+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Nobreak ideal para servidores

    apa amigos quem aqui pode me ajudar a tira essa duvida em relação a nobreak para servidores aqui tem queda de energia pela tarde coisa de 3 minutos sem energia quase todo dia! tenho que por logo nobreak só não sei qual usar para segurar muitos servidores eu tenho 4hpe um com fonte de 550w outro com 2 de 960w outro com 2 de 640w outro com 1 de 550w uma ccr1036 2 switch hp 100w eles são ligados em uma tomada de 20a com fio de 4mm e disjuntor de 20a em 220v um Nobreak SMS Daker 3kVA - Torre/Rack 2U - 3000VA Monovolt 220V daria conta ? meu orçamento ta curto só posso gasta algo entre 2 a 3 mil agora não entendo muito 3000VA seria o total ou para cada tomada dele ? conseguiria segura coisa de 3 a 5 minutos sem energia ? ou é melhor ver outro ou um nobreak para cada servidor ?

  2. #2

    Padrão Re: Nobreak ideal para servidores

    Citação Postado originalmente por Fallout Ver Post
    apa amigos quem aqui pode me ajudar a tira essa duvida em relação a nobreak para servidores aqui tem queda de energia pela tarde coisa de 3 minutos sem energia quase todo dia! tenho que por logo nobreak só não sei qual usar para segurar muitos servidores eu tenho 4hpe um com fonte de 550w outro com 2 de 960w outro com 2 de 640w outro com 1 de 550w uma ccr1036 2 switch hp 100w eles são ligados em uma tomada de 20a com fio de 4mm e disjuntor de 20a em 220v um Nobreak SMS Daker 3kVA - Torre/Rack 2U - 3000VA Monovolt 220V daria conta ? meu orçamento ta curto só posso gasta algo entre 2 a 3 mil agora não entendo muito 3000VA seria o total ou para cada tomada dele ? conseguiria segura coisa de 3 a 5 minutos sem energia ? ou é melhor ver outro ou um nobreak para cada servidor ?
    Boa noite , olha Amigo o calculo não sei fazer nem te falar , mas sobre qual nobreak te recomendar eu recomendo ENGETRON senoidal , usamos aqui nos nossos servidores e te falo que sao de extrema confiança ! procura na internet ai que tem muito usado vendendo.

  3. #3

    Padrão Re: Nobreak ideal para servidores

    Sobre a potência que as fontes aguentam, esse dado é completamente inútil pra calcular seu gasto. Teria que saber o gasto real, e não a capacidade que as fontes aguentam.

    Um servidor com fonte de capacidade máxima de 550W vai ter consumo real provavelmente abaixo dos 200W, mas tem server basico gastando 90W na média (70W em idle, 140W em poucos minutos de CPU passando dos 70%).

    Teria que passar o hardware exato (Quantidade de HD's, modelos dos processadores, ver se tem GPU, consumo dos monitores caso use (Vai que tem LCD velho, ou pior, CRT!). Mas no chute eu diria que esses 4 HP com fonte 550W vão ter uns 100W de média cada, os 2 com fonte de 960W talvez fiquem nuns 250W na média, os 2 com fonte de 640W talvez média de 200W. A CCR1036 consome com baixo uso de CPU (Menos de uns 20%) uns 50W na média. Switch consome pouco, um processado (Gerenciável) de 24p meio comum vai consumir 20W.

    Na minha conta altamente chutada dá 400+500+400+50+40= 1390W. Se as fontes todas tem fator de potência lá por 0,9 (Só fonte genérica tem FP baixo tipo 0,6. Fonte de alta potência tende a ter FP de 0,9 pra cima), 1550VA*0,9= 1395W, então seu consumo real seria 1550VA na média. Os picos provavelmente vão ocorrer em cada server em momento diferente, de modo que dificilmente teria pico maior que uns 2000VA.

    Ou seja, um nobreak bom de 3000VA dá conta disso sim. Só que... teria que ver tamanho de bateria! Com consumo de 1500VA em AC, vem a ser uns 1800VA em DC já que o nobreak no modo inversor terá 85% de rendimento (1800*0,85= 1530). 1800/24V = 75Ah. Se tiver baterias de 7Ah (2 12V 7Ah em série), em C1 (Descarga em 1h) na real tem só uns 4,5Ah de capacidade:
    https://www.alarmecenter.com/img/cms...0dimensoes.jpg
    Então 4,5/75 = 0,06. 60 minutos vezes 0,06 = 3,6 minutos. Isso com baterias novas. Depois de 40 ou 50 ciclos (Descargas) elas vão durar mal e mal 3 minutos!

    Então teria que ter bateria externa digamos 24V 30Ah (Ou 12V 70Ah, ou 48V 15Ah), pra que esses 3 minutos de consumo não gerem descarga percentual maior que uns 25% das baterias.

    (Sobre nobreak senoidal, fonte chaveada decente tem filtro LC na entrada, e toda fonte chaveada usa na verdade DC e não AC, a primeira coisa na entrada das fonte é uma ponte de diodos, e capacitores de filtragem da DC, então se tem fontes ok, pode ter nobreak PWM (Senoidal aproximado) ou qualquer coisa, na dúvida coloca um filtro de linha decente na saída do nobreak e pronto, fonte chaveada não usa AC e sim DC então se a forma de onda é torta não tem problema, é só ter ela limpa de ripple (E nem todo nobreak senoidal tem isso! Os baratos tem sujeira na rede igual). Dito isso, esse nobreak aqui até serve:
    https://www.submarino.com.br/produto...ateria-externa
    Só que precisaria um módulo externo de baterias, com o preço do módulo comercial já passa muito dos seus R$ 3 mil de limite. Então talvez seria caso de digamos: https://www.submarino.com.br/produto...ts-shara-preto , ele tem baterias 18Ah internamente, se acrescentar mais 2 dessas externamente: https://www.bateriaautomotiva.com.br...h-p5-380-28ah/ (Com um cabo desse: https://www.submarino.com.br/produto...xao-2-baterias ) vai ter ao todo uns 46Ah em baterias, é pra durar uns 3 anos mesmo com descarga diária de 3 minutos (Que vai representar talvez 10 a 20% de descarga diária, dependendo do horário. Bateria de chumbo-acido, com gel ou não, não suporta descarga total todo dia, tem que descarregar só até uns 20 ou 25% pra durar 1000 ciclos (1000 dias com 3 minutos de black-out no seu caso). Serviria se colocasse 2 baterias 12V 18Ah, mas... dá uma olhada nos preços, as gel 18Ah são mais caras que as estacionárias Bosch ou Freedom de 25/28Ah! Como o nobreak dá conta de carregar, pode usar as de 25/28|h tranquilo NESSE CASO).

  4. #4

    Padrão Re: Nobreak ideal para servidores

    e compre com tecnologia "ONLINE" ou "DUPLA CONVERSÃO" ... isso vai te ajudar bastante em determinadas ocasiões....

    não adianta ser somente senoidal.. a dupla conversão vai preservar muito melhor as coisas por ai !!!

    recomendo a marca EATON. São no-breaks profissionais. Esta semana mesmo tivemos a manutenção preventiva dos nobreaks em nosso datacenter, tudo feito 'hot-swap' sem desligar nenhum ativo, tudo com segurança. Passando no-breaks para 'by-pass', removendo a gaveta de baterias, trocando as baterias... inserindo, testes no novo banco... mudando do by-pass para online... sem desligar nada... (banco de baterias com 4 anos, dava pra segurar mais, so que por segurança preferimos trocar, são 15 baterias de 15ah internas, outros menores, 15 baterias de 5ah).

  5. #5

    Padrão Re: Nobreak ideal para servidores

    O problema é que essas soluções estouram em MUITO os R$ 3 mil disponíveis. Só em bateria um bom UPS profissional custa R$ 2 mil! UPS online de 3kVA custa R$ 3 mil se for usado, já velho (E eles não tem baterias inclusas geralmente).

    (Mas que dupla-conversão é o que há de melhor, isso é. Recomendo mais Delta ou APC mesmo, de preferência Delta, mas o preço é muitas vezes o budget disponível)

  6. #6

    Padrão Re: Nobreak ideal para servidores

    opa amigos desculpa a demora em agradecer as informações muito obrigado eu não sabia direito sobre nobreak então o certo seria no minimo um que aguente 3kva que seja Senoidal Online Dupla Conversão com saída para bateria externa e as baterias seriam Bateria de chumbo-acido, com gel e usar também filtros nas tomadas já tenho os da clamper aquele de 3 pinos transparente com luz branca 1 em cada tomada o ruim é que 3kva um novo ta na casa dos R$6.942,45 Sms é bom ou apc é melhor mais confiável ? ate que da posso da entrada de 3 e dividi o resto em 12x só que ainda to indeciso oque pode acontecer ser os aparelhos usa mais do que o nobreak aguenta ? tipo mais tarde eu precisar coloca mais um servidor ou troca de servidor e o outro consumir mais energia ? servidores que usam fonte redundante pode ser ligado no mesmo nobreak ou teria que ser um individual para cada fonte ? a bateria qual é a marca mais confiável e boa ? não sei nada sobre bateria nunca usei e quantas preciso as externas 2,4 ? banco de baterias são muito caros as outras marca eu tava vendo os preços são muito altos um Eaton 5PX3000RT3U no ebay ta 1900 reais pena que que o transporte e o imposto impossibilita eu ainda to pesquisando preços e vendo oque posso.