+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema APC-5M-90 / Wom5000 com ipoll

    Olá galera,
    Estava analisando aqui em minha rede, tenho 2 APC-5M-90, ambos rodando ipoll, clientes todos wom 5000 mimo.
    Nível de sinal média -52 nos clientes e também na base, todos fixado mcs9 e base mcs12.
    o problema é que a latência está altíssimas, fica oscilando entre 4ms até 200ms, para uma tdma é muito fora da realidade e incomum, já troquei vários canais, e nada resolve.

    Alguém tem algumas dicas para me passar e tentar melhorar a qualidade desses AP ?

    AP com média de 25 clientes cada.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    Olá galera,
    Estava analisando aqui em minha rede, tenho 2 APC-5M-90, ambos rodando ipoll, clientes todos wom 5000 mimo.
    Nível de sinal média -52 nos clientes e também na base, todos fixado mcs9 e base mcs12.
    o problema é que a latência está altíssimas, fica oscilando entre 4ms até 200ms, para uma tdma é muito fora da realidade e incomum, já troquei vários canais, e nada resolve.

    Alguém tem algumas dicas para me passar e tentar melhorar a qualidade desses AP ?

    AP com média de 25 clientes cada.
    Bom dia EvertonLuigi.

    Precisamos de mais algumas informações para que possamos lhe ajudar a fazer alguns ajustes em seu cenário, poste aqui os prints das telas de análise de espectro e tela de Status >> Wireless em seu APC.
    Outro detalhe importante é verificar se todos os clientes desse setor estão atualizados para a versão 6.1, a versão de firmware 6.1 trouxe melhorias de desempenho para o iPoll na família WOM 5000, porém elas só são significativas se todos os clientes do AP já estiverem com a versão 6.1.
    Segue link para download do firmware v6.1
    http://www.intelbras.com.br/sites/de...0mimo_v6.1.zip

  3. #3

    Padrão Re: Problema APC-5M-90 / Wom5000 com ipoll

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         analisador.jpg
Visualizações:	235
Tamanho: 	122,7 KB
ID:      	67059
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	122,0 KB
ID:      	67060

    ja estão todos rádios atualizados para 6.1 e neste momento não estou nem usando ipoll.

  4. #4

    Padrão Re: Problema APC-5M-90 / Wom5000 com ipoll

    só pra mostrar a minha triste realidade, mesmo sem ipoll veja a latência que fica nessa base só com wom 5000 mimo.
    OBS: cliente não está tendo tráfego nenhum, somente o tráfego do icmp mesmo, e olha como fica a latência, triste não ????
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping .jpg
Visualizações:	260
Tamanho: 	178,9 KB
ID:      	67061

  5. #5

    Padrão Re: Problema APC-5M-90 / Wom5000 com ipoll

    Realmente é triste a situação que está, e se já foi descartado a hipótese disso ser ruído excessivo, só resta sair fora de Intelbras.

    Aqui Airmax não passa de 5ms, claro que com um CCQ 99,9%.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    só pra mostrar a minha triste realidade, mesmo sem ipoll veja a latência que fica nessa base só com wom 5000 mimo.
    OBS: cliente não está tendo tráfego nenhum, somente o tráfego do icmp mesmo, e olha como fica a latência, triste não ????
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping .jpg
Visualizações:	260
Tamanho: 	178,9 KB
ID:      	67061
    Bom dia EvertonLuigi.

    Realmente, a latência dos seus clientes está fora da realidade vivenciada atualmente, em virtude disso, gostaríamos de entrar em contato com você para que possamos verificar o que pode ser melhorado em seu cenário. Nos informe via mensagem privada os seus contatos para que possamos te ligar e fazer um acesso remoto aos seus equipamentos.

    Att,
    Equipe Intelbras.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         analisador.jpg
Visualizações:	235
Tamanho: 	122,7 KB
ID:      	67059
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	122,0 KB
ID:      	67060

    ja estão todos rádios atualizados para 6.1 e neste momento não estou nem usando ipoll.

    tinha 3 dessa minha rede solução foi tira pq são muitos ruim

  8. #8

    Padrão Re: Problema APC-5M-90 / Wom5000 com ipoll

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    só pra mostrar a minha triste realidade, mesmo sem ipoll veja a latência que fica nessa base só com wom 5000 mimo.
    OBS: cliente não está tendo tráfego nenhum, somente o tráfego do icmp mesmo, e olha como fica a latência, triste não ????
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping .jpg
Visualizações:	260
Tamanho: 	178,9 KB
ID:      	67061
    Meu caro, aqui utilizo Painel ALGCom + (Netbox (RB911) ou Basebox (RB912)), média de 30 clientes conectados.... e tenho enfrentado o mesmo problema.
    E olha que limito a área de atendimento em no máximo 1,5km, sinal dos clientes fica tudo abaixo de -65.
    Já testei tudo quanto é canal e não obtive sucesso.

    Para resolver esse problema estive pensando em fazer o seguinte:
    1 - Atualmente os painéis estão a 30m de altura, pensei em colocar outros painéis por volta dos 24m de altura.
    2 - Como ultimamente tenho comprado muitos equipamentos da Intelbras (Wom5000 Mimo), pensei em comprar painel da Intelbras e conectar nele apenas clientes intelbras com Ipoll ativo.

    Mas ainda estou pesquisando.
    Algum relato, indicação?

  9. #9

    Padrão Re: Problema APC-5M-90 / Wom5000 com ipoll

    Amigo tenho a linha apc 4 painéis com mediando 27 clientes em cada planos de 2 e 4mb já tive esse problema, mas de cobri que grande parte e a angulação do painel na torre, e para clientes próximos a torre baixo a potência do rádio e aumento a distância no rádio de 5000 para 7000 em outros clientes tiro a regulação de potência e tb aumento a distância, mediada sinal de -65 e está a mil maravilhas, a tendência é comprar mais rádios e mais painéis

  10. #10

    Padrão Re: Problema APC-5M-90 / Wom5000 com ipoll

    Citação Postado originalmente por olvbrasil Ver Post
    Amigo tenho a linha apc 4 painéis com mediando 27 clientes em cada planos de 2 e 4mb já tive esse problema, mas de cobri que grande parte e a angulação do painel na torre, e para clientes próximos a torre baixo a potência do rádio e aumento a distância no rádio de 5000 para 7000 em outros clientes tiro a regulação de potência e tb aumento a distância, mediada sinal de -65 e está a mil maravilhas, a tendência é comprar mais rádios e mais painéis
    Ipoll ativo no AP ou etá trabalhando em 802.11 puro?

  11. #11

    Padrão Re: Problema APC-5M-90 / Wom5000 com ipoll

    Não dei sorte com ipoll , trabalho puro, só com won 5000 mimo , não gostei das siso , sem falar que o valor da won 5000 mimo está bem em conta em relação ao mikrotik e ubiquiti .