Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Boa noite.

    Pessoal, estou com um problema novo e gostaria de saber se alguém já se deparou com a situação.

    Tinha um concentrador PPPoE com CCR1036 onde estava atendendo 1.600 clientes simultâneos, Processamento em horário de pico até 30% porém o Link de Interface de saída estava chegando ao limite de 1Gb gerando gargalo. Pro que é proposto e sabendo de suas limitações, funcionou muito bem.

    Obs.: Não tenho como dividir este trafego em mais interfaces.

    "Brilhantemente", resolvemos melhorar duas coisas numa cajadada só, o processamento e o gargalo da interface. Trocamos a CCR1036 por uma CCR1072. O Processamento baixou para em 17% em horário de pico e a interface parou de gargalar pois realizamos um UpGrade para 10Gb.

    Problema:
    Uma ou duas vezes ao dia o processamento dela estoura a ponto de derrubar o OSPF, fizemos então rotas estáticas, mas não resolveu o processamento sobe tanto que da down em todo roteamento (Estático e Dinâmico) zerando todo trafego do servidor.

    Alguém já passou ou conhece algo no sentido?

    Obs.: Temos outra CCR1072 como roteador BGP+OSPF+Firewall a muito tempo funcionando e nenhum problema.

  2. #2

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Isso é tipico de qualquer router que faça mais de uma função, sugiro que voce separe os clientes é um equipamento e o roteamento em outro.

    No meu caso, acabei colocando os autenticadores em cada cidade que atendia, no caso se voce tiver mais um pop, tente separar os clientes.

    E um equipamento para ser seu borda para roteamento.

  3. #3

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Pelo que entendi, ele já separa. O OSPF deve ser porque o Radius entrega IP por isso é necessário.

  4. #4

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Amigos ... o Concentrador PPPoE não faz dois serviços ( como fhayashi observou), ele é apenas concentrador mas possui OSPF ativado para anunciar para o restante da rede todos os seus endereços.

    Obs.:
    1 - A CCR1072 que comentei BGP+OSPF+Firewall é outra que não tem nenhum o problema.
    2 - A CCR1036 que estava antes no local fazia exatamente o mesmo serviço (Concentrador PPPoE + OSPF para anunciar as redes) sem nenhum problema

  5. #5

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    @godoy, já tentou ativar o RPS nas interfaces? Aqui melhorou muuuito meus concentradores.

    Testa aí e dá um alô pra gente.

    E também prefira utilizar as versões BugFix do RouterOS com firmware atualizado.

  6. #6

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    amigo @avatar52 .

    Obrigado pela contribuição, é a primeira vez que ouço falar dessa funcionalidade do RPS.

    Vamos as minhas dúvidas:

    1° - Qual seria a vantagem das versões Bugfix das tradicionais?
    (Obs.: Estou utilizando a 6.38.5, escolhi ao analisar o changlog)

    2° - Não deixo todos os pacotes do meu servido ativos, apenas o que será realmente utilizado, no meu caso: advanced-tools, ipv6, ppp, routing, security e system.
    Não consegui encontrar a RPS onde o site da Mikrotik informa ( /system resource rps ), sabe me informar onde localiza-la?

    3° - Que tipo de configuração realizou em RPS para conseguir otimizar o seu router?

    Abraço

  7. #7

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    O rps você ativa na linha de comando em cada interface, não tenho que configurar nada, é só ativar.

    Mas fiquei curioso... Como você fez pra descobrir que era o roteamento dinâmico o problema?

  8. #8

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    @andrecarlim

    não encontrei o caminho para ativar o RPS na interface, poderia me dar um exemplo?

    Não identifiquei que o problema é o roteamento dinâmico, mas sim todo o roteamento é prejudicado pelo gargalo de processamento a ponto de ficar totalmente indisponível.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    amigo @avatar52 .

    Obrigado pela contribuição, é a primeira vez que ouço falar dessa funcionalidade do RPS.

    Vamos as minhas dúvidas:

    1° - Qual seria a vantagem das versões Bugfix das tradicionais?
    (Obs.: Estou utilizando a 6.38.5, escolhi ao analisar o changlog)

    2° - Não deixo todos os pacotes do meu servido ativos, apenas o que será realmente utilizado, no meu caso: advanced-tools, ipv6, ppp, routing, security e system.
    Não consegui encontrar a RPS onde o site da Mikrotik informa ( /system resource rps ), sabe me informar onde localiza-la?

    3° - Que tipo de configuração realizou em RPS para conseguir otimizar o seu router?

    Abraço
    1º - Não uso versões RC ou Current pois tem mais bugs que consertos, só atualizo quando realmente preciso, exemplo: Na versão bugfix atual (6.38.7) os servidores PPPoE ficam em vermelho logo após serem adicionados, só voltam a ficar "black" após reboot total da caixa. Não vou atualizar para a current pois esse bug ainda não me incomoda, e não quero bagunçar com mais bugs. Somente na próxima bugfix irei atualizar, isso se esse bug for corrigido.

    2º e 3º - /system resources irq rps [TAB]

  10. #10

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    ou seja, corrigem um bug e aparece outro... Por isso também compartilho a ideia de que time que está ganhando não se mexe. Temos que parar por esta obsessão por ter a última versão..para tudo

  11. #11

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Amigos,

    Como o problema está incomodando, tomamos uma medida mais forte.

    Realizamos a troca do autenticador PPPoE CCR1072 (versão 6.38.5) por outra CCR1072 (versão 6.38.7 BugFix).

    Teste:
    CCR1072 (versão 6.38.5) - ao desautenticar 50 cliente ao mesmo tempo = gargalo de processamento
    CCR1072 (versão 6.38.7 BugFix) - ao desautenticar 500 clientes ao mesmo tempo = (leve aumento de processamento (comportamento normal)

    Como o problema já era recorrente preferimos pecar por excesso. Agora com calma vamos testar a CCR1072 retirada. Não conseguimos concluir se o problema foi Hardware ou versão. Na minha opnião aposto em versão, e vocês?

    Quanto ao RPS não realizei alteração continuando no padrão desativado. Acreditam que há melhora de performace quando ativado?

  12. #12

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Eu tive inúmeros problemas com versões do RouterOS, e sosseguei nas BugFix (analiso bem o release note antes).

    Se você tem um número muito grande de autenticações e PPS, compensa sim ativar o RPS nos 72 núcleos do teu roteador.

  13. #13

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Eu tive inúmeros problemas com versões do RouterOS, e sosseguei nas BugFix (analiso bem o release note antes).

    Se você tem um número muito grande de autenticações e PPS, compensa sim ativar o RPS nos 72 núcleos do teu roteador.
    Agora me ocorreu uma curiosidade... Quantas sessões estão subindo nessas 1072? E quais os planos vendidos para esses clientes?

  14. #14

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Agora me ocorreu uma curiosidade... Quantas sessões estão subindo nessas 1072? E quais os planos vendidos para esses clientes?
    Pelo que entendi o cenário ainda era o mesmo. 1600 sessões com tráfego chegando em 1gbps.

    Certo?

  15. #15

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Eu tenho 1036, média de 700 sessões (tenho vários concentradores empilhados) e planos de até 50M.

  16. #16

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Eu tenho administrado concentradores Linux com Accel, hardware modesto, core i5, 4g, placa Broadcom dual 10g, com 2500 sessões PPPoE e 1.8gbit de trânsito downstream (300mbit de upstream). Tem alguns com uptime de 300 dias. E acho que custam menos que uma 1036!

  17. #17

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Eu tenho administrado concentradores Linux com Accel, hardware modesto, core i5, 4g, placa Broadcom dual 10g, com 2500 sessões PPPoE e 1.8gbit de trânsito downstream (300mbit de upstream). Tem alguns com uptime de 300 dias. E acho que custam menos que uma 1036!
    Também concordo..Ou alguém ainda não se perguntou pq a mikrotik não libera a versão 64bit do programa pra instalar fora só a 32...

    Colega André. ..Poderia me dizer qual a placa mae que usa e especificamente qual broadcom..

  18. #18

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    O problema do mikrotik é que parece que tudo é por sorte, tanto hardware quanto software, hoje tenho uma ccr1016 autenticando 1550 clientes proximo de 1G de trafego, so tive sossego com a versão 37.5 bugfix, e nessa mesma versão tentei colocar uma 1036 para abaixar um pouco o processamento que hoje esta na casa de 55% em horario de pico,e todo dia ela reiniciava sozinha na 1036, ja na 1016 não da isso, ou seja não tem explicação.

  19. #19

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Também concordo..Ou alguém ainda não se perguntou pq a mikrotik não libera a versão 64bit do programa pra instalar fora só a 32...

    Colega André. ..Poderia me dizer qual a placa mae que usa e especificamente qual broadcom..
    Tem a versão CHR, só olhar.

  20. #20

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Amigos.

    O cenário se mantém, cerca de 1.700 autenticações simultâneas e tráfego geral de 1Gb.

    O problema voltou a ocorrer mesmo com o novo Hardware e versão 6.38.7 BugFix nessa noite ... acho que o próximo passo (antes de desencantar da COR 1072 como aubtenticador) seria testar o RPS.

    Duvida:
    Devo ativar em todas interfaces ativas (cliente e UpLink) ?

    Quando ativado gera algum a queda momentânea na interface desautenticando os clientes?