+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Firewall>Conections

    O caso é o seguinte. Minha RB 1100 Ahx2
    Com 450 clientes planos de 1 ate 5mbs e umas 50 regras no firewall sendo a maioria só redirecionamento para cameras.

    Está batendo processamento.Dei uma pesquisada e vi que diminuindo o tempo de vida das conexoes tcp o processamento baixava um pouco.Queria saber se está certa essa afirmação e se estiver se o cliente estiver fazendo um download que exceda esse timeout da conexao tcp o download dele cai ou a conexão e renovada automaticamente ?

    Estou ativando uma fibra e vou colocar outra rb 1100 pra alivar a carga da primeira...

  2. #2

    Padrão Re: Firewall>Conections

    Não acho que resolva. Mas não vai causar problema no download. Pode dar problema em uma conexão tipo ssh sem mandar comandos. Em quanto tiver troca de pacotes não vai cair.
    Se for pppoe eu recomendo de forma rápida colocar outra RB na mesma bridge e habilitar outro servidor pppoe. Aí os IPs que não achar na primeira coloca rota pra segunda.
    Quando to com uma 2011 e o percebo esse problema eu vejo se tenho sxt ou Ominitik no ponto de acesso e ativo servidor pppoe neles. Até eu ir fazer uma manutenção.
    Você precisa do connection track ativo? Não pode usar um FastTrack?
    Tem nat usando action mascared em vez de src-nat?
    Tá usando dns da RB?

  3. #3

    Padrão Re: Firewall>Conections

    Tenho que dar uma pesquisada a respeito desse fastTrack. O nat está sendo feito pelo mascared
    dns google padrao

  4. #4

    Padrão Re: Firewall>Conections

    Citação Postado originalmente por JasonHilario Ver Post
    Tenho que dar uma pesquisada a respeito desse fastTrack. O nat está sendo feito pelo mascared
    dns google padrao
    Troque a action mascared por src-nat. Só não use se eu ip é dinâmico.
    Se usa nat na pode desativar o connection track.
    Se usa queue não pode usar FastTrack.
    Se usa o DNS do Google desative o allow remote requests do DNS. Desative o acesso web da RB.

  5. #5

    Padrão Re: Firewall>Conections

    Vou dar uma estudada nessa parte do scr-nat ainda.
    pelo que vi a regra é tipo assim certo ?

    chain=srcnat out-interface=internet src-address=192.168.1.0/24
    action=src-nat to-addresses=xx.xx.xx.xx to-ports=0-65535
    sendo que no to-address coloco meu ip publico ?

    Ativei aqui o fasttrack que foi bem simples. O processamento da rb ja baixou.Pelo pouco que li tambem nao posso usar nada que tenha o parent global nas queue. Os cliente aqui estão respeitando o limite de banda do queue então está joia.

    E o dns ja esta desativado está opção

  6. #6

    Padrão Re: Firewall>Conections

    O nat é isso mesmo não precisa preencher o to-port.

    O queue não vai funcionar nada. Você vai ver uma informação fake.

  7. #7

    Padrão Re: Firewall>Conections

    Citação Postado originalmente por JasonHilario Ver Post
    Vou dar uma estudada nessa parte do scr-nat ainda.
    pelo que vi a regra é tipo assim certo ?

    chain=srcnat out-interface=internet src-address=192.168.1.0/24
    action=src-nat to-addresses=xx.xx.xx.xx to-ports=0-65535
    sendo que no to-address coloco meu ip publico ?

    Ativei aqui o fasttrack que foi bem simples. O processamento da rb ja baixou.Pelo pouco que li tambem nao posso usar nada que tenha o parent global nas queue. Os cliente aqui estão respeitando o limite de banda do queue então está joia.

    E o dns ja esta desativado está opção
    Fasttrack e simple-queue não funciona as queues, só queue tree funcionaria.

  8. #8

    Padrão Re: Firewall>Conections

    Citação Postado originalmente por lnredivo Ver Post
    Fasttrack e simple-queue não funciona as queues, só queue tree funcionaria.
    Eu acho que nenhuma funcionaria.

  9. #9

    Padrão Re: Firewall>Conections

    Simple Queue aqui dos clientes ppoe e clientes com ip estatico está fucionando de boa vou deixar mais alguns dias pra ver como vai se comportar a longo prazo.

  10. #10

    Padrão Re: Firewall>Conections

    Na minha eu baixei o tempo de concçao do farewel conections... para 5 horas.. nao tive poblema algum ja que: por exemplo vc faz uma conecçao com facebook por um ip local de sua rede... logo que ela fica apenas 5 horas nesta lista. no meu caso.. agora imagino que niguem fique 5 horas em um mesmo site. se a pessoa atualizar a pagina a nova conecçao e feita.. com novo tempo... a minha tambem e uma 1100ahx2. meu procesamento caiu bastante sim... ate porque tambem tirei varias regras de mangle. e isso quase zerou o processamento...
    . agora algume que tenha uma 1100 me responda... quando uma fan chega ao limite aciona a outra e fuciona as duas simultaneamente ? minha duvida e esta pois a minha estava a 6 k de velocidade. ate entranhei...
    um teste que fiz... foi segura a ligada e ae acionou a outra altomaticamente.. imagino que se der pal em uma aciona a outra.. ate prq sao tres fios da fan com controle de velocidade..

  11. #11

    Padrão Re: Firewall>Conections

    Bom dia amigo, entre em tools>>profile. Te apresentará a seguinte tela
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.PNG
Visualizações:	211
Tamanho: 	11,7 KB
ID:      	67479

    Este te mostrara o que está usando seu processamento, caso seja o firewall irá te mostrar se puder postar essa tela para uma analise, creio que seja o firewall.

    At: Dzyan Mendes - CEO at ConsultorTik
    http://consultortik.com.br
    WP: (35) 9.9853-4244

  12. #12

    Padrão Re: Firewall>Conections

    Consegui Resolver. FastTrack e diminuir o tempo de conexão me rendeu uns 30% a menos de uso de cpu