Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SXT caindo direto

    olá a todos...
    Gostaria de relatar o meu problema e saber se alguem ja teve esse problema, como resolveu...
    Eu tenho duas redes, cada uma em um bairro diferente, onde pego o link da vivo de 50mb em outro bairro tbm diferente, para isso eu tinha 2 litebeam M5, so q fiquei sabendo por algumas pessoas q ñ passam os 50mb todo, ja q eu futuramente iria pegar outro link da vivo de 50mb no mesmo lugar para mandar para o outro bairro, e ai em pesquisas e conversas com algumas pessoas, eles me indicaram a comprar um par de SXT 5.8, e foi isso q eu fiz, vi alguns videos na youtube ensinando a configurar, e até ai tudo ok, consegui configurar e mandar o link da lá do bairro para o outro numa distancia de 900 metros, e estava mandando todo os 50mb, so q agora aparece um problema q estão prejudicando a minhas redes, ja q alem de mandar esse link para um bairro eu ja manda desse bairro q recebe para outro bairro, e ai com o balanceamento qndo o link cai, acaba q algumas pessoas q estão na rota desse link da vivo acabam ficando lento ou parando, e ai os clientes estão reclamando.
    Gostaria de saber se alguem pode me dar umas dicas no q pode ser, vou listar o q eu ja fiz para tentar melhorar essas quedas:

    - comprei um tubo de ferro maior
    - coloquei as sxt em um lugar q tem melhor visada sem nada para atrapalhar uma para outra
    - troquei o cabeamento
    - troquei a clipagem

    Coloquei um modem em bridge, e lá onde está o link da vivo ja q vou pegar outro link de 50mb assim q resolver esse problema ja coloquei uma rb 750r2 para fazer o monitoramento se era o link q tava caindo ou se eram as antenas, a partir disso ai descobri q era os dois, a parte do link da vivo q tava caindo ja resolvi, agora são as antenas q estão caindo..
    Estava suspeitando se poderia ser conflito de ip q poderia ta causando isso???

    Desde já muito grato, e aguardo alguma ajuda de vcs....

  2. #2

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Explica melhor esta frase:
    "quando você diz que as pessoas estão reclamando que não está passando os 50 mega...."

    Você está fazendo controle de banda para cada cliente ou deixou livre? Pelo que você escreveu deu a entender que não há controle de banda.

    Sáo dois links de 50 e fazendo balance? Quantos clientes são em cada link? E parece que não é link dedicado, então não há garantia que seja sempre 50mega.

    O SXT caí ou só fica lento? Pelo título do tópico ele cai, mas no texto passa a ideia de que fica lento.

    São detalhes a serem explicados melhor para que o pessoal possa ajudar.

  3. #3

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Não entendi também

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Explica melhor esta frase:
    "quando você diz que as pessoas estão reclamando que não está passando os 50 mega...."
    qndo falei isso era relacionado as Litebeam q ñ passava 50mb pelas antenas....

    Você está fazendo controle de banda para cada cliente ou deixou livre? Pelo que você escreveu deu a entender que não há controle de banda.
    Eu faço controle sim dos clientes, mas o problema q estou tentando resolver é q mando um link de 50mb de um bairro a outro so q está caindo direto, e pelo q percebi é as SXT.

    Sáo dois links de 50 e fazendo balance? Quantos clientes são em cada link? E parece que não é link dedicado, então não há garantia que seja sempre 50mega.
    É um link de 50mb por enquanto, mas pretendo pegar outro link de 50mb assimq eu resolver o problema da queda. E não llink dedicado, e sim VDSL da vivo.

    O SXT caí ou só fica lento? Pelo título do tópico ele cai, mas no texto passa a ideia de que fica lento.
    O link cai, falei q fica lento, pq eu mando para o outro bairro onde tenho clientes e tenho link da Oi, e ai fiz tipo um balance...



    Deu pra entender agora??

  5. #5

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por Roloce Ver Post
    qndo falei isso era relacionado as Litebeam q ñ passava 50mb pelas antenas....


    Eu faço controle sim dos clientes, mas o problema q estou tentando resolver é q mando um link de 50mb de um bairro a outro so q está caindo direto, e pelo q percebi é as SXT.


    É um link de 50mb por enquanto, mas pretendo pegar outro link de 50mb assimq eu resolver o problema da queda. E não llink dedicado, e sim VDSL da vivo.


    O link cai, falei q fica lento, pq eu mando para o outro bairro onde tenho clientes e tenho link da Oi, e ai fiz tipo um balance...



    Deu pra entender agora??
    Dados de conexão, sinal, SNR... Prints seriam de uma ajuda... Principalmente que o modo vidência está off!
    Digo isso porque "caindo" é generico! Desconecta? O tráfego fica lento ou simesmente para sem desconexão?
    Muitas variáveis que podem ser repondidas com prints dos rádios.

  6. #6

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Dados de conexão, sinal, SNR... Prints seriam de uma ajuda... Principalmente que o modo vidência está off!
    Digo isso porque "caindo" é generico! Desconecta? O tráfego fica lento ou simesmente para sem desconexão?
    Muitas variáveis que podem ser repondidas com prints dos rádios.
    Ai está configurações da SXT-AP e SXT-CLIENTE

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Config SXT AP 17.07.2017_1.PNG
Visualizações:	414
Tamanho: 	51,8 KB
ID:      	67321Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Config SXT Cliente 17.07.2017_1.PNG
Visualizações:	354
Tamanho: 	65,1 KB
ID:      	67322

  7. #7

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Ali no Wireless protocol num SXT está Nstreme e na Station está Any.
    Coloca nos dois como NV2.

    Faz um print dos rádios na tela do Registration. Nestes print não deu para ver se o rádio chega a reiniciar pois não aparece o Uptime que fica na barra superior a direita. Ficou cortado na imagem.
    Se cai pode ser que um deles reinicia.
    Mas se não reinicia e perde a conexão daí é no registration que você vai ver se houve mesmo queda. Este sinal entre eles é bom e não deveria cair no registration.
    Faz o seguinte: reinicia os dois rádios e depois monitora o registration.
    Vai que está oscilando e daí perde o sinal em determinado momento. O registration vai reiniciar a contagem de tempo e você vai ter certeza que caiu. Basta olhar o registration nos dois e deve estar igual. Se um deles estiver com tempo menor é porque houve queda. E se o uptime nos dois não for o mesmo é porque reiniciou um deles.

  8. #8

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por Roloce Ver Post
    Ai está configurações da SXT-AP e SXT-CLIENTE

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Config SXT AP 17.07.2017_1.PNG
Visualizações:	414
Tamanho: 	51,8 KB
ID:      	67321Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Config SXT Cliente 17.07.2017_1.PNG
Visualizações:	354
Tamanho: 	65,1 KB
ID:      	67322
    Alguns detalhes que me intrigam e que necessitam investigação: Se você observar o Tx de uma SXT está diferente da outra, a estação está recebendo -66dBm e o AP está recebendo -53dBm. Estão com regulagens de potência diferentes ou estão mal alinhadas? Se você instalou direto no mastro e há diferença de altitude entre os pontos você vai ter que adquirir dois suportes para NanoStation para poder regular o downtilt.
    Segunda coisa que observei é que o AP está em 15mbps de tráfego (gargalo de MCS errado? Modulando pra baixo? Gargalo externo? Baixo tráfego?)
    A terceira é que a estação está com a frequência em auto. Em caso de desconexão, na hora de reconectar ele vai demorar um tempão buscando a frequência. Trave na frequência do AP ou faça um scanlist pequeno.

  9. #9

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ali no Wireless protocol num SXT está Nstreme e na Station está Any.
    Coloca nos dois como NV2.

    Faz um print dos rádios na tela do Registration. Nestes print não deu para ver se o rádio chega a reiniciar pois não aparece o Uptime que fica na barra superior a direita. Ficou cortado na imagem.
    Se cai pode ser que um deles reinicia.
    Mas se não reinicia e perde a conexão daí é no registration que você vai ver se houve mesmo queda. Este sinal entre eles é bom e não deveria cair no registration.
    Faz o seguinte: reinicia os dois rádios e depois monitora o registration.
    Vai que está oscilando e daí perde o sinal em determinado momento. O registration vai reiniciar a contagem de tempo e você vai ter certeza que caiu. Basta olhar o registration nos dois e deve estar igual. Se um deles estiver com tempo menor é porque houve queda. E se o uptime nos dois não for o mesmo é porque reiniciou um deles.
    Vamos lá...

    Eu acompanho as quedas pelo REGISTRATION mesmo, e pelo log, mas vou postar outro print aqui...

  10. #10

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Alguns detalhes que me intrigam e que necessitam investigação: Se você observar o Tx de uma SXT está diferente da outra, a estação está recebendo -66dBm e o AP está recebendo -53dBm. Estão com regulagens de potência diferentes ou estão mal alinhadas? Se você instalou direto no mastro e há diferença de altitude entre os pontos você vai ter que adquirir dois suportes para NanoStation para poder regular o downtilt.
    Achoq estão em diferença de altitude mesmo, ai ja ñ sei como posso fazer pois um está em uma parte baixa e outro na parte alta...
    COmo adquiro esse suporte e para qual finalidade???
    COmo posso regular a potencia então, pois eu fiz todos as mudanças e os sinais ficaram so nesses paramentros, so mudaram um pouco qndo eu mudo de canal...


    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Segunda coisa que observei é que o AP está em 15mbps de tráfego (gargalo de MCS errado? Modulando pra baixo? Gargalo externo? Baixo tráfego?)

    Pq gargalo?? Se o link q tenho é de 50mb??
    O MCS está em 10 e 11, eu tirei o 12 pq ficava variando...


    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    A terceira é que a estação está com a frequência em auto. Em caso de desconexão, na hora de reconectar ele vai demorar um tempão buscando a frequência. Trave na frequência do AP ou faça um scanlist pequeno.

    A SXT Cliente, está em alto e any pq eu coloquei caso eu mexa nela remotamente ele consiga se conectar com a configuração q eu mexa, e ai por isso deixei em alto e any, onde qndo eu achar o melhor sinal e resolver essa parte da queda, ai sim deixarei tudo ajustado um igual a outra...

    Postarei um print aqui sobre o registration e log

  11. #11

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         As duas SXT ap e cliente.PNG
Visualizações:	231
Tamanho: 	197,1 KB
ID:      	67326

    Ai está as duas SXT Ap e Cliente uma do lado da outra para comparações...
    Mudei o canal até parou de cair mais, será q é isso??

  12. #12

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por Roloce Ver Post
    Achoq estão em diferença de altitude mesmo, ai ja ñ sei como posso fazer pois um está em uma parte baixa e outro na parte alta...
    COmo adquiro esse suporte e para qual finalidade???
    Compra pela internet. A finalidade é regular o downtilt. O que ocorre é que esses equipamentos que não possuem regulagem traseira e são afixadas direto no mastro, são alinhadas somente em azimute (esquerda/direita), ficando o downtilt (alinhamento p/ cima<>baixo) no nível, ou direcionados para o horizonte. Podendo haver perdas de sinal devido a essa falta de alinhamento vertical. O suporte para NanoStation resolve esse problema.

    Na sua generalidade o suporte é assim: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	9,1 KB
ID:      	67330

    Custa seus R$10 no ML. É vendido em tamanhos de 3/4 e 1pol

    Ou comprar o suporte da SXT mesmo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (1).jpg
Visualizações:	245
Tamanho: 	10,3 KB
ID:      	67331

    Só que esse é difícil de achar e custa seus R$60. Eu desisti desse devido ao preço e por não ter uma fixação muito confiável. Além de o genérico acima servir em outros modelos (Ubnt, TPLink, Intelbras...)

    Porque a SXT é instalada geralmente assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (2).jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	8,3 KB
ID:      	67332
    Essa instalação não permite ajuste vertical (downtilt)

  13. #13

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Compra pela internet. A finalidade é regular o downtilt. O que ocorre é que esses equipamentos que não possuem regulagem traseira e são afixadas direto no mastro, são alinhadas somente em azimute (esquerda/direita), ficando o downtilt (alinhamento p/ cima<>baixo) no nível, ou direcionados para o horizonte. Podendo haver perdas de sinal devido a essa falta de alinhamento vertical. O suporte para NanoStation resolve esse problema.

    Na sua generalidade o suporte é assim: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	9,1 KB
ID:      	67330

    Custa seus R$10 no ML. É vendido em tamanhos de 3/4 e 1pol

    Ou comprar o suporte da SXT mesmo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (1).jpg
Visualizações:	245
Tamanho: 	10,3 KB
ID:      	67331

    Só que esse é difícil de achar e custa seus R$60. Eu desisti desse devido ao preço e por não ter uma fixação muito confiável. Além de o genérico acima servir em outros modelos (Ubnt, TPLink, Intelbras...)

    Porque a SXT é instalada geralmente assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (2).jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	8,3 KB
ID:      	67332
    Essa instalação não permite ajuste vertical (downtilt)
    Realmente, a fixação acima é do q eu tenho e ñ tem como regular, vou dar uma olhada se compro uma dessa daí q vc falou q é 10,00, e no caso sobre o meu problema tem alguma dica para me dar???

  14. #14

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por Roloce Ver Post
    Realmente, a fixação acima é do q eu tenho e ñ tem como regular, vou dar uma olhada se compro uma dessa daí q vc falou q é 10,00, e no caso sobre o meu problema tem alguma dica para me dar???
    Eu lembro do @rubem falar algo, em um tópico antigo, sobre o wireless protocol dar problema com o nstreme. Tente deixar ativo somente o modo NV2 pra ver se estabiliza. Na aba do nstreme tem enable polling... Veja como esta essa config.

  15. #15

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Eu lembro do @rubem falar algo, em um tópico antigo, sobre o wireless protocol dar problema com o nstreme. Tente deixar ativo somente o modo NV2 pra ver se estabiliza. Na aba do nstreme tem enable polling... Veja como esta essa config.
    Ta marcada...
    Ta assim a configuração lá...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Aba Nxtreme na sxt ap.PNG
Visualizações:	217
Tamanho: 	21,9 KB
ID:      	67333Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Aba Nxtreme na sxt ap.PNG
Visualizações:	217
Tamanho: 	21,9 KB
ID:      	67333

  16. #16

    Padrão Re: SXT caindo direto

    O NV2 é uma evolução do Nstreme. Muito mais confiável.

    Você notou no log que está aparecendo o motivo da desconexão? "Extensive data loss".

    Isto pode estar relacionado com a dica do @sphreak sobre o downtilt.

  17. #17

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Ja mudei para NV2, e será q ñ é tbm alguma configuração??

  18. #18

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O NV2 é uma evolução do Nstreme. Muito mais confiável.

    Você notou no log que está aparecendo o motivo da desconexão? "Extensive data loss".

    Isto pode estar relacionado com a dica do @sphreak sobre o downtilt.

    Tinha efetuada a troca de NStreme para NV2 como me falaram ai em cima, ai qndo fui conferir agora de noite a net ñ tinha caído desde ontem qndo fiz a mudanças, vou ficar em monitoramento e aguardar se fica estável e ai passo aqui para ver o resultado..

    Mas mesmo assim desde já muito grato pela atenção de todos...

  19. #19

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Estava passando pelo esse mesmo problema, porém só consegui estabilizar usando NV2 no nstreme ficou muito instável a ponto de ocorrer desconexões perceptíveis ao usuário tempo para conectorização era algo de 4 minutos!

  20. #20

    Padrão Re: SXT caindo direto

    Ativa o NV2, melhora esse sinal e FIXA UM MCS no AP que a Station vai acompanhar o AP automaticamente a modulação escolhida no AP. porém eu trocaria essas 2 SXT por uma rb912 e antena da ALGcom pra fazer esse ponto. nessa Distancia passa 150 megas tranquilo.