Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Eu ativo em todas as interfaces ativas e não ativas, assim te poupa o trabalho de ativar em novas interfaces a cada uma nova utilizada.

    Não ocorre nenhuma queda de interface ou de link.

  2. #22

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Qual a melhora notada em seu router com o RPS habilitando?

  3. #23

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Qual a melhora notada em seu router com o RPS habilitando?
    O RPS (Receive Packet Steering )é usado para reduzir o uso de um único núcleo.
    O NAPI pode se tornar um gargalo sob alta carga de pacotes, devido à serialização por fila de dispositivo. O RPS distribui a carga do processamento de pacotes recebidos em vários núcleos.

    é o que diz o manual do Mikrotik

  4. #24

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Qual a melhora notada em seu router com o RPS habilitando?
    Meu grande problema era as desconexões, meu router sempre travava com um número muito alto por conta de um CPU ficar topado.

    Com o RPS senti melhora no balanceamento entre os núcleos do processador físico, e consequentemente não senti mais travamentos ou lentidão numa desconexão em massa (quando alguns dos bairros perdem energia por exemplo).

  5. #25

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Realizei a ativação do RPS nas interfaces, vou monitorar e posto o resultado.

    @avatar52 , você tinha esse problema de "travava com um número muito alto por conta de um CPU ficar topado" com qual Hardware?
    Última edição por godoy; 08-09-2017 às 09:31.

  6. #26

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Média de 700 clientes em uma CCR1036 com 16GB de RAM.

  7. #27

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Média de 700 clientes em uma CCR1036 com 16GB de RAM.
    Curioso ... as CCR1036 nunca tivemos esse problema.

    Nota: o problema acabou de ocorrer novamente na CCR1072 mesmo com RPS ativado.

    Devido necessidade momentânea a CCR1072 está com uma interface 10Gb para atendimento dos clientes porém no UpLink está com duas interfaces de 1Gb. Acreditam que o problema possa ter alguma relação com as interfaces utilizadas?

  8. #28

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Boa tarde.

    A alguns dias atrás fiz mais uma alteração estrutural na parte das interfaces onde consegui inserir o UpLink em uma interface de 10Gb também, dessa maneira, a CCR1072 ficou apenas com duas interfaces de 10Gb sendo uma para UpLink e outra para autenticação dos clientes.

    Até o momento não percebemos mais o estouro de processamento ... continuarei monitorando por mais alguns dias.

    Curiosidade: Alguém tem usado a CCR1072 como roteador de Borda (BGP)?

  9. #29

    Padrão CCR1072 PPPoE estourando procemento

    @godoy, eu ainda não usei CCR 1072 para BGP, mas em um dos meus cenários irei substituir uma CCR 1036 com 6 sessões BGP por uma 1072.

    Assim que implantar venho prestar depoimento hehehe.

  10. #30

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Eu tenho administrado concentradores Linux com Accel, hardware modesto, core i5, 4g, placa Broadcom dual 10g, com 2500 sessões PPPoE e 1.8gbit de trânsito downstream (300mbit de upstream). Tem alguns com uptime de 300 dias. E acho que custam menos que uma 1036!
    Preço de uma CCR 1036, eu comprei um i3 4160 + 6TB + 8GB RAM para servidor de cache, + a placa mae AMD nova + CPU AMD Fx4300+ 4 núcleos 8threads + 4gb RAM +500gb hdd para gerenciador de clientes software integração radius etc + DELL PowerEdge 1850 usado com 2 CPU SL8MA 2.8ghz total de 4 Núcleos 8Threads + 16GB RAM + HD SCSI 15000RPM 146GB + placa RB44ge 4portas rodando como concentrador PPPoe rodando tranquilo.... É tudo uma questão de conhecimento e orçamento. Sempre rodeia servidor x86 com mikrotik com performances melhores que as CCR10xx

  11. #31

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Amigo @PortaNET , você tema algum router mikrotik com interfaces 10Gb e com conexões PPPoe simultâneas acima de 1.700?

    Caso sim, qual configuração de x86 que utiliza?

    No tocante ao processamento da CCR1072 acredito ter encontrado uma solução onde após instalar a versão 6.35.4 (versão não BugFix) o problema não aconteceu mais. Ainda está em processo de avaliação rodando a 04 dias sem apresentar nenhuma falha. Aguardarei mais alguns dias e confirmo novamente seu funcionamento

  12. #32

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Eu tenho uma aqui para bgp quase 3 gb e processador entre 10 e 15. Versão 6,36. Agora o problema que encontrei foi a queue, se for uma queue de banda grande o processamento estoura.

  13. #33

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Amigos ... referente ao problema da Caixa CCR1072 para quando ocorria uma desautenticação em massa do PPPoE (proposital ou acidental) onde topava o processamento e chegava ficar alguns minutos indisponível foi resolvido usando a versão 6.35.4 (versão não BugFix) ...

    as demais versões utilizadas (6.38.5 e 6.38.7 BugFix) apresentaram problema para concentrador PPPoE.

    Caso ninguém manifeste mais nenhuma dúvida ou sugestão estarei fechando o tópico.

  14. #34

    Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

    Obrigado a todos pela colaboração.