+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    Boa tarde ,
    Gostaria de saber qual sistema devo usar para virtualizar meus servidores na rede.
    Atualmente uso virtualbox para fazer esse trabalho ,mas depois de 5 máquinas virtualizadas e sendo usadas constantemente tenho notado um aumento no uso da memória que tem 24gb de memória RAM é um xeon (quad core , 2.80Ghz, modelo E5-1603 v3 ).De 12% com a primeira virtualização para 60% com a máquina número 5 sendo instalada e operando.

    O hyper v é uma saída além do do aumento do hardware ? Ele uso menos memória que o virtualbox e o VMware?

    Abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    Uma dúvida, quais as configurações das maquinas virtualizadas?

    Como está conseguindo um bom desempenho utilizando VirtualBox?

    Experimenta o VMWare ESXI ou então o Xen Server, são gratuitos e tenho certeza que vai sentir a diferença, utilizo aqui apenas um servidor virtualizado com ESXI apenas 8GB de Ram, rodando 5 maquinas com 1gb cada tudo bem tranquilo.

  3. #3

    Padrão Re: Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    Citação Postado originalmente por Kuustela Ver Post
    Uma dúvida, quais as configurações das maquinas virtualizadas?

    Como está conseguindo um bom desempenho utilizando VirtualBox?

    Experimenta o VMWare ESXI ou então o Xen Server, são gratuitos e tenho certeza que vai sentir a diferença, utilizo aqui apenas um servidor virtualizado com ESXI apenas 8GB de Ram, rodando 5 maquinas com 1gb cada tudo bem tranquilo.
    Eu uso algumas máquinas(4) com 2gb ,HD de 200gb. A última e que exige mais roda um sistema contábil que exige 6gb de ram. Com esse sistema que você me indicou posso fazer tudo que fiz nessas outras? Porque tenho um servidor com compartilhamento e armazenamento de arquivos scaneados

  4. #4

    Padrão Re: Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    Reforço a sugestão do amigo, tem hypervisors pra todos os gostos, em minha rede tenho Dell com XenServer, com Vmware ESXi e Proxmox.

  5. #5

    Padrão Re: Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    O que acontece é que vou rodar mais 2 sistemas mês que vem ,não são tão "exigentes" como esse que citei antes, mas vão rodar e quero que rodem bem.
    Fiz um curso de virtualização com Virtualbox e também com VMWare,mas estou naqueça, vou com esse ou com esse ? O Hyper-v é uma "novidade" comparado com o outros dois para mim, mas se ele for melhor vou focar.

    Sobre o sistemas citados acima por vocês eu até já ouvi falar e já vi artigos na internet, mas nunca foquei neles.Vou dar uma olhada.
    Com todas essas características de sistemas que soltei vocês me recomendariam usar qual ?

    OBS. Tenho que migar as máquinas existentes para esses que irei começar a usar. rs

    Desde já agradeço pela ajuda

  6. #6

    Padrão Re: Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    Esxi é bem tranquilo. Se a controladora de disco for suportada por ele é mamão com açúcar. Faz o Raid por ela e já era.

    Xen server não cheguei a testar mas parece simples também.

  7. #7

    Padrão Re: Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    VirtualBox digamos que seja para um teste rapido em um pc de estudo, VMWare, XenServer, Proxmox é utilizando em produção por grandes empresas.

    Quando fui virtualizar meu servidor, tentei de XenServer, novidade para mim queria experimentar, encontrei algumas dificuldades acabei deixando para outra oportunidade.

    Como eu já conhecia o ESXi, rodei ele e subi 4 VM, só encontrei um pequeno bug no painel deles, não funciona 100% no chrome apenas isso. acredito que o XenServer tenha mais opções, na questão "free" quando vc vai começar a trabalhar com mais de 1 servidor no ESXi para redundância o ESXi precisa do vCenter que já e pago, posso estar enganado, colegas por favor me corrige.

    Caso tenha tempo para estudar, procure mais informações do XenServer, faça uma comparação com o ESXi.

  8. #8

    Padrão Re: Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    No meu caso eu tenho o windows server instalado no servidor. Para migrar para um sistema como o esxi ou proxmox terei que formatar ou colocar um novo hd para testar e assim migrar a máquina, correto ?

    Ou tenho alguma outra forma de fazer isso ?

  9. #9

    Padrão Re: Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    Cara, a plataforma não faz milagre. Virtualização não depende somente de bastante memória e bom processador (es), o que mais quebra o hypervisor e confunde os "administradores" é que disco lento faz com que o i/o wait "prenda" o processador esperando o disco retornar as informações. Quer uma dica, coloque discos rápidos, pelo menos 3 discos de 10k ou 15k e faz um Raid 5, apenas isso. Seu servidor já tem bom hardware, só acho que falta isso. Eu desenvolvi minha própria plataforma de virtualização com Debian + Xen Source + GlusterFS. Eu faço até Live migration com isso, porém se você não entende de hardware e não quer aprender, vai de vmware esxi, é cafézinho.

  10. #10

    Padrão Re: Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    Entre esses já utilizei xenserver, esxi, hiper-v. Mais o que achei com mais recursos travamento 0 foi VMware o xenserver também é muito bom é acredito que tenha evoluído nesse período em que estou usando esxi (3 anos).

  11. #11

    Padrão Re: Virtualbox, VMware ou Hyper-v

    O meu problema é o seguinte : Tenho aqui um servidor HP com Windows Server instalado e nele tenho virtualbox e tbm VMware com os sistemas. É possível migrar essas máquinas para meu novo sistema instalado ? Porque tenho que migrar todos que estão em uso.
    Última edição por RafsQ; 01-07-2017 às 23:56.