+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Quero fazer PTP com apenas uma antena. Pretendo pegar 5 links de internet, e os 5 links conectar em uma rb. Ja tentei fazer tudo em bridge, no caso onde sai, programar o modem em faixa diferente: Exemplo: modem 1: 192.168.1.1...e modem 5 192.168.5.1. Aí na antena que recebe, conecto uma rb tudo em bridge, aí conecto 5 rbs, para receber. Mas infelizmente, gerou grande lentidão, não sei se a rb foi muito fraca, usei routerboard 750. To pensando em usar nas duas pontas rb RB 1100AHX2 L6. Alguém tem alguma idéia como fazer isso funcionar bem? Lembrando, que quero usar apenas uma boa antena pra fazer ptp, pq usar 5 antenas, n tem espaço na torre.

  2. #2

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Fechar uma VLAN para cada LINK entre a RouterBOARD que recebe os LINKs para a que utilizará o LINK, esta é uma alternativa.

  3. #3

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Antes de qualquer informação, você tem que preocupar com o que usar..
    O seu enlace passa a banda toda somada dos 5 links?

    De nada adiantará você comprar um 1100 se seu enlace não aguento transportar.

  4. #4

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Antes de qualquer informação, você tem que preocupar com o que usar..
    O seu enlace passa a banda toda somada dos 5 links?

    De nada adiantará você comprar um 1100 se seu enlace não aguento transportar.
    Bom dia. Tambem tenho essa dúvida, possuo 4Links ADSL, sempre que tento configura-los no Load Balance R480 TPLink. No primeiro momento ele dá toda a Banda depois de alguns minutos faço o teste ele reduz a velocidade pra metade, do pior ADSL.
    Ex: 2 LINK DE 25 MB
    1 LINK de 15 MB
    1 LINK de 10 MB > esse fica pela metade
    Pelo manual do Load Balance, entendi que não podemos utilizar os Links dá mesma operadora, e com velocidades diferentes.
    Obrigado.

  5. #5

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Como o camarada falou acima, primeiro verifique a capacidade de banda do seu enlace, depois faça o seguinte é uma alternativa também.

    Utilize uma interface da RB como saída principal para seu enlace, as outras 5, use master port fazendo referência a sua interface de saida para o enlace.

    No final do enlace se for usar o link junto dos modens precisa fazer balanceamento, se não for, use um ip para cada equipamento.

  6. #6

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Alextaws, No meu caso já deixo a porta 2 denominada Lan1 ela estar como master Port, as demais configurada como secundário direcionando para a LAN 1.

  7. #7

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    então disso já consegue levar o link, no final do seu enlace você vai configurar o ip de internet referente a cada modem, mais como falei se for usar tudo em um equipamento precisa fazer balanceamento

  8. #8

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    então disso já consegue levar o link, no final do seu enlace você vai configurar o ip de internet referente a cada modem, mais como falei se for usar tudo em um equipamento precisa fazer balanceamento
    Obrigado!

  9. #9

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    rimaraujo, Cada link é de 25 megas. somando os 5, serão 125 megas. porem, o ptp é curto,uns 3 km e passa 200 a 300 megas tranquilamente. já fiz isso, quando quando ptp era com antenas menores, mas assim mesmo passava mais de 100 megas, usando apenas 2 links, e mesmo assim gerava um lentidão absurda. Loadbalance, não gostaria de fazer, pois já tive experiencias com isso, e não acho uma coisa muito boa pra provedor, já que tem alguns problemas com paginas de bancos.

  10. #10

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Citação Postado originalmente por MrGravetto Ver Post
    Fechar uma VLAN para cada LINK entre a RouterBOARD que recebe os LINKs para a que utilizará o LINK, esta é uma alternativa.
    MrGravetto, Acredito que o seu raciocício, me salva. Pesquisei que a vlan, separa totalmente cada interface. Isso é muito importante. Bridge, acredito que ficou tudo muito louco. Mas eu sou bem leigo nesse assunto. A parte física irei fazer assim: sai o modem e entra na rb 1100, q entra na lan1, ao invés de tudo bridge, como crio a vlan?. Tbm repito apenas isso para os outros?. Na outra ponta, entra o link na rb lan1, e irá sair para outras rbs nas lans seguintes. Mas com vlan, estou desfamiliarizado. Se puder passar um macete, ficaria agradecido.

  11. #11

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Já utilizei neste mesmo cenário mas com 4 links, utilizei um load balance R480T+, funcionou tudo certo, botei meu link com maior banda como master mas quando cai ele rapidamente ja troca.

  12. #12

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Citação Postado originalmente por salvador Ver Post
    rimaraujo, Cada link é de 25 megas. somando os 5, serão 125 megas. porem, o ptp é curto,uns 3 km e passa 200 a 300 megas tranquilamente. já fiz isso, quando quando ptp era com antenas menores, mas assim mesmo passava mais de 100 megas, usando apenas 2 links, e mesmo assim gerava um lentidão absurda. Loadbalance, não gostaria de fazer, pois já tive experiencias com isso, e não acho uma coisa muito boa pra provedor, já que tem alguns problemas com paginas de bancos.
    O que você vai usar que passa 300 MB no rádio 3 KM? Cuidado com datasheet. Falar que faz e diferente de fazer.
    Pode informar que equipamento vai usar?

  13. #13

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    NTENA RD-5G30 ROCKET DISH 5GHZ 30DBI na duas pontas e tbm rocket m5

  14. #14
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Jan 2016
    Posts
    74

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    depende onde será feito o balance e de quanto de banda passa no seu enlace se não for fazer balance onde tem a origem do modem vc pode fazer um trunk no mikrotik ou com switch gerenciavel que tambem sairia separados os links

  15. #15

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Deve ter ficado lento porque a rb750 não suporta nada, acho que 30mbs no máximo de pacotes por segundo, ainda mais se ela tiver balanceando, ou seja consumindo processador com várias atividades.

  16. #16

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Citação Postado originalmente por salvador Ver Post
    NTENA RD-5G30 ROCKET DISH 5GHZ 30DBI na duas pontas e tbm rocket m5
    Meu amigo. Nunca que você vai conseguir transportar um link de 300 MB com esses equipamentos.

    Já começamos pela interface do equipamento que é 10/100.
    Agora vamos ao processamento, ele não tem processamento para passar a quantidade de PPS , na hora que começar o tráfego ele vai agachar.

    A RB também não aguenta 300 MB de tráfego.

    Se você conseguir aí 80 MB levante a mão pro céu e agradeça.

  17. #17

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Acredito que isso se dá pela falta de capacitação na área, e começam a achar que 802.11 faz milagres. Pra passar 300Mbps full aqui acabei de adquirir um enlace Huawei para fazer 1+0, se eu fosse perder tempo em passar 300Mbps num 802.11 ou mesmo TDMA/TDD não valeria a dor de cabeça.

  18. #18

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Amigo eu faço isso ai que vc quer fazer, mais com 2 links. é muito fácil. não conheço sua rb, ela tem que ter mais de 5 entradas, uma para rada link(eu não sei criar vlan).
    então vc configura seu PTP(192.168.20.20-21) funcionou? blza, modem 1 = 192.168.1.1, até modem 5 = 192.168.5.1, coloca um hub liga os 5 modens e a antena, do doutro lado liga em outro hub a antena e outras 5 portas dele vc liga nas 5 portas da sua RB. Aqui funciona filé de mais e não fica lento não... recebo um link por um PTP que eu envio o mesmo link já balanceado com outros links kkkkk entendeu a loucura? funciona bastante full, outra coisa caso vc queira melhorar ainda mais isso, em vez de colocar um hub, coloca um switch gerenciavel da tp-link sg-108e coloca cada porta dele enviando apenas para a porta de saida... vai ficar 100%

  19. #19

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Nem que o equipamento realmente suporte 300 mega, em AC e use canal 80MHz, pra passar 300 mega só com 80MHz absolutamente limpo e sinal excelente. 802.11 é facil conseguir abaixo de 100 mega, acima tem q ter as manhas e equipamentos corretos. Com Rocket é IMPOSSÍVEL!

  20. #20

    Padrão Re: Como levar varios links de internet em apenas uma antena?

    Na verdade se ele fizer um balance com duas 1100 e uns 6 a 7 enlaces ele vai conseguir transportar isso. Uma vez ouvi falar de um tal de T Mágico da Gengee, nao sei se funciona, maa ele ligaria dois rádios ma mesma antena. Não vejo outra forma a não ser profissional.