+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Calcular Throughput de um Enlace de Rádio?

    Bom dia Srs.,

    Fiz essa mesma pergunta em outro assunto lá na subcategoria "Ubiquiti", como não responderam resolvi criar esse post exclusivo para o questionamento:

    Qual a forma correta de calcular o Throughput de um enlace de rádio?

    Seria a média da soma do throughput do Tx + Rx.

    ou

    Seria o resultado da soma do throughput do Tx + Rx.

    Pergunto isto porque tenho presenciado na internet a seguinte situação, o enlace do cara alcança 50Mbps no Tx e 40 no Rx aí o cara relata que está com 90Mbps agregado...


    Obrigado.
    Everton Nunes.
    Aux. Téc. - LCR

  2. #2

    Padrão Re: Como Calcular Throughput de um Enlace de Rádio?

    Nunes, é isso mesmo. Tráfego agregado.

    Os rádios mais padrões de mercado SEMPRE são half duplex, mesmo os MIMO.

    Então cada chain pode trabalhar no sentido necessário mas não em ambos simultaneamente.

    Se por exemplo vc fechar um enlace que mostra 200/200 no rádio, você poderá fazer 180/20 por exemplo.

    Edit: Claro, existem rádio que são full duplex, usando técnicas diferentes e destinando chains específicas para cada sentido. Se não me engano as Airfiber já trabalham dessa forma ou até destinando percentuais de cada chain para cada sentido. Alguém que conheça melhor a linha pode comentar aqui.

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Como Calcular Throughput de um Enlace de Rádio?

    Caro @fhayashi,

    Desculpe-me pela insistência.

    Utilizando a ferramenta BTest, devo considerar a soma dos resultados alcançados Tx + Rx como o Throughput do enlace?


    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Como Calcular Throughput de um Enlace de Rádio?

    Em teoria sim, na prática não.

    O rádio sofre interferências e alinhamentos diferentes em cada lado impactam o throuput.

  5. #5

    Padrão Re: Como Calcular Throughput de um Enlace de Rádio?

    Caro @fhayashi,

    Posso estar muito equivocado e falando besteira mas considerando este fato, que é a realidade sabemos disso, e longe de mim querer estabelecer regras mas, na minha opinião seria razoável consideramos que o Throughput final poderia ser a média entre os resultados das somas do Tx + Rx dos dois lados.

    Ou seja, supondo que:

    A soma do Tx + Rx lado A for = X Mbps e.
    A soma do Tx + Rx lado B for = Y Mbps.

    Logo o Throughput final seria = (X + Y) / 2.

    Detalhe, tenho observado que geralmente o resultado obtido em Tx do lado A é correspondente ao Rx do lado B. kkkkkkkk... enfim..

    Acho que viajei um pouco mas como diria minha querida vovó: "..vamos que vamos.."


    Obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Como Calcular Throughput de um Enlace de Rádio?

    Se vc precisar de link simétrico, vc usa o menor througput e dívida por dois.

    Em enlaces não simétricos, o througput agregado, normalmente serve para saber que vc consegue passar 90% daquilo no download e 10% no up (exemplo) de banda para os usuários.

    Pelas variações que ocorrem, a conta que vc quer não tem muito sentido

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Como Calcular Throughput de um Enlace de Rádio?

    Caro @fhayashi,

    Estou vendo que você está tentando ser o mais claro possível, obrigado, mas sua explicação me deixou ainda mais confuso...

    Supondo que eu fiz o BTest apenas no "ponto A" e obtive os seguintes resultados:

    Tx = 80 Mbps.
    Rx = 70 Mbps.

    Já é possível determinar o Throughput deste enlace?

    Se sim, qual seria então o resultado?

    Se não, o que ainda deve ser avaliado? O ponto B?


    Obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: Como Calcular Throughput de um Enlace de Rádio?

    Seria 70 para um lado e 80 para o outro. Rsrsrs

    Mas o total depende do tempo de rádio consumido em cada sentido. Se for 50/50. Vc teria 75mbps.

    Mas como disse, esse número não serve pra muita coisa.

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Como Calcular Throughput de um Enlace de Rádio?

    Bem na minha experiencia aconselharia considerar em ambiente real o seguinte exemplo:

    Se o teu test de RX = 80Mb e TX= 80Mb então teoricamente terias = 160Mb de througput Radio (Ap)/ Radio (Cliente) ou seja comunicação Real entre os Rádios (Modo Wireless).
    Devido a vários factores naturais e do equipamento (Interferências, Obstruções, limitações da Interface LAN e outros componentes do Radio "CPU, RAM e Chipset"), devemos considerar sempre apenas uma garantia de 50% a 60% do valor apresentado nos testes ou seja se o total for = 160Mb então o real será = 80Mb full. Os fabricantes procuram sempre dar uma capacidade elevada ao wireless prevendo já estes constrangimentos.

  10. #10

    Padrão Re: Como Calcular Throughput de um Enlace de Rádio?

    Bom dia a todos,

    Caro @dalexandre, ok muito obrigado! acho que é o suficiente.

    Obrigado também ao @fhayashi pela contribuição.

    Temos aqui um projeto onde instalaremos três enlaces:

    1º - de 0,5 km - será com airFiberX AF-5X e antenas AF-5G23-S45.
    2º - de 7,5 km - será com airFiberX AF-5X e antenas AF-5G30-S45.
    3º - de 13 km - para este pretendemos usar o airFiber5 AF5U.

    Vai demorar um pouco, acho que até o final do ano, para concluirmos as instalações mas assim que obtivermos os resultados irei postar aqui.

    Obrigado a todos.

    Valeu!