Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket M5

    Trabalho com planos de 1 a 5mb e mantenho máximo de 35 clientes por Rocket M5. Distância de até 2km.
    Cada torre tem 4 Setoriais Am-5g-17-90, ou a Am-5g-20-90 em alguns casos.

    Mas surge a demanda de mais clientes em um mesmo POP, qual a melhor opção:
    - Substituir o Rocket M5 por Rocket Titanium que supostamente suporta mais clientes? (Nunca usei Titanium)

    - Mudar as Setoriais para um angulo mais fechado, 60 graus e assim usar 6 setorias com Rocket M5 pra fechar os 360?
    (Pelo que li teria que ser Setorial Titanium pra ficar 60 graus, tem outra mais em conta?)

    - Usar mais 4 Setoriais de 90 com Rocket M5, afastando uns 2mt das atuais, ficando 8 Setoriais com Rocket m5 na mesma torre?
    (Sabendo que a rede ja esta saturada no local, definir essas 8 frequencias distintas e boas de trabalhar seria difícil)

    - Uma outra possibilidade da experiencia dos senhores?

    Desde já agradeço quem tiver esse tempo de compartilhar sua experiencia.

  2. #2

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    seria interessante, você conectar os clientes mais próximos do pop, via cabo.

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Você pode usar setoriais com ângulo mais fechado (UBNT tem uma ótima antena AM5G4522 que usamos) como a UBNT e também Algcom, dessa forma você pode colocar mais setoriais na torre.

    Em questão de rádio Rocket Titanium tem um chipset muito antigo, pelo valor hoje você investe em Rocket AirPrism AC com GPS ou também as RB921 da MK, que dão um ganho de desempenho em qualquer rádio da categoria.

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Não trabalho com pop ptmp mas "eu" colocaria mais rádios com frequências diferentes. Evitaria ter de reconfigurar CPEs.

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Substitui seus Rockets M5 por Rockets AC lite.
    Atualize-os para a ultima versão, e criei uma rede mista... ac e m5.

    Obs: As Cpes e os Rockets Ac tem que estar na ultima versão pra funcionar.

    Vantagem: Suporta mais clientes, e você vai pagar barato na CPE Litebeam Ac.

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Tem uma versão do Rocket AC que é só para PTP, não é essa Lite?

    Você garante pra nós que trocando todos os M5 para AC os meus problemas acabarão? É um investimento alto, mas se você dá 100% de garantia, porque não confiar né?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Tem uma versão do Rocket AC que é só para PTP, não é essa Lite?

    Você garante pra nós que trocando todos os M5 para AC os meus problemas acabarão? É um investimento alto, mas se você dá 100% de garantia, porque não confiar né?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    o amigo Jonas MT aqui do fórum colocou 55 clientes no rocket ac lite.

    Eu to comprando os AC gen 2 pra substituir os M5 lotados.

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Citação Postado originalmente por NETSEG Ver Post
    o amigo Jonas MT aqui do fórum colocou 55 clientes no rocket ac lite.

    Eu to comprando os AC gen 2 pra substituir os M5 lotados.
    Ja esta em 62 com planos de 1 a 5mb trafego em horario de pico em 45mb. Ja pedi minhas gen 2 e aguardando gps na linha M5 pois linha Ac ja esta rodando

  9. #9

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Só uma duvida boba por falta de experiencia. O rocket ac só trabalha com ubiquiti? Ou também aceita mikrotik.

  10. #10

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Citação Postado originalmente por oliari Ver Post
    Só uma duvida boba por falta de experiencia. O rocket ac só trabalha com ubiquiti? Ou também aceita mikrotik.
    Não sei como estão as últimas versões mas quando fiz um teste na 7.3, não dava para desligar o airmax, então acredito que só funcionava com ubnt

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Sugiro diminuir a largura de banda para 5MHz e aumentar os canais. Nesse caso teria que usar APs com GPS para sincronizar e que nao se interfieram entre eles. Vai obter uma grande vantagem.

  13. #13

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Mas usar canal de 5MHz pode limitar muito o crescimento do setor baseando-se na banda passante. 10MHz já considero suficiente.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  14. #14

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Mas usar canal de 5MHz pode limitar muito o crescimento do setor baseando-se na banda passante. 10MHz já considero suficiente.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Se nao limitar a largura da Banda a probabilidade de ser interferido é bem maior. Com BW=5MHz alcança MCS 15= 32.5 Mbps teorico, Quanta banda acha que consegue gerenciar em simultâneo cada AP?

  15. #15

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Você pode usar setoriais com ângulo mais fechado (UBNT tem uma ótima antena AM5G4522 que usamos) como a UBNT e também Algcom, dessa forma você pode colocar mais setoriais na torre.

    Em questão de rádio Rocket Titanium tem um chipset muito antigo, pelo valor hoje você investe em Rocket AirPrism AC com GPS ou também as RB921 da MK, que dão um ganho de desempenho em qualquer rádio da categoria.
    Vc pode me enviar um link de onde comprar essa Am5g4522?
    Encontrei a am 5ac22 45 deve ser essa que se refere não é?

  16. #16

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Citação Postado originalmente por NETSEG Ver Post
    Substitui seus Rockets M5 por Rockets AC lite.
    Atualize-os para a ultima versão, e criei uma rede mista... ac e m5.

    Obs: As Cpes e os Rockets Ac tem que estar na ultima versão pra funcionar.

    Vantagem: Suporta mais clientes, e você vai pagar barato na CPE Litebeam Ac.
    Não tenho apenas Ubiquit nos clientes


    Percebi que pra usar Ac tenho que usar Airmax e como maior parte da minha rede não é Ubiquit não tenho como fazer isso
    https://forum-pt.ubnt.com/discussion...ras-e-mikrotik

  17. #17

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Ja esta em 62 com planos de 1 a 5mb trafego em horario de pico em 45mb. Ja pedi minhas gen 2 e aguardando gps na linha M5 pois linha Ac ja esta rodando
    Vc esta usando Airmax?

  18. #18

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Ja esta em 62 com planos de 1 a 5mb trafego em horario de pico em 45mb. Ja pedi minhas gen 2 e aguardando gps na linha M5 pois linha Ac ja esta rodando
    Se você esta com 62 clientes em uma Rocket AC Lite, porque vai usar gen2 que é o dobro do preço? A gen2 vai te dar o dobro de Clientes no painel?
    Podemos falar em 100 clientes de 1 a 5mb em uma gen2?

  19. #19

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Você pode usar setoriais com ângulo mais fechado (UBNT tem uma ótima antena AM5G4522 que usamos) como a UBNT e também Algcom, dessa forma você pode colocar mais setoriais na torre.

    Em questão de rádio Rocket Titanium tem um chipset muito antigo, pelo valor hoje você investe em Rocket AirPrism AC com GPS ou também as RB921 da MK, que dão um ganho de desempenho em qualquer rádio da categoria.
    Nunca usei Rocket AirPrism, mas pela imagem ele tem 3 saidas sma pro painel, não teria que torcar os paineis também? Isso elevaria bastante o custo...
    Você aproximou a RB921 de um Rocket Airprim, você tem experiencia com esse radio? Tem uma grande diferença no valor...
    Pra mim que não uso protocolo TDMA: Airmax, Ipoll, Nv2, etc. Você acha que é uma possibilidade favorável substituir os meus Rocket M5 por Rb921 nos pontos sobrecarregados e assim poder usar uns 50 ou 60 clientes nesse rádio?

    Agradeço ajuda de todos

  20. #20

    Padrão Re: Qual a melhor opção quando o numero de clientes aumenta próximo de POP? Uso Basestation +Rocket

    A terceira "saída" é pra GPS. :-)


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk