+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Aumento de Banda

    Gente preciso da opnião de vocês, tenho um PTP com rocket e dish30 em 42km passando 20 dow/10 up, so que preciso aumentar esse link e não tenho verba pra investir em antenas maiores no momento, então pensei em substituir as rocket por 912 e manter as dish30. Na opnião de vocês conseguiria um aumento ou não faria diferença?

  2. #2

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Citação Postado originalmente por Brendon Ver Post
    Gente preciso da opnião de vocês, tenho um PTP com rocket e dish30 em 42km passando 20 dow/10 up, so que preciso aumentar esse link e não tenho verba pra investir em antenas maiores no momento, então pensei em substituir as rocket por 912 e manter as dish30. Na opnião de vocês conseguiria um aumento ou não faria diferença?
    Olha, sei que aqui pessoal gosta mesmo é de Mikrotik mas não creio em melhora significativa.

    Se o problema é sinal, veja se os datasheets mostram diferenças grandes na potência para cada modulação. Se tiver, ótimo mas acredito mais em antenas maiores mesmo

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Olha, sei que aqui pessoal gosta mesmo é de Mikrotik mas não creio em melhora significativa.

    Se o problema é sinal, veja se os datasheets mostram diferenças grandes na potência para cada modulação. Se tiver, ótimo mas acredito mais em antenas maiores mesmo

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

    Com certeza vai ter melhoria. Rocket M5 é uma brincadeira de mal gosto, repleto de problemas, ineficiente e muito menos resistente a intempéries. A versão XW é um pouco menos, mas a velharia XM... PQP! Chipset antigo + AirOS mal feito = não aguenta um pingo de interferência, que já se deteriora todo e sai desconectando meio mundo (experiência muito ruim em PTMP, sendo que rádio MikroTIk no lugar, nas mesmas configurações, está bem mais estável). Sem falar na porta Ethernet de açúcar, que adora modular em 10Mbps por qualquer motivo, isso quando não queima sozinha na torre.

    O XW também é problemático, adora desconectar estações em PTMP, mas consegue manter CCQ melhor com interferência.

    Em questão de capacidade, nunca vi relato de um PTP com Rocket M5 passando mais de 90Mbps e mal 80Mbps. Enquanto isso, com RB912 pode conseguir até mais de 100Mbps entre os rádios, apenas limitado pela porta Fast Ethernet 10/100 em tráfego real.

    AirView é bem menos eficiente que os protocolos da MikroTik. Especialmente entre NV2 e Nstreme, o Nstreme resulta em um throughput muito maior com baixa latência.


    O porém é que se esse PTP atual está com capacidade de apenas 20/10Mbps, trocar rádio não vai fazer milagre. Tem algo errado aí, seja sinal muito baixo (distância muito grande para o ganho das antenas ou alinhamento ruim), interferência, zona de Fresnel obstruída ou alguma outra coisa.

  4. #4

    Padrão Re: Aumento de Banda

    @TsouzaR porta fa 912 e gb, eu passava 150half em 3 salto com distancia de 36,38 e 46km

  5. #5

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Olha, nunca usei os M5, mas tenho ptp aqui curto, tipo 3km e não tenho do que reclamar dos ubnt por enquanto. 50 usuários do outro lado passando em pico uns 100 megas (half). Até deve passar mais mas o outro lado não gera demanda.

    E olha que estou passando em um par de litebeam 5ac 23dbi/Powerbeam. Nada de rocket.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.PNG
Visualizações:	192
Tamanho: 	91,0 KB
ID:      	67270

  6. #6

    Padrão Re: Aumento de Banda

    A linha AC é outra história...
    Em questão de 802.11ac, a MikroTik é que passa vergonha. Nem Spectral Scan funciona, tem que sair chutando canal ou fazendo análise burra pelos SSIDs.

  7. #7

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Só é bom lembrar que AC só passa mais banda se tiver mais sinal. Com o mesmo sinal de digamos -58dBm não vai usar AC, vai usar digamos MCS6, que é a mesma coisa em N ou em AC. Só existe aumento de banda se usar canal mais largo (Que N não permite) ou se tem sinal pra subir de MCS7 (N) pra MCS8 ou MCS9.

    Nessa distância, com antenas de 30dBi, duvido que tenha sinal até pra MCS7 (N), menos ainda pra MCS8 ou MCS9 (AC), eles só tem CCQ ok com coisa tipo -45 a -53dBm. Então sem subir o sinal, não adianta comprar equipamento AC, porque com o mesmo sinal vai ter que usar as mesmas modulações de hoje, o limite de throughput por modulação é intransponível, teria que ver se o hardware atual passa menos banda que devia (Na modulação escolhida), aí sim justifica a troca. Mas se passa digamos 20/10M down/up usando MCS11, se o novo hardware não tiver sinal suficiente pra MCS12 (-60 a -65dBm nessa distância, eu diria) o throughput não vai melhorar. Essa distância começa a pegar muito reflexo além da 1ª zona de Fresnel, aumentar data rate não adianta muito, tem que subir sinal ou limpar também a 2ª zona de Fresnel (O que é impossível as vezes, fazer torre de 80m não dá).

    (Sobre Rocket XM, não sei se era defeituoso, mas troquei um XM por uma RB711HN (Que custa metade do preço) e o throughput em N puro subiu de 40 pra 55Mbps half num mini-ptp. Rocket XM tem o chipset de uns AP's TPLink e Intelbras de mesa de R$ 90, na época dele (2009) era inovação, mas os chipsets evoluem muito rápido, ele é péssimo em qualquer comparação com qualquer AP mais moderno e de preço mais baixo. Não culpem a UBNT, ela não fabrica isso desde 2012, a gente ainda usa de bobo, porque fabricado não é já faz tempo, pior que isso só Nanostation primeira geração com firmware novo (Pra suportar N), é coisa fabricada a talvez 10 anos atrás, não pode comparar isso com nada moderno, é produto que se usa quando tem, mas não se compra novo nem a pau)

  8. #8

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Desculpem a demora, tenho muita dificuldade de chegar com equipamentos na torre. Porém tenho uma antena maxgain 34 parada na torre a uns 2 anos, será que é viável utilizar ela com a rocket?

  9. #9

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Desde que seja Rocket XW, pode tentar.

    Rocket AC nesse caso não vale a pena comprar, porque você vai pagar mais caro pelo suporte a AC, mas só terá sinal suficiente pra N (É tipo comprar Ferrari pra andar em cidade com rua sem asfalto. Anda, mas vai pagar mais caro e não poderá usar tudo o que pagou pra ter).

    Teria que ver que sinal tinha antes, 42km é muita coisa, tem que ver se tem zona de Fresnel parcial ou algo assim, 20/10M down/up é pouco mas 42km é muito, não dá pra garantir que terá mais que isso se tem a zona de Fresnel muito comprometida (Linkcalc e cia dão o perfil do terreno, mas são dados tomados por satélite, não tem dados sobre árvores ou prédios, 2 coisas que ferram com a zona de Fresnel de um PTP).

    Se já tinha Rocket XW, trocar por um AC e usar ele em N vai dar talvez 25/10M down/up, a diferença no chipset de RF é no suporte a AC, nesses casos de PTP's distantes (42km é demais) não é questão de usar uma codificação maior recente, mas sim de ter sinal mais alto, ou menos reflexo na zona de Fresnel (Colocando antena mais alta, ou de ganho maior) pra que os mesmos pacotes cheguem mais legíveis.

    E é bom testar as configurações, nada de modo senhorinha (Deixar no default), se tiver -62dbm testa digamos MCS11 a 30MHz, se tiver um pouco mais que isso, tipo -60dBm, talvez dá pra testar MCS12 a 20MHz (Só não adianta testar MCS15 em 10MHz, o data rate mais alto exige sinal mais alto, veja o que tem no datasheet, sinal mínimo tá lá, -74dBm ora MCS15, acrescenta 20dBm de margem e precisa -54dBm pra ter CCQ decente. Margem que na real em 30km já precisa ser 30dBm (Pra ter CCQ de 100% ou quase), pra 42km talvez ia precisar margem ainda maior, talvez 35dBm, que só vai existir talvez em MCS10 a 30MHz, que duvido que passe mais que 20/10M).

  10. #10

    Padrão Re: Aumento de Banda

    @rubem,

    Comecei a usar m5 essa semana, antes só AC da UBNT e te digo. Se a diferença de preço for pequena, ac vale muito a pena.

    Em 5,8ghz direto temos de scanear frequências e testar como fica. Nas AC vc faz isso com o enlace no ar e troca a frequência de duas e fica off no máximo uns 2 segundos. Fora recalibrar a potência que o rádio não reinicia.

    Acho que só por essas facilidades no dia a dia já vale, mesmo modulando igual a m5

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Não tenho equipamentos ac no ar, hoje vou comprar os pig pra testar, tudo aqui e complicado, a loja onde compro com preço está a 120 km sendo 20 estrada de chão. Acredito que até domingo mudo a antena e posto resultados

    Enviado via D2212 usando UnderLinux App