Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Casos de uso SXT SA5

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Vou procurar.

    E 1929, tem uma outra desvantagem em angulo muito fechado no cliente se vc usa 802.11N puro, que é o no oculto, vai aumentar muito a chance de nós ocultos na rede.
    mas se usa tdma não existe o problema do nó oculto. E mesmo que não fosse tdma, o problema do nó oculto ocorre entre os clientes do mesmo AP. Daí tem que usar o artifício do RTS. Não funciona redondinho mas ajuda bastante.

    O que eu vejo é station com angulo maior está botando fora irradiação que poderia ser usada para melhorar o SNR.

  2. #22

    Padrão Re: Casos de uso SXT SA5

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Vou procurar.

    E 1929, tem uma outra desvantagem em angulo muito fechado no cliente se vc usa 802.11N puro, que é o no oculto, vai aumentar muito a chance de nós ocultos na rede.

    EDITADO: La no site da SA5 AC:

    https://mikrotik.com/product/RBSXTG-5HPacD-SAr2

    Não tem os valores em si divulgados, mas tem os diagramas de abertura, que eu ainda nao tinh visto, e na vertical elas parecem abrir muito mais que 12 graus, parece abrir uns 20 no final e perto abrem muito mais, uns 30 graus. E creio que seja isso mesmo pq vejo concorrente aqui usando as mesmas bem alto em torres de 35-40 metros e parece que com sucesso, a SA5 possui a mesma antena da AC.
    opa realemente amigo, me enganei aqui, kkkk quando olhei o datasheet esqueci que mostrava apenas o grau de abertura horizontal de dois modelos um deles o de 90 graus e outro de 24 graus que é usado para PTP, achei que era o angulo vertical do modelo de 90, kkkk agora que eu olhei melhor isso.

  3. #23

    Padrão Re: Casos de uso SXT SA5

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Possuo umas 6 SXT SA5 na rede, todas funcionando muito bem, em 802.11n (infelizmente). Uma delas está com 44 estações, tráfego por volta de 20Mbps, sem reclamações.
    as minhas chegaram aki, to tendo um monte de problema pra configurar, ou então todas estão com defeito mesmo, o q eu acho dificil por ser tudo novo, eu nao sei se eu q não estou sabendo configurar, mais não sei por q ta dando muita perda de sinal, coloquei um teste de bancada com 1 nanobeam e outra sxt, tem hora q funciona e tem hora q não, o tx e rx rate fica caindo o tempo todo tanto pra nanobeam quanto pra sxt, mais pra nanobeam, pode me dar uma força de como configurou os seus.

  4. #24

    Padrão Re: Casos de uso SXT SA5

    Abaixa potencia. Deve ser potencia elevada, tira de Default e poe em All Rates Fixed e abaixa.

  5. #25

    Padrão Re: Casos de uso SXT SA5

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Abaixa potencia. Deve ser potencia elevada, tira de Default e poe em All Rates Fixed e abaixa.
    já fiz isso, o teste é de bancada e o desempenho fica muito baixo, so fica bacana quando ta com sxt para sxt, se colocar outros rádios ubnt, pro ou intelbras ai fica péssimo, talvez esse radio seja melhor para uma rede toda em nv2, abri uma delas pra ver como era por dentro e confesso que me decepcionei com o tamanho da antena, a antena da nanobeam tem o dobro do tamanho e é 16 dbi, no datasheet diz que é 16 dbi mais sei la, isso no modelo sxt sa5 ac, não sei como é no modelo normal o sa5 a/n, resumindo, no final de todos os testes que eu fiz o nanobeam se saiu melhor tanto ptp quando pmp, a vantagem da nanobeam é a facil configuração e compatibilidade com outras marcas sem protocolo proprietário, que por acaso é o cenário da minha cidade.

  6. #26

    Padrão Re: Casos de uso SXT SA5

    Essas sxt q vc comprou sao AC? As minhas sao N e nao tenho problema, mas uso tudo NV2. A antena é pequena, mas tenho cliente a 2.5km sem problema.

  7. #27

    Padrão Re: Casos de uso SXT SA5

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Essas sxt q vc comprou sao AC? As minhas sao N e nao tenho problema, mas uso tudo NV2. A antena é pequena, mas tenho cliente a 2.5km sem problema.
    sim são ac, são A/N/AC aqui não posso usar protocolo proprietario por que 60 % do clientes utilizam antenas de marcas variadas, ubnt, aquario, tp-link, intelbras, pro eletronic, overtek, mais tipo quanto ao tamanho da antena, acho ela pequena ate demais, vi videos de outros modelos abertas, e suas antenas eram do tamanho da case de plastico, nesse modelo ac digamos que corresponde a 30% do tamanho da case do produto.

  8. #28

    Padrão Re: Casos de uso SXT SA5

    Cara, esse modelo AC é cheio desses bugzinhos...não funciona em 10MHz, não tem analisador de espectro via dude, certas incompatibilidades... troca pela SXT SA5 somente N. Tenho parceiro aqu q tem uma em N com clientes misturados e não dá nada de problema. Parece que as AC foram feitas pra operar somente com AC e NV2, sei lá...

  9. #29

    Padrão Re: Casos de uso SXT SA5

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Cara, esse modelo AC é cheio desses bugzinhos...não funciona em 10MHz, não tem analisador de espectro via dude, certas incompatibilidades... troca pela SXT SA5 somente N. Tenho parceiro aqu q tem uma em N com clientes misturados e não dá nada de problema. Parece que as AC foram feitas pra operar somente com AC e NV2, sei lá...
    realmente amigo, ja devolvi aki pro fornecedor as peças, agora vou comprar apenas 1 unidade do modelo sa padrão an pra ver como se comporta.