+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    Então pessoal, tenho em mente uma ideia de abrir um pequeno provedor de internet UTP.
    Porém eu já trabalho na área ha uns 3 anos, mas não sei de nada do que eu tenho que fazer e do que é preciso pelo menos para começar com uns 10 clientes de inicio, e quanto que eu tenho que pagar para empresa de energia por cada poste, com quem devo falar para legalizar e quanto vou gastar apenas para legalizar.
    Mim ajudem a e pessoal.
    Agradeço dês de já.

  2. #2

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    para usar poste tem que paga aluguel por cada poste varia de região o valor para poder usar tem que ter projeto feito por engenheiro sem SCM eles não aceita primeiro procura tira uma SCM é só ir na pagina da anatel e preencher tudo que eles pede tem que ter crea também tendo isso na mão é moleza rsrsrs ou procura uma consultoria não da para dizer quanto vai gasta isso depende do seu projeto "aqui tem várias pessoas que já perguntaram isso a tópicos com respostas prontas usa o pesquisar antes de cria um tópico amigo"..."blz" (cuidado para não jogar dinheiro fora com cabos e switch de péssima qualidade o barato pode custa seus clientes e ma reputação)

  3. #3

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    Primeiro pesquise bastante! Vai por mim, q sou sozinho a anos!

  4. #4

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    Companheiro, não leve a mal , você disse que está na área a 3 anos. Mas ainda não sabe exatamente o que fazer? Nada sobre documentação, nada sobre projetos..

    Como disseram, hoje não é difícil. Tudo está mais facilitado. Antigamente obter uma outorga assustava muitos e daí se partia para as parcerias. Hoje sumiu a parceria.
    Obter a SCM já tem muita empresa especializada para isso e o valor da outorga caiu para 400 reais. As taxas de licenciamento de estação continuam.
    Se for fazer wireless nem outorga SCM precisa. Basta fazer um credenciamento. Os encargos daí em diante são os mesmos.
    Mas a outorga lhe permite participar de licitações e também obter licença perante concessionária de energia. Então a outorga SCM continua sendo muito bom.
    Obter a licença para cabear daí a coisa pode complicar, pois as empresas continuam sendo muito exigentes. Pelo menos nos documentos publicados sobre as Normas Técnicas. Na prática o que se vê é um monte de gambiarras, começando pela própria OI que gosta muito e maçarocas de fios.

    O que vejo de bom na sua intenção é começar com cabeamento. Só que penso estar começando da maneira errada. UTP vai exigir um ponto de energia a cada 80, 100 metros para alimentar um Switch. Sem falar em maior manutenção.

    Talvez lhe assuste o investimento em fibra ótica. Não pelo preço da fibra mas pelo que precisa para fazer a instalação e manutenção, como por exemplo uma máquina de fusão.

    Mas já existem soluções intermediárias como um cabeamento misto. Ou seja, passa a fibra na rua e atende os clientes em UTP com alimentação POE reversa. Um sistema tipo Fitnetwork por exemplo, mas não vai te livrar de uma máquina de fusão.

    Já existem outros sistemas que não precisa fusão como por exemplo o XWave Metro da Computech que utiliza o conceito de ligação ponto a ponto de fibra entre cada caixa. Daí você pode utilizar conectores de emenda mecânica. Vai haver uma perda maior no conector? Vai. Mas como é ponto a ponto a soma das perdas fica limitada ao espaço entre as caixas. E agora eles tem uma placa que chamam de Chaveador Ótico que não depende mais de alimentação para prosseguir com o cabeamento até a próxima caixa e assim sucessivamente.

    Vale a pena dar uma olhada nos vídeos da Computech no YouTube.

  5. #5

    Padrão

    Olá, posso te ajudar, trabalho na área de projetos e licenças.

  6. #6

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    Cabo utp pode usar só em clientes? Ou pode ligar de poste em poste as caixas?
    Tudo em utp?

  7. #7

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Cabo utp pode usar só em clientes? Ou pode ligar de poste em poste as caixas?
    Tudo em utp?
    Poder pode. Mas é aquela insegurança já que vai precisar energizar a cada 80m mais ou menos. ou então injetar corrente continua tipo 160VDC para atender uns 20 SW. E tem concessionária que não gosta muito desta energia DC na rede. Telefone usa 48VDC que é bem mais baixa.
    E hoje com os sistemas híbridos já não vejo porque usar UTP para expandir a rede. Só para atender clientes já está de bom tamanho.

  8. #8

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    Poder pode, conforme o colega ai explicou! Mas se quiser uma rede legalizada melhor implantar soluções em fibra.

  9. #9

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    Fibra o custo sai o mesmo e a rede 100x melhor

  10. #10

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    Você esqueceu de dizer que o custo de uma rede cabeçada UTP é inicialmente mais baixo e a longo prazo se torna dispendiosa e cara.

    Rede FTTH é inicialmente mais cara mas paga o investimento a médio prazo e ainda te permite um crescimento maior.

    Falo por experiência própria. ;-)


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  11. #11

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    e se for começar devagar e sua regiao do sudeste acima (raios) sai mais barato par metalico mais para cabu utp as operadoras de energia não liberam licença. "pelo menos aqui no sul"

  12. #12

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    Citação Postado originalmente por futurasolucoes Ver Post
    e se for começar devagar e sua regiao do sudeste acima (raios) sai mais barato par metalico mais para cabu utp as operadoras de energia não liberam licença. "pelo menos aqui no sul"
    Mas liberam gambiarras incríveis. Eu estou observando várias instalações que são vergonhosas, incluindo as da OI.
    Se for ler as Normas Técnicas da Concessionária, diz uma coisa mas na prática o pessoal faz de qualquer jeito. Pode até chegar muito bem com a fibra nos clientes mas numa manutenção fica "o diabo". Já imaginou ancoragem de OI e provedor tudo junto num mesmo ponto?

    Já vi caso onde foi feita uma troca de poste e as 9 da noite o pessoal de um provedor lá em volta para emendar fibra.. Se tivessem feito "como manda o figurino" os caras dos postes não iriam cortar tudo.
    Daí eu pergunto: para que encaminhar projeto , obter autorização e depois fazer de qualquer jeito porque não há fiscalização da concessionária?

  13. #13

    Padrão Re: Como abrir e legalizar um provedor de internet UTP ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas liberam gambiarras incríveis. Eu estou observando várias instalações que são vergonhosas, incluindo as da OI.
    Se for ler as Normas Técnicas da Concessionária, diz uma coisa mas na prática o pessoal faz de qualquer jeito. Pode até chegar muito bem com a fibra nos clientes mas numa manutenção fica "o diabo". Já imaginou ancoragem de OI e provedor tudo junto num mesmo ponto?

    Já vi caso onde foi feita uma troca de poste e as 9 da noite o pessoal de um provedor lá em volta para emendar fibra.. Se tivessem feito "como manda o figurino" os caras dos postes não iriam cortar tudo.
    Daí eu pergunto: para que encaminhar projeto , obter autorização e depois fazer de qualquer jeito porque não há fiscalização da concessionária?
    A fiscalização é terceirizada e quase não tem, só por denuncia mesmo, quanto a bagunça aqui é igual.