+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto de Internet Gratis em praça

    Vejo hoje em dias, vários lugares com internet grátis e coisa que me chamou atenção, estava pensando em oferecer este serviço e colocar algumas propaganda.
    Minha duvida não é sobre licença, pois ja tenho a mesma e ja consegui autorização da Prefeitura local para seguir em frente, minha duvida é o seguinte.
    Se alguém que usa a internet Grátis, cometa algum crime, como racismo, pedofilia, invasão a algum sistema, etc ...
    Como nos precavemos disto?
    Pois hoje em dia, o celular, você só digita o CPF e já esta cadastrado, sera que podemos fazer isto também?
    Minha intenção seria fornecer internet grátis pela cidade em vários pontos, mais por causa desta duvidas acima, ainda não segui em frente.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Ponto de Internet Gratis em praça

    Se usar um PC para administrar, dá para usar login com CPF ou RG, como acontece com a conta da Claro online e boletos específicos de alguns bancos inclusive hospital desta cidade mas é pago.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto de Internet Gratis em praça

    é um assunto bem polêmico. Eu tenho minha posição: Nós somos provedores de acesso e não de conteúdo.
    A hospedagem de conteúdos é responsabilidade de quem disponibiliza. E a opção de acesso ou não é do usuário.
    Aí entra a polêmica: como identificar quem é quem no acesso quando é uma rede em NAT? O IP que vai ser rastreado é único num universo de dezenas, centenas de usuários.
    Um gerenciador poderia fazer o registro dos acessos dos usuários mediante o CPF por exemplo mas nunca vai poder legalmente rastrear por onde ele anda, pois fere o princípio da neutralidade já definido em lei.

    Agora, num acesso público liberado para celulares e tablets eu me preocuparia mais com a qualidade do serviço. Como você tem provedor e quer usar estes acessos grátis para propaganda de modo geral, este serviço precisa ser impecável senão a fama do seu provedor vai lá em baixo.
    E como garantir qualidade num serviço por meio de celulares que tem wifi que via de regra é um protocolo pobre?
    Wifi em celular foi feito para uso indoor e muitas vezes nem assim é bom. Vai ter que estudar os locais com muita atenção para que tenha uma cobertura garantida em toda a área.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto de Internet Gratis em praça

    Então dentro das praças irei colocar aquelas hAP da mikrotik, elas tem antenas de pequeno ganho, irei trabalhar em mesh. Terá umas placas informando qual o local de cobertura e irei colocar o mikrotik para desconectar quem estiver com sinal alto

  5. #5

    Padrão Re: Ponto de Internet Gratis em praça

    Tbm da pra configurar a wireless do Mikrotik, pra conectar clientes com sinal em
    até -65 ou -66
    Mais que isso não!

  6. #6

    Padrão Re: Ponto de Internet Gratis em praça

    Acho que isso é tiro no pé.
    Se não tiver bom gerenciamento vai dar um monte de gente conectado que nao vai conseguir navegar e ainda vao escolachar seu nome.
    Estamos no centro da cidade, nao colocamos um ponto livre, deixamos para cada comercio colocar o seu, "nao vou concorrer com eles".
    Analisa bem a situação.

  7. #7

    Padrão Re: Ponto de Internet Gratis em praça

    Sinal alto? Estamos falando de números inteiros, então está totalmente errada sua afirmação.

    Não dá pra manter conexão com sinal bom com dispositivos móveis em rede outdoor, você vai ter que usar APs capacitados pra isso, e pra gerenciar essa rede um pfSense com CP poderia te ajudar.

    Se você é fã Mikrotik, existe um programa desenvolvido por um usuário que faz cadastro Hotspot via CPF, ele está vendendo no Mercado Livre (só procurar lá).


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  8. #8

    Padrão Re: Ponto de Internet Gratis em praça

    "como identificar quem é quem no acesso quando é uma rede em NAT?"

    CGNAT galera.

    Lugares públicos o pessoal usa hotspot para identificar as conexões e se livrar da responsabilidade do uso dos dados.

  9. #9

    Padrão Re: Ponto de Internet Gratis em praça

    Citação Postado originalmente por michelkalinoski Ver Post
    "como identificar quem é quem no acesso quando é uma rede em NAT?"

    CGNAT galera.

    Lugares públicos o pessoal usa hotspot para identificar as conexões e se livrar da responsabilidade do uso dos dados.

    O gerenciador que usamos aqui identifica quem está usando a rede, dia hora, consumo mas no log que as autoridades vão te apresentar vai aparecer um só IP, o IP do provedor, se não for provedor com IP público.
    E você por mais que tenha seus logs não vai poder provar quem foi. Só se rastrear os dados acessados por cada cliente e isso é ilegal.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto de Internet Gratis em praça

    O Hostpot 300 da intelbras resolveria isso, pois neste caso a pessoa faz check in via facebook.