Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Há três anos apenas a Oi celular tinha 3G e Velox com 600K e prevalece até hoje affffff. 3 G da Oi era pior do que 2 G da Claro em certos horários.
    Chegou a Tim com 3 G, meses depois a Claro com 3 G e 4 G, logo depois a Tim ligou o 4 G; em meados do carnaval a Vivo ligou o 3 G.
    Acho que são 5 pequenos provedores, uma delas em estagnação mas duas não param de ter novos clientes, por que a internet móvel tem um limite de dados e Vivo, Oi cobram pelo whatsapp e facebook messenger enquanto a Tim não e a Claro desde o pré-pago é gratuito desde que não mande vídeos ou baixe.

    Atualmente todo quiosque e logo todos os butecos terão wi-fi e logo chegarão às escolas públicas; em alguns anos pode-se dizer que cada residência terá seu wi-fi e digo que televisão paga por satélite perderá terreno.
    Na minha casa chagava a ficar com 4 TVs ligadas, meus filhos estudam fora mas se tiver TV estando ligado, o PC está e o celular também. Eu e a minha ex chegamos a criticar, hoje fazemos exatamente o mesmo( oooohhhhh língua) kkkkkk

    Internet fixa tem muito a crescer, até por que não seria novidade sermos assinantes de 2 provedores diferentes, além do celular que este nos obriga querendo ou não.
    Crescerá bastante até atingir seu ápice, depois caíra, com a chegada do 5G, 6G, 7G, no futuro queremos internet de qualidade onde quer que estivermos, na casa, na rua, em outras cidades etc.

  2. #62
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    delegato, embora as internets fixas daqui ofereçam velocidades a partir de 1 M até 10 M, mas planos de 5, 8 ou 10 estão mais sujeitos à instabilidade travando os seus roteadores seja qual for a marca ou modelo precisando reiniciar o aparelho.
    Dados móveis já nos entregam na média 2 a 5 M em 3 G, e 15 a 65 M em 4 G com intensidade de sinal pela metade, testados com Samsung e Motorola também os mais comercializados como modelos intermediários e de entrada.

    Para uma cidade com 19 mil habitantes, 4 operadoras de celular, 6 pequenos provedores mais alguns que usam via satélite não posso me queixar pelo IDH ( 0,65) e aplicativos de mensagem ou voz fez todas elas crescerem vertiginosamente, está certo em um ano ou dois até menos se estagnará, mesmo em zona rural.

  3. #63

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Pois é, vamos investir muito em fibra pra fornecer internet fixa, sendo que os pc´s e notebook´s já estão se aposentando, tudo agora é Smartphone e SmartTV , realmente com a chegada dos 5G em diante, vai ser comum ter 100Mega de velocidade no celular, tudo bem que a fibra seja "a bola da vez", mas ela não é insuperável, quando todos na casa tiverem 5G ou 6G que seja, pra que vai ser necessario uma conexão de 300mega na residencia, sendo que a soma da disponibilidade dos celulares da casa vai ser bem maior, ainda com a possibilidade de compartilhar (rotear) a sua conexão com as demais pessoas da residencia.

  4. #64

    Padrão

    delegato, embora as internets fixas daqui ofereçam velocidades a partir de 1 M até 10 M, mas planos de 5, 8 ou 10 estão mais sujeitos à instabilidade travando os seus roteadores seja qual for a marca ou modelo precisando reiniciar o aparelho.
    Dados móveis já nos entregam na média 2 a 5 M em 3 G, e 15 a 65 M em 4 G com intensidade de sinal pela metade, testados com Samsung e Motorola também os mais comercializados como modelos intermediários e de entrada.

    Para uma cidade com 19 mil habitantes, 4 operadoras de celular, 6 pequenos provedores mais alguns que usam via satélite não posso me queixar pelo IDH ( 0,65) e aplicativos de mensagem ou voz fez todas elas crescerem vertiginosamente, está certo em um ano ou dois até menos se estagnará, mesmo em zona rural.

    Concordo!

  5. #65

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por viatel Ver Post
    Pois é, vamos investir muito em fibra pra fornecer internet fixa, sendo que os pc´s e notebook´s já estão se aposentando, tudo agora é Smartphone e SmartTV , realmente com a chegada dos 5G em diante, vai ser comum ter 100Mega de velocidade no celular, tudo bem que a fibra seja "a bola da vez", mas ela não é insuperável, quando todos na casa tiverem 5G ou 6G que seja, pra que vai ser necessario uma conexão de 300mega na residencia, sendo que a soma da disponibilidade dos celulares da casa vai ser bem maior, ainda com a possibilidade de compartilhar (rotear) a sua conexão com as demais pessoas da residencia.
    E pior que nem me lembrava desse detalhe de "rotear", daqui uns 3 anos veremos os provedores que investiram massivamente na fibra correndo atras de frequencia para tentar vender 5g, pior que o leilao vai custar alguns milhoes e novamente o mercado de internet estara fechado entre os grandes.
    E falo por experiencia propria internet fixa em dispositivo movel nao tem logica quando os 4g 5g 6g chegar teremos internet em casa de qualidade, sem precisar deixar roteador modem ou onu ligados, teremos net na rua, ate mesmos em fazendas, sem contar que quando viajarmos teremos tambem internet onde quer que estejamos.

  6. #66
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Fiz teste com rede móvel da Claro 4 G, e 3 G da Vivo. O consumo de dados da Claro diminuiu em relação ao 3 G da mesma operadora um fato interessante uma vez que existe um limite de dados; acredito que deva ser o mesmo com a Vivo que logo irá ligar a rede 4 G.
    Mas infelizmente numa rede 4 G para uma ligação de voz ele muda para 3 G e por ser uma região acidentada fica a impressão que tem menos potência.
    Hoje o que precisamos é de um roteador decente, por que nos prometem 150, 300, 450, 720 ou 1 Giga mas fica travando não adianta; antes então um Edimax, Ubiquiti, HP com apenas 54 M e ainda hoje custam caros. Eu uso 3Com( HP/cisco) e Ubiqiquiti( bullet m-2), sim ficou decente.

  7. #67
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Fiz teste com rede móvel da Claro 4 G, e 3 G da Vivo. O consumo de dados da Claro diminuiu em relação ao 3 G da mesma operadora um fato interessante uma vez que existe um limite de dados; acredito que deva ser o mesmo com a Vivo que logo irá ligar a rede 4 G.
    Mas infelizmente numa rede 4 G para uma ligação de voz ele muda para 3 G e por ser uma região acidentada fica a impressão que tem menos potência.
    Hoje o que precisamos é de um roteador decente, por que nos prometem 150, 300, 450, 720 ou 1 Giga mas fica travando não adianta; antes então um Edimax, Ubiquiti, HP com apenas 54 M e ainda hoje custam caros. Eu uso 3Com( HP/cisco) e Ubiqiquiti( bullet m-2), sim ficou decente.

  8. #68

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    se tirarem a franquia vai ser osso...

  9. #69
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Infelizmente aos pequenos provedores sim,
    Internet móvel se nos derem franquia de 30 até 50 GB nos planos básicos( R$ 100,00) oferecidos em promoções no sistema pós-pago perderá sentido, Isso já nos dispensa o telefone fixo, que é algo caríssimo e obsoleto se repetindo lá fora também. No meu caso em particular comecei com 1,2, 3, 4, 5 a atualmente 6 Gb da Claro pós e usava 600 MB e no último mês na conta constou 219 MB( faltou um para dar choque kkkkk) já com celular 4 G e ainda roteei por 3 ocasiões.
    Internet fixo e telefone fixo só terá sentido para empresas, pelo menos por uns 5 ou 10 anos pela frente, teremos aí uma poluição de metal e plástico inutilizado nas ruas e retirar esse material é caro. Só na minha casa/comércio calculo uns 600 metros de fio entre telefone e internet( cabo de rede).