Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Rede internet de longo alcance

    Olá a todos!

    Moro a 17 km da cidade, na zona rural e preciso de uma informação de alguem. Gostaria de saber se existe possibilidade de colocar internet lá. em anexo segue um mapa de altimetria com as informações que tenho, com variação de altitude com serras e morros, de aproximadamente 83 metros de altura.
    Na linha verde tem a distância em linha reta das torres da cidade e da zona rural.
    gostaria de saber se dá para colocar antena somente na cidade e na zona rural, sem precisar colocar antena visada em locais intermediários.

    Preciso saber tambem qual o equipamento mais indicado para fazer essa ligação entre esses dois pontos (cidade e zona rural.

    Agradeço a quem puder me ajudar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         altimetria.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	200,3 KB
ID:      	66950  

  2. #2

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    tem mas as torres tem que ser mais altas que os montes neste exemplo ai precisaria de duas torre de de uns noventa metros ou pelomenos 3 torres sendo que a do meio seria a maior que ficaria no pico de 60 metros

  3. #3

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Então.... Se for um link direto: CIDADE - Z. RURAL, sem chance. perceba que tem um morro, como voce mesmo enfatizou, de 60m de altura com relação ao ponto mais baixo da cidade. Já da Zona Rural até o equivalente ao pico do mesmo morro é de 83 metros. Este morro está cercado por outros 2; um com -25m de diferença da zona rural e outro com -9m da cidade.
    Cara, na boa, vc está enrolado com esse enlace ai heim..
    Vc tem 2 alternativas: ou coloca uma estrutura no pico de cada morro (-25m e -9m) e morre 4 enlaces ou então coloca uma torre de 90m na zona rural e uma de 70m na cidade, aproximadamente.

    Se alguém ai tiver uma ideia mais clara que a minha, compartilhe!

  4. #4

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    ***CORREÇÃO***
    4 enlaces não, 3 enlaces.

  5. #5

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Nesse caso o custo fica inviavel para fazer uma torre com 90 metros de altura. uma solução seria colocar uma torre visada no alto da caieira, (torre vermelha) e caso necessario, outra na barauna (torre cinza).. de preferência que fosse necessário somente uma torre.
    Lembrando que as torres de envio da cidade e de recebimento da zona rural, nao fiz o calculo de altura.
    Para a torre de envio de sinal (cidde) eu posso utilizar um predio de um amigo meu, que tem cinco andares (20m de altura) e colocar uma torre de uns 10 metros acima do predio, diminuindo a necessidade de estruturas gigantescas. No ponto receptor (zona rural) eu pensei em colocar uma torre com uns 24 metrls de altura, nesse caso eu poderia colocar uma visada no alto da caieira, para ver se resolve meu problema.
    Gostaria de lembrar que estou solicitando uma ajuda dos amigos do forum, pra me indicar qual a melhor opção. sugestões serão bem vindas. ainda nao pesquisei e nem sei qual o equipamento (antenas e afins) mais adequado para fazer isso.
    Grato

  6. #6

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    olá boa tarde que programa vc usou para medir esse te reno seu ai amigo?

  7. #7

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Usei o sistema de altimetria do google earth... abri o programa, fiz o caminho da cidade ate a zona rural, salvei o caminho e cliquei com o botao direito do mouse sobre ele e escolhi "mostrar perfil de elevação". fiz um print da imagem, e redesenhei com as medidas e variações de altura.
    parte das medidas eu fiz, pois o programa dá medidas limitadas. o restante ficou por minha conta. como ja sei onde fica os pontos importantes para instalar uma antena caso necessário, ficou facil.
    Espero que gostem do desenho.

  8. #8

    Padrão

    Pessoal, estou satisfeito com o empenho de voces para responder as minhas duvidas. são pessoas assim que encorajam a gente a procurar informações e solicitações. desde já agradeço a todos.

  9. #9

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Vou refazer o desenho com uma antena no alto do predio do pondo de envio de sinal e outra com uns 24 metros no ponto receptor para voces analizarem e sugerir alguma coisa.

    Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    complicado pq o lado da cidade, mesmo com 30m de altura (predio +trorre de 10m) ainda assim ficaria mais baixo do que o pico do primeiro morro, que é media de 46m de altura.
    do lado do sitio tbm acredito que não deveria sair uma estrutura menor que 50 metros. e isso tudo sem contar a estrutura no pico da caieira.
    Mano, faz o seguinte; se vc quiser e puder, envia ai as coordenadas pra poder fazer um levantamento mais eficaz desses pontos.

  11. #11

    Padrão

    segue novo desenho (ponto "A" - envio de sinal - cidade) com a antena em cima de um predio, com altura total de uns 30m, e (ponto "B" - recebimento de sinal - zona rural) com uma antena de uns 20 metros de altura. coloquei uma visada no topo do morro do alto da caieira, com uns 10 metros de altura, para compensar as variações de altura do restante do percurso. a minha dúvida é: será que com isso resolve meu problema? eu nao queria colocar mais do que uma visada, pois ainda assim será necessário duas antenas (prato) para receber e enviar o sinal no ponto "C". minha dúvida tem lógica?

    agradeço a atenção de todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         altimetria cti 2.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	304,5 KB
ID:      	66951  

  12. #12

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    SEGUE AS COORDENADAS:

    PONTO "A" - envio de sinal
    zone: 23 L
    Longitude UTM: 500061.46 m E
    Latitude UTM: 8656978.81 m S

    PONTO "B" - Recebimento de sinal
    zone: 23 L
    Longitude UTM: 497734.00 m E
    Latitude UTM: 8640102.00 m S

    PONTO "C" - INTERNEDIARIO - ALTO DA CAIEIRA - Recebimento e envio de sinal visada
    zone: 23 L
    Longitude UTM: 498489.04 m E
    Latitude UTM: 8651802.60 m S

    estou considerando colocar somente uma antena no alto da caieira (ponto "C").

    em ultimo caso, colocaria mais uma visada na barauna (ponto "D").. mas ai começa ficar inviavel colocar a internet na zona rural.

    mesmo assim agradeço de novo.

  13. #13

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Claro que nao mudaria a ideia de colocar as antenas no predio, (ponto "A") e na zona rural (ponto"B")

    somente as visadas que acho que vai inviabilizar meu negocio, pois duas visadas, implica em 04 pratos (digo prato, mas vai depender de qual tipo de antena serpa usada para envio e recebimento do sinal, se será de grade, prato, ou nanostation..)

  14. #14

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    #rimen ainda assim fica obstruida a visada. perceba que a linha que vc traçou passa no topo de cada morro e dessa forma existe 2 coisas que podem impossibilitar o fechamento do enlace.
    1º vc não levou em conta a altura da vegetação; 2º obstrução de zona de fresnel, que pra distancia do enlace de 11Km deve ter uma zona livre de uns 7.2 metros aproximadamente. ou seja; 7 metros do lobulo central do enlace até o limite externo; vamos chutar ai a altura media de arvores de uns 8m de altura; daria algo em torno de uns 15.2 metros A MAIS na estrutura de caieira e do sitio. acredito que com esse altura a mais de 15m não seria necessário uma intervenção na estrutura da cidade.
    Qual o tamanho do link que pretende passar nesse enlace??

  15. #15

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Quero usar um link de 10 mega de internet. nao pretendo usar telefonia, somente internet, mas acho que voce tem razão, nao considerei as arvores.... preciso refazer meus calculos.

    acredito que nao vou conseguir me livrar de duas visadas. mas pelo menos com duas, nao preciso de uma altena muito alta no envio e recebimento, pois no alto da caieira, dá pra ver o predio de envio de sinal e na barauna, dá pra ver o local de recebimento de sinal. com isso eu consigo diminuir meus custos de estrutura, como altura das antenas.

    No alto da caieira ja existe antenas visadas de sinal de internet, telefonia e dados, que outras empresas usam. eu vou ver a possibilidade de colocar uma antena mais alta do que a que já existe la para meu sinal passar por cimadelas. lá nao tem arvore que atrapalhe o recebimento de sinal. nao vou ter problemas.

  16. #16

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Bom, ai o negocio ja melhorou um pouco, pq se consegue ver o predio do alto do morro então não precisará de nada muito alto no topo do prédio. Algo em torno de 3 metros. Sugiro um módulo de torre, so pra ficar bonitinho mesmo.
    Agora, verifica com provedores ai da região se num existe a possibilidade deles entregarem esse link pra você até o sitio. Ou quem sabe, coloca uma antena de recepção de celular no sitio e compra um repetidor com suporte a 3G/4G....... Acredito que uma dessas alternativas vai sair muuuuuuuito mais em conta do que montar 2 torres, colocar 4 antenas pra PTP, pagar o valor do link, descer cabo da torre etc etc etc etc....
    Mas enfim, ninguem melhor que que vc mesmo pra saber a sua necessidade.

    Enfim... seja qual for sua decisão ai, boa sorte!!!

  17. #17

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Citação Postado originalmente por rimen Ver Post
    segue novo desenho (ponto "A" - envio de sinal - cidade) com a antena em cima de um predio, com altura total de uns 30m, e (ponto "B" - recebimento de sinal - zona rural) com uma antena de uns 20 metros de altura. coloquei uma visada no topo do morro do alto da caieira, com uns 10 metros de altura, para compensar as variações de altura do restante do percurso. a minha dúvida é: será que com isso resolve meu problema? eu nao queria colocar mais do que uma visada, pois ainda assim será necessário duas antenas (prato) para receber e enviar o sinal no ponto "C". minha dúvida tem lógica?

    agradeço a atenção de todos.
    Agora vai!!!!
    .
    Eu tbm ja fiz um ponto a ponto nessa distancia com duas nano bridge de 25dbi.
    Pra levar um adsl de 10 megas. E em horário de pico chegava 7 a 8 megas!

  18. #18

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Concordo contigo sobre o modulo no topo do predio.... quanto a colocar uma repetidora de sinal 3G/4G, acho pouco provavel, pois os sinais de telefonia aqui são horríveis, insuportaveis para uso, pois cai constantemente, as quatro operadoras da cidade são ineficientes. sugerir uma operadora de interenet fornecer o sinal não é uma má ideia, pois no sitio, vizinho onde moro tem muitas chacaras, e ficaria altamente viavel para o fornecedor de internet conseguir diversos cliente para ele.

    Meu amigo, muito obrigado pela sua paciência comigo, pelo seu tempo gasto respondendo minhas dúvidas. grato tambem ao criador desse forum, que é de grande valia para mim e muitos outros que sempre necessitam tirar suas duvidas tambem.

  19. #19

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Sim , a ideia esta correta porem tem que cuidar dois aspectos:
    1) Ergue a torre mais alta na sua casa pois ai você tem mais domínio da região e eventualmente pode atender outros locais.

    2) Faça o calculo de propagação considerando a potencia irradiada e que a elipse de Fresnel passe pelo menos a primeira zona.

    Sem esse ultimo requerimento NÃO faça investimento algum pois não vai conseguir garantir tenha sucesso no link.

  20. #20

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Olá. Bom nada é impossível tudo depende de quanto você pode investir.
    Antes de perguntar o que usar, responda uma coisa.
    Você teria condição de colocar duas torres de 40 metros em cada ponta?
    Se sim. Construa e utilize um enlace 900mhz.
    Para 10 míseros MB apenas para dados como você informou, não irá utilizar voz, portanto não tem necessidade de se Jitter variar.
    Faça apenas isso.