Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Valeu meu amigo... obrigado pela força.... vou fazer meus calculos aqui...

  2. #22

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Acho que não escapa de 5 torres no total...

    Já te aconselharam sobre o comprometimento da zona de fresnel. Só visada muitas vezes não resolve. E já falaram também da vegetação. Se for rasteira as medidas no gráfico podem servir de referência. Mas se for mata fechada isso pode acrescentar uns 10 a 15 metros a mais no relevo.

    900mhz pode ser uma incógnita neste cenário. Só testando, pois com 40 metros ainda há falta de visada e 4 montes para "furar". Se fosse um só até que seria mais tranquilo.

  3. #23

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Parceiro você já tentou calcular esse enlace, não em linha reta, mas fazer triangulação pra esquerda ou pra direita tentando sair desses morros?

  4. #24

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que não escapa de 5 torres no total...

    Já te aconselharam sobre o comprometimento da zona de fresnel. Só visada muitas vezes não resolve. E já falaram também da vegetação. Se for rasteira as medidas no gráfico podem servir de referência. Mas se for mata fechada isso pode acrescentar uns 10 a 15 metros a mais no relevo.

    900mhz pode ser uma incógnita neste cenário. Só testando, pois com 40 metros ainda há falta de visada e 4 montes para "furar". Se fosse um só até que seria mais tranquilo.
    Em 900 vai. Tenho aqui cenário muito pior e com distancia muito maior.
    Se ele fizer o que eu comentei vai sim funcionar.

  5. #25
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Olá amigo, trabalho com isso a muito tempo e só posso te garantir uma coisa, esses programas que medem relevo sempre dão diferença você só vai saber no final das contas se testar, já fiz links funcionarem com essas medidas ai tava pior que a sua e olha que a distancia era o dobro, te aconselho, se estiver mesmo disposto a fazer este link compre os equipamentos e coloque pra ver o que dá, todo essa blablabla de teoria na prática é muito diferente, como todo mundo fala é lógico que se tiver uma zona de fresnel 100% ai qualquer um faz funcionar, mas em condições extremas como a sua não é pra qualquer um.
    Como te disse na prática é bem diferente, no final das contas quanto melhor a visada mais banda passa só isso.

    Compre equipamentos Mikrotik, não compre Ubiquiti jamais é uma porcaria e vive dando todo tipo de erro ridículo.

  6. #26

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Em condições extremas não é para qualquer um e para ninguém...
    Afinal quem vai investir para ter a internet e em condições extremas que pode ficar oscilando.
    Não tem coisa mais chata do que uma instabilidade.

    Então juntando todas as sugestões, começa com uma torre em cada ponta como alguns sugeriram e em 900mhz.
    Não deu certo ainda? Daí coloca outra no caminho e insiste nos 900mhz.
    Se não resolve daí parte para outra torre...

    Ou seja, em qualquer situação dessas esteja preparado para investir.. pouco ou muito. Mas preparado. Não deixe em condições extremas.

  7. #27
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Sim, então com 900mhz vai ter estabilidade e banda? Se for pra colcoar 900 mhz nem começa. Pra começar só tem 3 canais que dá pra usar, e diferente de 2.4 e 5.8 que a Anatel praticamente não incomoda, se vc fizer qualquer besteira em 900 meu amigo, dá mais problema que pedofilia. Pense bem.

    Mas se o amigo garante que em 900 funciona, faz uma live ai e mostra algum link desse tipo funcionando pra gente ver, vai ser muito bom aprender mais com alguém que sabe tanto!

  8. #28

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Eu também acho que 900 não é a solução... Mas como eu comentei, já que foi citado por outro companheiro que usa com sucesso, que ele tente primeiro os 900 já que daí não vai gastar com mais torres pela indicação que foi dada a ele.

    Se não der, coloca torres intermediárias. Por isso que disse que deve estar preparado para investir caso a sugestão que deram dos 900 não dê certo.

    No meu primeiro comentário eu disse que seriam 5 torres. E não falei em frequência mas obviamente seria 5.8

  9. #29
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu também acho que 900 não é a solução... Mas como eu comentei, já que foi citado por outro companheiro que usa com sucesso, que ele tente primeiro os 900 já que daí não vai gastar com mais torres pela indicação que foi dada a ele.

    Se não der, coloca torres intermediárias. Por isso que disse que deve estar preparado para investir caso a sugestão que deram dos 900 não dê certo.

    No meu primeiro comentário eu disse que seriam 5 torres. E não falei em frequência mas obviamente seria 5.8
    Então amigo, penso assim, se com 900 não funcionar queira ou não já são 2 mil que vai fora. E mesmo que 900 funcione que banda vai passar? por isso já digo, se quiser banda poe 5.8 e vai testando, se não precisar de muita banda dá pra usar 2.4 com antena parabólica dá pra tentar direto. Mas isso só se tiver afim de evitar de colocar repetidoras.

    Se fosse para mim comprava logo lhg5, torres telescópicas, placas solares, baterias estacionárias, controladores e já fazia logo em definitivo.

  10. #30

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Agradeço de coração a todos os amigos que se dispuseram e tiveram paciência para me ajudar nesse tópico. vou ver aqui, ler novamente todo o post e depois ver qual solução tomar.

    Muito obrigado

  11. #31
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Citação Postado originalmente por rimen Ver Post
    segue novo desenho (ponto "A" - envio de sinal - cidade) com a antena em cima de um predio, com altura total de uns 30m, e (ponto "B" - recebimento de sinal - zona rural) com uma antena de uns 20 metros de altura. coloquei uma visada no topo do morro do alto da caieira, com uns 10 metros de altura, para compensar as variações de altura do restante do percurso. a minha dúvida é: será que com isso resolve meu problema? eu nao queria colocar mais do que uma visada, pois ainda assim será necessário duas antenas (prato) para receber e enviar o sinal no ponto "C". minha dúvida tem lógica?

    agradeço a atenção de todos.
    @rimen aumente a torre do meuo de modo que libere a zona de fresnel e use esse equipamento
    Código :
    http://www.excellinformatica.com.py/?inc=view&p=5378&prod=MIKROTIK%20ANTENA%20DYNADISHG-5HACD%2023DBI%205GHZ

    E seja feliz.

  12. #32

    Padrão Re: Rede internet de longo alcance

    Citação Postado originalmente por FernandoB Ver Post
    Então amigo, penso assim, se com 900 não funcionar queira ou não já são 2 mil que vai fora. E mesmo que 900 funcione que banda vai passar? por isso já digo, se quiser banda poe 5.8 e vai testando, se não precisar de muita banda dá pra usar 2.4 com antena parabólica dá pra tentar direto. Mas isso só se tiver afim de evitar de colocar repetidoras.

    Se fosse para mim comprava logo lhg5, torres telescópicas, placas solares, baterias estacionárias, controladores e já fazia logo em definitivo.
    Concordo novamente.

    Se olhar o meu primeiro post eu citei que precisaria torres intermediárias.
    Mas como um companheiro citou os 900mhz e eu não quis contradize-lo diretamente usei um pouco de ironia ao sugerir que a pessoa seguisse todas as informações postadas...
    De qualquer modo este enlace não é coisa barata e nem para quem nunca fez um ponto a ponto.

    Porque eu citei 5 torres? Me parece, salvo um traçado mais preciso, que a elevação bem a direita vai complicar a zona de fresnel.

    E no caso dos 900mhz acho que na verdade fica só um canal mais tranquilo, porque na legislação da faixa para os provedores tem um intervalo quase no meio do range de frequencias que não pode ser utilizado a não ser que configure em 5mhz. Daí complica mais ainda. Pois como a frequência já passa pouca banda seria impróprio configurar a largura com 5mhz. Teria que ficar na parte de cima da liberação da faixa para poder utilizar 20mhz.

    Com certeza o uso de 900 é para casos muito selecionados.