Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Ola pessoal.
    Estou montando uma radio fm comunitária, e o transmissor e antena vai ficar em outro bairro.
    Mas nesse bairro eu ja levo internet, tenho uma repetidora la.
    É possível levar audio? Pela rede? Como seria o esquema???

  2. #2

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    da uma olhada nisso
    ve se te resolve

    https://produto.mercadolivre.com.br/...m-ate-20km-_JM

  3. #3

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Na verdade o bairro ali do outro lado é no máximo 1km. Com 2 nanoloco fica beleza!
    Mas eu quero passar audio nesse ponto a ponto! E os atx aí eu achei um custo meio alto
    para uma radio fm comunitaria!

  4. #4

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    NS Loco em 1km vai dar sinal lá por -62dBm se tiver zona de Fresnel limpa.

    Com sinal desse, fixa em MCS9 por garantia (Pra não cair com chuva), vai ter um mini-ptp de mais de 10Mbps.

    E com mais de 10Mbps dá pra passar áudio de qualidade.

    Aí as opções são: 2 computadores, um fazendo o streaming do áudio, digamos rodando o VLC, e lá no outro lado o outro computador abrindo esse streaming. Dá pra automatizar isso, é só botar o arquivo *.m3u com atalho pro streaming (Com o IP da rede interna) no Iniciar do Windows e pronto. Qualquer netbook velho com tela quebrada serve, gasta 15 a 19W, menos que uns roteadores caros.

    Outra opção é 2 roteadores com FXS, vai precisar de um gerador de 20Hz pra gera tom de linha e enganar eles, no outro lado vai precisar fazer um circuitinho pra atender automaticamente, e talvez seja mais fácil achar aparelho telefônico com essas funções, tô realmente muuuuuuito por fora do que existe em matéria de telefone, mas basicamente FXO exige sinal de PABX enquanto FXS opera com sinal analógico mais fácil de tapear com circuitinhos simples.

    E tem gambiarra feia, tipo na base botar um DVR standalone sem câmeras, só com o audio conectado, geralmente eles tem mais de 1 canal então dá pra transmitir stereo. No outro lado de novo ia precisar algo com Windows abrindo isso (DVR barato raramente abre em linux), mas tem os DVR pra rede, os NVR, dá pra botar um configurado capturando o áudio (É rede interna, é só configurar IP). O problema é que só lembro de ver NVR com saída HDMI e VGA, teria que pegar o áudio via HDMI (Por uma TV, ou por um adaptador tipo esse). O áudio é meia-boca, de não me engano 44kHz 96kBps, teria que ver como anda hoje, já deve ter algo na qualidade de FM (44kHz 128kBps).

    E caso veja audio link via ethernet, tipo esse:
    http://www.ebay.co.uk/itm/Composite-...-/200633944599
    Isso aí só usa o cabo ethernet, não usa protocolo tcp/ip nem nada, não serve pro seu uso. Audio link via tcp/ip é raro e caro, ou mais caro que uma solução que acho bem viável hoje:

    Mesmo caso do streaming, só que ao invés de usar desktop ou notebook, usa um barato MXQ com Android:
    https://produto.mercadolivre.com.br/...et-top-box-_JM
    Bota um transmitindo streaming, pluga via ethernet nessa rede dos NS Loco. Bota o outro abrindo esse streaming, e pronto. Eles tem conector p2 pro áudio então é simples botar e tirar áudio. Se capar umas firulas noobs eles rodam até bem, eu pra variar só conheço o VLC mas vai ter duzias de softwares ok pra fazer e abrir o streaming (Não acho que DLNA e cia prestem, comem MUITO mais banda e MUITO mais processamento e ram, se fosse um notebook ótimo talvez fique ok, mas em hardware básico/barato DLNA e miracast é lixo, então cuidado com os Chromecast, ele abre DLNA (E vai precisar conversor hdmi>audio, além de só ter wifi, ou seja, precisará um roteador wifi pequeno lá na torre, só pro chromecast conectar), mas vai exigir um hardware parudinho na base.

    Em casa as vezes usei isso, o desktop roda o vlc transmitindo um streaming, o smartphone via wifi abre esse streaming, ouvindo no fone de ouvido do smartphone.

    (Seria ok usar smartphone, mas não tem como automatizar. MXQ é Android mas é mais aberto pra configurar tudo, tem app pra iniciar automaticamente umas coisas, configurar pra abrir um *m3u logo ao ligar é bem possível)

  5. #5

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Olá amigo vc pode fazer isso sem uso de equipamento extra basta usar o programa Winamp no computador, basta ter 2 computadores um no seu estúdio e outro no local aonde vai ser transmitido. Se for por PTP é mais fácil ainda.

    Abraço

  6. #6

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por chicobica Ver Post
    Olá amigo vc pode fazer isso sem uso de equipamento extra basta usar o programa Winamp no computador, basta ter 2 computadores um no seu estúdio e outro no local aonde vai ser transmitido. Se for por PTP é mais fácil ainda.

    Abraço
    Foi a primeira coisa que pensei. Pois a minha rede ja esta feita.
    Mas o único problema é que quando colocar algum ouvinte na radio, no ar, ao vivo, o audio
    vai chegar atrasado! Por conta do streaming. E ja pensei em fazer um
    ponto a ponto com 2 transmissores uhf. Mas tbm achei um pouco caro!
    Mas por enquanto tenho essas duas opções, a custo benefício!
    Que tbm pensei em usar apenas um transmissor uhf, e la do outro lado sintonizar em um video cassete velho, que tem saida de audio!

  7. #7

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Ih, mas esse atraso toda rádio tem!

    Aqui na roça tem uma rádio formal e uma comunitária, as 2 tem quase 6s de atraso (Medi agora a pouco).

    Pelo que já usei de streaming mms em rede local via wifi em data rate baixo, não dá delay maior que 3 ou 4s não, é coisa boba.

    (E isso tem até entre parabólica analógica e digital, tenho os 2 receptores em 2 TV's diferentes em casa, se colocar no mesmo canal dá uma diferença de uns 5s entre eles)

    Enfim, esse straming vai dar um delay que vai ser o mesmo que o delay na sua transmissão via web a partir da base, na verdade talvez será a única rádio com diferença insignificante entre o áudio via FM e via web.

    Se ainda tiver umas velhas antenas de grade 2,4GHz dá pra pensar nisso:
    http://www.dx.com/p/2-5ghz-2w-wirele...r-black-155938

    Que eu saiba não tem delay (Uma daquelas TV's fechadas usava aqui), mas isso é transmissão contínua, se a Anatel algum dia fizer o impensável, mas que devia fazer, que é escanear o espectro, vai achar essa transmissão contína não-permitida no Brasil, e meter multa. Talvez mais fácil a antena ser derrubada por um disco-voador bêbado que por multa da Anatel, mas a possibilidade existe.

  8. #8

    Padrão

    Pelo que sei mesmo uma radio comunitária precisa concessão.
    Ja estive participando de umas conversas aqui na cidade, eles tem concessão mas colocar no ar é outra coisa.
    Mesmo sendo comunitária precisa seguir projeto de potencia conforme a concessão.
    Não pode ter fins lucrativos, apenas "apoio cultural"... burocracia normal de qualquer negocio.
    -
    Mas se vc quer levantar uma torre e tocar o negocio para frente é outra coisa.

  9. #9

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Amigo, tem uma forma barata de se fazer, existe um conversor hdmi para ip, e um decoder, os dois vem junto, ai é so ligar a parte ip no seu radio 5.8 e a parte hdmi existe um conversor de hdmi para rca, vc separa video do audio, stereo.

    Este é o conversor hdmi - ip
    https://produto.mercadolivre.com.br/...ete-gratis-_JM

    E este é o conversor hdmi rca

    https://produto.mercadolivre.com.br/...o-3-rca-av-_JM

  10. #10

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    se e pra economizar.vnc ou qualuqer coisa parecida em duas maquinas. a do studio vai ser o server e a da torre o cliente, tudo que se passar no server vai tocar no cliente também

  11. #11

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Eu estou me preocupando com o atraso, delay, porque quando estamos ao vivo na radio, ou ao vivo na rua, estamos com retorno de um radio a pilha e fone de ouvido!!!
    E se eu for fazer streaming, vai dar atraso para ouvir (no radinho como retorno).
    Mas no studio o retorno pegamos direto no fone de ouvidos da mesa de som, e oque vai para o ar nao vai incomodar se tem delay...!!! Mas eu ja vi aqui em uma radio AM da minha cidade, quando eles estao na rua ao vivo, eles fecham um link em uhf. E nao tem atraso nenhum!
    Aqui estamos com a documentação quase pronta pra pedir a licença na Anatel. Mas vou estudar o caso do streaming!!!

  12. #12

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    aqui vi o pessoal usando celular pra conversar com o pessoal na rua. sempre vai existir o delay seja qual for o metodo, sempre no radio vai ter atraso

  13. #13

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    O povo anda achando que abrir rádio comunitária e provedor é igual barraca de pastel, rsrsrs.

    Renan, você tem $$ pra investir? Contrate empresa especializada para montar seu projeto e ficar 100% tranquilo.

  14. #14

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Quero apenas trocar uma idéia com voces, saber quais equipamentos tem, para eu colocar na balança, custo benefício. E uma radio comunitária não se monta sozinho, só uma pessoa! hehehe
    Se eu estou organizando aqui, é porque tem futuro! E nao vem ao caso trocar de assunto,
    ja ir falando em Anatel, homologação, e o escambau...kkkkk
    .
    Obrigado pelas idéias!
    .
    (o assunto era só aquele).

  15. #15

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Quero apenas trocar uma idéia com voces, saber quais equipamentos tem, para eu colocar na balança, custo benefício. E uma radio comunitária não se monta sozinho, só uma pessoa! hehehe
    Se eu estou organizando aqui, é porque tem futuro! E nao vem ao caso trocar de assunto,
    ja ir falando em Anatel, homologação, e o escambau...kkkkk
    .
    Obrigado pelas idéias!
    .
    (o assunto era só aquele).
    Desculpe por tentar ajudar e "o escambau" da forma correta.

  16. #16

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Quando eu precisar de ajuda sobre homologação, licenças, Anatel....etc
    Eu vou escrever no título do tópico! rsrsrsrs....!
    Mas obrigado aos que me ajudaram!

  17. #17

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Você sempre faz essas gracinhas, hahahaha. Tanto aqui quanto no Facebook, Renan.

  18. #18

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Quando eu precisar de ajuda sobre homologação, licenças, Anatel....etc
    Eu vou escrever no título do tópico! rsrsrsrs....!
    Mas obrigado aos que me ajudaram!
    Boa!

  19. #19

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Achei que tinha sido deletado esse tópico! Que o senhor certinho respondeu ai acima! avatar52.
    Uma simples pergunta sobre o assunto, e ja vem com outro assunto! hehehehehe.
    O resto é problema meu!
    Eu só quero resposta sobre oque eu perguntei. Só isso!

  20. #20

    Padrão Re: Levar audio- por dentro da rede-usando meus ponto a ponto

    Parece um bebê chorão, hahahaha. E
    É Renan Alves mesmo, só pode.