Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @rubem,

    a Litebeam AC é MIMO 2x2

    Só a Litebeam M5 é SISO.
    Opa, valeu a correção, não tinha me tocado disso.

    Bom, então um PTPM entre PBE5AC-400 e Litebeam 5AC é coisa pra 10km (27+23dBi, vai ter -55dBm em 10km. AC só funciona com isso ou mais. 15km já cai pra -60dBm, aí só N funciona. E nunca que vou recomendar equipto AC caro, pra usar em N, já que tem equipto N barato).

    PTMP com 10km em data rate alto é raro conseguir na prática, quero ver ter 30 clientes com zona de Fresnel tão limpa (E nesse caso, estarem dentro dos 2 ou 3° de ângulo dessa antena PBE)

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Mas oque é isso???? E como faz??? rsrsrsrsrs....
    Eu gostei mais é da pintura. Vou levar umas zirok velha jogadas num canto, pra um serigrafista dar uma renovada, e vender pra esse uso :-)

    Eu andei fazendo o contrário, tirando zirok velha de PTP e colocando LNB banda KU pra TV mesmo, porque wifi exige antena ALTA, aqui geralmente precisa estar 3 ou 4m acima da casa, e erguer offset 65cm a 4m de altura exige uma estrutura mais cara que uma CPE 5GHz nova, se só meter ferro apoiado no telhado e estaiar, no primeiro vento ela gira, ou dobra e cai quebrando telhas e quebrando a plaquinha do bullet, tanto que estava com um quebrado porque caiu, e fiz essa horrível gambiarra aqui, pra quebrar o galho por umas semanas até que os lerdos Correios trouxessem CPE nova:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC09833.JPG
Visualizações:	107
Tamanho: 	86,8 KB
ID:      	67334
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC09835.JPG
Visualizações:	101
Tamanho: 	53,4 KB
ID:      	67335
    (Não me indiquem ao prêmio Gambiarra de Ouro 2017 porque isso aí já tem 2 anos, só agora que tive coragem de mandar foto, mas já tem tempo. E pior é que funcionou perfeito enquanto ficou no lugar!)

  3. #23

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas a PBE 5AC 400 ISO é pra PTP. E PTP se faz com 2 partes mais ou menos iguais.

    Se vai usar ela pra PTMP, com todos os clientes em linha reta na frente (Empresas ao lado de uma rodovia, por exemplo, uma linha rural, uma curutela pequena que só tem casas ao longo de 1 estrada), ela tem alto ganho então uma Nanobeam 5AC 19dBi vai permitir usar AC até uns 1,5km. Se for usar N, digamos MCS12, dá pra falar em 5km tranquilo! Quanto maior o data rate escolhido, menor a distância, por ter alto ganho num lado, o alcance aumenta, mas não adiantaria ter uma CPE de 9dBi nos clientes (E na verdade equipto UBNT com suporte a AC são poucos, a menor CPE acho que é essa.

    Tá, teria a Litebeam AC, a menor acho que é 23dBi, mas é polarização simples, usar AC mas usar polarização simples é uma gambiarra enorme. Tá, um mini-PTP com Litebeam em AC fica ótimo, a gambiarra seria misturar clientes DP (Nanobeam) e SP (Litebeam) num mesmo AP (PBE 5AC 400, que não foi feita pra ser AP de PTMP, mas que funciona nisso se todos os clientes estiverem naquele ângulo de 2 ou 3° dela).

    Se tiver todos os clientes com Litebeam AC 23dBi, e estiverem milagrosamente dentro do ângulo do AP PBE 5AC 400, dá pra usar AC em 5km, e N em MCS12 por até 15km tranquilo! Mais que isso vai depender da zona de Fresnel limpa, mas que dá pra ter cliente a 20km dá, desde que tenha zona de Fresnel 200% limpa, e use data rate baixo (Comprar equipto caro pra usar data rate baixo é meio que desperdício de dinheiro. Se é pra usar data rate baixo, pra subutilizar o hardware, recomendo um AP mais baratao, velharia tipo Rocket XW com antena direcional 22dBi, ou setorial 19dBi pra atender uma área maior (Se setorial 90° as vezes tem ângulo pequeno, imagina uma antena pra PTP, com 2 ou 3° de ângulo!).
    Realmente, comprei essas antenas pra PTP, mais estou querendo usar para PTMP, pois tenho clientes que ficam na mesma direção do segundo ponto. PONTO A ---- PONTO B <---) (Senho clientes aqui),


    Você esta certo em dizer que não e viável gastar com antena que e PTP para usar de outra forma.

    Qual equipamento você recomenda pra passar 120M?

    A minha rede Esta assim:

    Duas PowerBeam AC 400 ISO fazendo PTP.


    SAI 60 mega daqui---------------------------------------(Mais so chega 20 Mega aqui)
    Modem--->(Rb750gr3)---> (Ponto A) -- (Ponto B)---> (BulletM2HP com Omni).

    já cheguei a pensar que poderia ser a Rb, mais não tenho certeza.


    MEU PTP tem apenas 500M e atende um pessoal no raio de 1 a 2km coisa poca.
    estou querendo mudar para 220M, mais penso que pode ser desperdício tendo em vista que só recebo 20 de 60m.

  4. #24

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Deixa eu ver se entendi.

    Vc tem um link de 60 megas chegando no seu modem e entrando na RB750GR3 mas só estão consumindo 20 megas

    Seu PTP tem 500 metros ou Megas?

    Bom, problema não é no PTP se for 500m. A powerbeam AC passa fácil os 120 megas nessa distância. Seu gargalo está nessa bullet. Mas trocá-la por paineis 5ghz inclui a troca de todas as CPEs.

    Se colocar painel/rádio MIMO, coloca CPEs MIMO também

  5. #25

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Deixa eu ver se entendi.

    Vc tem um link de 60 megas chegando no seu modem e entrando na RB750GR3 mas só estão consumindo 20 megas

    Seu PTP tem 500 metros ou Megas?

    Bom, problema não é no PTP se for 500m. A powerbeam AC passa fácil os 120 megas nessa distância. Seu gargalo está nessa bullet. Mas trocá-la por paineis 5ghz inclui a troca de todas as CPEs.

    Se colocar painel/rádio MIMO, coloca CPEs MIMO também
    Obrigado pela explicação.

    Sim meu PTP e de 500 metros, e elas estão passando 600 megas nessa distancia (Dados) com ping em 1ms, mais todos os clientes conectados ao bullet só recebem no máximo 30 megas de internet.
    Última edição por iPaulocesar; 21-07-2017 às 09:49.

  6. #26

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Bullet dentro do picolé...! Mas que beleza! kkkkkkkkkkkk
    Eu coloco bullet dentro das antenas painel da computech.
    Só eu sei oque tem dentro dos meus painéis!
    kkkkkkkkk

  7. #27

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    #Se colocar painel/rádio MIMO, coloca CPEs MIMO também

    você pode me indicar quais equipamentos ? e quais CPE ? quero usar 3 de 120° 5.8 e ainda pretendo continuar usando 2.4 ghz por causa dos clientes que gastaram (e isso ainda vai fazer um ano, por isso me coloco na obrigação de não migrar de uma vez só para o 5.8).

    qual equipamento devo usar para acabar com esse "gargalo ?"

    OBS: alguns clientes usam (Multilaser 300 Mbps Bivolt Re163) e recem 15megas, pois estão a uns 100 metros da antena, qual equipamento comprar para que eles possam continuar usando esses equipamentos e ter um bom desempenho na internet (no caso os 60 megas inteiro) (outros usam Tplink Cpe Externo)

  8. #28
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Eu fico olhando esse pessoal falando parece que estão fazendo uma salada de frutas....kkkk Se for pra misturar marcas então não faz diferença qual vai usar se vai usar 802.11 qualquer marca aceita... Agora a pergunta do nosso amigo é simples, ele disse que vai usar MK de AP então use MK de cliente também, afinal se você tem algumas opções a mais no AP para que vai colocar um cliente LIXO por diferença de alguns reais? O pessoal aqui fala apenas sobre o protocolo proprietário e blablabla .... falem que se vc usar qualquer LIXO no cliente ele vai travar, não terá controle nem estabilidade.... Falem que só o Mikrotik tem um Firewall de verdade diferente daquelas tabelinhas vagabundas dos concorrentes que parece até um AP Router de 1998. Penso que, ou vocês não usam configurar nada no firewall ou não sabem como fazer...

    Amigo, se quer uma resposta simples vá pela lógica, abra a interface Winbox do mikrotik e a interface web de outra marca e compare as opções que você tem e ai você verá com seus próprios olhos que não tem nada a ver com protocolo de transmissão e sim com a qualidade do software!