+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Duvida ou questão

    Ola a todos. sou novo aqui no forum

    primeiramente vou expor a minha duvida.
    e o seguinte.

    Na base 1 colocaria uma bullet M5 com antena omni


    na base 2 com distancia de 15km a 20km colocaria uma NanoBeam M5 19dBi 5GHz MIMO

    sera que pega bem o sinal ?? assim


    obrigado

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Duvida ou questão

    que devo usar setorial com rockt m5?

    lembrando ke tenho outra base (base 3 ) se apontar setorial para a base 2

    a base 3 fica nas costas do sector

  4. #4

    Padrão Re: Duvida ou questão

    Citação Postado originalmente por ALIENART Ver Post
    Ola a todos. sou novo aqui no forum

    primeiramente vou expor a minha duvida.
    e o seguinte.

    Na base 1 colocaria uma bullet M5 com antena omni


    na base 2 com distancia de 15km a 20km colocaria uma NanoBeam M5 19dBi 5GHz MIMO

    sera que pega bem o sinal ?? assim


    obrigado
    Não...
    Projeto muito errado ai amigo

  5. #5

    Padrão Re: Duvida ou questão

    É tentador usar um painel pra ligar uma outra base. Mas é um terrível erro. Eu tenho um erro destes 2 bases na mesma direção ligadas a um powerbeam, só as duas sem clientes.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida ou questão

    que devo usar para este projeto?
    começando pela base 1 principal!

  7. #7

    Padrão Re: Duvida ou questão

    e o que devo usar ??
    NanoBeam M5 19dBi 5GHz MIMO

    na base 1 principal.!?

  8. #8

    Padrão Re: Duvida ou questão

    Citação Postado originalmente por ALIENART Ver Post
    e o que devo usar ??
    NanoBeam M5 19dBi 5GHz MIMO

    na base 1 principal.!?
    Amigo estude sobre PTP e PTMP, antenas omnidirecionais e seus usos, antenas setoriais e seus usos, antenas direcionais e seus usos.

    Fica dificil explicar sem você ter uma noção minima do que está fazendo

  9. #9

    Padrão Re: Duvida ou questão

    tenho lido bastante ate sobre o assunto. mas ai que entra a duvidada do material?
    desde ja muito obrigado.,

  10. #10

    Padrão Re: Duvida ou questão

    Citação Postado originalmente por ALIENART Ver Post
    tenho lido bastante ate sobre o assunto. mas ai que entra a duvidada do material?
    desde ja muito obrigado.,
    O material é definido por 3 fatores básicos: Tipo de aplicação (PTP? PTMP setorial? PTMP omni?), necessidade de trafego e capacidade de investimento.

    Quando eu sugeri os estudos, são pra você definir qual seu cenario!
    Assim que você souber qual a sua realidade, qual sua necessidade e qual sua capacidade, nós vamos ter imenso prazer em te auxiliar a escolher o equipamento adequado, baseado em nossas experiências e conhecimentos.

  11. #11

    Padrão Re: Duvida ou questão

    Entao e o seguinte base 1 vai ser emissor!

    base 2 e 3 cliente é cliente.
    ambos com 3 km de distancia.
    mas o que quero e uma rede no raio de 20km.
    clientes pa receber 50mb.
    abraco.

  12. #12

    Padrão Re: Duvida ou questão

    Penssei em comprar 3 sectores pa fazer 360ª com rocket m5 na base 1.
    mas ja vi que pode nao ser a melhor escolha

  13. #13

    Padrão Re: Duvida ou questão

    para ser mais fácil de entender quero criar uma base. como emissor
    e cada cliente se conectar nessa base (base 1 ).
    mas essa base atender clientes ate 20km de distancia.
    base 1 enviando 50mb ou mais se possivel.

  14. #14

    Padrão Re: Duvida ou questão

    Atender a 20Km seus clientes finais? isso é meio complicado o recomendado em redes PTMP é seus clientes não excederem mais de 4Km do sector.

    Agora se pretendes interligar uma Base com a outra, deves recomendada-mente usar um Kit Ponto a Ponto bem dimensionado (visada limpa, sem interferencias de canais, raio de fresnel em dia, etc.) para levar a banda que pretendes.

  15. #15

    Padrão Re: Duvida ou questão

    O que o pessoal está querendo te dizer é que para interligar as torres você precisa usar equipamento com antena indicada para ponto a ponto. Nestes equipamentos você não vai colocar clientes. É só para interligar cada base sua.

    Em cada base você vai colocar APs para atender os clientes. Nestes você vai utilizar antenas próprias para multiponto, com ângulo de abertura maior como são os painéis.

    Não misture a interligação das bases com os mesmos equipamentos que vai atender os clientes.

  16. #16

    Padrão Re: Duvida ou questão

    Amigo bom dia, creio que temos companheiros bem experientes aqui para opinar sobre o assunto, mas com a pouca experiência que tenho creio que você não vai conseguir jogar um sinal com qualidade para passar esses 50 megas fazendo multi ponto ou seja uma antena na torre principal distribuindo para vários clientes, tenho aqui uma torre que atendo fazendas, coloquei nela 3 litebeam para fazer multi ponto e o máximo que consegui atender no multiponto foi 12km, quem está alinhado ao centro da antena vai pegar um bom sinal, mas quem já pega nos lóbulos laterais fica ruim e acaba prejudicando os demais clientes.
    Te aconselho a fazer um levantamento mesmo que básico para saber quem vai atender, exemplo:

    5 clientes a 4km da torre
    3 clientes a 8km da torre
    1 cliente a 20 km da torre

    sempre tem que observar a direção que estão esses clientes, uma antena direcional geralmente é
    é de 90 a 120 graus, mas o sinal não é igual em todos os ângulos, nas laterais vai perdendo intensidade.

    neste cenário do exemplo, poderia usar equipamento de multiponto para os dois primeiros
    e 1 antena ponto a ponto (powerbeam por exemplo) para o cliente a 20 km, neste ultimo caso é ponto a ponto uma antena na sua torre outra no cliente. sempre lembrando quem em ambos os casos tem que ter visada.

  17. #17

    Padrão Re: Duvida ou questão

    Muito obrigado pela ajuda.
    5 estrelas bom forum.
    tópico encerrado