+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvida - Banco de baterias para equipamentos 24v e 127v

    Boa noite pessoal!

    Seguinte, estou com uma dúvida. Estou montando um banco de baterias estácionárias de 24v. O cenário é:

    2x Baterias estácionárias de 12v 70ah ligadas em série (Ou seja, 24v no total)
    1x Fonte Nobreak 24v da Volt, para carregar as baterias
    1x Régua POE 10 portas, para ligar os equipamentos 24v

    A dúvida cruel que estou é como ligar o equipamento de 127v neste banco? (A resposta pode ser simples, mas não manjo muito dessa parte). Meus equiapamentos de 24v são RBs e Rádios e o equipamento de 127v é um PC com fonte de 300Whatts.

    Falaram pra mim que nesse cenário, vou precisar de um inversor de 24v para 127v. Tem como eu ligar a régua POE e o inversor na mesma saída da fonte nobreak?

    Obrigado desde já pessoal!

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida - Banco de baterias para equipamentos 24v e 127v

    Você pode. Apesar de não ser o recomendado. Saída de consumidor é diferente de entrada de banco de bateria.
    Basta colocar o plug alimentação com pólo positivo no centro.

    Agora em relação ao servidor. Não. Não terá como ligar a não ser que você compre uma fonte 12 V ou 24v para o computador. Ou um inversor de 24 para 127v

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida - Banco de baterias para equipamentos 24v e 127v

    Se seu servidor for servidor mesmo você pode pedir ele com fonte 48v.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida - Banco de baterias para equipamentos 24v e 127v

    Na verdade é um Desktop com Fonte ATX. É para rodar o MKAUTH.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida - Banco de baterias para equipamentos 24v e 127v

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Você pode. Apesar de não ser o recomendado. Saída de consumidor é diferente de entrada de banco de bateria.
    Basta colocar o plug alimentação com pólo positivo no centro.

    Agora em relação ao servidor. Não. Não terá como ligar a não ser que você compre uma fonte 12 V ou 24v para o computador. Ou um inversor de 24 para 127v
    Já vi o pessoal ligar duas réguas POE na saida consumidor da fonte nobreak. No meu caso, em vez de duas réguas POE, vai ser uma régua POE e um inversor. Dá certo?

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida - Banco de baterias para equipamentos 24v e 127v

    O nobreak iria tentar carregar as baterias, ele ia induzir a fonte da Volt a achar que as baterias já estão carregadas.

    Então se fizer isso teria que deixar o nobreak apenas como inversor (E tem inversor próprio pra isso, tipo digamos esse: http://produto.mercadolivre.com.br/M...v-110v-usb-_JM ), ou então usar um diodo pra isolar tudo.

    Inversor ligado 24x7 nesse caso ia comer vida útil da fonte Volt a toa, não recomendo fazer isso já que tem energia elétrica do lado.

    Pra ligar nobreak com diodo ficaria assim:
    https://under-linux.org/attachment.p...6&d=1426171395
    Só que com a fonte da Volt ao invés do controlador solar com painel.

    E o diodo pra aguentar uns 120-150W de consumo do nobreak (quando acabar a eletricidade) seria um desse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-ou-50pf8-_JM
    Ele esquenta, então teria que colocar numa placa dissipadora (Qualquer pedaço de alumínio de 5x15cm) isolada do positivo e do negativo (Sem encostar na lataria do rack aterrado). Ele tem silkado na lateral aquele símbolo com um flecha como na imagem, é só colocar no sentido certo.

    Mantém o nobreak com as 2 baterias internas originais, e coloca esse diodo vindo do banco externo isolado por diodo, assim o nobreak carregará as baterias internas (E ele precisa baterias internas porque a maioria faz uma auto-checagem das baterias quando liga), mas quando acabar a eletricidade ele vai descarregando as bat. internas junto com as externas.

    Pra um server simples um nobreak de 600 ou 700VA serviria, mas nobreak que opera com 24V geralmente é grande, agora só lembro dos TSShara de 1200 e 1400VA que são 24V e não custam um absurdo, mas ainda assim custam caro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...t-ts-shara-_JM
    (Deve ter nobreak AC que opera com 24V e seja mais barato, eu é que não lembro agora. E pode comprar usado também, sem problemas, alimentar 1 desktop meio comum (A fonte ATX é de 300W, então provavelmente o hardware fica abaixo de 150W de consumo médio, talvez 180W de pico) é coisa simples pra nobreak, fonte ATX minimamente boa tolera ruído e variação lenta na tensão, não são afrescalhadas com muita coisa)

    Eu não usaria inversor nesse caso, inversor vai ter rendimento de 80% o tempo todo e trabalhar quente (Terá que comprar um de R$ 500 se quer durabilidade, os baratos são pra uso eventual) então vai durar pouco. Nobreak AC isolado com diodo não vai consumir nada das baterias, e vai operar a maior parte do tempo direto com AC rumo ao computador, rendimento de praticamente 100%. Esses 20% de diferença (E mais a diminuição de vida útil, e mais o rendimento da fonte Volt tendo que alimentar o inversor) talvez representariam R$ 30 a mais na conta mensal de luz, ou seja, em menos de 1 ano paga a diferença de preço entre inversor e nobreak+diodo+cabo.

    Diodo é tranquilo usar, ele é um "direcionador", aquela seta indica o lado pra onde circula energia. No sentido A>B circula, mas no sentido B>A não circula, então o nobreak não carregaria as baterias externas (Senão ele iria enganar o leitor de tensão da fonte Volt e vice-versa, teria carga bem lenta ou mesmo não teria 100% de carga nunca) mas quando acabasse a energia da tomada ele consumiria energia das baterias externas. Diodo de 10A acho pouxo (10A*24V=240W), teria que ser diodo de uns 20A pra cima, mas geralmente os diodos de 50 ou 95A são mais baratos, nesse caso pode aumentar a capacidade máxima de corrente que o componente aguenta, pode usar até diodo de 95A sem problemas, precisa dissipador de calor igual (Qualquer lada com um furo no meio) mas não é tão complicado, é só saber que a lata não pode encostar no negativo (lataria) dos equipamentos.

  7. #7

    Padrão

    Aqui eu utilizo um "servidor" com i5 de 3ª geração, 16GB de memória, um ssd de 60GB + HD de 500GB. O servidor roda o Xenserver com 4 máquinas virtuais, entre elas MKauth, monitoramento de rede, DNS Server e uma máquina de testes.
    Para montar um nobreak DC eu utilizei uma fonte nobreak de 12V 20A (antes usava uma CCN de 12V 8A ) e uma bateria de 70Ah. O pulo do gato é não utilizar inversor e fazer a ligação utilizando uma fonte ATX DC-DC. A minha é uma M2 ATX:
    http://www.mini-box.com/M2-ATX-160w-...C-Power-Supply
    Como a fonte possui alimentação de 12V não se faz necessário qualquer tipo de inversão. Na função nobreak a energia flui diretamente da bateria para a fonte, praticamente eficiência de 100%.
    A última vez que testei a solução, consegui 23hs de autonomia em utilização cotidiana (a Bateria de 70Ah chegou em 11V e resolvi parar o teste).

    Meu Server esta com uptime de 99 dias e até agora sem problemas, desliguei apenas uma vez para organizar cabos. Sei que é uma tremenda gambiarra e que existem soluções profissionais para isto. Mas o custo benefício é imbatível, estou utilizando peças que estavam paradas aqui. A fonte nobreak é uma de rádio amador que me custou R$ 300 no mercado livre e esta superdimensionada. No caso do meu server a fonte CCN de 12V 8A atendia perfeitamente e com folga de corrente, uma vez que CPUs modernas são muito eficientes e adequam a sua potência e consumo energético de acordo com a demanda.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LuizResident Ver Post
    vi um vídeo que se encaixa parecido com oque você procura



    oque ele usa no computador

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...w-mini-itx-_JM
    Na época eu me baseei neste vídeo para montar o meu sistema. Só tem que ter cuidado com a demanda de energia, a CPU do vídeo é um AMD A4. Eu só não gosto de usar fonte industrial e controlador de carga, porque dificilmente a fonte consegue os 13,8V para flutuar as baterias. Outro problema é que quando o controlador vai carregar a bateria ele utilizada toda a corrente disponível até a resistência interna da bateria aumentar.

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida - Banco de baterias para equipamentos 24v e 127v

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Aqui eu utilizo um "servidor" com i5 de 3ª geração, 16GB de memória, um ssd de 60GB + HD de 500GB. O servidor roda o Xenserver com 4 máquinas virtuais, entre elas MKauth, monitoramento de rede, DNS Server e uma máquina de testes.
    Para montar um nobreak DC eu utilizei uma fonte nobreak de 12V 20A (antes usava uma CCN de 12V 8A ) e uma bateria de 70Ah. O pulo do gato é não utilizar inversor e fazer a ligação utilizando uma fonte ATX DC-DC. A minha é uma M2 ATX:
    http://www.mini-box.com/M2-ATX-160w-...C-Power-Supply
    Como a fonte possui alimentação de 12V não se faz necessário qualquer tipo de inversão. Na função nobreak a energia flui diretamente da bateria para a fonte, praticamente eficiência de 100%.
    A última vez que testei a solução, consegui 23hs de autonomia em utilização cotidiana (a Bateria de 70Ah chegou em 11V e resolvi parar o teste).

    Meu Server esta com uptime de 99 dias e até agora sem problemas, desliguei apenas uma vez para organizar cabos. Sei que é uma tremenda gambiarra e que existem soluções profissionais para isto. Mas o custo benefício é imbatível, estou utilizando peças que estavam paradas aqui. A fonte nobreak é uma de rádio amador que me custou R$ 300 no mercado livre e esta superdimensionada. No caso do meu server a fonte CCN de 12V 8A atendia perfeitamente e com folga de corrente, uma vez que CPUs modernas são muito eficientes e adequam a sua potência e consumo energético de acordo com a demanda.
    ótima solução eu tenho uma parecida a isto
    peguei uma fonte normal ATX e fiz removi a parte do AC até chegar no estagio onde a energia estaria em 24 dc ai só alegria