+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Olá Pessoal, estou com uma duvida como proceder o uso correto de no-break.

    Tenho alguns no-break de pequeno no porte. 1500VA e 3200VA o de 1500Va tem duas bateria estacionarias em serie 12v cada e 48Ah.

    Pergunto, é necessário forçar o usa destas bateria externas ou interna por algum tempo, pois o Nobreak fica 100% usando a energia e quase nunca usa as baterias.

    Depois de muito tempo caiu a energia e o Nobreak de 1500Va da APC consegui segurar uma CPU por 5 minutos e a estimativa era para segurar pelo menos 30 minutos, levei o Nobreak para uma assistência técnica e ficou comprovado que as baterias internas estavam na UTI kkk e as baterias Externas tinha uma que estava nos últimos suspiro de vida.

    Qual é o procedimento para usa corretamente Nobreak?

    Abraço

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Citação Postado originalmente por ccbsumare Ver Post
    Olá Pessoal, estou com uma duvida como proceder o uso correto de no-break.

    Tenho alguns no-break de pequeno no porte. 1500VA e 3200VA o de 1500Va tem duas bateria estacionarias em serie 12v cada e 48Ah.

    Pergunto, é necessário forçar o usa destas bateria externas ou interna por algum tempo, pois o Nobreak fica 100% usando a energia e quase nunca usa as baterias.

    Depois de muito tempo caiu a energia e o Nobreak de 1500Va da APC consegui segurar uma CPU por 5 minutos e a estimativa era para segurar pelo menos 30 minutos, levei o Nobreak para uma assistência técnica e ficou comprovado que as baterias internas estavam na UTI kkk e as baterias Externas tinha uma que estava nos últimos suspiro de vida.

    Qual é o procedimento para usa corretamente Nobreak?

    Abraço
    Bateria tem vida útil isto é normal

    quanto tempo tem a bateria ???
    eram estacionarias ???

  3. #3

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Teria que ver qual a corrente e tensão que esse nobreak mandava pras baterias.

    Nobreak pequeno não foi feito pra bateria grande, a carga corrente de bateria de 48Ah é começar quase lá pelos 10A, e fazer uma flutuação em tensão bem baixa (13,2V por bateria) com corrente também baixa, tipo 100 a 200mAh.

    Se o nobreak pequeno só tem corrente de carga de uns 1Ah, se houvesse rendimento de 100% de cara já levaria 48 horas pra carregar, mas no processo existem uns 40% de perda de modo que implica umas 68h pra carga completa! Carga tão demorada é quase certeza de desequalização, que é basicamente ao invés de cada célula (Bateria 12V tem 6 células de 2V) ter digamos 2,2V, ocorre de 2 terem 2,4V e 4 terem 2,1V, essas 2 células com 2,4V vão morrer mais cedo, porque operarão com sobretensão.

    Não precisa descarga periódica em bateria, seja gel, vrla ou com água, o que precisa é carga na corrente e tensão adequados, e nobreak comum geralmente NÃO tem isso, nobreak comum de 1500VA tem circuito feito pras 2 baterias de 5Ah internas, a corrente de 1A é perfeita pra começar carga em bateria de 5Ah, e a flutuação lá pelos 200mAh em bateria de gel funciona ok porque o gel meio que segura as placas (Que em bateria externa com água ficam soltando sedimento pro fundo da bateria, as placas vão desmanchando).

    Nobreak com corrente baixa demais é isso aí, vai sempre ter chance enorme de desequalizar células. Vai ter que descobrir qual a corrente que o nobreak manda pras baterias, e escolher bateria no tamanho correto (Se o nobreak manda 3A, seria bom não usar bateria nem de 36Ah e sim menor, tipo 26Ah, fica abaixo dos 10%, 10A pra 100Ah a princípio está ok, mas quando tem bateria interna em paralelo a bateria externa tem que somar as 2, e lembrar que a resistência interna de uma afeta a carga da outra, bateria em paralelo só fica 100% normal quando são baterias iguais).

    Descarregar as baterias a cada 2 meses pra evitar desequalização ajuda pouco, porque elas podem ser carregadas desequalizads de novo, então não tem muito pra onde fugir, se tem corrente baixa demais vai ter bateria durando pouco mesmo.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Eu tinha bateria de 60A, mas atualmente nem as uso e com 5A seria mais do que suficiente para minha necessidade. Sempre uso somente em bateria no no-break, que tem um suporte para 8 minutos em PCs básicos e com monitor crt de 14"( 40W). Mas como o PC consome cerca de 120 a 150 W e 50W da caixa de som e mais 35 do monitor não passa dos 6 minutos, atualmente com 4 minutos; O PC chega a 400W(acho), por que fonte de 350 não aguenta e uso de 600W( fabricante recomenda de 450W, até 700W conforme a placa de vídeo).

  5. #5

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Olá, amigos do fórum...

    Posso ligar duas baterias de 7Ah em paralelo em um nobreak TS Shara UPS Soho 600 Va para aumentar a autonomia?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TS Shara UPS Soho 600 Va.jpg
Visualizações:	446
Tamanho: 	128,3 KB
ID:      	67515


    Abraço.

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Sim até pode, mas dependendo do caso não chega a dobrar a autonomia e pode ter uma vida útil das baterias até menor por que se uma delas der problema, estraga a outra.

  7. #7

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Ok pessoal, como faço para medir esta corrente que o nobreak manda para as baterias?

    Estas baterias seria as externas?

    Pois como falei no Nobreak APC 1500Va tem duas baterias externas estacionarias de 48Ah.

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Basicamente faz isso aqui:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nb.jpg
Visualizações:	414
Tamanho: 	41,2 KB
ID:      	67520

    Pega qualquer multimetro, pode ser dos mais baratos que achar, tipo: https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?source=gps , e liga assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         multimetro.jpg
Visualizações:	242
Tamanho: 	169,1 KB
ID:      	67521

    Se for outro modelo, acha a escala de 10A ou 20A, e pluga os conectores com o preto sempre no jack escrito COM, e o vermelho no jack escrito 10A ou 20A (Mas pra medir tensão tem que lembrar de voltar o plug vermelho pro jack V/R/mA).

    Só que tem que fazer isso com a bateria meio vazia, lá pelos 11 a 11,5V, só assim terá a corrente que o nobreak manda pra bateria varia.

    Mede por uns minutos, depois pode ligar normalmente, não precisa mais que uns minutos pra ter certeza qual a corrente que de fato o nobreak manda.

    Não estranhe se medir coisa ridícula tipo 1,3A num nobreak de 1500VA que DIZ que carrega até bateria de 40Ah. Carregar carrega, mas com qual risco de desequalização? A carga IDEAL exige corrente meio alta pra carga (E depois bem baixa na flutuação), tipo começar com 10 a 20% da capacidade da bateria (4,8 a 9,6A pra bateria de 48Ah), mas bateria carrega com corrente longe do ideal, os riscos de problemas são MUUUUUITO maiores mas carregar carrega.

    Se plugar uma bateria já com carga no nobreak, a corrente que medirá será a de flutuação, que geralmente fica entre 150 e 300mA em nobreak comum, a flutuação precisa mesmo ser em corrente bem baixa (300mA é exagero, inclusive), mas a carga inicial não, esta precisa ter corrente alta, senão a carga já começa desequalizada, umas células pegam tensão e outras não.

  9. #9

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Olá, amigo Rubens...

    Criei um post sobre a medida ideal do cabo PP para uma instalação, no link abaixo...

    https://under-linux.org/showthread.php?t=188231

    Pode dar suas considerações, por favor?

    Forte abraço.

  10. #10

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Basicamente faz isso aqui:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nb.jpg
Visualizações:	414
Tamanho: 	41,2 KB
ID:      	67520

    Pega qualquer multimetro, pode ser dos mais baratos que achar, tipo: https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?source=gps , e liga assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         multimetro.jpg
Visualizações:	242
Tamanho: 	169,1 KB
ID:      	67521

    Se for outro modelo, acha a escala de 10A ou 20A, e pluga os conectores com o preto sempre no jack escrito COM, e o vermelho no jack escrito 10A ou 20A (Mas pra medir tensão tem que lembrar de voltar o plug vermelho pro jack V/R/mA).

    Só que tem que fazer isso com a bateria meio vazia, lá pelos 11 a 11,5V, só assim terá a corrente que o nobreak manda pra bateria varia.

    Mede por uns minutos, depois pode ligar normalmente, não precisa mais que uns minutos pra ter certeza qual a corrente que de fato o nobreak manda.

    Não estranhe se medir coisa ridícula tipo 1,3A num nobreak de 1500VA que DIZ que carrega até bateria de 40Ah. Carregar carrega, mas com qual risco de desequalização? A carga IDEAL exige corrente meio alta pra carga (E depois bem baixa na flutuação), tipo começar com 10 a 20% da capacidade da bateria (4,8 a 9,6A pra bateria de 48Ah), mas bateria carrega com corrente longe do ideal, os riscos de problemas são MUUUUUITO maiores mas carregar carrega.

    Se plugar uma bateria já com carga no nobreak, a corrente que medirá será a de flutuação, que geralmente fica entre 150 e 300mA em nobreak comum, a flutuação precisa mesmo ser em corrente bem baixa (300mA é exagero, inclusive), mas a carga inicial não, esta precisa ter corrente alta, senão a carga já começa desequalizada, umas células pegam tensão e outras não.
    Tenho uns nobreak padrao antigo sms 600va . Tem algum esquema para fazer ele ligar sozinho apos queda de energia? Ele desliga apos carga de bateria chegar ao limite, ai quando volta a energia só volta apertando o botão power.

  11. #11

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Se fosse antigo MESMO teria botão liga-desliga físico, nesse estilo: https://cdn.hackaday.io/images/4838931417960122917.JPG

    Pra alterar o circuito teria que ver o circuito de cada modelo, levantar o esquema e ver o que dá pra alterar, porque cada no break tem controlador e componentes diferentes, não tem padronização em nenhum tipo de eletrônico no mundo, menos ainda em no break (E eu é que não vou gastar crédito da minha bola de cristal pra ver no break dos outros, quem tem o aparelho na mão que levante o esquemário).

    E imagino que alguns com USB e cia tenha configuração pra voltar ligado ou não, se alguém paga por essa feture (Porta USB) imagino que ela seja completa, seria uma grande noobice pagar por porta USB só pra ver quanto de carga uma mísera bateria de 7Ah (A original) ainda tem. Eu não uso essas portas, não faço ideia das features dos nobreak mais recentes, prefiro coisa mais rústica.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se fosse antigo MESMO teria botão liga-desliga físico, nesse estilo: https://cdn.hackaday.io/images/4838931417960122917.JPG

    Pra alterar o circuito teria que ver o circuito de cada modelo, levantar o esquema e ver o que dá pra alterar, porque cada no break tem controlador e componentes diferentes, não tem padronização em nenhum tipo de eletrônico no mundo, menos ainda em no break (E eu é que não vou gastar crédito da minha bola de cristal pra ver no break dos outros, quem tem o aparelho na mão que levante o esquemário).

    E imagino que alguns com USB e cia tenha configuração pra voltar ligado ou não, se alguém paga por essa feture (Porta USB) imagino que ela seja completa, seria uma grande noobice pagar por porta USB só pra ver quanto de carga uma mísera bateria de 7Ah (A original) ainda tem. Eu não uso essas portas, não faço ideia das features dos nobreak mais recentes, prefiro coisa mais rústica.
    Esse é antigo na porta serial mesmo, nunca usei ela.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2019-01-13 at 3.30.04 PM.jpeg
Visualizações:	167
Tamanho: 	49,6 KB
ID:      	69325Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2019-01-13 at 3.30.04 PM(1).jpeg
Visualizações:	136
Tamanho: 	69,8 KB
ID:      	69326Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2019-01-13 at 3.30.04 PM(2).jpeg
Visualizações:	175
Tamanho: 	70,0 KB
ID:      	69327Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2019-01-13 at 3.30.04 PM(3).jpeg
Visualizações:	155
Tamanho: 	52,0 KB
ID:      	69328Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2019-01-13 at 3.31.47 PM.jpeg
Visualizações:	213
Tamanho: 	92,9 KB
ID:      	69329Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2019-01-13 at 3.31.47 PM(1).jpeg
Visualizações:	205
Tamanho: 	51,7 KB
ID:      	69330

  13. #13

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Esse micro-switch provavelmente vai pra algum transistor na placa, que vai pro microcontrolador.

    Um quebra-galho é colocar um timer acionando rele assim que volta a eletricidade, um circuitinho com rele e um capacitor, pra manter o rele fechado por só 1 segundo (O tempo que o botão precisa apertado pra ligar). Mas aí mantém esse caminho passando por outro rele, que quando o nobreak tem AC na saída não permite passagem, assim toda vez que a eletricidade da tomada volta ele aciona o rele, mas quando o nobreak está ligado não aciona o botão, só quando está desligado.

    Vou desenhar o esquema e depois posto.

  14. #14
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    wala o meu no-break é um SMS de 600 VA; quando a bateria atinge 12,3 volts ele desarma, tentei mudar essa range para 11,7 e não consegui. Quando a energia volta após 10 segundos ele rearma ou religa automaticamente.
    No entanto, se eu desligar a bateria continua carregando mas se eu desconectar da tomada e colocar de novo blz. Este tipo possui uma chave mecânica de 2 polos e uma posição mas existem muitos que é de apenas uma posição e estes a bateria carrega desde que esteja conectado à tomada mesmo desligado e seu limite é de 11,7 volts e não rearma caso desligue por falta de carga.

    Infelizmente o seu rendimento é ridículo, onde no meu caso o PC consome cerca de 120 watts em repouso, mais 30 watts do monitor e 50 watts do som( vol máx.) o consumo atinge 20 A/H ou seja 3 vezes a capacidade da bateria; somente o tempo de desligar que o faz em 15 segundos e uns 30 segundos para ligar a partir do momento que aperto o botão de energia.
    Como tem um ano, logo terei de comprar outra bateria.

  15. #15

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    wala o meu no-break é um SMS de 600 VA; quando a bateria atinge 12,3 volts ele desarma, tentei mudar essa range para 11,7 e não consegui. Quando a energia volta após 10 segundos ele rearma ou religa automaticamente.
    No entanto, se eu desligar a bateria continua carregando mas se eu desconectar da tomada e colocar de novo blz. Este tipo possui uma chave mecânica de 2 polos e uma posição mas existem muitos que é de apenas uma posição e estes a bateria carrega desde que esteja conectado à tomada mesmo desligado e seu limite é de 11,7 volts e não rearma caso desligue por falta de carga.

    Infelizmente o seu rendimento é ridículo, onde no meu caso o PC consome cerca de 120 watts em repouso, mais 30 watts do monitor e 50 watts do som( vol máx.) o consumo atinge 20 A/H ou seja 3 vezes a capacidade da bateria; somente o tempo de desligar que o faz em 15 segundos e uns 30 segundos para ligar a partir do momento que aperto o botão de energia.
    Como tem um ano, logo terei de comprar outra bateria.
    Esse é de 600va tambem e senoidal, tem saida para bateria externa , no qual eu coloco para aguentar mais. Esta escrito que aguenta bateria de 80ah o maximo

  16. #16

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Esse micro-switch provavelmente vai pra algum transistor na placa, que vai pro microcontrolador.

    Um quebra-galho é colocar um timer acionando rele assim que volta a eletricidade, um circuitinho com rele e um capacitor, pra manter o rele fechado por só 1 segundo (O tempo que o botão precisa apertado pra ligar). Mas aí mantém esse caminho passando por outro rele, que quando o nobreak tem AC na saída não permite passagem, assim toda vez que a eletricidade da tomada volta ele aciona o rele, mas quando o nobreak está ligado não aciona o botão, só quando está desligado.

    Vou desenhar o esquema e depois posto.
    Fico no aguardo. Obrigado pela atenção

  17. #17
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Nobreak com Bateria externa ou não precisa força uso das baterias?

    wala, em muitos casos um no-break de 1200 ou até 1800 VA o que muda é o corpo de dissipador maior, cooler e 24 volts mas o PCI e componentes são os mesmos. Conforme a aplicação utilizam 4 mosfets ou 6 ao invés de 2 mosfets mas o sistema de arrefecimento é muito precário.
    Como experiência, montei um circuito de entrada 127 volts AC, saída 127 AC isolados retificador e um banco de capacitores; tudo que funcione em seu circuito eletrônico da fonte com 160 VDC ok, mas fontes de desktop, monitores( alguns), TVs acima de 32" funcionam com 350 VDC. Daria para montar um banco de baterias( 10), e somente seria viável se o consumo for superior a 500 kw e necessitaria de um compartimento só para baterias, como acontece nas torres de transmissão de dados ou data centers e até mesmo call centers que normalmente usam 48 VDC.