+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Galera achei o load balance do wiki mikrotik bem pequeno para os exemplos que vcs postam aq dai veio minha duvida o load balance da site wiki mikrotik é bom ???
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (17).png
Visualizações:	218
Tamanho: 	152,5 KB
ID:      	66904Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (18).png
Visualizações:	208
Tamanho: 	154,4 KB
ID:      	66905Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (19).png
Visualizações:	170
Tamanho: 	151,2 KB
ID:      	66906Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (20).png
Visualizações:	187
Tamanho: 	147,8 KB
ID:      	66907

    desde já agradeço !

  2. #2

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    show funciona sim sem problemas mas eu ainda prefiro o antiguinho inclusive uso mas esse ai funciona sim mas eu recomendo apenas para link de cargas iguais

  3. #3

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Tem alguma diferença entre os dois em questão de velocidade, o pensando em testa o outro, ne que minha rede esteja ruim mais por questão de melhoras !

  4. #4

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Recomendo o uso de PCC source address. Vai evitar um monte de dores de cabeça. Esqueçam essa história de somar links.

  5. #5

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Se estiver pensando em outro equipamento utilizo aqui o Draytek , mas uso para faillover e não loadbalance, devido ao links não ter mesma velocidade . ele é bem rapido na troca .

  6. #6

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Draytek, é um q tem no ML, por 800 conto?

  7. #7

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Draytek q uso vigor 2925 , pq so preciso de 2wan (64 vpns ) ... custo medio 1700 . entra no site deles , e verifica o que vc precisa .

  8. #8
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Galera achei o load balance do wiki mikrotik bem pequeno para os exemplos que vcs postam aq dai veio minha duvida o load balance da site wiki mikrotik é bom ???
    Esse load do WiKi como todo o resto do WiKi é apenas um manual básico de como funciona.

    Para um balance eficiente e que realmente some bem os links é bem mais complexo, isso ai do wiki é um bom começo, mas está longe de ser o melhor, falta muitos detalhes, os que fazem a diferença.

  9. #9

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Funciona mas como foi dito é exemplo da função do firewall.
    ECMP faz a mesma coisa.
    Pra links de pesos diferentes adicione o mesmo gateway com fazendo o MDC.
    Exemplo 3Mb, 6Mb 12Mb MDC=3 então 3x1 3x2 3x4.

    https://wiki.mikrotik.com/wiki/ECMP_...ith_masquerade

    Depois entenda a ideia e adicione o check gateway como no wiki abaixo:
    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Advan...hout_Scripting

    /ip route
    add distance=1 gateway=10.1.1.1,10.2.2.2

    Se você precisar de rotas de entrada, ai vai precisar da mangle pra marcar a conexão para sair para o mesmo link.

  10. #10

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    obrigado a todos vou estuda os link que eduardomazolini indicou é volto a posta

  11. #11
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Amigo, de qualquer forma acho que somente com estas informações ainda não irá conseguir algo eficiente então vou te dar uma luz meio por cima de como funciona.

    1 Nunca vai ficar perfeito por que o sistema faz o balanceamento por conexões e essas conexões podem usar mais ou menos banda, então não se apavore se não ficar tudo simétrico isso é normal.

    2 Os maiores problemas são sempre com rota padrão para banco que não aceita troca de ip no meio do processo para estes você precisa dar um jeito de reconhecer pode ser por Layer 7 o que eu mais uso ou por address list fixa. Se vc tiver um link bem maior no meio deixe ele como rota padrão se não tem que criar um "balance de up" para sortear estas rotas entre os links, para que não sature o upload de nem um link e você fique sem down no mesmo.

    3 Smepre evite duplo NAT, procure fazer apenas um NAT no seu sistema todo para evitar fragmentação etc... Tbm facilita o direcionamento de portas de acesso remoto.

    Sempre configure um fail over, recomendo sem script, por que com as atualizações do MK pode dar erro, faça sempre da maneira mais simples e eficiente de forma que se algum link ficar oscioso ele seja desativado até que normalize. Lembrando que se tratando de balance se um dos links estiver ruim, todo sistema paga o preço.

    Esperto ter ajudado. Se quiser algo profissional entre em contato.

  12. #12

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Muito obrigado !

  13. #13

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    É bom, mas poluído com muita marcação sem utilidade.

    Eu somente marco as conexões oriundas dos clientes (com o respectivo PCC) e depois marco as rotas baseadas nas conexões marcadas, tenho Load Balance assim rodando mais de 2 anos sem problemas (detalhe, uso both-address).

  14. #14

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    É bom, mas poluído com muita marcação sem utilidade.

    Eu somente marco as conexões oriundas dos clientes (com o respectivo PCC) e depois marco as rotas baseadas nas conexões marcadas, tenho Load Balance assim rodando mais de 2 anos sem problemas (detalhe, uso both-address).

  15. #15
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    É bom, mas poluído com muita marcação sem utilidade.

    Eu somente marco as conexões oriundas dos clientes (com o respectivo PCC) e depois marco as rotas baseadas nas conexões marcadas, tenho Load Balance assim rodando mais de 2 anos sem problemas (detalhe, uso both-address).
    Sim isso é possível e funciona só que em casos de links pequenos e planos grandes não funciona, por que não soma com eficiência, no caso você limita muito a quantidade de banda total disponível para cada cliente.

  16. #16

    Padrão Re: O loadbalance do wiki mikrotik é bom ???

    Não, meus links não são pequenos (minha "soma" bate em média 250Mbps) e não tenho problemas.