+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda em PTP 38Km

    Boa noite, venho pedir ajuda por meio desse post.

    Tenho um provedor pequeno em minha cidade, e preciso trazer 100Mb por 28km

    Confiei no AirLink (UBNT) e tive um prejuízo com duas LiteBeam 5AC Gen2 que o site mostrava que passava.

    Comprei 2 MM5830 com 2 RB Metal 5 - Diferente da LiteBeam 5AC a RB Metal com a MM5830 Passou -65 de sinal porem o CCQ ficou muito ruim e consigo passar apenas 25Mbps por elas.

    Oque preciso fazer para passar 100Mbps por esses 28km com visada e pouca interferência.
    Trocar para MM5830dp com 2 Net Box?
    Trocar para 2 MM5829os com 2 LDF 5 (RBLDF-5nD)?

    Preciso realmente de ajuda, esses 100Mbps podem no momento definir se o provedor ira ou não ira para frente

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    Boa noite, venho pedir ajuda por meio desse post.

    Tenho um provedor pequeno em minha cidade, e preciso trazer 100Mb por 28km

    Confiei no AirLink (UBNT) e tive um prejuízo com duas LiteBeam 5AC Gen2 que o site mostrava que passava.

    Comprei 2 MM5830 com 2 RB Metal 5 - Diferente da LiteBeam 5AC a RB Metal com a MM5830 Passou -65 de sinal porem o CCQ ficou muito ruim e consigo passar apenas 25Mbps por elas.

    Oque preciso fazer para passar 100Mbps por esses 28km com visada e pouca interferência.
    Trocar para MM5830dp com 2 Net Box?
    Trocar para 2 MM5829os com 2 LDF 5 (RBLDF-5nD)?

    Preciso realmente de ajuda, esses 100Mbps podem no momento definir se o provedor ira ou não ira para frente
    Mas essa MM5830 é polarização simples... Não tem coisa errada ai?
    Essas antenas que você mencionou não são compatíveis com NetBox nem com RB Metal. Você precisa rever esses equipamentos aí amigo...

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Mas essa MM5830 é polarização simples... Não tem coisa errada ai?
    Essas antenas que você mencionou não são compatíveis com NetBox nem com RB Metal. Você precisa rever esses equipamentos aí amigo...
    MM5830 é SISO e a RB Metal Tambem. eu mencionei o caso de trocar a MM5830 por MM5830dp usando NetBox. Oque voce acha ? Que está passando pouca internet por ter usado SISO ?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    MM5830 é SISO e a RB Metal Tambem. eu mencionei o caso de trocar a MM5830 por MM5830dp usando NetBox. Oque voce acha ? Que está passando pouca internet por ter usado SISO ?
    Siso não é ideal pra PTP de alto tráfego. Equipamentos SISO são bons como cliente ou como PTMP de muitos poucos usuários. Se este PTP é o principal de seu provedor pense em algo um pouco mais robusto e Mimo.
    RB 922 seria uma idéia inicial com dish de 30dBi no mínimo... Um investimento de aprox R$2.400,00

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Siso não é ideal pra PTP de alto tráfego. Equipamentos SISO são bons como cliente ou como PTMP de muitos poucos usuários. Se este PTP é o principal de seu provedor pense em algo um pouco mais robusto e Mimo.
    RB 922 seria uma idéia inicial com dish de 30dBi no mínimo... Um investimento de aprox R$2.400,00
    RB 911 com Aquario MM5830dp nao serve ?

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    Olá, primeiro de tudo...
    Se esse PTP é algo como você mesmo disse: "Preciso realmente de ajuda, esses 100Mbps podem no momento definir se o provedor ira ou não ira para frente" você não vai poder fazer ele dessa forma barata.
    Você pode fazer ele com MM5830DP, porém seu sinal máximo vai ser de -59, com esse nível de sinal você vai ter que trabalhar com 40Mhz para tentar trafegar o que você necessita.
    Se você colocar uma 5G34 em cada lado, você pode alcançar um sinal final de -53, resultando em uma estabilidade muito maior e dependendo do rádio você pode trabalhar com uma largura menor como 30Mhz ou até mesmo 20Mhz.
    O rádio só consegue fazer o seu trabalho se tiver sinal capaz para isso.. você tem hoje -65... isso não é NADA bom, você está no limite do limite de um limiar de sinal razoável e segundo simulação você poderia estar com -59, você está perdendo 6dB em alinhamento, zona de fresnel ou outra coisa... 6dB significa que você perdeu 2x o sinal que poderia alcançar, de em escala logaritmica 6dB é o dobro do dobro... é muito, não parece, mas é.
    Bom, agora, depois de ter sinal de pelo menos -59 que hoje com essas antenas que você tem é possível (não é a melhor opção mas pode ficar melhor do que está hoje) chegamos ao rádio... Onde você viu cases de RB Metal 5 passando 100Mb? Não vai funcionar, não sei se funciona em bancada passando isso, imagine nessa distância, você precisa de um bom par de rádios, sugiro entre Rocket AC e RB 922, isso irá atender a sua demanda mas não vai ter opção de upgrade, os rádios logo vão chegar a um limite de qualidade nesse PTP..
    Resumindo:
    Quer testar sem gastar muito:
    1) Refaça esse alinhamento, você pode conseguir o dobro do dobro do sinal que tem hoje de -65 para -59.
    2) Troque os rádios por Rocket AC ou RB922.
    Quer ir logo para uma solução que não vai te dar dor de cabeça por um tempo e mesmo assim não gastar muito:
    1) Troque as antenas por alguma 34DP não precisa necessariamente ser a da UBNT que custa muito caro, faça o alinhamento ficar próximo ao máximo de sinal: -53
    2) Troque os rádios por Rocket AC ou RB922.
    Quero trocar isso logo e que sirva para no futuro aumentar a capacidade do link sem me estressar:
    1) Troque as antenas por alguma 34DP não precisa necessariamente ser a da UBNT que custa muito caro, faça o alinhamento ficar próximo ao máximo de sinal: -53
    2) AirFiber 5X



    Edit: agora que vi que no título diz 38km e no seu post diz 28km.
    Calculei com 28km.
    Última edição por klabundee; 27-09-2017 às 04:06.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Olá, primeiro de tudo...
    Se esse PTP é algo como você mesmo disse: "Preciso realmente de ajuda, esses 100Mbps podem no momento definir se o provedor ira ou não ira para frente" você não vai poder fazer ele dessa forma barata.
    Você pode fazer ele com MM5830DP, porém seu sinal máximo vai ser de -59, com esse nível de sinal você vai ter que trabalhar com 40Mhz para tentar trafegar o que você necessita.
    Se você colocar uma 5G34 em cada lado, você pode alcançar um sinal final de -53, resultando em uma estabilidade muito maior e dependendo do rádio você pode trabalhar com uma largura menor como 30Mhz ou até mesmo 20Mhz.
    O rádio só consegue fazer o seu trabalho se tiver sinal capaz para isso.. você tem hoje -65... isso não é NADA bom, você está no limite do limite de um limiar de sinal razoável e segundo simulação você poderia estar com -59, você está perdendo 6dB em alinhamento, zona de fresnel ou outra coisa... 6dB significa que você perdeu 2x o sinal que poderia alcançar, de em escala logaritmica 6dB é o dobro do dobro... é muito, não parece, mas é.
    Bom, agora, depois de ter sinal de pelo menos -59 que hoje com essas antenas que você tem é possível (não é a melhor opção mas pode ficar melhor do que está hoje) chegamos ao rádio... Onde você viu cases de RB Metal 5 passando 100Mb? Não vai funcionar, não sei se funciona em bancada passando isso, imagine nessa distância, você precisa de um bom par de rádios, sugiro entre Rocket AC e RB 922, isso irá atender a sua demanda mas não vai ter opção de upgrade, os rádios logo vão chegar a um limite de qualidade nesse PTP..
    Resumindo:
    Quer testar sem gastar muito:
    1) Refaça esse alinhamento, você pode conseguir o dobro do dobro do sinal que tem hoje de -65 para -59.
    2) Troque os rádios por Rocket AC ou RB922.
    Quer ir logo para uma solução que não vai te dar dor de cabeça por um tempo e mesmo assim não gastar muito:
    1) Troque as antenas por alguma 34DP não precisa necessariamente ser a da UBNT que custa muito caro, faça o alinhamento ficar próximo ao máximo de sinal: -53
    2) Troque os rádios por Rocket AC ou RB922.
    Quero trocar isso logo e que sirva para no futuro aumentar a capacidade do link sem me estressar:
    1) Troque as antenas por alguma 34DP não precisa necessariamente ser a da UBNT que custa muito caro, faça o alinhamento ficar próximo ao máximo de sinal: -53
    2) AirFiber 5X



    Edit: agora que vi que no título diz 38km e no seu post diz 28km.
    Calculei com 28km.
    PTP de 28km eu que errei no momento da postagem.

    Compro meus equipamentos sempre na Excell Informatica
    Oque devo comprar é 2x UBIQUITI AIRMAX ROCKET R5AC-LITE-BR 5GHZ + 2 Aquario MM5830dp (Solução mais barata) eu gostaria muito de colocar as antenas dish Ubiquite porem gastei com 2 Litebeam 5ac Gen2 que o site da marca falou que fazia esses 28km e nada e agora gastei com essas SISO+esses radios siso que nao vao servi para nada para mim

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    Veja as antenas AZ-Link e ALGCom, são ótimas, Nacionais e da um excelente resultado com a sua blindagem

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    Citação Postado originalmente por Vicctor Ver Post
    Veja as antenas AZ-Link e ALGCom, são ótimas, Nacionais e da um excelente resultado com a sua blindagem
    Com qual radio?

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    eu iria de RB912 + dish 30dbi


    pegando uma carona no topico do amigo, alguem já usou essas antenas da aquario de dupla polaridade ? perde muito feio pra ubnt ? não encontrei nenhum relatorio comparativo aqui no forum...gostaria de saber a diferença entre Mm5830dp e Rd-5g30

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    vai de antena LGCOM 1,2m e rb 911, se a visada for perfeita vc consegue passar até uns 250mb com configurações certas

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    Ja que mencionou que "Preciso realmente de ajuda, esses 100Mbps podem no momento definir se o provedor ira ou não ira para frente"

    Digo Algcom 33.5dbi 0,90cm + NetMetal Rb 921 Dualchain, Pronto

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    amigo tenho um enlace de 23 km passando 130 mega , com 912 e dish de 30 dbi...
    tem um porem, as antenas n tao alinhadas , consigo passar 150 mega
    . aconselho usar 912 pra essa distancia com dish de 30 e seja FELIZ Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PPP.png
Visualizações:	146
Tamanho: 	66,9 KB
ID:      	67648

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    Citação Postado originalmente por invistanet Ver Post
    amigo tenho um enlace de 23 km passando 130 mega , com 912 e dish de 30 dbi...
    tem um porem, as antenas n tao alinhadas , consigo passar 150 mega
    . aconselho usar 912 pra essa distancia com dish de 30 e seja FELIZ Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PPP.png
Visualizações:	146
Tamanho: 	66,9 KB
ID:      	67648
    Qual antena você uso com a 912 ? Rd-5g30 ou MM5830dp ?

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    uso de um lado uma ubnt e do outro 2flex

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda em PTP 38Km

    https://under-linux.org/showthread.php?t=180630&page=7

    Neste tópico o colega conseguiu passar 140Mbps em 34km com o Rocket AC Lite e ALGcom de 34dBi.