Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ospf função da loopback

    bom dia espero que esteja tudo bem com vcs , vamo lá , pessoal tava dando uma lida sobre OSPF ,em tudo que li e estudei vi que se usa uma interface loopback, ai montei um cenario no laboratorio , criei os /30 entre as rbs , e as loopbacks e conficada uma na aba network, bom um segundo tecnico bem mais experiente que eu , retirou as loopback da aba network do ospf , deixando anunciado so os ips/30, afinal o uso da loopback é importante ? ou funciona sem o uso dela , pois como estou aprendendo, fiquei bem confuso de ele nao usar,

  2. #2

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Lopo back em Mikrotik o pessoal usa Bridge sem porta. A vantagem é o IP não ficar inválido.

  3. #3

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    E acho importante o uso de LoopBack porque facilita muito o acesso por uma faixa especifica para administração, alem de simplificar quando se precisa fazer rotas para acessar outros radios da sua rede, até mesmo para monitorar a rede existe um facilitador quando se usa LoopBack, outro ponto é os links de backup que també são facilitados, não que não da pra fazer de outros formas, mas pessoalmente eu gosto de usar LoopBack.

    Att.

  4. #4

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    O que você considera inválido? Explique melhor, por favor.

    Ao autor do tópico, a vantagem de usar endereços de loopback na instância OSPF é prover a alta disponibilidade da mesma. Partindo do princípio que a loopback é uma interface virtual que não cai, a sua instância estará sempre ativa.

    Se você usa uma interface física para a instância OSPF, quando essa interface cair a sua instância vai sofrer uma queda.
    Isso, com o loopback, vc sempre tem um endereço a se chegar, portanto, quando tem mais de uma rota para esse endereço e uma cai, a outra sabe chegar nele. Se não fosse ele e sim usando um endereço de uma das placas, se essa interface cai, a rota some para aquele endereço.

  5. #5

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Oh amigão segue um link de um vídeo verifica ai se pode te ajudar.


  6. #6

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Isso, com o loopback, vc sempre tem um endereço a se chegar, portanto, quando tem mais de uma rota para esse endereço e uma cai, a outra sabe chegar nele. Se não fosse ele e sim usando um endereço de uma das placas, se essa interface cai, a rota some para aquele endereço.
    +1

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    Oh amigão segue um link de um vídeo verifica ai se pode te ajudar.

    Eu morro e não vejo tudo

    dizer que os provedores vão usar l2 foi forte que ospf é coisa do passado

  8. #8

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Interessante, seguindo

  9. #9

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Aqui uso VLANs, mas minha pergunta é seguinte no caso de uma rede em anel OSPF fica balanceando carga entre o anel ou somente​ se uma lado falha o outro segmento assume ?

  10. #10

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Aqui uso VLANs, mas minha pergunta é seguinte no caso de uma rede em anel OSPF fica balanceando carga entre o anel ou somente​ se uma lado falha o outro segmento assume ?
    OSPF não vai fazer balance. Se não me engano MPLS pode verificar o tráfego corrente antes de decidir qual rota usar

  11. #11

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Eu morro e não vejo tudo

    dizer que os provedores vão usar l2 foi forte que ospf é coisa do passado
    Na verdade, como eu estava acompanhando todos os videos dele o título esqueça OFPS, na verdade ele está querendo chamar a atenção, pois se ver todos os videos ele mesmo fala que não quer se referir que OSPF é ruim, e sim que e uma ótima alternativa, mais vai de cada um usar uma topologia em seu isp.

  12. #12

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Eu morro e não vejo tudo dizer que os provedores vão usar l2 foi forte que ospf é coisa do passado
    Morro e nao vejo tudo 2
    ...... kkkkkkk tem cada um que aparece .... joguem fora anos de estudos, normas e protocolos , aqueles velhinhos de cabelo branco do GPs (Interior Gateway Protocol) da IETF (Internet Engineering Task Force) e RFC 1131 nao sabem nada, esse sabichão ai sabe tudo
    kkkkkkkk...
    ta loko
    fui ..... kkkkkkkk

    https://tools.ietf.org/html/rfc1247

  13. #13

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    Na verdade, como eu estava acompanhando todos os videos dele o título esqueça OFPS, na verdade ele está querendo chamar a atenção, pois se ver todos os videos ele mesmo fala que não quer se referir que OSPF é ruim, e sim que e uma ótima alternativa, mais vai de cada um usar uma topologia em seu isp.
    Cara muito confuso seu comentário, sem pontuação nem nada. Melhora aí pra gente poder entender.

  14. #14

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Cara para de pegar no meu pé cara, se você não entendeu passa para frente, você é muito ridículo, em vez de ser um exemplo aqui você só fica aqui no fórum querendo arrumar confusão, se você não quer ajudar não atrapalhe, mas falando de novo só demonstrei uma alternativa para à dúvida em questão do tópico, se tais tão preocupado com minha ortografia, pense em ajudar o autor do tópico não em corrigir o que escrevo, pois tais pensando que você me atinge, não mesmo.

  15. #15

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Mais uma vez vou denunciar teu comentário, pois você está sendo uma criança com suas atitudes. Melhore sua humildade, pois daqui desse mundo não levamos nada.

  16. #16

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Ao autor do tópico, apenas mostrei um vídeo em que possa te ajudar, uma alternativa, quem tira a conclusão apenas assistindo à este vídeo, assistam todos os vídeos até o final, daí tirem as conclusões.

  17. #17

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por Lemaxtelecom Ver Post
    bom dia espero que esteja tudo bem com vcs , vamo lá , pessoal tava dando uma lida sobre OSPF ,em tudo que li e estudei vi que se usa uma interface loopback, ai montei um cenario no laboratorio , criei os /30 entre as rbs , e as loopbacks e conficada uma na aba network, bom um segundo tecnico bem mais experiente que eu , retirou as loopback da aba network do ospf , deixando anunciado so os ips/30, afinal o uso da loopback é importante ? ou funciona sem o uso dela , pois como estou aprendendo, fiquei bem confuso de ele nao usar,
    1 - o OSPF funciona sem o loopback.

    2 - No mk, se determinada porta não estiver com cabo conectado, então a interface fica Down, consequentemente o IP ali configurado fica indisponível.
    O loopback tem por finalidade evitar que você perda acesso nesse IP caso determinada porta fique Down.

    3 - geralmente o loopback em OSPF é levantado numa porta virtual. a qual nunca fica down.

  18. #18

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    O que você considera inválido? Explique melhor, por favor.

    Ao autor do tópico, a vantagem de usar endereços de loopback na instância OSPF é prover a alta disponibilidade da mesma. Partindo do princípio que a loopback é uma interface virtual que não cai, a sua instância estará sempre ativa.

    Se você usa uma interface física para a instância OSPF, quando essa interface cair a sua instância vai sofrer uma queda.
    Neste caso queria dizer que se a porta cai o IP para de responder.

  19. #19

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    Mais uma vez vou denunciar teu comentário, pois você está sendo uma criança com suas atitudes. Melhore sua humildade, pois daqui desse mundo não levamos nada.
    Desculpe então se te ofendi, só acho que, como Marcus Maciel falou, "com essa gramática péssima, você estraga o fórum, porque ele é traduzido para outros idiomas". Não acho que seja tão difícil escrever certo, e se fizer vai parecer que você, além de entender do que está falando, ainda tem um bom domínio sobre o "português do Brasil", dando mais crédito aos teus comentários. De qualquer modo te peço desculpas se te ofendi, mas já te adianto, para você e qualquer outro que eu ver escrevendo errado em posts que eu participar, vou sempre pedir para escrever corretamente.

  20. #20

    Padrão Re: Ospf função da loopback

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Desculpe então se te ofendi, só acho que, como Marcus Maciel falou, "com essa gramática péssima, você estraga o fórum, porque ele é traduzido para outros idiomas". Não acho que seja tão difícil escrever certo, e se fizer vai parecer que você, além de entender do que está falando, ainda tem um bom domínio sobre o "português do Brasil", dando mais crédito aos teus comentários. De qualquer modo te peço desculpas se te ofendi, mas já te adianto, para você e qualquer outro que eu ver escrevendo errado em posts que eu participar, vou sempre pedir para escrever corretamente.
    Então você vai passar o dia aqui só cobrando de muitos aqui sobre gramática, pois do mesmo jeito, tem muitos aqui que não colocam acentos, erram na parte da escrita, entre outros, e que com certeza não faz por querer, estou me esforçando sempre para seguir com a gramática correta para o bem do fórum, então peço encarecidamente, ajude o autor do tópico sobre o que ele quer, e para de usar a desculpa do que o moderador falou, que isso que você faz é querer literalmente "babar ovo", você é perfeito em tudo que faz???? tenho certeza que não.
    Espero um dia poder ter o conhecimento que você tem, que tenho certeza é muito maior que o meu na área que atuamos, mas te garanto uma coisa, quero o conhecimento não sua intolerância e arrogância, te garanto que você já seria um ótimo moderador desse fórum.
    Mas te desejo muito sucesso com o seu provedor, pois como todos nós sabemos manter um provedor, é um tanto quanto difícil, mas estamos ai, lutando para termos um futuro melhor, um ótimo serviço que possamos entregar para nossos clientes... agora uma pergunta não quer calar, você trata seus clientes do seu isp dessa forma que você corrige os amigos aqui do fórum???? ou você é assim só com quem tem menos conhecimento que você sobre algum determinado assunto?? pois não é só correção de texto né, é querer se engrandecer sobre as dúvidas de muitos aqui, salvo os que querem receita de bolo pronto.