Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    O Luciano falou num de seus videos q o modulo LAN custa 80 reais.

  2. #22

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Não é grande a cidade. Tem aproximadamente quase 15000 habitantes. Olha a minha meta era chegar em pelo menos uns mil assinantes. Aqui tem 3 provedores um utiliza UTP e já está migrando p fibra o outro utiliza rádio e tem um que não está operando mas vai utilizar fibra também. O centro da cidade é bem pequeno.

  3. #23

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @delegato , nos vídeos do XWave Metro me parece que foi pensado também na questão da queima de portas nos SW. Tanto que os SW deles quando queima uma porta é só trocar um módulo. O SW continua.
    Não me pergunta o preço do módulo pois o que sei é só a teoria que foi explanada. Como tudo na vida a teoria é uma coisa e a prática nem sempre é a mesma.

    Por isso que não posso condenar o Xwave Metro nem elogiar. Meus comentários se apegam somente a questão da proposta. Caso haja "furos" seria bom expor mesmo.
    Dá uma olhada lá e depois por favor comente algo positivo ou negativo para enriquecimento de todos nós.
    Amigo a rede XWave Metro tem as seguintes vantagens no meu entendimento:

    1 Não necessitar de máquina de fusão
    2 Uso de cabo drop (lançamento simples e rápido).
    3 Baixo custo para ativar o cliente já que é via UTP (nada de onu, nem mesmo na rua!).
    4 Alimentação reversa do sistema.
    5 Voce pode cascatear para direita e esquerda fazendo jamper na placa, (no caso perderia a garantia ao abrir o equipamento)
    ___________________________________________________________________________

    As desvantagens no meu entendimento são as seguinte:

    1 O equipamento que recebe a fibra e dar seguimento na mesma ( duas portas spf) necessita de estar alimentado constantemente ou seja se parar um ponto para tudo! se queimar um ponto para tudo daí a frente, como na rede cabeada!.
    Na rede híbrida (pacPon) cada pac trabalha individualizada já que a retransmissão da fibra é feita por um spliter 1/2 ou seja se um pacpon parar ou estiver desligado pq não tem ninguém online tudo segue naturalmente pois é passivo o spliter repassa os dados.

    2 Ficar dependendo de uma única empresa, vai que eles desistem desse sistema no futuro como ficara para ampliar ou trocar alguma coisa queimada ou com defeito?, A CIANET trabalhava com o HPNA a um tempo atrás e desistiu, o que será que fazem hoje os provedores que precisam de algum equipamento HPNA?
    Da para fazer um sistema barato e parecido usando conversores de mídia pq na verdade o Xwave metro ao meu entender nada mais é que um ptp em fibra, ou seja um conversor equipado com switch! você pode fazer avulso, um ptp com conversor de mídia e por um switch para distribuir, alimentando tudo passivamente, só que corre o mesmo risco de se parar um ponto parar tudo, e tem a mesma vantagem cima de poder cascatear pros dois lados usando switchs, então em ambas as formas as caixas onde chegam a fibra podem estar bem distantes...

    3 A um tempo atrás idealizei uma rede pacpon usando cabo drop, no caso sairia com 4 cabos um para cada rua, porém não cheguei a calcular as percas mais aqui a cidade é minúscula dava para fazer pequenas ilhas como cabo drop, assim o sistema seria híbrido, com spliter 1/2 desbalanceado, e não teria o risco de se parar um pacpon parar tudo!, e iria por os pons a cada 5 postes, e nesses pons sairiam para pacswitch cascata para direita e esquerda ou seja uma ONU para 3 switchs, nesse caso teria um risco de caso parar um pacpon pararia na verdade 3 caixa, mais isso reduziria bastante as ONU na rede, e o custo para ativar os cientes na rede ficaria bem mais baixo do que esse xwave metro.
    No futuro penso em tentar estudar melhor essa ideia minha se for viável, posso por em prática para ter um gás e assim mais adiante poder comprar maquina de fusão, equipamentos de ancoragem, caixas, spliters, fo de 12 vias, e também as ONU que muitas deveram ser comodato, a parte da fibra ftth, que acho complicada é na questão de derivar as fibras por rua e etc.

    Como aqui a cidade é muito pequena acho mesmo com fibra ftth, não vislumbro planos maiores que 15Mbs tão cedo, pois o poder aquisitivo é pequeno, o povo prefere sempre a menor banda possível, desde que seja a mais barata, na verdade com o passar dos anos como a velocidade vai ficando obsoleta, eu naturalmente faço atualização nos planos sem cobrar nada a mais..

    Queria comprar uma OLT de 1 porta GPON (mais não conheço nenhuma) qualquer coisa vou por uma GEPON mesmo já que não seria FTTH, no futuro so trocar as ONU e a OLT, não teria centenas de clientes para trocar.

  4. #24

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    companheiro, se vc esta com algum dinheiro inicial pra investir, eu recomendo tentar iniciar em outro ramo, eu vendi meu provedor em 2015, e acho que foi a melhor coisa q eu fiz, esse ramo consome muito da gente, sem contar que o investimento é constante, e tambem a tendencia é que os provedores regionais crescam mais e mais obtendo poder aquisitivo de link com preços melhores e logo eles vem cobrindo as sombras de areas de atendimento, nesse tempo eu pude confirmar que varios tipos de negocio rendem mais lucro do que um provedor com media de 800 assinantes e sem as dores de cabeça com link, anatel, aluguel de repetidores, tecnicos subindo em torres, veiculos, consultorias, investimentos mensais em novos equipamentos, chuva, postes, interferencia..... percebi que uma lojinha de 20mt/2 produtos eletronicos importados pode lucrar tanto quanto um provedor desse porte que mencionei acima e sem essas responsabilidades, se vc acertar o ponto comercial bom tenho certeza que pode ser melhor, pois eu sai do ramo de provedores pq vi que nao da pra ficar sendo pequeno pra sempre, e pra crescer com provedor tem que ter muita disposição, empenho e cascalho pra investir

    tem um amigo comerciante que tem uma loja de eletronicos aqui perto e a loja dele vendem em media 2500 á 3500 por dia em produtos importados onde a media de lucro é 100%, pagando apenas aluguel, contador e 2 funcionarios e despesas diversas nao chegam nem aos pés do que gasta um provedor

  5. #25

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    @delegato, grato por suas considerações... Concordo plenamente com a questão da energia.

    Por isso que já comentei em outros tópicos sobre a necessidade de prever quedas de energia. Realmente é perigoso quando se trabalha com a lei das probabilidades. Sendo em cada caixa 15 assinantes tem que se precaver com algum nobreak.

    A questão do fabricante é realmente de se pensar. Eu não tinha me atentado para este detalhe. Apesar de que o sistema deles me pareceu bem aberto.

    Não é só a sua cidade, mas a vasta maioria das cidades brasileiras estão no mesmo patamar. Pequenas e sedentas de internet.

    Eu ainda acho que uma rede hibrida é o caminho para os pequenos. O pacpon da Fitnetwork por exemplo é bem viável, apesar de exigir um pouco mais

    Eu não tenho mais provedor. Também vendi... Mas gosto de acompanhar o ramo.

  6. #26

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Bom sobre a metro e energia.
    - todas as portas podem sem alimentadas ao msm tempp de 12 a 56v tudo misturado
    - Para uma caixa nao para tudo pode se fazer anel ou topologia com caixa independente!

  7. #27

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Bom sobre a metro e energia.
    - todas as portas podem sem alimentadas ao msm tempp de 12 a 56v tudo misturado
    - Para uma caixa nao para tudo pode se fazer anel ou topologia com caixa independente!
    Realmente se a rede tiver em Anel nao tera problemas, e qui aqui nao pretendo fazer anel, pelo menos por enquanto....
    Porque todo mundo ta vendendo provedor para provedor regional? eu previ isso e comentei em um topico, acho que em se falando em cidades pequenas, menos de 50 mil habitantes, acho que daqui 5 anos vai ser dificil provedor local sobreviver concorrendo com regionais que ja estao ate no ptt sp, se os pequenos nao se unirem a tendencia e a venda.

  8. #28

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Realmente se a rede tiver em Anel nao tera problemas, e qui aqui nao pretendo fazer anel, pelo menos por enquanto....
    Porque todo mundo ta vendendo provedor para provedor regional? eu previ isso e comentei em um topico, acho que em se falando em cidades pequenas, menos de 50 mil habitantes, acho que daqui 5 anos vai ser dificil provedor local sobreviver concorrendo com regionais que ja estao ate no ptt sp, se os pequenos nao se unirem a tendencia e a venda.
    Sim isso é fato, nossa regiao ta passando por algo semelhante. Aqui alem de buscar o link a 180km com huawei e tera-radio agora vou ter que subir 2+0 e montar mais 2 torre em busca de uma melhor oferta pois a operadora ta salgado de mais.

  9. #29

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Citação Postado originalmente por andersonmmatos Ver Post
    Quanto vc paga de aluguel por poste ? Tem que pagar o aluguel onde não tem caixa onde só passa o cabo ?
    Alguém sabe dizer quanto a CEMIG cobra por poste no estado de Minas Gerais? Já ouvi falar que a CEMIG é muito rigorosa.

  10. #30

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Vejo esse lance de FTTH em muitas regiões, puro modismo. Muitos locais não possuem densidade suficiente para justificar o investimento em infra e mão de obra de fibra. Aconselho o colega verificar a satisfação dos clientes que usam a fibra pois, muitos pensam que lançar a fibra no poste é o suficiente para resolver os problemas de link, infra de servidores, configuração de servidores... A fibra é o meio de transmissão... coloque merda nela que vai entregar merda. Conheço vários casos em que o provedor investe em fibra, convence seu cliente pra migrar e com muitas promessas, ainda cobra pela migração e... o cliente vê que fez uma besteira pq só a fibra não faz milagres... Minha opinião é: Verifique a satisfação do cliente do seu futuro concorrente pois, muitas vezes você terá o seu melhor vendedor no seu concorrente. Invista no que você pode... fibra é melhor meio de transmissão de dados mas... tem a fibra que rompe porque um caminhão passou e levou ela junto, o poste caiu, o concorrente cortou, uma fusão deu problema, um conector danificou... qq tecnologia tem seus prós e seus contras. Se vc tem bala na agulha sobrando... e é sobrando muito... vai na fibra, já é um marketing pesado pq esse lance de cobrar instalação já era. Como vc vai estar começando... dá pra trabalhar tranquilo com planos de até 10M no rádio pois a tecnologia a rádio melhorou muito e, com a debandada de provedores para a fibra, o espectro melhorou. Se vc tem concorrente na região que migrou pra fibra, faça uma análise visual... olhe para as caixas dele e veja a ocupação delas... na maioria dos casos, o provedor é obrigado a vender planos a partir de 5M para viabilizar o investimento na fibra e nem todo mundo quer pagar a mais... Boa escolha e sucesso... provedor ainda é um bom negócio, desde que bem montado e administrado... dor de cabeça qq negócio vai dar, se você tem o verme na veia manda ver, se não tiver, não entre.

  11. #31

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Entre R$ 8,00 e R$ 9,00 por poste.

  12. #32

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Citação Postado originalmente por macewindu Ver Post
    Entre R$ 8,00 e R$ 9,00 por poste.
    Mas a fiscalização é rigorosa, ou da algumas brechas. Por exemplo eu trabalho aqui no RJ, em algumas cidades os provedores pagam por um poste e utiliza 10 sem pagar.

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  13. #33

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Citação Postado originalmente por labrbomfim Ver Post
    Vejo esse lance de FTTH em muitas regiões, puro modismo. Muitos locais não possuem densidade suficiente para justificar o investimento em infra e mão de obra de fibra. Aconselho o colega verificar a satisfação dos clientes que usam a fibra pois, muitos pensam que lançar a fibra no poste é o suficiente para resolver os problemas de link, infra de servidores, configuração de servidores... A fibra é o meio de transmissão... coloque merda nela que vai entregar merda. Conheço vários casos em que o provedor investe em fibra, convence seu cliente pra migrar e com muitas promessas, ainda cobra pela migração e... o cliente vê que fez uma besteira pq só a fibra não faz milagres... Minha opinião é: Verifique a satisfação do cliente do seu futuro concorrente pois, muitas vezes você terá o seu melhor vendedor no seu concorrente. Invista no que você pode... fibra é melhor meio de transmissão de dados mas... tem a fibra que rompe porque um caminhão passou e levou ela junto, o poste caiu, o concorrente cortou, uma fusão deu problema, um conector danificou... qq tecnologia tem seus prós e seus contras. Se vc tem bala na agulha sobrando... e é sobrando muito... vai na fibra, já é um marketing pesado pq esse lance de cobrar instalação já era. Como vc vai estar começando... dá pra trabalhar tranquilo com planos de até 10M no rádio pois a tecnologia a rádio melhorou muito e, com a debandada de provedores para a fibra, o espectro melhorou. Se vc tem concorrente na região que migrou pra fibra, faça uma análise visual... olhe para as caixas dele e veja a ocupação delas... na maioria dos casos, o provedor é obrigado a vender planos a partir de 5M para viabilizar o investimento na fibra e nem todo mundo quer pagar a mais... Boa escolha e sucesso... provedor ainda é um bom negócio, desde que bem montado e administrado... dor de cabeça qq negócio vai dar, se você tem o verme na veia manda ver, se não tiver, não entre.
    Concorrente aqui fibrou algumas poucas ruas ja tem quase 6 meses e as caixinhas nos postes quase tudo vazias, com no maximo 1 ou 2 assinantes

  14. #34

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Oque mata maiora dos provedores e se preocupar com oque concorrencia vai/pensa em fazer ao invez de cuidar da propria rede. Fica ai a dica!

  15. #35

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    e se ficar imaginando que vai contratar X postes e ocupar 10 x X postes, é colocar o futuro e a segurança da empresa em cima de malandragens e gambiarras.

  16. #36

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Oque mata maiora dos provedores e se preocupar com oque concorrencia vai/pensa em fazer ao invez de cuidar da propria rede. Fica ai a dica!
    Mermão, vc vai pra guerra. vai pra um jogo de futebol, vai pra qualquer "batalha" e se preocupa só contigo? Isso é normal, querer saber o movimento as qualidades e fraquezas do seu "inimigo". Isso faz parte de estratégia da "batalha"! Todos aqui sabem muito bem o quão concorrido é nossa área!

    Eu não fico me "preocupando" com o concorrente e bisbilhotando os mesmos o tempo inteiro, esquecendo do meu próprio umbigo, mas que atire aqui a primeira pedra quem trabalha com rádio apenas e não ficou com o c* na mão quando viu seu maior concorrente investindo em fibra? Não minta que ficou de boa e não bateu aquele medo básico de perder sua clientela [ra fibra? Por mais bom q vc seja no radio, o leigo escuta a palavra fibra e parece que colocam mel na boca dele. O máximo que fiz até hj antes foi saber onde meus concorrentes colocam suas torres e a forma ruim que instalam as antenas nos clientes. Observo o erro deles pra não fazer o mesmo. Estudo e aprendo sempre pra não cometer as atrocidades que cometem aqui no rádio e assim vamos caminhando.

  17. #37

    Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Realmente se a rede tiver em Anel nao tera problemas, e qui aqui nao pretendo fazer anel, pelo menos por enquanto....
    Porque todo mundo ta vendendo provedor para provedor regional? eu previ isso e comentei em um topico, acho que em se falando em cidades pequenas, menos de 50 mil habitantes, acho que daqui 5 anos vai ser dificil provedor local sobreviver concorrendo com regionais que ja estao ate no ptt sp, se os pequenos nao se unirem a tendencia e a venda.
    Vejam essa solução apresentada pelo Luciano. Chaveador Optico. Gostei! Agora nem anel precisa mais, da pra fechar varias ruas em zigzag por exemplo com 1FO e sem problema de energia na caixa.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App