Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Boa tarde pessoal, queria saber se alguém tem uma dica de que equipamento colocar em 1 torre para atender 500 clientes com media de plano 2mb para cada, lembrando não é apenas 1 equipamento e sim, quantos para atender essa demanda, pois não podemos lotar de painéis para distribuir não temos muito espaço.

    Vlw.

  2. #2

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Acho melhor vc dividir em micro setores, varias torres com 500m a no maximo 1km do assinante, se quiser ter qualidade, não esquecendo de usar potencia baixa só o suficiente pra alcançar a distancia com qualidade. 500 clientes numa só torre, hoje em dia com cada vez mais poluição do espectro, é um tiro no pé! Colocar digamos, 60 clientes num painel setorial, hoje em dia é muita coisa em rádios mais em conta, falo de qualquer UBNT, Mikrotik, Intelbras... Se vc ainda quer insistir nisso, invista em radios Cambium com antenas blindadas e coloca 120 clientes em cada radio, que é o máximo que prometem.
    Eu pessoalmente não faria isso. Mais na frente seus clientes vao exigir mais que 2 mega e com 120 clientes num unico setor, vc nao vai conseguir entregar mais.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    40 a cada 30 graus com ubnt airprisme em um mundo ideal seriam 480 clientes.
    Quero ver ter certinho 40 clientes a cada 30 graus.
    Outro ponto vai precisar de 12 frequências limpas.

    Eu comprei um airprisme vou instalar justamente pra sair do valor de 40 pra 20 a 25 por painel. Ainda não sei qual vai ser o resultado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por javavsm Ver Post
    Boa tarde pessoal, queria saber se alguém tem uma dica de que equipamento colocar em 1 torre para atender 500 clientes com media de plano 2mb para cada, lembrando não é apenas 1 equipamento e sim, quantos para atender essa demanda, pois não podemos lotar de painéis para distribuir não temos muito espaço.

    Vlw.
    Bem dificil.

    O em cima de apenas 1 torre, para atendimento via rádio e bem complicado sabendo que a media de clientes por POP são estourando 40 clientes(Tenho com UBNT) em instalações de padrão excelente.

    Você iria precisar de uma media de 12~13 POP, e dependendo se for de 60° ou menos, para funcionar vai ter que fazer uma divisão de espaço e canal do espectro enorme, e talvez ainda não funcione direito.

    Você pode buscar solução da Cambium, que segura bem mais clientes por célula.

    Ou faz com o atendimento desses clientes, com Fibra ou UTP ficando apenas na torre o link e o concentrador.

  5. #5

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Eu acho a idéia do amigo melhor nem que seja pra.... (não acredito em fazer isso de verdade).... usar utp e na esquina apontar pra torre.

    Eu fiz torre grande com pops pequenos próximos dos clientes. Um sxt recebendo da torre mandando em Ominitik pra demais clientes. E toda hora dando bronca em técnico pra não apontar o cliente direto pra torre.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    500 clientes em uma mesma torre.Imagino que a torre fique em um perímetro bem povoado.
    Se for isso mesmo,acredito que seja melhor fibrar ou cabear.Pois os aps estão caros.

  7. #7

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Já foi comentado sobre a solução da Cambium.

    Mas não é qualquer uma. A sugestão deve ser o Cambium ePMP Elevate.
    Ele não é tão barato mas quando falamos em 500 usuários concentrados numa torre não dá para pensar no preço de equipamentos. E a vantagem que me parece no Elevate é poder utilizar Ubiquiti com firmware Elevate nos clientes. Isso baixa bastante o valor investido em instalações nos clientes se comparado a CPE cambium.

    Segundo falaram no webinar ele passa altas bandas para cada cliente. E tem outra coisa, não vai "queimar" canais pois pode inclusive usar 4 rádios em 2 canais numa instalação típica.

    Nunca usei. Só me reporto ao que leio e ao webinar que assisti. Se faz o que promete eu não sei pois ainda é muito cedo.
    Quem pode te dar uma posição melhor é @Zucchi que revende Cambium. Ele pode inclusive indicar quem já usa com sucesso.
    Muitas vezes o sujeito usa e fica na calada com medo de concorrência.

  8. #8

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Pessoal aí fala em no máximo 40 usuários conectados em um pop ubiquiti.
    Mas esses 40 conectados é todos consumindo??? Tem que levar em consideração isso!
    Pois é a mesma coisa em falar que uma RB750 só funciona bem com 50 a 60 conectados.
    Eu tenho isso em minha rb750, e cpu vai em 36 a 46% e picos de 60% la de vez em quando!
    Massss desses 50 conectados aqui, eu tenho uns 20 usuários simultâneos consumindo!
    As vezes uns 40, mas uns consome por alguns segundos pra carregar um video, e ja libera banda para suprir o próximo cliente! RouterOS, é um sistema muito inteligente!!!
    .
    E se o pessoal fala em 40 clientes conectados, temos q levar em consideração vários fatores,
    e o perfil de cada cliente! Cliente que usa só depois do horário comercial, e clientes que
    usam umas 20 horas por dia....rsrsrsrs!!! E pra esses clientes é quase certo que tem que ser um plano de 5 ou 10 megas!
    .
    Então, se o pessoal quer mais robustez em um pop, e tbm um custo x beneficio. Pode montar um pop todo com RouterOS Mikrotik. Tem mutas RBs com preço bom pra fazer AP. E com certeza vai segurar muito mais que 40 usuários conectados. Talvez uns 70. E com um trafego de talvez uns 90 Mbps, e cpu indo em uns 60% ou nem isso! Pois a RB do pop vai esta só em modo ap bridge....rsrsrsrs
    Eu usaria Mikrotik na torre, e nos clientes tbm, SXT!!! Minha humilde opinião.

  9. #9

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Tráfego de 90Mbps num setor? Você acha isso real? Me mostre, no dia que um setor MK ou UBNT passar 90Mbps agregado eu abandono a minha rede fibra óptica GPON.

  10. #10

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Cara coloca uma omini 2,4 na ponta da torre, que pendura 300 usuários, hehehe brincadeiras a parte, creio que essa solução que você quer fica meio complicado mesmo com cambium, a solução melhor tanto pelo investimento, quanto em cofiabilidade é fibra, pois 500 clientes em uma torre com certeza seus clientes não estarão a mais de 5 km da torre, fora que tenho uma certa certeza, que isso tudo vai gerar muita interferência, estude bem a viabilidade, pois se existir ai muita poluição de concorrentes nem pense nisso.

  11. #11

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Me mostre tb, ainda mais com 70 usuarios! Com 70 clientes numa RB 912 se vc conseguir passar 40 mega de trafego, ja ta no lucro! A maioria dos tecnicos e donos de provedores não tem noção de que quanto mais clientes num radio,, menor será a sua capacidade de trafego, mesmo que todos clientes estejam modulando hipoteticos 300mbps.

  12. #12

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Alguém que não um vendedor da cambium poderia postar também uma evidencia.
    Alguém que usa ubnt seria legal, eu vejo nos meus passar uns 20 a 25 quando muito 15 dos clientes e eu fazendo um teste com mais 20 a 25 . Que parece ser 35 se quisesse fraudar pra mandar aqui no grupo.

  13. #13

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Fundamental largura de banda max em 5MHz. Divide 4 setores e cada setor 2 canais , vai dar 8 AP, pode ser UBNT c/ GPS .

  14. #14

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Me mostre tb, ainda mais com 70 usuarios! Com 70 clientes numa RB 912 se vc conseguir passar 40 mega de trafego, ja ta no lucro! A maioria dos tecnicos e donos de provedores não tem noção de que quanto mais clientes num radio,, menor será a sua capacidade de trafego, mesmo que todos clientes estejam modulando hipoteticos 300mbps.
    Também gostaria de ver, pq usando MCS 13 em 20Mhz num AP com 40-50 clientes eu to passando no máximo 30Mbps, média de 22-25Mbps. To subindo torre aqui pra distribuir a carga entre os Pops

  15. #15

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Alguém que não um vendedor da cambium poderia postar também uma evidencia.
    Alguém que usa ubnt seria legal, eu vejo nos meus passar uns 20 a 25 quando muito 15 dos clientes e eu fazendo um teste com mais 20 a 25 . Que parece ser 35 se quisesse fraudar pra mandar aqui no grupo.

    Por isso que citei o @Zucchi . Ele pode dar referencia de quem já comprou. Me parece que quem está comprando não está abrindo o bico com medo de concorrência, ou então não deu certo e ficou na "encolha".

  16. #16

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Sei de um amigo que investiu em Cambium e se arrependeu, houve um problema que até hoje não conseguiram resolver. Hoje ele está investindo em Rocket AC Prism, estou acompanhando o provedor dele e estou gostando dos resultados.

  17. #17

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Os Rocket Prism tao vindo com uma porta GPS só q ainda inativa. Não sei o que falta pra UBNT acertar no funcionamento do GPS que nunca funcionou direito na linha antiga.

  18. #18

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Comprei 3. é uma porta USB escrito AirBeam
    O GPS na antiga era só pra antena do GPS entre pigtails

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Sei de um amigo que investiu em Cambium e se arrependeu, houve um problema que até hoje não conseguiram resolver. Hoje ele está investindo em Rocket AC Prism, estou acompanhando o provedor dele e estou gostando dos resultados.

    Qual foi o problema ?

  20. #20

    Padrão Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Tráfego de 90Mbps num setor? Você acha isso real? Me mostre, no dia que um setor MK ou UBNT passar 90Mbps agregado eu abandono a minha rede fibra óptica GPON.
    Queria ver essa tambem, por que se vc conseguir fazer isso queria te contratar, aqui ta uma briga pra consegui 15 20 megas