+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb 2 Dedicado sem Balance

    Pessoal, e o seguinte, estava tentando jogar youtube e algumas paginas de vídeo @dult@s para o segundo link dedicado.
    Porem o que era pra ser de certa forma fácil ta se complicando.

    tentei fazer isso por layer7/filter/mangle adicionando as paginas, exemplo: name: youtube Regexp: site1.com|site2.com|site3.com ai usava o filter para adicionar os IP em Address-List e com o mangle marcava a conexão e em router jogava no link2.

    ate ai tudo certo, porem ele não ficou legal, ai resolvi pegar as 500+ range de IP do Google/Youtube e remover o layer7/filter e ficar só no mangle/address-list porem aparentemente não esta legal também.

    Eu não sei se e pelo horário (00:50) e ter poucos usando, mais raramente o Link2 chega aos seus 10Mb, irei testar amanha na hora do almoço pra ver como fica pois e um dos horário que bate 50Mb de uso fácil no Link1.

    Vou deixar aqui a lista de todos os range do google/youtube realmente todos. https://pastebin.com/YKUXm6tE

    Agora a questão mesmo, aqueles que usam 2 Dedicado, porem sem Balance, poderiam dar uma luz.
    Eu não queria ter que fazer um balance pra funcionar direito isso, pois o Link2 e uma banda reservada que deixava para backup remoto de um VPS que foi desativado, e queria jogar só algumas paginas para ele de uma forma sem ter que fazer LB, só para dar uma diminuída do principal.

    Ficaria grato se alguém pudesse dar umas ideias.

  2. #2

    Padrão Re: 2 Dedicado sem Balance

    Uma lista desta estática amanhã já é inútil. Uma informação valiosa seria métodos pra gerar a lista. Até pra que nós possamos avaliar sua eficiência e acertividade.

  3. #3

    Padrão Re: 2 Dedicado sem Balance

    Como o Google tem vários CDNs espalhados pelo mundo, essa lista se torna inútil. Cansei de falar isso aqui no fórum, serviços como Google, Netflix, Facebook e Akamai não compensa ficar atrás de listas de internet.

  4. #4

    Padrão Re: 2 Dedicado sem Balance

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Uma lista desta estática amanhã já é inútil. Uma informação valiosa seria métodos pra gerar a lista. Até pra que nós possamos avaliar sua eficiência e acertividade.
    realmente, não e muito útil, captura muito pouco e olha que ai tem TODAS as RANGE se você dar um ping no youtube e pesquisar a range na lista ele estará la, porem não redirecionada quase nada.

    --- Edit ---
    E o trem não funciona nem por script, adicionei mais 20 range que passa pela Brasil Telecom e tals porem também sem muito sucesso.

    O jeito e desistir por em quanto hehe, redirecionei 40 clientes pro segundo link, agora pesquisar um pouco mais. Depois edito pastebin com as ultimas range, acredito que não existe mais range nenhuma, pois deu range pra p@#@.
    Última edição por offzinho; 18-06-2017 às 22:12. Razão: Google 3 eu 0, ainda te pego.

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 2 Dedicado sem Balance

    Citação Postado originalmente por offzinho Ver Post
    Pessoal, e o seguinte, estava tentando jogar youtube e algumas paginas de vídeo @dult@s para o segundo link dedicado.
    Porem o que era pra ser de certa forma fácil ta se complicando.

    tentei fazer isso por layer7/filter/mangle adicionando as paginas, exemplo: name: youtube Regexp: site1.com|site2.com|site3.com ai usava o filter para adicionar os IP em Address-List e com o mangle marcava a conexão e em router jogava no link2.

    ate ai tudo certo, porem ele não ficou legal, ai resolvi pegar as 500+ range de IP do Google/Youtube e remover o layer7/filter e ficar só no mangle/address-list porem aparentemente não esta legal também.

    Eu não sei se e pelo horário (00:50) e ter poucos usando, mais raramente o Link2 chega aos seus 10Mb, irei testar amanha na hora do almoço pra ver como fica pois e um dos horário que bate 50Mb de uso fácil no Link1.

    Vou deixar aqui a lista de todos os range do google/youtube realmente todos. https://pastebin.com/YKUXm6tE

    Agora a questão mesmo, aqueles que usam 2 Dedicado, porem sem Balance, poderiam dar uma luz.
    Eu não queria ter que fazer um balance pra funcionar direito isso, pois o Link2 e uma banda reservada que deixava para backup remoto de um VPS que foi desativado, e queria jogar só algumas paginas para ele de uma forma sem ter que fazer LB, só para dar uma diminuída do principal.

    Ficaria grato se alguém pudesse dar umas ideias.
    ASN

  6. #6

    Padrão Re: 2 Dedicado sem Balance

    Vamos por partes:

    - Não adianta você pegar uma lista com todos os IPs do Google, Facebook e YouTube, há CDNs locais e vocês terão um trabalho a mais para conseguir
    - Nesse caso de aplicação o que você precisa é PBR, mas ser AS não é obrigatoriedade

  7. #7

    Padrão Re: 2 Dedicado sem Balance

    Eu divido por clientes um range de IPs meus eu mando pra um lado outro pra outro lado. E acredito que quem tem As também faz assim anuncia um range de IPs por um link outro por outro.

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 2 Dedicado sem Balance

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Eu divido por clientes um range de IPs meus eu mando pra um lado outro pra outro lado. E acredito que quem tem As também faz assim anuncia um range de IPs por um link outro por outro.
    sim faz isto mesmo, porém de uma forma mais dinâmica, não precisa se preocupar com redundância, vc consegue otimizar melhor isto com ASN
    como o amigo falou ASN não é obrigatório mais todo provedor deveria de ter o seu

  9. #9

    Padrão Re: 2 Dedicado sem Balance

    Eu citei que o ASN não é obrigatório para fazer PBR, mas também concordo com a afirmação de que todo provedor deveria ser AS.

  10. #10

    Padrão Re: 2 Dedicado sem Balance

    Eu tenho AS nem comentei pois não achei pertinente. Pra que ter AS? Para poder pedir seu próprio IP, pra poder fazer balance desses IPs por rotas diferentes.

    Por muito tempo eu usava um /24 que meu provedor me deu. Não precisava de outro link, inclusive era mais barato ter só o link deste provedor até que atingi o limite do rádio que ele me forneceu.
    Mas redundancia? Esse meu provedor era muito sério e tem gerador nas torres que me mandava o link, rádio licenciado com licença. Do meu lado banco de baterias bem dimensionado e proteção das torres.
    Quando contratei o outro link tive muita dor de cabeça com o fornecedor novo.

    Mas voltando o meu /24 seria importante eu ter feito cgnat certinho. Acho importante mesmo é o provedor Identificar corretamente seus clientes. Com As ou sem AS.
    Hoje tenho 3 links com bgp e roteio um /24 ora cada lado, pois tenho um /22. No meu primo link ainda uso os IPs do meu provedor pra economizar os meus.