia ser uma rede GPON com SPLITTER com uma boa estrutura e de começo poderiamos usar ONU nas caixa mais SWITCH né e mais pra frente uma adaptação para chegar 100% fibra nos clientes .... dessa forma eu consigo ver vantagem no investimento e de certa forma até melhoria em usar os "PACPON" com GPON, por que dai por qualquer eventualidade um PACPON parar o restante continua funcionando sem parar igual se fosse usar PTP correto ?!?!!!!!

    Pois é preciso conversar com meus sócios seriamente por que já tem um camarada soltando fibra aqui mais com PTP de caixa em caixa sem OLT sem nada, e usando aqueles PDFIBER gastando uma nota e na minha visão um projeto não muito inteligente, com uma fibra drop de um FO sem ser auto sustentável com KM de distancia de uma caixa na outra ... trazendo da torre dele e saindo no UTP de SW em SW com energia POE reversa .... sendo que se nós soltar um GPON o investimento dele praticamento fica perdido ou como uma ultima opção ...

    Se tiver mais idéia ai meu amigo por favor fica a vontade para me falar, gostei muito das suas explicações e não desvalorizando a dos de mais ... só que para uma pessoa leiga no assunto é muito importante um conteúdo mais completo para saber do que está se falando ...

    Obrigado meu amigo