+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Caneta laser fibra, dúvida.

    Boa tarde, recentemente me passaram uma informação que me deixou uma dúvida e até levantou um medo! alguém saberia dizer se o cliente apontar de dentro da residencia uma caneta laser na fibra usando o cabo da onu, ou seja, enviando essa luz devolta pra rede no sentido contrário é possivel parar o resto da rede toda ? obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Caneta laser fibra, dúvida.

    sim a informacao eh real! para tudo! o sinal do lazer volta pra olt e gera confusao!

    nao sei te informar se existe alguma OLT GPON que tenha uma especie de filtro na porta PON que barra isso, porem todas OLT GEPON que ja chegou na minha mao, ao injetar um lazer em qualquer uma das pontas, ela para, derruba os pppoe!

    enquanto a protecao
    bom tem algumas ONU que o conector fica protegido, tem uma tampa onde tem como vc fechar dificultando o acesso ao conector!

    as que nao tem, vc pode por um lacre entre o conector e a onu, pois se caso for removido o lacre o cliente paga uma multa!

    aqui todas ONU o pessoal da instalacao ja deixa grudada na parede, e avisamos o cliente que ele nao pode remover o conector pois pode estragar causando mal funcionamento da internet!

    ate hoje todas a manutencao da fibra foi do conector do cliente que arrebentou!

    eu nunca experimentei testar com OTDR se ele indica em qual spliter esta vindo a luz!
    dessa maneira tem como chegar ate o meliante, porem a rede fica parada ate vc chegar nele!!

  3. #3

    Padrão Re: Caneta laser fibra, dúvida.

    Opa, desde já agredeço por responder ! Esse laser eu tenho que ficar preocupado quanto ao tipo, ou seja, qualquer laser provocaria isso ou teria que o cliente ligar uma caneta optica por ex pra poder parar minha rede ?