+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando rede wifi para celular.

    Bom galera este é meu primeiro post na comunidade e queria pedir uma ajuda e dicas na nova rede wifi que estou montando assim já falei com um amigo meu desta área ele me passou um projeto de servidor e repetidor já com equipamentos mais tenho umas duvidas ainda queria saber qual distancia +/- vai funcionar a rede com um sinal bom para celular quantos usuários posso ter no máximo lembrando que é somente celular e quais programas e como faço pra estar bloqueando o aparelho (celular) caso não efetuar pagamento,. bom mais delongas vamos lá.

    Atualmente tenho uma banda de internet de 15MB o que queria saber era quantos usuários posso ter no máximo e qual distancia pegaria com os equipamentos. (Antena Bidirecional) Por favor se tiverem equipamentos superiores e homologados pela Anatel pode citar que estarei aceitando com o maior prazer todas as dicas, só pode ser equipamentos homologado pela Anatel porque breve estarei pedindo uma licença junto a Anatel.

    Projeto Servidor Repetidor para expandir e melhorar o sinal, o Cliente andar pelo bairro sempre conectado e obter mais clientes.

    Lembrando a todos que minha rede é somente para celular com 5 computadores que é da minha empresa

  2. #2

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Vai querer que o cliente com celular, acesse dentro da sua casa?
    Se sim, não tem como!!!

  3. #3

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Os clientes vão conectar por minhas antenas externas colocadas em pontos estratégicos pelo bairro e navegar cada um usando seu loguin e senha.

  4. #4

    Padrão Montando rede wifi para celular.

    Então comece se perguntando: tenho dinheiro disponível e tempo pra investir?

    Se sim, então vamos partir do início:

    - pfSense com Captive Portal pode ser uma ótima opção para trabalhar com venda de vouchers com limite de tempo pré-definido (algo pré-pago), mas também há opção do UserManager do Mikrotik que também trabalha bem, vai depender do que você domina
    - 15M de link pode não ser suficiente para oferecer uma experiência razoável aos seus usuários, claro que isso depende muito do perfil dos seus usuários e também da quantidade.
    - Esqueça achando que usar rádios tipo Mikrotik (pode se pensar em rede Mesh ou o controlador CapsMan) ou Ubiquiti (UniFi Outdoor pode ser interessante), se prepare para rádios feitos pra isso: Ruckus, Cambium, etc, mas claro que isso depende do seu projeto

    Pode se preparar para algumas dezenas de milhar nesse investimento, exceto que você queira usar recomendações idiotas de usar Omnidirecional + Bullet ou Groove (sempre tem uns inteligentes que recomendam isso).

    Agora se você realmente quer que seus usuários se conectem nos seus APs para navegar mesmo dentro de casa, aí a situação complica ainda mais.

    Se você for daqueles que não aceita opinião ou recomendação contrária e vai querer me xingar por isso, não o faça, não desperdice seu tempo xingando alguém que dedicou alguns minutos do tempo tão precioso para te escrever esse texto na intenção de te ajudar (e isso vale pra todos aqui e por todos).


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  5. #5

    Talking Re: Montando rede wifi para celular.

    Jamais avatar52, vou xingar ou ofender alguém, entrei aki justamente por ver seus posts e respostas bem elaboradas, tenho q aprender a ouvir opiniões mesmo q seja contrárias.
    Bom voltando ao assunto, em relação as estes equipamentos e programas q vc citou, vou ter q dar uma pesquisada, pq sou leigo nesta área, por isso estou aki, rsrs. Como falei estou começando, tenho R$ pra investir só não tenho tempo. Então vc acha q minha ideia possa dar certo, só q terei q ter um bom investimento, correto?

    Bom este link se resume o qro fazer, sendo que em grande escala em todo bairro e futuramente em minha cidade... Em hostpot em que o cliente possa logar e sair conectando, com pagamentos mensais e etc. Só qria saber quais os melhores equipamentos e quanto precisaria no mínimo. Fico grato com suas respostas..

  6. #6

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Pode ser uma mikrotik com sistema de voucher e um monte de UniFi pois elas tem uma função que imita mais ou menos um site por célula,

    É muito interessante seu projeto, boa sorte.

  7. #7

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Pow Djeiboy muito obrigado, já me deu um ânimo, pois achei q seria impossível. Vou esta pesquisando o q vc e o avatar52 me passaram, me deram uma luz.

  8. #8

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    O que você deseja é o sonho de todo provedor..
    Mas existe limitações técnicas. Não dá para comparar com o exemplo do Hotel.
    Neste caso indoor é simples manter qualidade de sinal.
    Me refiro a qualidade do sinal vindo do celular para o AP. Este é o ponto fraco.

    Já em ambiente outdoor para cobrir uma área muito maior você teria que ter vários APs para cada quarteirão. Mas vários mesmos. O usuário vai querer acessar de dentro da sua casa. Isso já comprometeria a utilização de canais repetidos.

    O Mikrotik permite fazer uma rede mesh de forma bem simples e utilizando um só canal. Mas vai precisar ter vários pontos como gateway, o que no mesh do Mikrotik é chamado de Portal.
    Cada portal deste teria que sair por um ponto a ponto até onde está chegando seu link. Pois se deixar tudo sair por um só portal vai dar gargalo. Apesar de que com 15 mega o gargalo seria o link e não os rádios concentrando numa só saída.

    Para um consumo de 15mega não acho viável este investimento. E ainda por cima de resultado duvidoso.

  9. #9

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Boa 1929, ou seja, eu teria q investir bastante, MAS BASTANTE MESMO, pra conseguir o q qro! Em relação ao link, já solicitei mais megas, 50M pra começar... Mas terei outros problemas pela frente como interferências, gargalos na rede e etc.. certo?? Então vc acha q não é viável eu investir nesta ideia??

  10. #10

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Cara tem que ver a naceasidade da região, o ticket médio, a necessidade de uso indoor entre outros fatores que devem ser levados em consideração.

  11. #11

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Siim levei isto tudo em consideração, Djeiboy,.. todos usam mais celulares pra navegar e reclamam das operadoras.. por não dar um suporte adequado e uma internet estável... E eu gostaria de investir nesta área, mas ainda estou estudando, pra não gastar R$ atoa e não ter um bom investimento ao longo prazo.

  12. #12

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Citação Postado originalmente por Keyson Ver Post
    Boa 1929, ou seja, eu teria q investir bastante, MAS BASTANTE MESMO, pra conseguir o q qro! Em relação ao link, já solicitei mais megas, 50M pra começar... Mas terei outros problemas pela frente como interferências, gargalos na rede e etc.. certo?? Então vc acha q não é viável eu investir nesta ideia??
    Assim como você postou no início, atender celulares não vejo bons resultados.
    Se há a necessidade de prover acesso fixo daí é outra coisa.

  13. #13

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    O que não foi levado em consideração ainda>>> Wifi é uma via de mão dupla. O que vai definir a qualidade do serviço no final de todas as contas é o elo mais fraco dessa via: O celular/smartphone! Isso porque não adianta colocar equipamentos ultra top de linha e o(s) smartphone(s) devolverem um sinal de -100dBm pro POP... Vai ficar uma m*****. Tem ainda o fator mobilidade, que acaba deslocando os equipamentos para áreas de sombra. Tem o fator multipath multicaminho (que é veneno pra Wifi).
    Se em operadoras de SMP (que utilizam um canal pra downlink e um canal pra uplink e investem massivo em protocolo de divisão de tempo) há uma montanha de reclamações devido a sinal/qualidade/velocidade, imagina no Wifi que é feito tudo em um canal só... e mais ainda: com equipamentos variados (celular, smartphone, tablet, notebook, etc) que não dá pra usar o TDMA proprietário... Imagino que no final das contas vire dor de cabeça.

  14. #14

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    exato. Foi o que alertei. Eu também já sonhei com isso alguns anos atrás.

  15. #15

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Putz, vai ser f*# mesmo,.. com essas declarações q vcs estão me passando, já estou desistindo e colocando rede cabeada mesmo, em um ponto ou outro coloco um roteador (praças, parques e etc), internet a rádio é bem mais barato, mas tem lá seus vários problemas.

  16. #16

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Será que você entendeu o que queremos te dizer?

    O problema não é o wireless. O problema é o celular.

  17. #17

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Até nas praças tem problemas com o wifi, porque sempre vai ter algum dispositivo conectado com sinal bem fraco, prejudicando a sua rede! A não ser que vc só use Mikrotik como aps. E não deixe nenhum dispositivo conectar com -65 a -66 de sinal!!! Pois eu vi por aí em praças, apenas nanos como aps. Imagina a bagunça! kkkkkk

  18. #18

    Talking Re: Montando rede wifi para celular.

    Entendi siim 1929 e Muttley, no caso não fui claro, no roteador na praça, vou colocar só pra merchandising, curtidas e etc... Clientes se conecta e navegarar por alguns minutos,.. e poderá fazer seu cadastro pelo site, caso goste!
    Entenderam??

  19. #19

    Padrão Re: Montando rede wifi para celular.

    Eu acho que você que não entendeu: todos estão tentando colocar na sua cabeça que isso pode ser inviável por causa uma má experiência aos seus usuários, agora pense como eles: Poxa, que internet horrível, não vou nem curtir nem me cadastrar nesse serviço horrível.

    Cliente não entende de WiFi ou de redes, pra isso que ganhamos. Então faça o seu melhor (já que você considera esse negócio viável) e invista em equipamentos destinados a esse uso, para que assim não se queime atoa.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk