+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Enlace Curta Distância - 30mbps UP

    Galera, estou desligado no mundo wirelles, porém agora surgiu uma oportunidade de fazer um enlace de aprox. 2km. Preciso passar 30mbps nele, GARANTIDO. A visada é perfeita! Quais equipamentos me indicam: custo x beneficio.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace Curta Distância - 30mbps UP

    2km e nessa distância, acho que qualquer rádio atual passa.

    Mikrotik SXT 5, Ubnt Litebeam 5ac. Acho que dá até para usar canal de 10 mhz.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace Curta Distância - 30mbps UP

    Qualquer CPE de 16dBi, com rádio a 20dBm, vai dar sinal -60dBm no outro lado, nível de sinal que permite usar um data rate que passe uns 60Mbps em canal de 20MHz de largura.

    SXT Lite5 e Wom5000 MIMO são as opções mais baratas. Já usei Wom5000 de R$ 230 pra isso e é ok, não posso reclamar, mas não sei se aguenta tráfego constante 24x7 de uns 10-20Mbps, vai que a falta de dissipador de calor no chipset de RF cria uns delays depois de uns meses.

    Nanostation Loco M5 tem só 13dBi, são 6dBm a menos de sinal (3dBi a menos por antena, em 2 antenas), ou seja, uns -66dbm, já não pra digamos MCS14 ou 15, tem que ficar em MCS12, que na real passa mais de 30Mbps half-duplex se usar canal de 20MHz de largura.

    Tendo a recomendar SXT Lite5 pelo sistema operacional mais complexo, ou seja, com mais opções. Mas WOM5000 MIMO (Não confunda com WOM5000 SISO) atende isso pelo menos no começo, depois não sei como fica (Componente quente tende a ir piorando), então teria que ver o uso do PTP, se vai interligar casas ou algum empresa pequena, WOM serve, já se for PTP pra provedor distribuir link, aí teria que ter alguma segurança maior, eu iria de SXT Lite5 ou Nanobeam M5 16dBi (Firmware de Ubiquiti é mais fácil pra quem está acostumado a setup simplório de roteador de mesa. Configurar o RouterOS dos SXT não é pra iniciante).

    Wom5000: R$ 450 o par. Dá conta do recado, só não sei a durabilidade.
    SXT Lite5: R$ 500 o par. Dá conta do recado e dura, mas a configuração é avançada.
    Nanobeam M5 16dBi: R$ 650 o par. Dá conta do recado, tem setup bem simples igual roteador de mesa.

    ACHO que tem CPE TP-Link de 16dbi (A CPE 510 é de 13dBi, acho que não compensa muito nesse caso. Se não me engano é a CPE-520, só achei ela mais cara que Nanobeam, não gostei), mas acho que caem no problema do WOM5000: Funciona, mas por ser produto destinado a outro mercado de uso mais brando/leve, talvez não aguente digamos mais que 1 ano com tráfego constante (Que um PTP de provedor teria, mas que um PTP doméstico ou de pequena empresa não teria). Que SXT Lite5 aguenta tráfego constante por uns 2 anos sei que aguenta porque já coloquei pra isso e está rodando assim a 2 anos sem problemas. Usei muito Wom5000 em mini-PTP pra fazenda ou empresa, também a mais de 2 anos, mas é uso muito mais brando, só passa navegar de 2 ou 3 computadores umas 8 ou 10d por dia, não tem 10Mbps passando por mais que 30 minutos ao todo num dia! Isso é completamente diferente do calor que será criado quando um PTP de provedor (Pequeno, que seja) passar 10Mbps seguido, sem parar, por umas 12h por dia, caindo pra 1 ou 2Mbps de madrugada.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace Curta Distância - 30mbps UP

    Qualquer AP/CPE passa tranquilamente essa banda (Ex.: Nano Beam de 16, PowerBeam de 22), etc.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace Curta Distância - 30mbps UP

    2km vai de APC 5M18+

  6. #6

    Padrão Re: Enlace Curta Distância - 30mbps UP

    Gostei da idéia da sxt, inclusive sei configurar. Litebean também achei interessante. No mais, muito obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace Curta Distância - 30mbps UP

    Vai de SXT Lite 5.. é certeza tu alcançar mais de 30Mbps. Valeu..