+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RBs interconectadas só se comunicam com VLAN

    Pessoal,

    Tenho um problema com duas RB750GL interconectadas pela ether5 de ambas, modulando em 1Gbps normalmente: atribuo IP nas duas RBs e elas não se comunicam. Não respondem ping da outra RB, nem ficam acessíveis por Telnet/Winbox/SSH/Web (ou seja, nenhuma comunicação em camada 3), mas por MAC Telnet eu consigo entrar, a partir de uma RB, na outra. Vejo na tabela ARP que o IP do outro lado aparece lá normalmente, bem como aparecem no Neighbors Discovery.

    Já se eu criar uma VLAN entre as duas RBs, ainda na ether5, e atribuir os IPs nela, há comunicação sem problemas. MTU e L2MTU estão normais nos dois lados, ARP habilitado, não há bloqueios no firewall, as portas não fazem parte de grupo de switch nem bridge, não há entradas ARP estáticas, enfim... não encontrei coisa alguma errada; até exportei toda a configuração de ambas RBs e analisei tudo.

    Alguém tem ideia do que seja isso? Está funcionando agora com VLAN, mas quero entender o problema. Talvez não esteja analisando algo...

  2. #2

    Padrão Re: RBs interconectadas só se comunicam com VLAN

    Parece problema de ARP, verificou como está a configuração de ARP em cada interface? Já vi casos assim por causa do uso do proxy-arp.

  3. #3

    Padrão Re: RBs interconectadas só se comunicam com VLAN

    Está habilitado (enabled, não proxy-arp, reply-only nem algum outro) nos dois lados e os IPs aparecem na tabela ARP das duas RBs normalmente.