Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Pessoal vocês ja devem estar no BOOM da fibra, são tantos vendedores, fornecedores.. só se fala em fibra como se o caminho só fosse esse para atendimento em areas de alta densidade. Gostaria de opinião de vocês nessa pesquisa que andei fazendo.
    Hoje meu provedor esta com todas as torres interligadas via fibra, mas vira e mexe rompe um cabo por tanta gente esta mexendo nos postes. Estou em uma cidade onde tenho oi,net,tvn e vivo, atendendo em cabo e meu modelo de negocio foi sempre atender as regiões de classe A, B e C, justamente onde estão todas as grandes, onde o dinheiro rola mais alto. rs.

    No entanto vejo la fora diversos provedores WISP crescendo de forma à atender a demanda crescente por banda, e aqui no Brasil só se fala em fibra. Se você vai nesses eventos para provedor no Brasil o assunto é só fibra, chega a ser chato.

    Veja na contra mão desse mercado o google fibra comprou a WEBPASS e atende diversos estados via rádio.
    La fora se encontra muitos fóruns como esse: http://community.mimosa.co/t/mimosa-...wer-price/2011 ou esse: https://forum.netonix.com/viewtopic....=1607&start=40 , com assuntos sobre atendimentos acima de 10M no rádio.

    Vejam esse provedor: http://www.xlinternetnow.com/ que atende com 20M usando mimosa e em breve atenderá planos de até 40M.


    Eu fico tentando entender como um provedor que gasta 200 a 400 Mil para fibrar um bairro, vai conseguir se manter se chegar uma VIVO fibra??? É quase impossível segurar os clientes diante do marketing agressivo, 100M a R$99,00, qual provedor pequeno tem essa capacidade? Já que quem manda no mercado são as grandes, o backbone são das grandes!!!

    Pessoal estou me referindo a cidades acima dos 200/300 mil habitantes, onde ha interesse das grandes operadoras.

    Abraço

  2. #2

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Independente se é rádio ou cabo, eu sempre tive um pensamento....

    Os pequenos ISP sempre foram a menina dos olhos das grandes operadoras... Porque?
    Porque os ISP foram atendendo a demanda crescente enquanto as grandes não tinham a infraestrutura necessária para abraçar todo o mercado... Os ISP eram tudo que elas queriam Fazer o povo tomar o gostinho pelas redes sociais etc etc... Na verdade os ISPs fizeram o caminho para elas chegarem e abocanharem tudo.

    Os anos se passaram e hoje elas estão "a mil pelo Brasil". E é questão de tempo elas irão massacrar os concorrentes com preços cada vez mais baixos. E o mercado irá aos poucos se monopolizar novamente em matéria de comunicações. Onde estão as operadoras espelho do tempo que houve a privatização do setor?

    Alguns ISP cresceram e talvez permaneçam no mercado mas isso não será a regra.
    Também não dá muito para comparar com a tendência lá fora, pois lá funciona um pouco diferente. Equipamentos wireless melhores , coisa que nem chega a preços competitivos no Brasil. O mercado wireless no Brasil ainda é muito engessado. Quantos anos se fala em wimax e não vai para a frente. E o LTE já está atropelando o wimax no mundo sem ao menos termos experimentado o wimax no Brasil
    E se os Wireless melhorarem como está prometendo o avanço tecnológico, as grandes irão investir neste setor também. Elas não fazem isso hoje porque wireless ainda dá muito suporte.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Sim acredito que internet via fibra não é tão viável quanto via rádio; mas todo mundo viciou neste modelo. Como são diversas operadoras, e nós consumidores comuns não somos fiéis como
    as médias e grandes empresas, mas também tem umas cláusulas contratuais impóssível de cumprir por pequenos.
    Deveríamos levar fibra, digamos até um condomínio, quadra, ou bairro até mesmo locais de baixa renda, deste distribuir via cabo ou rádio, e além disso diminuir os alcance das rádios( quilômetros para digamos uns 300, 500 metros até menos. Isso descobri na prática, tentando ter um alcance de 1 km num roteador, comprei roteador 1000 mw, 400 mw, bullet, antena de grade, omnni e só chateação; Hoje tenho um roteador multilaser de 50 pratas, com antena omnni( não jogar fora), atende todo o perímetro do imóvel e pega nó máximo 4 SSIDs visíveis, e saindo de casa mais de 30; segredo é roteador bem posicionado e sua altura( deixei com 1,60 mt) e nada perto dele. Fiz isso na casa da minha ex-cunhada, a estabilidade do roteador para os seus dispositivos melhorou consideravelmente, mas a velocidade fica limitada a operadora; ela não está no ponto ideal.
    Operadoras ou provedores, ficar querendo ter alcance de rádio, oferecer-nos altas velocidades, só nos faz passar mais raiva, estrangula o rádio em potência e no processamento e o meu é de 3M, passo menos raiva do que pessoas que tem 5M ou 10M; apesar que a Claro chega com 4,5M em 3G e meu cel não tem suporte a 4G.

    Nesta cidade tem 20 mil habitantes, mas 13 mil no município-sede, 4 operadoras de celular e apenas a Vivo não oferece 3G, mas a Claro é única que oferece 2G, 3G e 4G, mas a Tim é o que possui maior alcance dos rádios só que vive trocando de banda( 850 ou 1800) e a Vivo é o custo que compromete e muito em créditos ou saldo nas ligações. Quando tinha fixo, os minutos falados era maior do que com a Claro, o mesmo acontece com outras operadoras que no caso a Oi é pior( conta a partir do SND/chamar até encerrar na tecla do dispositivo).
    Se tivesse condições( apesar desta ter uma estabilidade invejável frente às outras), contrataria uma outra, mesmo que seja o básico por que as rotas das outras são diferentes; exceto a repetidora; todas as teles estão num ponto geográfico( se tiver 100 antenas é pouco) e ela caindo deixa algumas cidades sem comunicação, e quando isso acontece somente Bradesco e lotérica fica em on-line.
    Grandes operadoras, estão investindo em pequenas cidades por conta do contrato e cobertura nas rodovias. poucos querem trafegar numa pista sem sinal de celular. Aqui o destino é Bahia e Espírito Santo, pista ruim, muitas curvas, distancia entre os postos supera os 60 km, ainda de muitos pontos cegos; quem não é um pouco aventureiro, jamais vai se arriscar em trafegar; uns 30 anos atrás era comum a distancia entre postos ser superior a 100 km, já viajei com 200 km entre os postos até mais. Saia com um tanque cheio, mais 50 litros no porta-malas ou na carroceria e ainda precisávamos compra de algum fazendeiro ou retirante para voltarmos a cidade, por meus contatos, todas essas cidades tem ao menos duas operadoras de celular; internet várias. telefone residencial até mesmo comercial perdendo assinantes, manter os cabos no caso da Oi e Telefônica é caríssimo.

  4. #4

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Olá senhores!

    que a fibra é melhor meio de transmissão não existe duvida nisso! Porem o que me deixa triste é o seguinte, aqui em nossa região estou vendo acontecer o que acontecia com o radio, empresas com equipes mal qualificadas que queimaram o nome da tecnologia da internet por radio, passaram usar cabos utp, queimaram o nome do cabo UTP, agora as mesmas empresas que cresceram por falta de concorrência em suas cidades e já queimaram o radio e o UTP, estão queimando o nome da tecnologia da fibra óptica.

    Fui fazer uma consultoria pra um provedor a um ano atras, na cidade em questão havia 4 provedores na época, eu estava prestando serviços para o quinto provedor a entrar no município, o provedor foi montado 100% com rádios!

    Dois destes provedores maiores já tinha mais de 2000 clientes na base e já possuíam redes de fibras ópticas em 100% da cidade.

    depois destes dois provedores veio a rede de fibra da COPEL para clientes finais, (bel fibra) que atende somente o centro e os bairros nobres da cidade.

    Resumo: hoje um provedor com 100% de uso de rádios está com 1200 clientes ativos e pagantes em uma cidade com 6 provedores, onde três possuem fibra!

    Então quem quer trabalhar com fibra qualifique-se, pois já tem municípios que as pessoas estão torcendo o nariz pra fibra devido a palhaços mal qualificados mais uma vez estarem queimando a tecnologia!

    Outra coisa, (me desculpe se alguém se ofender!) é uma vergonha provedor montar redes de fibra pra entregar planinhos de 1 Mega, 2Mega, 3Mega, fibra tem que se montar quando se tem a intenção de vender planos de 10 Megas acima!
    (Obs.: como cada um é dono de seu dinheiro faz como quiser, porem esta é minha opinião!)

    em relação a explicação sobre o vivo fibra de 100 megas por R$99,00 todos podem ficar tranquilos, pois essas operadoras não tem interesse nos municípios menores, pois aqui na região visitei uma cidade com dois provedores a radio e a vivo, na intenção de iniciar uma operação, quando fui as lojas de informática e pesquisei nas ruas perguntando sobre internet a resposta do 90%.

    **Pega radio, não são muito boas, porem é melhor que a vivo!

    **Pega radio da empresa A, pois da empresa B é horrível, mas a vivo você esquece que não funciona!

    Então as grandes nunca vão conseguir cobrir 100% até porque pra isso precisam de mão de obra, e os que tem qualificação pra trabalhar pra eles estão montando seus próprios provedores, deixando nestas empresas aqueles que querem ter uma vida menos corrida, mesmo ganhando menos!

    No meu ponto de vista sim, os rádios estão sendo subestimados, e o que leva a isso é a incompetência, pois empresas mal qualificadas estão acabando com o nome de cada tecnologia disponível, e eu me pergunto! o que será que vão inventar depois que estas empresa queimarem a fibra?

    tenham todos um ótimo fim de semana!

  5. #5

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    A fibra, é muito mais questão de grife do que uma questão técnica, de um tempo pra cá ter fibra em uma residência era coisa que não existia... fibra em empresas já era raro..
    Não precisa ser um gênio pra saber que fibra óptica é o meio de transmissão mais rápido que temos e os clientes gostam realmente de ostentar isso... "Eu tenho FIBRA!" mesmo que seja 1-2Mb, é grife... é poder, é status.
    Já vi clientes trocarem uma internet via rádio boa, funcionando, por uma de fibra... pagando multa contratual e nova instalação... sendo que ficou a mesma coisa... hahah mas é FIBRA.
    Na minha visão os provedores vão ter que correr pelos 2 lados, rádio e fibra... faz um projeto mais simples mas com capacidade de ampliação.. leva algumas caixas nos bairros mais ricos.. e não esquenta tanto a cabeça... dá valor para aquele seu cliente que quer ser seu cliente, mantenha ele funcionando, dê alguma vantagem para ele de vez em quando, seja pro ativo nesse quesito..
    Já dizia meu falecido chefe: "Sopa quente se come pelas beiradas".
    Você com rádio consegue atender em 1 semana com rádio um local que leva 2 meses para estar pronto com fibra. Vai, expande teu provedor, faça vários micro pops... leve aonde a fibra não quer ir logo... não tente brigar tanto com ela... deixa os caras gastarem..
    "Ah, mas eles vendem combo..." Você quer vender combo? Você consegue passar dados + telefone na sua rede wireless, TV vc usa com antena.
    Clientes sempre vem e vão, não fiquem brigando tanto com os que vão ir pela hype...

  6. #6

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    FIBRA e tipo NUTELLA o nome vende sozinho, mesmo que seja mesma velocidade o nome FIBRA vende sozinho, uma coisa que TODOS devem entender, E MAIS FÁCIL SEGUIR AS IDEIAS PRE-CONCEBIDAS DOS CLIENTES que tentar mudar a percepção deles.... não adianta dar murro em ponta de faca, continuem no radio, quem chegar com fibra na cidade LEVA 80% dos clientes de vocês, mesmo que não funcione direito, que o suporte seja péssimo, mas E FIBRA..
    Mesmo quem esta sozinho, ou tem a maioria dos clientes em cidades pequenas, se algum outro meter fibra, vira o jogo.... não e frescura, e a realidade...
    Tenho um concorrente que vende planos o maior deles 5 mb, mas ele explica, vai de 1 a 5 mb, ou sejá, na pratica tem garantia de banda de 20% mesmo assim VENDE BEM, por que as pessoas só prestam atenção nos 5 MB, e cai no conto do vigário, depois quando vê já assinou contrato, os tais 5 Mb so vai ver na madrugada..
    Aprendam a entender como funciona a mente do cliente, e não a do dono do provedor.... lamentavelmente é isso.... pensem como consumidor, ostentando sua conexão na fibra de 2 mb..... mas é fibra kkk

  7. #7

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    FIBRA e tipo NUTELLA o nome vende sozinho, mesmo que seja mesma velocidade o nome FIBRA vende sozinho, uma coisa que TODOS devem entender, E MAIS FÁCIL SEGUIR AS IDEIAS PRE-CONCEBIDAS DOS CLIENTES que tentar mudar a percepção deles.... não adianta dar murro em ponta de faca, continuem no radio, quem chegar com fibra na cidade LEVA 80% dos clientes de vocês, mesmo que não funcione direito, que o suporte seja péssimo, mas E FIBRA..
    Mesmo quem esta sozinho, ou tem a maioria dos clientes em cidades pequenas, se algum outro meter fibra, vira o jogo.... não e frescura, e a realidade...
    Tenho um concorrente que vende planos o maior deles 5 mb, mas ele explica, vai de 1 a 5 mb, ou sejá, na pratica tem garantia de banda de 20% mesmo assim VENDE BEM, por que as pessoas só prestam atenção nos 5 MB, e cai no conto do vigário, depois quando vê já assinou contrato, os tais 5 Mb so vai ver na madrugada..
    Aprendam a entender como funciona a mente do cliente, e não a do dono do provedor.... lamentavelmente é isso.... pensem como consumidor, ostentando sua conexão na fibra de 2 mb..... mas é fibra kkk
    Em que região vocês estão?
    Aqui menos que 10Mega não vende mais. E só consegue entregar com qualidade em FTTH.
    Colocar FTTH para entregar abaixo de 10Mega, só se a intenção é a projeção futura da infraestrutura mesmo.

  8. #8

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Mas tem provedor com fibra e entregando mais lento que radio. Clientes de fibra tão solicitando nosso serviço aqui.

  9. #9
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Independente se é rádio ou cabo, eu sempre tive um pensamento....

    Os pequenos ISP sempre foram a menina dos olhos das grandes operadoras... Porque?
    Porque os ISP foram atendendo a demanda crescente enquanto as grandes não tinham a infraestrutura necessária para abraçar todo o mercado... Os ISP eram tudo que elas queriam Fazer o povo tomar o gostinho pelas redes sociais etc etc... Na verdade os ISPs fizeram o caminho para elas chegarem e abocanharem tudo.

    Os anos se passaram e hoje elas estão "a mil pelo Brasil". E é questão de tempo elas irão massacrar os concorrentes com preços cada vez mais baixos. E o mercado irá aos poucos se monopolizar novamente em matéria de comunicações. Onde estão as operadoras espelho do tempo que houve a privatização do setor?

    Alguns ISP cresceram e talvez permaneçam no mercado mas isso não será a regra.
    Também não dá muito para comparar com a tendência lá fora, pois lá funciona um pouco diferente. Equipamentos wireless melhores , coisa que nem chega a preços competitivos no Brasil. O mercado wireless no Brasil ainda é muito engessado. Quantos anos se fala em wimax e não vai para a frente. E o LTE já está atropelando o wimax no mundo sem ao menos termos experimentado o wimax no Brasil
    E se os Wireless melhorarem como está prometendo o avanço tecnológico, as grandes irão investir neste setor também. Elas não fazem isso hoje porque wireless ainda dá muito suporte.
    Nem terminei de ler, muita baboseira!!!! Sou pequeno e pode vim é grande pra cima, já tem vários anos q escuto isso, acabou o provedor pequeno....amigo trabalhe para manter sua internet com qualidade, Netflix, youtube, rede social e bom atendimento e pronto, esqueça seus concorrentes e trabalhe pra manter a qualidade que ainda vamos dar muito trabalho pra as grandes!!!!

  10. #10

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por Batmam Ver Post
    Nem terminei de ler, muita baboseira!!!! Sou pequeno e pode vim é grande pra cima, já tem vários anos q escuto isso, acabou o provedor pequeno....amigo trabalhe para manter sua internet com qualidade, Netflix, youtube, rede social e bom atendimento e pronto, esqueça seus concorrentes e trabalhe pra manter a qualidade que ainda vamos dar muito trabalho pra as grandes!!!!
    deveria ler a revista ISP do mes passado, leia o capitulo chamado rolo compressor, você faz ou sofre...

    Não falei das grandes, mas de provedor pouco maior que você..

  11. #11

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    FIBRA e tipo NUTELLA o nome vende sozinho, mesmo que seja mesma velocidade o nome FIBRA vende sozinho, uma coisa que TODOS devem entender, E MAIS FÁCIL SEGUIR AS IDEIAS PRE-CONCEBIDAS DOS CLIENTES que tentar mudar a percepção deles.... não adianta dar murro em ponta de faca, continuem no radio, quem chegar com fibra na cidade LEVA 80% dos clientes de vocês, mesmo que não funcione direito, que o suporte seja péssimo, mas E FIBRA..
    Mesmo quem esta sozinho, ou tem a maioria dos clientes em cidades pequenas, se algum outro meter fibra, vira o jogo.... não e frescura, e a realidade...
    Tenho um concorrente que vende planos o maior deles 5 mb, mas ele explica, vai de 1 a 5 mb, ou sejá, na pratica tem garantia de banda de 20% mesmo assim VENDE BEM, por que as pessoas só prestam atenção nos 5 MB, e cai no conto do vigário, depois quando vê já assinou contrato, os tais 5 Mb so vai ver na madrugada..
    Aprendam a entender como funciona a mente do cliente, e não a do dono do provedor.... lamentavelmente é isso.... pensem como consumidor, ostentando sua conexão na fibra de 2 mb..... mas é fibra kkk
    Olá!
    aqui tenho dois concorrentes diretos com fibra, a cidade é Siqueira Campos-Pr 20mil habitantes!

    * ha exatos dois anos um provedor novo veio e passou 40 km de fibra aqui na cidade achando que iria tomar todos os clientes da cidade pra ele!
    O dono deste novo provedor não contava com algo que era o dinheiro do concorrente que já estava na cidade! A empresa que já estava na cidade iniciou o cabeamento de fibra 15 dias depois desta nova empresa que estava entrando na cidade e conseguiu ativar e vender fibra antes deste novo concorrente!

    *na época nosso provedor estava com 320 clientes no radio, hoje estamos com 750!

    *na época perdi 20 clientes, destes 20 clientes 10 já voltaram! na época eu vendia 5 megas por R$ 50,00, porem o pessoal que vendia fibra passava a seguinte conversa.... 1 mega na fibra vale por 10 megas no rádios... "o que seria o mesmo que dizer que um litro de água dentro de uma garrafa PET tem menos água, que um litro de água caso a água estivesse em uma garrafa de cristal"... ai eles vendiam 3 megas por R$89,90... o que equivaleria a 30 megas de radio!

    Na época um dono de supermercado cliente meu me ligou e foi bem firme!

    ***Pode cancelar os seus serviços porque eu contratei FIBRA!
    Respondi a ele que passaria retirar nossa antena, que era comodado! em seguida tive um problema e sai viajar para LONDRINA-PR, e não retirei o equipamento.
    Na semana seguinte fui até o mercado pra retirar o equipamento, para minha surpresa o dono do mercado me falou! Rapaz pode deixar ai sua internet, não vai ser por causa de R$50,00 (cinquenta reais) que meu mercado vai quebrar! deixei lá e uns 15 dias depois ao voltar ao mercado vi que não mais existia fibra!

    assim como ele outros clientes que foram pra fibra voltaram, os outros clientes que não voltaram devem estar com vergonha de pedir pra voltar!

    É lastimável o cara montar uma rede com fibra e começar a denegrir o produto que ergueu a empresa dele, hoje tenho clientes com 10 megas no radio por R$ 109,90 e quando o cara fala em fibra pra mim o que é muito corriqueiro,conto essa história do supermercado e dos outros 10 que voltaram depois de usar fibra e falo pra eles buscarem referencia com estes que voltaram, dificilmente o cara coloca fibra, e ainda vou mais longe na explicação cito o cara que comprou a ferraria e não sabia dirigir... é o mesmo que a fibra na mão dos meus concorrentes!

    Outra coisa, já tem mais duas empresas prontas pra entrar com fibra aqui na cidade, vai ser uma loucura, pois fiz o projeto pra interligar minhas torres e ao levar na concessionaria de energia o cara que recebe os projetos me falou destes outros dois projetos em analise!

    Ai vem a pergunta!

    em uma cidade onde já tem dois provedores com fibra, mais três com radio, a OI com ADSL, será que vale a pena gastar em 50 km de fibra, no minimo duas centena de caixas de distribuição, em uma OLT decente pra brigar por clientes com mais seis empresas já estabelecidas? vamos chutar baixo, Vale a pena colocar 300 mil, sem contar o drop e a ONU do cliente em uma briga destas?

    Até mesmo os dois que já gastaram e tem fibra em cada uma das ruas da cidade será que valeu o investimento? Em quanto tempo eles terão retorno?

    Aqui eu priorizei atender os clientes que já estavam no radio e contruí rede para buscar link através da eletronet, baixando meus custos com link!

    Obs..: hoje arrumei um problema maior pra mim buscando link no PTT-SP!
    quando um cliente abre um video no youtube a resolução cai diretamente em HD!
    "o que não acontecia quando eu comprava link da COPEL e da OI!"

    o problema é que os clientes aqui muitas vezes não possui um Smartphone ou computador com memoria e processador suficiente pra rodar estas resoluções e ficam travando, ai isso anda me gerando assistências demais!

    Resumo:
    1) Fibra só irá tirar alguns clientes do radio no inicio, pois é novidade!

    2) Fibra só continuará tirando clientes do radio se o provedor a radio não mostrar sua competência!

    3) Se o provedor fizer seu dever o cliente não terá motivos nem mesmo para cogitar mudar de internet!

  12. #12

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Isso é oque mais vejo, a equipe do cara não serve nem pra instalar uma sxt e nego quer lançar fibra achando que todos seus problemas estão resolvidos.

    O aqui meu problema não é tecnologia e falta de mão de obra msm.

  13. #13

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    O grande problema esta no conhecimento e estrutura de rede, da para usar os 2 e ter sucesso.

    Fibra sem duvida tem as suas vantagens, menor latência de ping entre outras vantagens como não sofrer interferências.

    Porém 1 mega no radio e o mesmo que 1mega na fibra.

    Mas e claro que na fibra, um bom servidor de cache ou p2p é possível liberar uma regra para cliente baixar arquivo do servidor de cache a 100megas ou 200megas dando a sensação de mais velocidade no seu plano, assim como CDN servidores dentro da rede local , enquanto que no radio mal vai conseguir passar 30megas em AC para clientes conectados no seu painel. Claro que ptp passa mais velocidade, mas a limitação do radio ainda é velocidade e interferência de sinal.

    Pessoalmente não vejo beneficio na fibra abaixo de 10megas em comparação ao radio a não ser que seja um jogador onde latência e ping fazem toda a diferença.

    O importante e entender a sua rede e os hábitos de consumo dos seus clientes.

  14. #14

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por Batmam Ver Post
    Nem terminei de ler, muita baboseira!!!! Sou pequeno e pode vim é grande pra cima, já tem vários anos q escuto isso, acabou o provedor pequeno....amigo trabalhe para manter sua internet com qualidade, Netflix, youtube, rede social e bom atendimento e pronto, esqueça seus concorrentes e trabalhe pra manter a qualidade que ainda vamos dar muito trabalho pra as grandes!!!!
    Se a "baboseira" foi para mim, não vai colar. Espera o tempo passar e voltaremos a analisar a tendência de mercado.

    Além do mais chegar sentando as "quatro" não faz parte de uma comunidade que presa por se respeitar...
    O mais educado seria dizer: " eu não compartilho deste conceito...na minha opinião não devemos nos preocupar com o concorrente, mas sim prestar um bom serviço, etc etc.

    Ficaria mais sociável....

  15. #15

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    No entanto vejo la fora diversos provedores WISP crescendo de forma à atender a demanda crescente por banda, e aqui no Brasil só se fala em fibra. Se você vai nesses eventos para provedor no Brasil o assunto é só fibra, chega a ser chato.
    Lá fora o espectro não está tão fodido igual aqui. Eu sempre vejo nos fóruns grande preocupação do pessoal dos EUA em seguir as normas da FCC, enquanto aqui a Anatel faz resoluções ridículas e ainda liga o foda-se: nada de fiscalização. O pessoal nos EUA está falando até em liberação de frequências para ISPs pela FCC, enquanto Anatel não dá a mínima.

    Precisamos de espectro exclusivo para SCM, longe desse monte de asnos com seus PTPs, omnidirecionais compartilhando ADSL, etc.

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Veja na contra mão desse mercado o google fibra comprou a WEBPASS e atende diversos estados via rádio.
    Webpass nem se compara a provedores. Eles usam rádios em 24GHz, 60GHz e acho que 80GHz também no PtMP. Se não estou confundindo com outra empresa, vi falar que até desenvolvem os próprios.

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Pessoal estou me referindo a cidades acima dos 200/300 mil habitantes, onde ha interesse das grandes operadoras.
    Então nas cidades menores que isso, você considera que vale mais a pena fazer investimentos maiores? Menor risco? Faz sentido...

    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    Outra coisa, (me desculpe se alguém se ofender!) é uma vergonha provedor montar redes de fibra pra entregar planinhos de 1 Mega, 2Mega, 3Mega, fibra tem que se montar quando se tem a intenção de vender planos de 10 Megas acima!
    (Obs.: como cada um é dono de seu dinheiro faz como quiser, porem esta é minha opinião!)
    E quando o espectro em radiação restrita se torna inutilizável?
    Banda não é a única justificativa para largar rádio. Da mesma forma, banda não foi a única justificativa para largar 2.4GHz, porque em ambientes ideais poderiam estar ofertando até 3Mbps sem problemas até hoje, tanto que aqui no fórum já vi gente falando que o faz em áreas rurais.

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    No meu ponto de vista sim, os rádios estão sendo subestimados, e o que leva a isso é a incompetência, pois empresas mal qualificadas estão acabando com o nome de cada tecnologia disponível, e eu me pergunto! o que será que vão inventar depois que estas empresa queimarem a fibra?
    Rádio seria uma solução interessante se não tivéssemos que compartilhar o meio de transmissão com incompetentes, estando sujeitos a suas burrices. Considerando isso, considerando que a Anatel não mostra qualquer intenção de liberar mais frequências para ISPs, e considerando os custos e impedimentos com homologação para termos acesso a novos equipamentos, mesmo que fossem disponibilizadas mais frequências, rádio não é solução escalável no Brasil.

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Você quer vender combo? Você consegue passar dados + telefone na sua rede wireless, TV vc usa com antena.
    Quero ver como vai ser a qualidade desse serviço de telefonia em meio de transmissão totalmente imprevisível. Jitter não falta.

    Radiação restrita mal quebra o galho no acesso à Internet... chega a parecer brincadeira o serviço que provedores via rádio prestam, comparado ao das operadoras, e não um negócio sério. E falo isso como operador de um provedor via rádio. Tanto na teoria quanto na prática, no que parece ser a maioria dos casos não dá para garantir estabilidade nem disponibilidade, sendo que o mercado exige cada vez mais isso.

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    FIBRA e tipo NUTELLA o nome vende sozinho, mesmo que seja mesma velocidade o nome FIBRA vende sozinho, uma coisa que TODOS devem entender, E MAIS FÁCIL SEGUIR AS IDEIAS PRE-CONCEBIDAS DOS CLIENTES que tentar mudar a percepção deles.... não adianta dar murro em ponta de faca, continuem no radio, quem chegar com fibra na cidade LEVA 80% dos clientes de vocês, mesmo que não funcione direito, que o suporte seja péssimo, mas E FIBRA..
    Mesmo quem esta sozinho, ou tem a maioria dos clientes em cidades pequenas, se algum outro meter fibra, vira o jogo.... não e frescura, e a realidade...
    Tenho um concorrente que vende planos o maior deles 5 mb, mas ele explica, vai de 1 a 5 mb, ou sejá, na pratica tem garantia de banda de 20% mesmo assim VENDE BEM, por que as pessoas só prestam atenção nos 5 MB, e cai no conto do vigário, depois quando vê já assinou contrato, os tais 5 Mb so vai ver na madrugada..
    Aprendam a entender como funciona a mente do cliente, e não a do dono do provedor.... lamentavelmente é isso.... pensem como consumidor, ostentando sua conexão na fibra de 2 mb..... mas é fibra kkk
    Concordo. Uma regra do mercado é muito clara: se não for centrado no consumidor, não há êxito.

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Em que região vocês estão?
    Aqui menos que 10Mega não vende mais. E só consegue entregar com qualidade em FTTH.
    Colocar FTTH para entregar abaixo de 10Mega, só se a intenção é a projeção futura da infraestrutura mesmo.
    Ou quando rádio não resolve mais nem para menos de 10Mbps.
    Quando falo em resolver, falo não apenas em receber banda, mas ter com estabilidade e alta disponibilidade.

    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    hoje tenho clientes com 10 megas no radio por R$ 109,90
    Por curiosidade, que equipamentos usa aí no PtMP? Como está o espectro na sua região?


    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    Até mesmo os dois que já gastaram e tem fibra em cada uma das ruas da cidade será que valeu o investimento? Em quanto tempo eles terão retorno?
    Em casos em que rádio está impraticável, é melhor ter menor retorno, do que ter nenhum após perder cliente após cliente, dia após dia, por não ter como prestar um serviço de qualidade em um meio de transmissão todo ferrado por incompetentes alheios ao nosso controle.

    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    2) Fibra só continuará tirando clientes do radio se o provedor a radio não mostrar sua competência!
    Você imagina que, em algum momento no futuro, a situação do espectro em 5GHz regredirá na sua saturação, ou que mais espectro se tornará disponível para WISPs, juntamente a equipamentos acessíveis para tal? Se nada disso ocorrer, eu não vejo futuro algum no rádio, nem sendo a empresa mais competente do mundo, porque não há milagre na física.
    Última edição por TsouzaR; 01-10-2017 às 02:11.

  16. #16

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Quero ver como vai ser a qualidade desse serviço de telefonia em meio de transmissão totalmente imprevisível. Jitter não falta.

    Radiação restrita mal quebra o galho no acesso à Internet... chega a parecer brincadeira, e não um negócio sério. Não dá para garantir estabilidade nem disponibilidade, sendo que o mercado exige cada vez mais isso.
    Você é cheio de si eim cara... se VOCÊ não consegue fazer as coisas funcionarem não quer dizer os os outros não vão conseguir...
    Todos as citações que você respondeu nesse mega post foi para criticar os outros, que tal se adaptar ao que você tem e deixar os outros um pouco de lado.. eles não vão mudar e você pode gritar o quanto você quiser...

  17. #17

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Você é cheio de si eim cara... se VOCÊ não consegue fazer as coisas funcionarem não quer dizer os os outros não vão conseguir...
    Todos as citações que você respondeu nesse mega post foi para criticar os outros, que tal se adaptar ao que você tem e deixar os outros um pouco de lado.. eles não vão mudar e você pode gritar o quanto você quiser...
    Se você prefere entender assim...

    Deve estar em alguma região em que o espectro ainda não está todo saturado e acha que a situação é essa no país inteiro, e que a única razão para algo não funcionar bem é incapacidade de quem faz.

    Até esse post, por provocação sua, eu não havia se quer mencionado qualquer um dos que responderam aqui. Apresentei meu ponto de vista, critiquei no máximo outros pontos de vista. Não estou tentando mudar ninguém, estou incrementando ao tópico informações que penso serem importantes levar em conta em uma conclusão, na qual me interesso. É uma discussão normal fluindo, se você não sabe. Se não quer ser contrariado e vai ficar irritadinho quando for, então fique calado, porque você também não é o inquestionável dono da razão.

  18. #18

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Se você prefere entender assim...

    Deve estar em alguma região em que o espectro ainda não está todo saturado e acha que a situação é essa no país inteiro, e que a única razão para algo não funcionar bem é incapacidade de quem faz.

    Até esse post, por provocação sua, eu não havia se quer mencionado qualquer um dos que responderam aqui. Apresentei meu ponto de vista, critiquei no máximo outros pontos de vista. Não estou tentando mudar ninguém, estou incrementando ao tópico informações que penso serem importantes levar em conta em uma conclusão, na qual me interesso. É uma discussão normal fluindo, se você não sabe. Se não quer ser contrariado e vai ficar irritadinho quando for, então fique calado, porque você também não é o inquestionável dono da razão.
    Você acabou de reafirmar o que eu disse na minha réplica.. Não é a questão de estar poluído ou não... Você não precisa generalizar, o mundo não é a sua rede.. Quando você for dar esse tipo de opinião, diga que é a SUA opinião... você chegou afirmando sua verdade a todos como se só isso existisse, não é assim... No momento que você falar e colocar: "Pela minha experiência" ou então "Pelo que puder ver após meus testes" ou ainda: "Na região que eu atendo" tudo muda...
    E não foi uma provocação, mas você veio afirmando coisas sobre um post meu que não são bem assim e eu não gostei mesmo, desmerecendo o que alguém postou. Se você tivesse me respondido com: AQUI onde EU trabalho fica impraticável vai ter muito jitter e tudo mais, cara... blz, mas não é assim que você está agindo..

  19. #19

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Você acabou de reafirmar o que eu disse na minha réplica.. Não é a questão de estar poluído ou não... Você não precisa generalizar, o mundo não é a sua rede.. Quando você for dar esse tipo de opinião, diga que é a SUA opinião... você chegou afirmando sua verdade a todos como se só isso existisse, não é assim... No momento que você falar e colocar: "Pela minha experiência" ou então "Pelo que puder ver após meus testes" ou ainda: "Na região que eu atendo" tudo muda...
    E não foi uma provocação, mas você veio afirmando coisas sobre um post meu que não são bem assim e eu não gostei mesmo, desmerecendo o que alguém postou. Se você tivesse me respondido com: AQUI onde EU trabalho fica impraticável vai ter muito jitter e tudo mais, cara... blz, mas não é assim que você está agindo..
    É meio óbvio que estou falando por mim, não vou gastar energia digitando redundâncias.
    Você está fazendo tempestade em copo d'água.

    Outra coisa: você está interpretando errado. Pode notar facilmente que eu coloquei meus questionamentos e críticas dentro de um escopo supositório. Isso está claro quando digo "E quando o espectro em radiação restrita se torna inutilizável?", "quando rádio não resolve mais nem para menos de 10Mbps" e "Em casos em que rádio está impraticável". Essas situações existem e, pela quantidade de problemas e reclamações, tanto pelo lado de operadores de redes, quanto de consumidores, são comuns para muitos provedores, comuns o suficiente para serem levadas em conta nessa discussão.

  20. #20

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    A receita do provedor regional que ainda pretende trabalhar com radio: pequenos POPs de no maximo 1.5km, nada de potencia absurda, interligação de POPs na fibra óptica e estar na vanguarda da tecnologia atento as inovações do Setor Wireless.
    Essa é a minha humilde opinião.
    Minha receita de sucesso aqui tem sido dessa forma, chegando a 900 clientes 100% no rádio. e não pretendo investir no GPON no momento com a desorganização que ta os postes, to correndo de bronca.