+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    Saudações, sou novo aqui...
    Minha duvida é a segunte...

    Comecei a receber resposta a partir do MTU 1464 (OBS: 1465-1466 não responde.)

    No meu mikrotik e rocket está com MTU= 1492 e no cliente MTU 1492 cliente conectado em ip estático sem pppoe

    Devo coloca no MTU=1464?

  2. #2

    Padrão Re: Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    Se é ip estático não tem oque se preocupar. se for autenticação pppoe é só colocar 1492 no servidor pppoe do seu mikrotik.

  3. #3

    Padrão Re: Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    Citação Postado originalmente por speedkiller007 Ver Post
    Saudações, sou novo aqui...
    Minha duvida é a segunte...

    Comecei a receber resposta a partir do MTU 1464 (OBS: 1465-1466 não responde.)

    No meu mikrotik e rocket está com MTU= 1492 e no cliente MTU 1492 cliente conectado em ip estático sem pppoe

    Devo coloca no MTU=1464?
    Bom vamos lá, se tua rede só está "conseguindo" passar pacotes de no máximo 1464 bytes, você tem que ter isso configurado nos equipamentos envolvidos neste segmento. Se você pretende passar PPPoE neste segmento, tem que configurar o MTU do servidor PPPoE com 8 bytes a menos do que o máximo que tua rede consegue entregar nos dois lados, então 1464 - 8 é 1456, então se estiver usando Mikrotik como servidor PPPoE você vai lá nas propriedades do teu servidor PPPoE para este segmento e configura no MTU 1456 e nas propriedades da interface 1464.

  4. #4

    Padrão Re: Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    Citação Postado originalmente por PabloDelfino Ver Post
    kkkkkkkkkkkk faz favor mano, vai durmi.
    Fica a dica:

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/MTU

    http://www.abusar.org.br/manuais/mtu.html

    Leia e quando entender (se tiver capacidade pra isso) volte, e podemos conversar, até lá, evite fazer comentários sem o menor fundamento técnico. Se ficar apenas observando vai ajudar mais.

  5. #5

    Padrão Re: Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Só mantive o post do André pois ele postou duas leituras que poderão ajudar os usuários, o restante sem ter sentido algum eu removi.

    Sugiro aos amigos que não tentem causar brigas entre os usuários no fórum, estamos aqui para ajudar, certo? Então façamos tal objetivo.
    +1

  6. #6

    Padrão Re: Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    MTU....??? Eu nunca mexi nisso! kkkk

  7. #7

    Padrão Re: Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    Citação Postado originalmente por speedkiller007 Ver Post
    Saudações, sou novo aqui...
    Minha duvida é a segunte...

    Comecei a receber resposta a partir do MTU 1464 (OBS: 1465-1466 não responde.)

    No meu mikrotik e rocket está com MTU= 1492 e no cliente MTU 1492 cliente conectado em ip estático sem pppoe

    Devo coloca no MTU=1464?
    Seu post está faltando informações. Vou assumir que você está falando daqueles testes de ping, aumentando o tamanho do pacote, certo?

    A primeira coisa que você tem que entender é que o tamanho que você define ali no ping é o payload (o corpo/conteúdo) dos pacotes ICMP. Porém, o pacote não sai com somente isso. ICMP é um protocolo de camada 4, que trabalha encima de um outro de camada 3, que é o IPv4, no seu caso. Ambos esses protocolos possuem cabeçalhos com metadados necessários para a comunicação. O cabeçalho do IP consome 20 bytes e o do ICMP consome mais 8 bytes.

    Agora some: 1464 bytes do payload + 8 bytes dos cabeçalhos ICMP + 20 bytes dos cabeçalhos IP = 1492 bytes. Veja só: é exatamente seu L3MTU!

    Você não tem que mexer em MTU por causa de teste de ping (isso parece aquele tipo de coisa que leigo aprende no YouTube para "deixar a Internet mais rápida"...). Esse teste indica como está o MTU do caminho até o destino do ping atualmente, e se não há problemas, não há porque alterar. Se o seu teste de ping teve respostas até um tamanho X, isso indica que o menor MTU no caminho, que pode ser na sua rede ou alguma outra na Internet, se passar por ela, é X + 28 (20B do IP + 8B do ICMP).

    A utilidade desse teste é saber se o MTU no caminho está como esperado e, se não estiver, auxiliar para que encontre o erro. Como você usa PPPoE, o esperado é 1492B (payload de 1464B no teste) ou o valor que você configurou; se fosse Ethernet puro, seria 1500B (payload de 1472B no teste) ou o valor que você configurou. Isso são exemplos.


    Espero que tenha ficado claro.

  8. #8

    Padrão Re: Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    Se for PPPoE ative change MTU no profile do servidor PPPoE ai vc não se preocupa mais com isso e para de tre problemas.

  9. #9

    Padrão Re: Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Se for PPPoE ative change MTU no profile do servidor PPPoE ai vc não se preocupa mais com isso e para de tre problemas.
    Correção: é "change MSS", e isso só afeta tráfego TCP, ao indicar o tamanho máximo do payload (MTU - 40 bytes de overhead dos cabeçalhos do TCP) para evitar fragmentação dos pacotes. O restante continua suscetível a problemas decorrentes de limitações de L3MTU.

  10. #10

  11. #11

    Padrão Re: Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    aproveitando o topico, no meu caso que uso speedy vdsl,
    o pppoe esta no meu router e nao no modem....
    devo utilizar a regra de -8 ? como devo usar ?

  12. #12

    Padrão Re: Qual valor do MTU nesse caso? Me ajudem

    Primeiramente muito obrigado a todos que tiveram a paciência em responder e que Deus os Abençoe pela atitude nobre em se disponibilizar em ensinar.

    Mais uma vez obrigado pela força e que Deus abençoe a todos vocês.
    Última edição por speedkiller007; 23-05-2017 às 01:39.