+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Bom dia a todos,

    Alguém saberia informar qual a distância limite para estabelecer um enlace com rádios airFiberX AF-5X utilizando antenas AF-5G23-S45?

    Pretendo montar enlace de 13km com estes equipamentos.


    Obrigado.

    Everton Nunes
    Aux. Técnico - LCR

  2. #2

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    O rádio airFiberX AF-5X, pelo o que pesquisei, é indicado para enlaces de até 200km, desta forma, pode-se considerar que todas as antenas indicadas para uso com este rádio podem ser usada em enlaces com essa distância?

    Obrigado.

  3. #3

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Bom, ferramenta para simular tem aqui:

    https://airlink.ubnt.com/

    Acho pouco 23dbi para essa distância. Se está indo para o AF5X, imagino que precise de banda. Colocaria pelo menos 30dbi de ganho.

  4. #4

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Gostaria de alcançar uns 250 ou 200Mbps, pois, vamos colocar CFTV, dados e telefonia nesse enlace... vou dá uma olhada nessa ferramenta.

    Muito obrigado!!!

  5. #5

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Utiliza Antena de 30 fechada "com Radome e Shield" da ALCom ou ubnt e radome da Azlink, sem esquecer de fazer uma boa analise spectral, altura com boa elevação, potencia do radio na medida e seja feliz.

  6. #6

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Ok dalexandre, acho que vamos acabar investindo nisso mesmo, airFiberX AF-5X com antena AF-5G30-S45 e Radome Shield ISO-BEAM-620.

    Ainda vai demorar um pouco para instalarmos mas logo que tivermos os resultados vou postar aqui.

    Obrigado a todos.

  7. #7

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp


  8. #8

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Bom dia a todos,

    Só pra dá o feedback...

    Fechei enlace com airFiberX AF-5X, antena AF-5G23-S45, distância 3Km.

    Vou postar os resultados logo mais no Tópico "Rocket Prism 5AC G2 x airFiberX AF-5X quem é melhor?"


    Obrigado.
    Everton Nunes.

  9. #9

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Quanto ficou de sinal nessa distância com a antena de 23db?

  10. #10

    Padrão

    Caro @fhayashi,

    Eu ia colocar as informações no outro tópico que falei anteriormente mas como você ta perguntando aqui, vamos que vamos por aqui mesmo...

    Fechamos enlace com airFiberX AF-5X, antena AF-5G23-S45, distância 3Km.

    Região com bastante casas, visada está limpa, mas as antenas não ficaram muito altas. É pq estou sem o Link Planner, se não eu printava aquela tela que mostra o link com a topografia e tudo... enfim...

    Não obtivemos o resultado esperado... esperávamos conseguir atingir um throughput bem maior tendo em vista que o datasheet do rádio promete 500Mbps, mas claro, podemos estar pecando em algum detalhe da configuração ou alinhamento...

    O sinal ficou em -52 / -51 dBm. Dá uma olhada nos prints anexo e me diz ae o que pode estar errado...

    Em um dos prints tem um resultado de throughput feito com Iperf...


    Obrigado pela atenção!

    Everton Nunes.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.png
Visualizações:	164
Tamanho: 	114,7 KB
ID:      	68990   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.png
Visualizações:	157
Tamanho: 	82,7 KB
ID:      	68991  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.png
Visualizações:	146
Tamanho: 	248,2 KB
ID:      	68992  

  11. #11

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Pelo que vi no datasheet, para modular em 8x vc precisaria reduzir a potência do rádio para -19db ou -20db. No datasheet ele nem diz quanto teria de ser para modular em x10. Ele está em x6 porque você configurou assim ou foi o máximo que ele atingiu, pelo menos de sinal, parece que tem sobra ainda.

    Outra coisa, dependendo de quanto precisa passar, vale a pena aumentar a largura do canal.

  12. #12

    Padrão

    Caro @fhayashi,

    Se deixamos a modulação em automático fica alternando entre as mais baixas, 1x, 1¹/²...

    Então fizemos o seguinte: começamos a setar pela modulação mais baixa e testando com Iperf, e fomos subindo a modulação e testando o throughput com o Iperf, o melhor resultado foi com a modulação em 6x conforme print enviado anteriormente. Em 8x comunicação ficou péssima, em 10x perco totalmente a comunicação entre os rádios, confesso que não baixei a potência pra vê as possibilidades de 8x e 10x, pode ser o caso...

    A largura de canal que ficou melhor foi 20MHz, acho que tem a vê com altura das antenas que não estão muito altas, de um lado está numa torre de 10 metros sobre um prédio de 4 andares, que dá + ou - um total de 22 metros de altura. No outro lado está também numa torre de 10 metros que fica sobre um prédio de 2 andares, que dá + ou - uns 16 metros em relação ao solo. Como disse antes, é uma área residencial, razoavelmente plana com poucos prédios mas a visada é limpa.

    Podemos testar depois baixando a potência pra tentar modulação de 8x... mas vai demorar um pouco... e aí volto a informar os resultados... valeu !


    Muito obrigado pela atenção.
    Everton Nunes.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace.png
Visualizações:	153
Tamanho: 	70,6 KB
ID:      	68993  

  13. #13

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Bacana,

    só estou curioso pelo resultado. Se tiver um resultado satisfatório, é um equipamento com custo bem interessante para o que promete.

  14. #14

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Bom dia a todos,

    Caro @fhayashi,

    Você tinha falado: "...para modular em 8x vc precisaria reduzir a potência do rádio para -19db ou -20db..."

    Não deu certo!

    O melhor que conseguimos foi o que passamos anteriormente, modulação em 6x, throughput médio de 40 à 50 Mbps de dowload e upload.

    Vamos deixar assim mesmo.. o enlace vai entrar em operação..

    Muito obrigado pela atenção!


    Everton Nunes.

  15. #15

    Padrão

    Boa tarde a todos,

    Caro @fhayashi, fechamos aqui um outro enlace de aproximadamente 7,5 Km, com rádio AirFiber AF-5X e antena AF-5G30-S45.
    Conseguimos uma boa largura de banda após realizar uma "simples" mudança na configuração.
    Eu estava configurando os rádios com a opção "TDD Split Frequency Mode" habilitado, esta opção permite definirmos frequências diferentes entre o Tx e Rx, mas percebi que utilizando esta opção o "Channel Bandwidth" fica limitado em 20MHz.
    Então desabilitei o "TDD Split Frequency Mode" e foi aí que consegui colocar o enlace em 50MHz.
    Sei que ainda dá pra melhorar o alinhamento mas mesmo assim já ficou uma maravilha!

    Segue print.

    Valeu!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.png
Visualizações:	173
Tamanho: 	367,5 KB
ID:      	69334  

  16. #16

    Padrão Re: Antena AF-5G23-S45 distância limite em ptp

    Opa, começa a ficar bem mais interessante. Mesmo assim, eu acreditava que em 50mhz de largura esse rádio passasse mais banda. Mas se está estável é ótimo.

  17. #17

    Padrão

    Bom dia a todos,

    Caro @fhayashi, fechamos mais um enlace de aproximadamente 560 metros, agora com rádio AirFiber AF-5X e antena AF-5G23-S45.

    Segue print anexo.

    Estou achando que a potência está muito alta devido a curta distância...
    É isso mesmo ?...

    Valeu!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.png
Visualizações:	160
Tamanho: 	338,6 KB
ID:      	69336