+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O load Balance ECMP è bom ???

    galerinha to estudando no wiki queria uma opinião de vcs que usa o loadbalance ECMP ou que já usaram é bom msm? eficaz , melhor que o PCC? da problema em site de banco ? posso usa com adsl em bridge ?




    Desde já gradeço !

  2. #2

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Pode dar problema em site de banco sim, pois considera endereço de origem, endereço de destino, ToS e route-mark. Nestes casos marca o cara do financeiro pra usar uma rota só.
    A grande vantagem é usar pouco firewall, nenhum script.

    Agora queria jogar uma pergunta: O que tem em "adsl em bridge" que é tão diferente?
    Já vi outros tópicos:
    O cara fala que vai fazer balance vem um e pergunta se ta em bridge.
    O cara mostra uma config toda cagada vem um e pergunta se ta em bridge.
    Pior, vem um cai de paraquedas e fala pra colocar em bridge que resolve tudo, deve curar até câncer essa tal bridge kkk.

    Eu sei o que é bridge, mas por que da importância desta informação? Até agora todos os tópicos que li, isso nunca era a resposta certa ou o caminho pra resposta.

  3. #3

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Em bridg marcamos os discadores poe em roteado marcamos o ip !

  4. #4

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Citação Postado originalmente por str182 Ver Post
    Em bridg marcamos os discadores poe em roteado marcamos o ip !
    Perfeito só essa a diferença mesmo. Solução perfeita, entendimento claro!
    Túnel seja pppoe, pptp .... ovpn, você pode marcar a interface em vez do ip na rota. Só túnel!

    Então sabendo a diferença só adaptar. Funciona configurando certo! Você vai fazer certo.

  5. #5

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    então onde manda bota ip é só marca a interface ???

  6. #6

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Citação Postado originalmente por str182 Ver Post
    então onde manda bota ip é só marca a interface ???
    No caso de ip route campo gateway? Sim! Facilita em caso de ip dinâmico com gateway também dinâmico, por isso nem pede pra adicionar o gateway default em discagem pppoe. cria você mesmo.

    Por isso não entendo a dificuldade do pessoal.
    Se é roteada o gateway é o ip fixo interno 99% das vezes terminado em 192.168.x.1.
    Se for pppoe é simplesmente a interface sem ip não importa o que vier de ip e gateway.

  7. #7

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Complicado mesmo é quando é NET ou Satélite que é DHCP de IP público.
    Neste caso script pra pegar o IP que veio no DHCP e setar nas rotas com route-mark.

  8. #8

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Complicado mesmo é quando é NET ou Satélite que é DHCP de IP público.
    Neste caso script pra pegar o IP que veio no DHCP e setar nas rotas com route-mark.
    Desconheço totalmente essa diferença... Por sinal é esse tipo de comentário sem nexo que surge quando não se entende de rede, somente "seguidores de receita de bolo". Eduardo, não é para você o que falei.

    A única diferença real que eu vejo, é, se você faz o PPPoE dentro do teu loadbalance, quando a interface PPPoE desconectar, você não precisa de script para monitorar que ela está off, só isso. O fato de estar roteado não muda o funcionamento, pra falar a verdade, eu acho que as regras até são as mesmas.

    Eu até prefiro roteado, eu escrevi um script que faz tudo pra mim quanto a monitoração dos links de internet e incrementa o distance na rota do link, assim se um link ficar indisponível ele vai pro fim da fila e eu desativo ele, quando volta a funcionar, meu script descobre, ativa e ajusta para o distance real daquela rota, só isso.

  9. #9

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Eu não gosto de script e firewall pra roteamento. Prefiro usar o mínimo. No caso eu usaria o check gateway como o link do wiki que já compartilhei algumas vezes.

  10. #10

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Eu não gosto de script e firewall pra roteamento. Prefiro usar o mínimo. No caso eu usaria o check gateway como o link do wiki que já compartilhei algumas vezes.
    Muito útil quando o problema for no enlace, porém totalmente inútil quando o problema for na borda do teu upstream!

  11. #11

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Muito útil quando o problema for no enlace, porém totalmente inútil quando o problema for na borda do teu upstream!
    Acho que o @eduardomazolini se refere a essa técnica: https://wiki.mikrotik.com/wiki/Advan...hout_Scripting

    Você consegue monitorar qualquer destino na Internet (logo, vai perceber problemas além do enlace) sem script, sem netwatch nem nada, só check gateway. Uso aqui e funciona perfeitamente.

  12. #12

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Isso, exatamente, acho que só eu já colei esse link umas 3 vezes e falei que o check gateway é muito legal, basta pensar quem é o seu gateway. O pulo do gato é rota recursiva.

    Quanto a diferença que desconhece, não entendi qual é.
    Você diz de não usar o IP do gateway somente a interface quando é túnel? Testa aí bem legal. Não diria diferença, sim facilidade. É algo a mais, usar o ip funciona.

  13. #13

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Isso, exatamente, acho que só eu já colei esse link umas 3 vezes e falei que o check gateway é muito legal, basta pensar quem é o seu gateway. O pulo do gato é rota recursiva.

    Quanto a diferença que desconhece, não entendi qual é.
    Você diz de não usar o IP do gateway somente a interface quando é túnel? Testa aí bem legal. Não diria diferença, sim facilidade. É algo a mais, usar o ip funciona.
    Sim, tinha esquecido essa técnica, já usei ela. Mas quanto a diferença é sobre usar roteado/bridge, eu acho que tanto faz, desde que vem configurado, ambas funcionam.

  14. #14

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    Também não vejo mas percebe pelo fórum que é pergunta e resposta constantes. Kkk o povo cópia e cola e script aí da merda. Eu mesmo nem sei por que fiz um script. é que apareceu tanta pergunta essas semana sobre isso. Até um amigo pediu pra eu fazer e não lembrava os chains do mangle, aí resolvi fazer um "backup" aqui no fórum.

  15. #15

    Padrão Re: O load Balance ECMP è bom ???

    eduardomazolini Muito obrigado por responder, vc me ajuda muito no forum.

    espero um dia chega no sua grau de conhecimento !