+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Domínio de broadcast com PPPoE

    Boa noite, estou precisando de ideias para sanar um problema de modelo em minha rede e se possível, gostaria da ajuda de vocês.

    Tenho um concentrador PPPoE autenticando clientes através de várias Vlans e recentemente surgiu a necessidade de criar um compartilhamento de de broadcast para dois ou mais clientes que podem ou não se encontrar na mesma vlan em meu servidor. Pensei em colocar uma RB em cada cliente com EoIP criando um domínio, mas gostaria de ideias mais simples (barata) ou mais eficaz para solucionar essa questão. Os clientes não necessariamente precisam estar conectados via PPPoE.

    Alguma ideia para colaborar com um amigo? Desde já, obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Domínio de broadcast com PPPoE

    Vai de vpn mikrotik com vrf e seja feliz!

  3. #3

    Padrão Re: Domínio de broadcast com PPPoE

    Apresenta o seu argumento pra fazer o cara usar VRF? Ou você nem sabe pra que serve?

  4. #4

    Padrão Re: Domínio de broadcast com PPPoE

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Apresenta o seu argumento pra fazer o cara usar VRF? Ou você nem sabe pra que serve?
    amigo já estou nesse fórum desde 2009 não tenho que provar nada pra você, estou direcionando ele a onde buscar um ponto inicial de entendimento, logico se ele tem varias vlans como ele mesmo diz entre utilizar EoIP melhor seria utilizar mpls e vpls, mas em fim não e o intuito do post,infelizmente o fórum esta nesse nível por pessoas com essa mentalidade,ao invés de você contribuir esta querendo gerar atrito.

  5. #5

    Padrão Re: Domínio de broadcast com PPPoE

    L2TP por exemplo?
    Mas qual seria a ideia por traz de usar VRF?

    Tanto com VPN e VRF ou MPLS e VPLS teria que ter um ponto mikrotik no cliente, certo?
    Última edição por Matheus738; 09-09-2017 às 16:37.

  6. #6

    Padrão Re: Domínio de broadcast com PPPoE

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    amigo já estou nesse fórum desde 2009 não tenho que provar nada pra você, estou direcionando ele a onde buscar um ponto inicial de entendimento, logico se ele tem varias vlans como ele mesmo diz entre utilizar EoIP melhor seria utilizar mpls e vpls, mas em fim não e o intuito do post,infelizmente o fórum esta nesse nível por pessoas com essa mentalidade,ao invés de você contribuir esta querendo gerar atrito.
    Você que não quer contribuir apresentando seus argumentos. Não estou perguntando sua idade de fórum, só quero saber os argumentos pra que eu possa aprender. Por causa de gente como você que este fórum está cheio de receita de bolo.

  7. #7

    Padrão Re: Domínio de broadcast com PPPoE

    Citação Postado originalmente por Matheus738 Ver Post
    L2TP por exemplo?
    Mas qual seria a ideia por traz de usar VRF?
    Para seu melhor compreendimento vou deixar essa palestra do Lacier de 2015.
    https://mum.mikrotik.com//presentati...1447681071.pdf

  8. #8

    Padrão Re: Domínio de broadcast com PPPoE

    Crie uma bridge, la em profile do pppoe, adicione esta bridge e habilite estes clientes para utiliza-la, dai pra frente fica fácil pois ja estarão em dominio de broadcast.

  9. #9

    Padrão Re: Domínio de broadcast com PPPoE

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    Para seu melhor compreendimento vou deixar essa palestra do Lacier de 2015.
    https://mum.mikrotik.com//presentati...1447681071.pdf
    Eu já li a apresentação e entendo bem o conceito de VRF. Eu só quero entender onde se aplica no cenário do amigo acima, fiquei curioso em aprender mais! Não precisa ficar nervosinho comigo, rsrs. :-)