Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão link por cima do mar!

    pessoal, eu preciso de fazer um link ponto-a-ponto de 40 km..... o problema é que vai passar por cima do mar!

    na ponta A estarei a 670m de altura e na ponta B a 150m.

    alguém poderia me dar alguma sugestão...... de equipamentos, antenas...

    ja me disseram q neste caso é interessante 5,8Ghz,

    toda sugestão é bem vinda!

  2. #2
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    olha, este é um caso que tens que se pensar bem.

    Antes de tudo suponho que vc já tenha visto a visibilidade de ambos os pontos, se eles se enchergam.
    Quanto a passar por cima do mar, isto não difere , já que seu meio de tx é o ar. No caso deste enlace é importante verificar antes a possibilidade da radiovisibilidade , pelos calculos dá, mas vc tem que ver na prática ;]
    Qto a equipamentos, você ai tem que escolher o top (orinoco), cabos e conectores de ótima qualidade , cabos(lmr400,lmr600 ou outros de menores atenuações). Era ideal que vc comprasse umas caixas hermeticas e deixasse os aparelhos proximos a antena, para diminuir as perdas. Antenas 2 setorias , se possivel huperlink, não sei se há de 35db, pela teoria uma hyperlink grade de 24db alcança 60km.

    Quanta a frequência a ser utilizada, como acredito ser uma área sem muitas interferências a 2.4ghz seria adequada, já que a norma 802.11a , onde a frequencia é de 5.8ghz sofre mais perdas no meio de transmissao.
    Quanto menor a frequência, menor as atenuações.
    Embora a 5.8ghz tem menos interferencias.

  3. #3
    lss
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    Esqueci , que depende muito do seu rádio de transmissão para fechar este enlace em boas condições e
    que ainda podes usar amplificadores. ;]]

  4. #4
    doidoht
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    Amigo visitante

    Acho que vc está meio equivocado quanto a respeito do mar... Tinha um cliente aqui que ficava a cerca de 400 metros da minha antena de transmissão... o problema é que entre a antena e a empresa, existe uma lagoa de uns 250 de diâmetro... lá, sem chances de pegar... a água refleto o sinal... tive que colocar uma antena fora do ângulo de lagoa pra retransmitir... logo, posso estar enganado, mas acho que é sem chances de pegar sinal nessa distância com um bitelo dum marzão no meio... mas é como disse posso estar enganado...

    []´s

  5. #5

    Padrão link por cima do mar!

    bem colocado doidoht, o sinal vai refletir no mar, vai ser complicado... eu sugiro não se encomodar com isso, uma LEI em wireless é isso, evitar instalar onde é duvidoso...

  6. #6
    rafaelpazcolles
    Visitante

    Padrão Wireless

    Realmente pessoal, passar sobre lagoas ou algo do gênero da interferência no link.

  7. #7

    Padrão link por cima do mar!

    É amigo.. acho que todos estamos concordando que é loucura...

  8. #8
    doidoht
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    ijr

    Só pra finalizazr... sob o mar!? Sem chances....

    []´s

  9. #9

    Padrão link por cima do mar!

    olha,..... sob o mar realmente sem chances! necessariamente tem q ser sobre.

    eu andei pesquisando pela net a respeito, e verifiquei q existe links deste tipo em alguns lugares da europa, mas eu não sei qual tipo de equipamentos eles estão usando.

    foi ai q surgiu a idéia de usar 5,8ghz, pois o sinal é mais direcional e eu estarei instalando a uma altura bastante elevada.

  10. #10

    Padrão link por cima do mar!

    Você precisa mesmo deste cliente? acho que é arriscado, e pode comprometer toda a imagem da empresa.... afinal o boca-a-boca é a maior propaganda... se fosse pra fins de teste, sem problemas, mais você adquirir tais equipamentos, e correr o risco de não ficar bom? é foda...

  11. #11
    doidoht
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    Citação Postado originalmente por Jim
    Você precisa mesmo deste cliente? acho que é arriscado, e pode comprometer toda a imagem da empresa.... afinal o boca-a-boca é a maior propaganda... se fosse pra fins de teste, sem problemas, mais você adquirir tais equipamentos, e correr o risco de não ficar bom? é foda...
    É como o Jim disse... a imagem da empresa em primeiro lugar... tive problemas com minha torre de transmissão por quase um mês... fiquei o o filme quiemado da empresa por um tempão... isso foi em junho do ano passado... de dois meses pra que que a empresa tá ficando mais limpa...

    Mas voltanto ao assunto do mar, já que quer fazer isso mesmo, utiliza fibra ótica... num vai gastar quase nada heehhehe... 40 km pertinho... ehehe... Olha, eu deu meu parece a respeito do que conheço, não sei muita coisa a respeito de 5.8 GHZ... pode ser que esteja certo... tente entrar em contato com suporte técnico da Lucent, Samsung, D-link... algum destes fabricantes...

    []'s

  12. #12

    Padrão link por cima do mar!

    fibra seria uma boa pedida em questão de qualidade.... mai o custo... :-D

  13. #13
    lss
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    Aqui há clientes que atravessam o Rio Paraíba do Sul, sem problemas.
    Teoricamente estão no mesmo plano e a uma altura elevada.
    Teoricamente dá certo, mas na prática, nem sempre.
    Se não quer problemas , instale um cabo submarino ehehe ;]]]

  14. #14
    lss
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    olhem isto:
    http://www.elmundo.es/navegante/2002...028473420.html

    As ligações foram feitas entre a ilha de Tenerife, e a ilha de La Gran Canaria >>>> 70,5 Km
    eles estão sobre um marzão e com boa altura.

  15. #15
    doidoht
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    Citação Postado originalmente por lss
    olhem isto:
    http://www.elmundo.es/navegante/2002...028473420.html

    As ligações foram feitas entre a ilha de Tenerife, e a ilha de La Gran Canaria >>>> 70,5 Km
    eles estão sobre um marzão e com boa altura.
    Iss,

    Interessante o site que vc postou... eles utilizaram 802.11b... legal... pode ser a polaridade... eles utilização vertical, eu aqui utilizo horizontal, pode ser por isso que nào tive sucesso.... Aconselho todos interessados a ler este artigo... muito massa.... valeu Iss

    []'s

  16. #16
    lss
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    pois é , eles nem utilizaram amplificadores.
    fiquei bolado ;]]

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão link por cima do mar!

    Citação Postado originalmente por doidoht
    Citação Postado originalmente por lss
    olhem isto:
    http://www.elmundo.es/navegante/2002...028473420.html

    As ligações foram feitas entre a ilha de Tenerife, e a ilha de La Gran Canaria >>>> 70,5 Km
    eles estão sobre um marzão e com boa altura.
    Iss,

    Interessante o site que vc postou... eles utilizaram 802.11b... legal... pode ser a polaridade... eles utilização vertical, eu aqui utilizo horizontal, pode ser por isso que nào tive sucesso.... Aconselho todos interessados a ler este artigo... muito massa.... valeu Iss

    []'s
    uai, vi uma foto de uma antena hyperlink direcional 24 dbi na horizontal e nao na vertical...

  18. #18
    lss
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    o dipolo encontra-se na horizontal.Isto confunde.

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão link por cima do mar!

    uai lss, eu sempre referencio as polaridades pelo dipolo, pois nao eh ele que manda no negocio?? Se o dipolo (alimentador) tah na vertical a polaridade eh vertical ou vice-versa...

  20. #20
    lss
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    isto, a referência é o dipolo.