+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Ajuda ae pessoal!
    Me pediram para configurar uma rb750 como roteador para atender um evento, mas to com serias duvidas se ela vai suportar o trafego. Então queria saber se alguém já teve essa experiência para me responder quantos clientes simultaneamente essa rb aguenta. Pretendo receber o link por uma antena e autenticar dentro da rb, depois criar um dhcp para distribuir a internet via wifi por meio de 2 roteadores que ficaram conectados na rb em modo bridg.

    Oque me dizem, será que da certo pra atender pelo menos uns 700 clientes?


    Obs.: Link tem de sobra.

  2. #2

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Pra você atender 700 clientes pode pensar em APs mais parrudos que roteadores domésticos (pense em algo como UniFi (ainda não confio nele) ou Ruckus) e abandonar RB750r2, pense em algo maior como RB850Gx2 ou mesmo a RB750Gr3.

    Pense maior, fazer 700 pessoas se conectarem com qualidade requer muita expertise e conhecimento. :-)


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  3. #3

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Pra você atender 700 clientes pode pensar em APs mais parrudos que roteadores domésticos (pense em algo como UniFi (ainda não confio nele) ou Ruckus) e abandonar RB750r2, pense em algo maior como RB850Gx2 ou mesmo a RB750Gr3.

    Pense maior, fazer 700 pessoas se conectarem com qualidade requer muita expertise e conhecimento. :-)


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Vedd, o problema é quando não se tem tempo, quando vc é avisado na ultima hora!

  4. #4

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Eu me preocuparia mais com os dois roteadores que vão distribuir em wifi para estes 700.

    Você não disse que roteadores serão estes.

  5. #5

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Como ficaria as configurações de IP para uma grande quantidade de clientes?
    Até hoje só configurei /24.

    Vamos comprar um equipamento melhor, pretendo utilizar um /21, que me daria 2046 hosts.

  6. #6

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Se você for atender até os 1000 clientes, mantenha um /22.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  7. #7

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Minha duvida é como ficar o pool.
    Quando utilizo um /24 eu deixo o pool assim: 192.168.2.2-192.168.2.254
    Como ficaria o pool com um /22 ou /21?
    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Se você for atender até os 1000 clientes, mantenha um /22.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  8. #8

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    É só colocar todo o intervalo do /22, simples.

    Você sabe trabalhar com VLSM? Se sim, isso será fácil.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  9. #9

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Amigo não entendo muito, mas to estudando para melhorar meus conhecimentos.



    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    É só colocar todo o intervalo do /22, simples.

    Você sabe trabalhar com VLSM? Se sim, isso será fácil.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    Segue uma imagem da configuração que fiz, o que me diz, vai funcionar?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         configuração.jpg
Visualizações:	230
Tamanho: 	311,0 KB
ID:      	67269

  10. #10

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    nós usamos /23 pois assim libera 512 ips.
    E como o licenciamento do Level 4 do Mikrotik e 512 fecha certinho.

  11. #11

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Mas será que essa limitação é só quando os clientes estiverem autenticando na rb(PPPoE ou Hotspot)?
    Porque no meu caso não vou autenticar, vai ficar como roteador normal. Recebe o link, autentica e distribui para os clientes sem autenticação.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    nós usamos /23 pois assim libera 512 ips.
    E como o licenciamento do Level 4 do Mikrotik e 512 fecha certinho.

  12. #12

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Citação Postado originalmente por fabiospfreitas Ver Post
    Mas será que essa limitação é só quando os clientes estiverem autenticando na rb(PPPoE ou Hotspot)?
    Porque no meu caso não vou autenticar, vai ficar como roteador normal. Recebe o link, autentica e distribui para os clientes sem autenticação.
    Sabe que eu nunca tinha pensado nisso? Como nunca usei não sei dizer ao certo. Mas por dedução creio que não limitará. A limitação é no hotspot e pppoe. Pelo menos é o que diz o manual do Mikrotik.
    E como você entrou com o pool para mil e não deu mensagem de erro acho que vai aceitar.

  13. #13

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sabe que eu nunca tinha pensado nisso? Como nunca usei não sei dizer ao certo. Mas por dedução creio que não limitará. A limitação é no hotspot e pppoe. Pelo menos é o que diz o manual do Mikrotik.
    E como você entrou com o pool para mil e não deu mensagem de erro acho que vai aceitar.
    Encontrei essa informação.

    O Mikrotik não limita quantidade de clientes em cada licença. O que ele limita é a quantidade de túneis. Isso quer dizer que, caso seus clientes não utilizem PPPoE, PPTP, HotSpot, User Manager, não haverá nenhuma limitação, tanto de Queues (limites de banda) quanto de clientes simples conectados.

    Agora se sua rede está baseada em Autenticação PPPoE, por exemplo, e esta autenticação é feita no Mikrotik, haverá o limite dos túneis a ser respeitado.

    Fonte: http://www.mikrodicas.com.br/2012/09...s-license.html

  14. #14

    Padrão Re: RB750r2, configurada como roteador, quantos clientes suporta simultaneamente?

    Cuidado, esse nível de licença somente se aplica às autenticações, isso não limita a quantidade de leases no DHCP. :-)


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk