+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Eae?.

    o padrão que uso para instala internet nos meus clientes e assim:

    coloco a antena em cima da casa, desso o fio e levo ate o roteador.

    no roteador configuro somente o SSID e a senha do wifi, depois desativo o DHCP.

    Esse meio Tem algum problema de uso?

  2. #2
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Não sei como está configurado seu concentrador, mas pelo jeito é dhcp, não dá pra dizer que a configuração do equipamento está errada é a maneira com que você deixa seus clientes com acesso direto a sua rede é que está.

    Resumindo, você não está fazendo nada mais do que compartilhar internet, assim como um vizinho faz com outro, só puxa um cabo ou passa a senha do wifi. Nada profissional.

  3. #3

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Citação Postado originalmente por FernandoB Ver Post
    Não sei como está configurado seu concentrador, mas pelo jeito é dhcp, não dá pra dizer que a configuração do equipamento está errada é a maneira com que você deixa seus clientes com acesso direto a sua rede é que está.

    Resumindo, você não está fazendo nada mais do que compartilhar internet, assim como um vizinho faz com outro, só puxa um cabo ou passa a senha do wifi. Nada profissional.
    Na parte da torre, tenho Loadbalance-----thundercache de teste-----concentrador.
    nas autenticações estou testando o radiusnet. a minha duvida era somente na parte do roteador, se tem algum problema em usar ele com o DHCP desativado.

    estou fazendo esses teste, pq quando uso normal as vezes o roteador não encontra o ip da antena.

  4. #4
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Da maneira que você falou deu a entender que não usava pppoe.

    É até melhor que deixe o dhcp desativado no roteador para que o cliente pegue ip direto da antena que está com pppoe, assim evita mais um NAT no meio e dá pra acessar o roteador do cliente quando precisar.

  5. #5

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Citação Postado originalmente por FernandoB Ver Post
    Da maneira que você falou deu a entender que não usava pppoe.

    É até melhor que deixe o dhcp desativado no roteador para que o cliente pegue ip direto da antena que está com pppoe, assim evita mais um NAT no meio e dá pra acessar o roteador do cliente quando precisar.
    acessar o roteador remotamente de qualquer luga na minha rede?

  6. #6

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Logico como vai mudar a senha do roteador dele quando precisar? Ver se o sinal do celular esta fraco ou é seu link o problema?

    Já ouviu falar de redirecionamento de porta?

  7. #7

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Logico como vai mudar a senha do roteador dele quando precisar? Ver se o sinal do celular esta fraco ou é seu link o problema?

    Já ouviu falar de redirecionamento de porta?
    tentei fazer uma vez, so que não deu certo.
    ativei no roteador, coloquei 255.255.255.255, e a porta 8080.
    na antena fiz o redirecionamento para essa porta. Uso Roteador WOM 5000 mimo.

  8. #8

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Eu tive uma péssima experiência com wom5000. Não consegui conecta um sinal bom
    nem em ponto a ponto, 500 metros. kkkk
    (wom5000-siso). As mimo eu já não sei se é bom!

  9. #9

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Eu tive uma péssima experiência com wom5000. Não consegui conecta um sinal bom
    nem em ponto a ponto, 500 metros. kkkk
    (wom5000-siso). As mimo eu já não sei se é bom!
    Cara minha rede toda e com intelbras, ate agora não tive problemas com sinal e nem queda, travamentos, equipamento queimando nem nada...

    Não usei o ubnt por questão do dola. então resolvi fica com a intelbras ate eu começa na fibra.

  10. #10

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Pessoal, aproveitando a deixa do amigo e levantando outra questão, existe alguma documentação que reja o correto funcionamento de um PROVEDOR? algo tipo "BOAS PRATICAS" mas que não seja um ITIL ou COBIT?
    Exemplo: documentação para instalação de rádio em torres, tipos de cabos a serem usados, armários externos, estrutura para edículas, energia AC em torres............ enfim. Algo nesse sentido!
    Se alguém tiver algum material favor compartilhar para que possamos, AO MENOS, dar uma gabaritada melhor na estrutura. Pois tem uns camarada ai em operação que sequer se dão ao trabalho de passar um cabo per um eletroduto, já sai direto da torre pra casinha.

    Enfim...

  11. #11

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    claro se você usa as wom 5000 para fazer setorial não vai ficar muito bom, ai tem que colocar um APC 90

  12. #12

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Citação Postado originalmente por Vinicius_PG Ver Post
    Pessoal, aproveitando a deixa do amigo e levantando outra questão, existe alguma documentação que reja o correto funcionamento de um PROVEDOR? algo tipo "BOAS PRATICAS" mas que não seja um ITIL ou COBIT?
    Exemplo: documentação para instalação de rádio em torres, tipos de cabos a serem usados, armários externos, estrutura para edículas, energia AC em torres............ enfim. Algo nesse sentido!
    Se alguém tiver algum material favor compartilhar para que possamos, AO MENOS, dar uma gabaritada melhor na estrutura. Pois tem uns camarada ai em operação que sequer se dão ao trabalho de passar um cabo per um eletroduto, já sai direto da torre pra casinha.

    Enfim...
    Cara a questão disso, tem gente que resolve monta um provedor sem pesquisa o que e necessário ou as vezes mesmo é porque tem um dinheiro sobrando. que no meu caso foi mais ou menos assim.

    mais sim, tem um documentação para fazer essas coisas, mais ai depende se na sua região não tiver muita concorrência, você pode i monta e depois correr atrás da documentação. lembrado que não e muito certo, esse foi o meu caso.

  13. #13
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Sim, é só fazer a rota e colocar um ip diferente em cada um deles.

  14. #14

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Já ouviu falar que nada é de graça!!! Informações custa caro, um dica é Google muita pesquisa. Mas está que vou te passa e de grátis, em torre não pode ser diferente todos os painéis com cabo blindado!!!

  15. #15

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Onde eu trabalho atendemos varias vilas e uma cidade, na cidade temos um concetrador pppoe, deixamos as antenas em modo bridge(Wom500, wog212,Nanostation, Airgrid, ProEletronic, Aquario etc..) o roteador faz a autenticaçao e distribui o dhcp. Da central acessamos todos os roteadores remotamente de cliente para traca de senha ou outras configurações que o cliente pedir.

  16. #16
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Eu recebo do provedor não sei se é via DHCP, IP estático ou PPPoE mas na LAN é DHCP ativado. Mas uso um roteador/switch 3Com sem wireless e este é DHCP na LAN desativado; usando um roteador com DHCP desativado de modo que posso ver todos os IPs ou MACs conectados na rede. Qualquer outra configuração do nada ficava sem internet, não sei dizer se era se era o SXT, 3Com ou o roteador é quem travava. Gastei quase 2 meses para descobrir isso, mas já são dois anos sem pau nenhum.
    A única coisa que faço é limpar os LOGs e limpar histórico nos PCs.

  17. #17

    Padrão Re: Melhor modo de deixa configurado os equipamentos no cliente

    Bom dia, alguém usa hotspot? Se usa, qual suas configurações? Eu tenho pouquíssimos clientes e estou com rede cabeada, estou c os roteadores dos clientes em bridge e minha RB750 q está dando os ips e autenticando todos. Não estou tendo problemas.