+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    É isso que to falando! Se tá funcionando bem é pq não tem muita interferencia no mesmo canal central, agora quando tá aquele lixo, varios sinais de fontes diferentes interferindo o mesmo canal, o TDMA pena! As modulações despencam porque o AP fica transmitindo mesmo com outras transmissões acontecendo, então acontece aquilo que a Mikrotik afirma aí no PDF que postei pra traz, o NV2 vai perturbar outras redes TDMA ou não e será perturbado por outras redes TDMA ou não. Diferente do CSMA que é sim perturbado por outras redes no mesmo canal e adjacentes tb, mas nesse caso ele esperará um momento livre do canal pra transmitir, é um sistema mais colaborativo com outras redes, em contrapartida quanto mais rede, menos tempo disponível para transmissão, menor desempenho, nós ocultos, colisóes, menor desempenho ainda! Então cabe testar em cada caso o que funciona melhor

  2. #42

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Usanto TDMA então teóricamente cliente com sinal ruim nao afetaria os outros clientes? Já que ele teria um tempo específico para se comunicar com AP, diminuindo um pouco as retransmissões e melhorando o desempenho?

  3. #43

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Teoricamente sim, na prática não é o que acontece. O Rubem sabe explicar melhor a teoria da coisa do pq mesmo em TDMA um cliente ruim meleca com a rede. A Ubiquiti até tem um sistema de prioridade manual q vc define nos clientes ruins de sinal pra não ocupar muito tempo do AP, mas digo por experiência própria, que não adianta muita coisa não.

  4. #44

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @emilidani , quanto que consegue atender num AP com 5mhz de largura de banda? Usuários e banda passante?

    Com certeza com 5mhz é quase como se fosse um "filtro".
    Depende do MCS, pode ir ate 32.5 Mbps Teóricos para MSC15.

  5. #45

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Citação Postado originalmente por Geisoncx Ver Post
    Usanto TDMA então teóricamente cliente com sinal ruim nao afetaria os outros clientes? Já que ele teria um tempo específico para se comunicar com AP, diminuindo um pouco as retransmissões e melhorando o desempenho?
    Isso, e esse Time Slot ainda pode ser bem mais inferior que os que estão trafegando normalmente, só o necessário para ir testando se aparecer melhoria.

  6. #46

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    No meu caso , todo o contrario. O Airmax melhorou toda a rede sustancialmente. Basta ouvir as opiniões da maiorias dos operadores que trabalham com uma marca só.

  7. #47

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Ao trabalhar com Airmax obrigatoriamente tem que ser da mesma marca, por isso sua afirmação é completamente óbvia e não vejo relevância no seu comentário.

  8. #48

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Aparentemento usando 802.11 puro, cliente com sinal ruim prejudicaria mais a rede do que usando TDMA nao seria?

  9. #49

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Em Relação aos Cambium alguém poderia me tirar uma dúvida? Qual seria a difereça do TDMA para o TDD dos Cambium? Pelo que entendi, seria uma comunicação Half-Duplex, seria isso mesmo?

  10. #50

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Ao trabalhar com Airmax obrigatoriamente tem que ser da mesma marca, por isso sua afirmação é completamente óbvia e não vejo relevância no seu comentário.
    A relevância esta em que seja AIRMAX ou NV2 , a rede toda melhora muito, e isso devido ao TDMA dessas tecnologias.

  11. #51

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Citação Postado originalmente por Geisoncx Ver Post
    Aparentemento usando 802.11 puro, cliente com sinal ruim prejudicaria mais a rede do que usando TDMA nao seria?
    Sim, correto, e o airmax tem mais um recurso para esses clientes. Você pode dar a eles Priority mais baixo e eles passam a não importunar aos outros.

  12. #52

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Citação Postado originalmente por MasterGeek Ver Post
    Em Relação aos Cambium alguém poderia me tirar uma dúvida? Qual seria a difereça do TDMA para o TDD dos Cambium? Pelo que entendi, seria uma comunicação Half-Duplex, seria isso mesmo?
    Segundo pesquisei o Time Division Duplex permite que todos os APs transmitam em simultâneo quando todos os clientes recebem (GPS sincronismo)

  13. #53

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Segundo pesquisei o Time Division Duplex permite que todos os APs transmitam em simultâneo quando todos os clientes recebem (GPS sincronismo)
    Mas ai no caso todos clientes recebem simultaneo? Por que o pessoal fala que o TDD, Cabium trata cada cliente como um ponto a ponto, e que cliente com sinal ruim nao prejudicaria o desempenho de toda a rede?

  14. #54

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Citação Postado originalmente por MasterGeek Ver Post
    Mas ai no caso todos clientes recebem simultaneo? Por que o pessoal fala que o TDD, Cabium trata cada cliente como um ponto a ponto, e que cliente com sinal ruim nao prejudicaria o desempenho de toda a rede?
    Exato, ubnt esta implantando na rocket ac airprism ja esta em beta.
    Assim que finalizado a versao ac eles começao na versao modo misto.

  15. #55
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Respeito suas expressões com relação ao TDMA ser uma tecnologia mais nova e com mais pesquisa por parte dos fabricantes. Nunca questionei isso com você.
    A única coisa que questionei foi a sua afirmação que não dá para misturar fabricantes quando em 802.11. Neste caso não estamos falando de protocolos proprietários.
    Todo equipamento rodando protocolo IEEE 802.11 com certeza serão compatíveis independente do fabricante.
    Agora se um fabricante "capa" um firmware daí ele não pode ser classificado como IEEE 802.11 compatível.
    Veja bem, quando me refiro a compatível não quero dizer que um equipamento seja igual ao outro já que projetos com mais memória, um clock melhor pode fazer com que o equipamento tenha mais rendimento. Mas isso não o torna incompatível em termos de 802.11.
    Não estou aqui defendendo o uso de 802.11 puro e abandono do protocolo tdma. Não seria "ignorante" a este ponto.

    E como você mesmo disse, um "técnico" pode tornar uma rede tdma uma porcaria. E porque alguém não poderia tornar uma 802.11 aceitável dependendo do ambiente?
    Não há necessidade de conhecer sua rede TDMA pois acredito que seja eficiente. Você está dirigindo o nosso desencontro para desempenho de protocolos. E isso eu nunca questionei.
    A questão que você condenou foi "mistura de fabricantes" e não "mistura de protocolos" o que realmente é incompatível
    Amigo, me desculpe, pensei que por sua experiência a gente poderia deixar de falar coisas óbvias que todo mundo sabe, assim como todos os carros fabricados por todas as marcas tem 4 ou mais pneus e motos tem 2 é tão obvio quanto essa discussão sem nexo do óbvio que o amigo esta batendo na mesma tecla, caramba se é uma das tecnologias wireless mais antigas que existe então acho que o amigo está perdendo tempo tocando no assunto....a não ser que minha concepção a respeito de nossas discussões esteja equivocada...Penso que dedicamos nosso tempo aqui no fórum para pensar adiante, descobrir coisas novas, melhorar e ir para frente e não para andar para trás...trazendo atona coisas óbvias e extremamente massantes que não nos acrescenta NADA!

    Estamos aqui todos, eu espero que sim, tentando equalizar nossas idéias em busca de um bem maior para todos os interessados e quem mais que venha depois.

    A respeito de minha colocação de não misturar tecnologias também amigo acho óbvio demais e a sua insistência em continuar rebatendo novamente o óbvio é chata...se o amigo não consegue entender uma colocação tão miserável que eu fiz, me admira como consegue ter todo esse prestígio aqui no fórum.

    Para quem chegou agora e não sabe do que se trata vou resumir, eu falei antes que misturar "marcas" num mesmo painel é idiotice já que você é obrigado a usar o velho 802.11 que é o protocolo comum entre todos e obviamente fica impedido de aplicar quaisquer melhorias que um protocolo diferenciado traria, do contrário se usar todos da mesma marca é opcional usar quaisquer protocolos disponíveis. Resumindo, temos duas opções...A inteligente e a idiota, cada um escolhe a que achar que lhe convêm!

    Acho que se o amigo não entender agora que o que vêm falando aqui sobre 802.11 é extremamente desatualizado, então terei que desenhar ou fazer um vídeo...ou então abrimos um tópico RETRÔ para que o amigo explane as suas idéias e deixem em paz as pessoas que pensam em melhorias e no futuro.

  16. #56
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Pessoal, estive uns dias fora e estou feliz em ver o progresso do tópico com pessoas mostrando resultados reais e gostaria que todos dessem uma atenção especial ao que vou escrever.

    Depois de ler muita coisa aqui percebi que resumidamente que alguns criticam o TDMA e dizem que em ambiente ruidoso o 802.11 fica melhor mas mesmo assim fica ruim...Por favor, sejamos sensatos, nem um rádio aqui faz milagres e o que costuma acontecer é que a maioria mete a potencia no talo e ai o 802.11 fica melhor mas ainda assim detona com tudo....o técnico que tem essa atitude deveria deixar de trabalhar com redes e ir fazer racha de som ai sim a potencia é que manda....estamos falando de comunicação e entre outras coisas que ninguém fala aqui o TDMA em seu conceito não engloba as inúmeras diferenças que cada fabricante implanta em conjunto com seu protocolo, se não fosse assim todos os TDMA de todos os fabricantes estariam funcionando juntos...

    A realidade que ninguém fala é que o a interferência está extremamente alta por que muitos técnicos perna de pau ignorantes metem a potencia no talo e não imaginam o mal que fazem, para esses caras eu desejo que a ANATEL meta um multa bem legal para que o jumento que faz esse tipo de coisa aprenda que comunicação Wireless não é racha de potencia...e os mesmo imbecis que fazem isso ainda reclamam que o ambiente ta poluído é muita sacanagem!

    Para quem não sabe ainda é muito óbvio que os protocolos TDMA de cada fabricante trazem de bagagem em sua maioria a redução dinâmica da potencia de transmissão e é por esse motivo que o TDMA só funciona bem com canais livres o que também é óbvio que se todo mundo usar TDMA a poluição seria extremamente menor!!! Mas tem gente que não tem capacidade de pensar no bem dos outros e só quer que o concorrente se F... ai não percebe que essa atitude de colocar 802.11 e potencia extrema ferra com todos inclusive com ele mesmo....

    Por favor pessoal, vamos colocar a cabeça pra funcionar e parar de querer ressuscitar os mortos "802.11" por que isso seria o inferno para todos, salvo aqueles que sabem que não devem colocar potencia acima do permitido, mas ele também sabe que não é DEUS para ficar cuidando 24h por dia todos os clientes e ajustando quando necessário...por isso os engenheiros trabalharam e desenvolveram outros protocolos para atender a demanda ... para que esse ajuste seja automático ... e você possa ter descanso nas horas vagas, assim como eu tenho aqui.... mas ainda existe uns retardados que acham que isso é besteira... cara ... na boa se tua acha que isso é besteira cria vergonha e vai estudar! Para os que me compreendem meu salve!

  17. #57

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Burrice pra mim é se ALGEMAR a um fabricante apenas.

    Nenhum padrão de conexão pra clientes, seja ADSL, wimax, LTE, tem essa pataquada ridícula de o cliente ser OBRIGADO a comprar equipamento da marca que o provedor escolheu.

    Aí você mora na cidade ou bairro X, o único provedor te obriga a comprar a obscura marca Y (Digamos Cambium), ao se mudar pro bairro ou cidade Z vai fazer o que com a CPE da marca obscura se naquela região só tem provedor usando Airmax da Ubiquiti? Ai depois você se muda pra outro bairro ou cidade onde tem outro provedor limitado usando só NV2 da MK, se for comprando tudo quando é equipamento por onde passa logo vai ter gente com mais equipamento em casa que uns pequenos provedores.

    Com ADSL você usa o modem que quiser, sem essa firula ridícula de ter que comprar a obscura e caríssima marca X ou Y. Com conexão móvel compra qualquer marca de dongle USB ou placa mini-pcie (Ou tablet ou smartphone). Com 4G idem. Com fibra idem, com HPNA idem, é só respeitar a versão dos padrões e pode comprar qualquer porcaria de marca, sem TER QUE comprar justo as marcas mais caras.

    Eu não deixo a operadora de ADSL ou de telefonia móvel meter o bedelho nos MEUS equipamentos de jeito nenhum, compro o que quero (O mais barato, pra ser mais exato), mas aquela marca que só aquela operadora X ou Y sabe-se lá porque resolveu usar.

    Quem quer usar protocolos proprietários que só existem em produtos obscuros de marcas nanicas no Brasil tem que fazer comodato grátis de equipamento. É muito bom jogar toda a despesa pro cliente, obrigar ele a comprar produto pra lá de obscuro tipo Cambium, que só poderá usar se ficar como árvore plantado na mesma vizinhança a vida toda.

    Função de protocolos da IEEE é justo permitir variedade de preços e features, cada um compra a marca ou modelo que quiser, não o que o provedor quer.

    Quero ver um provedor que tem cacife pra bancar 1500 CPE's de marca obscura e protocolo proprietário em comodato. Se não tem, não pode passar a conta pro cliente pagar, questão de ética, se você escolheu uma marca obscura e cara, você é que tem que pagar o custo extra dela. Quem escolhe paga, o consumidor vai sempre escolher a opção mais barata se tiver opção.

    Talvez dê até pra acionar o Procon quando se é obrigado a comprar produto de uma determinada marca, e que não é usada em outros provedores por perto, se essa for a única forma de usufruir de um serviço prestado.

    (Alias, até TV via satélite, o aparelho vem em comodato, mas se na hora de ativar você botar o cartão num AZbox pirata da vida, e passar por telefone o serial dele, se for um serial válido vai ter TV por assinatura num receptor seu, antena obviamente pode ser sua (E tem que ser, já que instalam coisa nanica tipo 90cm pra pacotes HD), só precisa usar o cartão da operadora. Ou seja, mesmo onde tem praticamente 100% dos receptores em comodato, nenhuma operadora se preocupa em usar protocolos proprietários, até porque ELA MESMA não quer ser besta de ficar algemada em alguma marca, ela mesma compra de várias marcas, produto com features X vem da marca Y, com as features Z vem da marca J, e assim vai. Não lembro de nenhum serviço de telecom em massa que exige marca que suporte algum protocolo proprietário, todos usam os padrões da IEEE, afinal padrões servem justo pra isso, pra não ser escravo de uma marca)

    O que está errado é usar os protocolos 802.11 em PTMP em ambiente poluído ou grandes distâncias, ele não nasceu pra isso, e qualquer modificação sempre continuará tendo retrocompatibilidade com os primeiros protocolos de 17 anos atrás.

  18. #58

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    É uma discussão interessante, mas até agora só vi gente falando da teoria e nada de mostrar os cenários práticos.

    Acima postei a minha experiência com ambiente ruidoso usando 802.11N e usando o AirMax, e no meu caso o 802.11N naquela área se saiu melhor (e respondendo ao seu texto, não uso potência no máximo tampouco extrapolo largura de banda, tem AP meu que trabalha com 10dBm de potência e canal de 10MHz).

    Ontem mesmo ativei um PTP para um cliente com link dedicado de 15Mbps à uma distância de 7KM, ambos os lados estão com potência em 7dBm, 8MHz de largura e um ambiente extremamente ruidoso, e estou usando o TDMA.

    Então, eu não curto ficar falando na teoria, eu curto ir lá no local e testar, e vir aqui e postar a minha experiência prática, e ainda provar com os gráficos.

    Fernando, deu pra ver que você é bem experiente em wireless, gostei de ver suas explanações, mas você poderia postar alguns exemplos práticos? Eu fico curioso em conhecer melhor, para saber onde estou errando e onde posso melhorar.

    Rubem, sobre sua colocação também faz um pouco de sentido, mas comparar um meio podre como 5GHz à ambientes controlados eu não acho válido.

  19. #59

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Citação Postado originalmente por MasterGeek Ver Post
    Mas ai no caso todos clientes recebem simultaneo? Por que o pessoal fala que o TDD, Cabium trata cada cliente como um ponto a ponto, e que cliente com sinal ruim nao prejudicaria o desempenho de toda a rede?
    Porque alem de TDD utiliza TDMA para acesso.

  20. #60

    Padrão Re: Diferença TDMA (NV2) e 802.11

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    É uma discussão interessante, mas até agora só vi gente falando da teoria e nada de mostrar os cenários práticos.

    Acima postei a minha experiência com ambiente ruidoso usando 802.11N e usando o AirMax, e no meu caso o 802.11N naquela área se saiu melhor (e respondendo ao seu texto, não uso potência no máximo tampouco extrapolo largura de banda, tem AP meu que trabalha com 10dBm de potência e canal de 10MHz).

    Ontem mesmo ativei um PTP para um cliente com link dedicado de 15Mbps à uma distância de 7KM, ambos os lados estão com potência em 7dBm, 8MHz de largura e um ambiente extremamente ruidoso, e estou usando o TDMA.

    Então, eu não curto ficar falando na teoria, eu curto ir lá no local e testar, e vir aqui e postar a minha experiência prática, e ainda provar com os gráficos.

    Fernando, deu pra ver que você é bem experiente em wireless, gostei de ver suas explanações, mas você poderia postar alguns exemplos práticos? Eu fico curioso em conhecer melhor, para saber onde estou errando e onde posso melhorar.

    Rubem, sobre sua colocação também faz um pouco de sentido, mas comparar um meio podre como 5GHz à ambientes controlados eu não acho válido.
    Como lhe disse anteriormente, só perguntar aos que utilizam Airmax, ou NV2 ou qualquer outro acesso TDMA a ver que opinam de suas redes compradas com 802.11n , verá que a preferencia é unanime. Agora se você tem sua própria experiencia com 802.11n superando ao TDMA em ambiente ruidoso, tenta ver porque não esta funcionando contigo.