Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Caias de Atendimento (CTO)

    Galera, boa Noite!

    Com a atual demanda do mercado em altas velocidades começaremos nossa rede fttx.

    Nossa OLT atende por porta PON 128 ONU.


    Sairemos da OLT (Central do Provedor) com uma fibra de (8fo). Em cada bairro que passar essa fibra faremos a sangria. Em cada 1fo instalaremos 16 caixas (CTO conectorizada, 1:8), totalizando 16x8. No final do projeto passando de bairro em bairro, teremos o seguinte cenário: 128 clientes x 8 fo, totalizando 1024 atendimento (ONU) em 8 bairros diferentes. Basicamente.

    Duvidas:

    Dentro de 1fo (1 fibra), qual a distancia que as caixas de atendimento(CTO) pode ter uma da outra usando cabo DROP para interligar essas caixas Conectorizadas. Estávamos pensando em ir instalando as CTO conforme demanda, (na medida em que tiver solicitação de instalação de clientes iriamos instalando as CTO, com limite por porta PON de 16 caixas.

  2. #2

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Boa noite amigo, como vai fazer pra instalar 16 caixas em um unico FO??? creio que não tera sinal na ponta da fibra, no maximo que vai conseguir será dois niveis de splitagem 1x8 e outro 1x8 depois disso não tera mais sinal para ramificar.

  3. #3

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Boa noite caro. Tudo bem? Mais caso cada fibra atenderia somente 16 clientes( onu). Em nosso cenário, cada porta PON da nossa OLT atende 128 clientes. Sendo assim teríamos 16 caixas cada uma com sppliter 1:8.

    Nossa duvida e em cada porta PON teríamos a distância máxima de 20km para utilizarmos essas 16 caixas de atendimento? Obrigado

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por EUDISBOARATO Ver Post
    Boa noite caro. Tudo bem? Mais caso cada fibra atenderia somente 16 clientes( onu). Em nosso cenário, cada porta PON da nossa OLT atende 128 clientes. Sendo assim teríamos 16 caixas cada uma com sppliter 1:8.

    Nossa duvida e em cada porta PON teríamos a distância máxima de 20km para utilizarmos essas 16 caixas de atendimento? Obrigado
    não é a distancia da caixa e sim do cliente


    ex:
    vc pode ter 1 km de fibra da pon até a caixa e o cliente ter 19km de drop
    a caixa esta a 19 km da porta pon então seu cliente não pode ficar a mais de 1 km da caixa

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EUDISBOARATO Ver Post
    Boa noite caro. Tudo bem? Mais caso cada fibra atenderia somente 16 clientes( onu). Em nosso cenário, cada porta PON da nossa OLT atende 128 clientes. Sendo assim teríamos 16 caixas cada uma com sppliter 1:8.

    Nossa duvida e em cada porta PON teríamos a distância máxima de 20km para utilizarmos essas 16 caixas de atendimento? Obrigado
    Amigo, você não entendeu as ramificações. Se utilizar splitter balanceado para atender as caixas, teria que usar 1fo pra cada caixa. Cada nível de splitagem há uma atenuação dependendo do splitter usado. Splitter de 1:8 geralmente atenua aproximadamente 10db. Se partirmos do sinal 0 na OLT, nas saídas do primeiro splitter de 1:8 teremos -10db e no segundo splitter seria aproximadamente -20db. Outro splitter deixaria o sinal bem fraco ou até mesmo sem utilidade. Poderia atender 8 caixas e usaria todos os 8fo da sua fibra. Se for com splitter de 1:16 dentro das caixas, teria 128 clientes, algo entorno de -23db de sinal na saída do splitter. Isso para 1 porta PON. Para mais portas PON, precisa de outra fibra.

    Considerando que você quer utilizar todas as caixas no mesmo FO, neste caso teria que utilizar splitter desbalanceado, e aí teria que analisar todas as proporções de sinal que você teria necessidade até chegar no limite do mesmo. Com 1fo você liga o splitter desbalanceado, uma perna vai atender a caixa, e a outra perna do splitter você dá continuidade na rede pelo mesmo FO. Mas não acredito que consiga chegar a 16 caixas.

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por darkih Ver Post
    Amigo, você não entendeu as ramificações. Se utilizar splitter balanceado para atender as caixas, teria que usar 1fo pra cada caixa. Cada nível de splitagem há uma atenuação dependendo do splitter usado. Splitter de 1:8 geralmente atenua aproximadamente 10db. Se partirmos do sinal 0 na OLT, nas saídas do primeiro splitter de 1:8 teremos -10db e no segundo splitter seria aproximadamente -20db. Outro splitter deixaria o sinal bem fraco ou até mesmo sem utilidade. Poderia atender 8 caixas e usaria todos os 8fo da sua fibra. Se for com splitter de 1:16 dentro das caixas, teria 128 clientes, algo entorno de -23db de sinal na saída do splitter. Isso para 1 porta PON. Para mais portas PON, precisa de outra fibra.

    Considerando que você quer utilizar todas as caixas no mesmo FO, neste caso teria que utilizar splitter desbalanceado, e aí teria que analisar todas as proporções de sinal que você teria necessidade até chegar no limite do mesmo. Com 1fo você liga o splitter desbalanceado, uma perna vai atender a caixa, e a outra perna do splitter você dá continuidade na rede pelo mesmo FO. Mas não acredito que consiga chegar a 16 caixas.
    se ele for usar apenas uma fibra vai ser desbalanceado mesmo tem que calcular na hora
    estes calculo de planilha raramente da certo

    mais consegue abrir 16 caixa sim eu aki tenho varias pon com 16 caixas

  7. #7

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Caros muito Obrigado por colaborar.

    Bruno, seu cenário ficou assim?

    ------1:8----1:8----1:8...etc... Totalizando as 16 caixas.

    Consigo fazer isso por fo(1 fibra) em distancias de ate 10km?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    se ele for usar apenas uma fibra vai ser desbalanceado mesmo tem que calcular na hora
    estes calculo de planilha raramente da certo

    mais consegue abrir 16 caixa sim eu aki tenho varias pon com 16 caixas

    Entendo sua colocação. Em nossa rede começamos com desbalanceado. Aguentou somente 8 caixas, depois o sinal ficou inutilizável na caixa que seria a 9. Quando passamos para balanceado, com a proporção de 1x8 + 1x8 na caixa, deu 8 caixas com sinal -17 a -19, mas com 1x16 + 1x4 nas caixas deu 16 caixas. Todas na mesma porta pon. Mas lógico que dá pra ter mais caixas, o único problema é dimensionar certinho pra não estourar limite de clientes.

  9. #9

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por EUDISBOARATO Ver Post
    Caros muito Obrigado por colaborar.

    Bruno, seu cenário ficou assim?

    ------1:8----1:8----1:8...etc... Totalizando as 16 caixas.

    Consigo fazer isso por fo(1 fibra) em distancias de ate 10km?
    Consegue fazer esse cascateamento sim. Só não há como garantir que terá o tanto de caixas que deseja.

    Quanto ao limite de km, pense da seguinte forma. Seu cliente tem que estar abaixo do limite que sua OLT aceita, passando por todos esses pontos do cascateamento.

  10. #10

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por darkih Ver Post
    Entendo sua colocação. Em nossa rede começamos com desbalanceado. Aguentou somente 8 caixas, depois o sinal ficou inutilizável na caixa que seria a 9. Quando passamos para balanceado, com a proporção de 1x8 + 1x8 na caixa, deu 8 caixas com sinal -17 a -19, mas com 1x16 + 1x4 nas caixas deu 16 caixas. Todas na mesma porta pon. Mas lógico que dá pra ter mais caixas, o único problema é dimensionar certinho pra não estourar limite de clientes.
    Entao balanceado consigo mais caixas certo?

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por darkih Ver Post
    Entendo sua colocação. Em nossa rede começamos com desbalanceado. Aguentou somente 8 caixas, depois o sinal ficou inutilizável na caixa que seria a 9. Quando passamos para balanceado, com a proporção de 1x8 + 1x8 na caixa, deu 8 caixas com sinal -17 a -19, mas com 1x16 + 1x4 nas caixas deu 16 caixas. Todas na mesma porta pon. Mas lógico que dá pra ter mais caixas, o único problema é dimensionar certinho pra não estourar limite de clientes.
    sim como falei tem que calcular tudo saida da pon se ela é classe B+ ou C+ , perca por metros, perca por fusão etc etc etc

    eu tenho algumas caixas assim pq o cabo é de 6 fo

    quando o cabo é maior eu uso balanceado mesmo 1x8 + 1x8 ou 1+16
    ou 1x16 +1x8

    tudo depende de cálculos

  12. #12

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Olá Bruno. Voce usa splliters balanceados ou desbalanceados? Tudo Conectorizado?

  13. #13

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    se ele for usar apenas uma fibra vai ser desbalanceado mesmo tem que calcular na hora
    estes calculo de planilha raramente da certo

    mais consegue abrir 16 caixa sim eu aki tenho varias pon com 16 caixas


    Olá Bruno. Voce usa splliters balanceados ou desbalanceados? Tudo Conectorizado?

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por EUDISBOARATO Ver Post
    Olá Bruno. Voce usa splliters balanceados ou desbalanceados? Tudo Conectorizado?
    na rede eu tenho balanceado e desbalanceado depende do projeto mais não uso conector não

  15. #15

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    na rede eu tenho balanceado e desbalanceado depende do projeto mais não uso conector não
    Se puder me ajudar Bruno ficaria muito Grato. No meu Projeto, cada porta PON atende 128 ONU. Colocaria em cada 1Fo, 16 caixa 1:8, distancia máxima em 10km.

    Em cada caixa perderei 1 porta, onde darei continuidade na rede, ate o limite das 16 caixas. Me aconselha a fazer fusão tanto na entrada do splliter quanto nas saídas para as caixas seguintes?

    Nesse meu cenário o que me aconselha a fazer?

  16. #16
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por EUDISBOARATO Ver Post
    Se puder me ajudar Bruno ficaria muito Grato. No meu Projeto, cada porta PON atende 128 ONU. Colocaria em cada 1Fo, 16 caixa 1:8, distancia máxima em 10km.

    Em cada caixa perderei 1 porta, onde darei continuidade na rede, ate o limite das 16 caixas. Me aconselha a fazer fusão tanto na entrada do splliter quanto nas saídas para as caixas seguintes?

    Nesse meu cenário o que me aconselha a fazer?
    pra usar 1 fo vc tem que usar desbalanceado não perde porta nenhum da caixa
    e tem que ser tudo por fusão

  17. #17

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    pra usar 1 fo vc tem que usar desbalanceado não perde porta nenhum da caixa
    e tem que ser tudo por fusão


    Bruno bom dia, tudo bem? Entendi. Porem em cada splliter razão 1:8, Como conseguiria dar continuidade na rede sem usar uma das 8 saídas do splliter. Como seria então? Abraço.

  18. #18
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por EUDISBOARATO Ver Post
    Bruno bom dia, tudo bem? Entendi. Porem em cada splliter razão 1:8, Como conseguiria dar continuidade na rede sem usar uma das 8 saídas do splliter. Como seria então? Abraço.
    vc usa uma desbalanceado antes

  19. #19

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    vc usa uma desbalanceado antes
    Acho que entendi. ficaria como nesse exemplo?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	405
Tamanho: 	21,2 KB
ID:      	67315

  20. #20
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caias de Atendimento (CTO)

    yes my friendy
    isto ai
    porem te indico uma consultoria pois projeto de fibra não é tão simples assim não kk