+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Gente, eu tenho uma rede com 32 clientes e um link dedicado de 5M , so que ja está ficando lento(já está) eu gostaria de fazer um servidor de DNS Local. Alguem me ajuda,me digam qual programa usar? Aí mais uma duvida: depois que se fizer o server local, como se configura ele no Mikrotik.
    de já agradeço a ajuda de voces.!!

  2. #2

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Citação Postado originalmente por jsnettelecom Ver Post
    Gente, eu tenho uma rede com 32 clientes e um link dedicado de 5M , so que ja está ficando lento(já está) eu gostaria de fazer um servidor de DNS Local. Alguem me ajuda,me digam qual programa usar? Aí mais uma duvida: depois que se fizer o server local, como se configura ele no Mikrotik.
    de já agradeço a ajuda de voces.!!
    DNS utiliza o BIND. Basta dar uma pesquisada no Google como criar um servidor DNS.
    É bem simples e bem rápido. Porém ficou a dúvida.
    Você não está achando que fazendo isso você vai ter a Internet mais rápida não né?
    A única coisa que o DNS faz e resolver nomes. Quando você digita um nome ele te retorna um IP. Você tendo um DNS local você terá essa resolução de nome mais rápida, porém não ganhará nenhum kbps a mais na sua rede.

  3. #3

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Certo, eu sei disso, porem vai dar um up na minha rede. pois vai demorar menos tempo pra resolver os nomes. eu quero fazer um servidor de cache tambem, mas paralelo ao mikrotik, pois uso uma rb 750 e ela nao tem memoria suficiente pra fazer cache nela propria

  4. #4

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Entendo. Porém acredito que não será tão significante. Pela banda e quantidade de clientes acredito que o desempenho não valerá o consumo elétrico da maquina ligada.

    Agora quanto ao proxy, hoje quase tudo é https, tem que tomar cuidado na hora de fazer cache. Até porque cachear https é crime.
    Mas existem no mercado Sistemas que dizem fazer isso.

  5. #5

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    amigo instala mk-auth.
    eu te dou script e passo á passo da instalação do unbound.
    melhor faço um video pra vc..

  6. #6

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Eu tbm uso um dns aqui, mas é junto com o MK-Auth.
    Instalei o unbound, e funciona direitinho! É claro que minha rede é pequena!
    E tbm voltei a usar um cache, coisa simples. Que tbm ajuda!
    Eu uso o Brasil FW, com o plugin, LUSCA instalado nele.
    Então, eu tenho 2 PCs pendurados aqui na minha RB750. Mas é a 750-hex-lite.
    cpu 1000mz e 64 de ram.

  7. #7

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Eu uso o freebrs da brbyte é uma teta instalar mais qualquer coisa me chama no Skype max.caribenet

  8. #8

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Eu não sei se tem outros servidores dns, que pode fazer mais coisas, ou até o
    chamado milagre! Mas se existir, eu quero que postem aqui!
    Porque eu tbm tenho interesse!!!

  9. #9

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    um servidor de cache dará uma ajuda,mas nao sera dns nem o cache que vai resolver seu problema,nao sei quanto vc libera de banda aos seus clientes,vc possui rb concentradora, qual seria o modelo dela,no caso melhor coisa seria mais banda.

  10. #10

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Hoje o que resolve é banda nem que seja um link ADSL é melhor que cache . Mais um DNS resolver na rede esse é uma mão na roda nem tanto por velocidade mais sim por estabilidade que te proporciona.

  11. #11

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Aqui tenho um cliente, que tem 4 celulares na casa, duas smarth tv, e um play2.
    Eu libero 4 megas! E quase sempre estrangulado o link do cliente.
    Indo em 3,8M a 4M. Parece um dedicado! kkkkkkk
    E daqui a pouco o cliente manda uma mensagem me dizendo que a net esta lenta!
    Mas por enquanto eu nao posso aumentar meu link!
    Eu ja testei nesse cliente 5 e 8 megas, e consome tudo! Testei no começo do dia,
    que minha rede esta com poucos clientes conectados! rsrsrsrs...
    Quanto mais tem, mais consome!!!!
    Pra voces terem uma idéia, esse meu cliente tem dias, q consome 80gb no dia! kkkkk

  12. #12

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    opa , tou baixando o mk-auth

  13. #13

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Wondernetwork vc pode me passar o script do mk auth, ja estou com o programa aqui

  14. #14

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Citação Postado originalmente por jsnettelecom Ver Post
    gente, eu tenho uma rede com 32 clientes e um link dedicado de 5m , so que ja está ficando lento(já está) eu gostaria de fazer um servidor de dns local. Alguem me ajuda,me digam qual programa usar? Aí mais uma duvida: Depois que se fizer o server local, como se configura ele no mikrotik.
    De já agradeço a ajuda de voces.!!
    precisa de algo so fala ajuda m que eu pude to aqui amigo

  15. #15

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    Sim eu tenho uma rb 750 , onde faço toda a configuração , meus clientes todos tem autenticação por pppoe. a velocidade é 1 mbps, sendo que eu tenho link de 5 mbps dedicado, hoje estou com 35 clientes, 32 clientes a 1mbps e 3 clientes a 600kbps.

  16. #16

    Padrão Re: Como Configurar um servidor de local no mikrotik

    danilo eu preciso fazer um servidor de cache , ja tentei tundercahce, freebrs, brasilfw e nada deu certo, pois nao sei como fazer a rb se comunicar com o servidor