Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Nobreak para telecom

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu acho esses Lacerda bem feitos, os que conheço foi tudo por dano bobo tipo raio (Nada sobrevive a isso), na verdade sempre achei que eles pegavam alguma placa e telas gringas, e só montavam no Brasil a parte de potência, porque é bem feito (Diferente de um RGC onde você a borra de solda do cadinho na placa, fica claro que é fabrica comum nacional).

    Que são bons são, não sei se em relação ao preço são muito melhores. Que são melhores que uns comuns de 1400VA com "estabilizador incluso" isso SÃO, esses Lacerda maiores não tem a porcaria daquele monte de reles pros taps do transformador, pra essa troca de taps GERAR spikes na saída ao invés de FILTRAR a sujeiras na rede. Então que terá saída limpa, bom pra fontes baratas ruins de filtragem, isso esse Lacerda senoidal terá.
    ja vi uma vez um apc que sobreviveu a um mega raio, queimou todos os roteadores da rede, swits, central telefonica, moldem adsl, refletores computadores, impressoras.
    so pra ter uma ideia do raio, as caixinhas das fontes saltaram, o swit explodiu. onde tinha uns refletores leds de 50w pra iluminar a fachada da igreja a parte onde ficava o tranformador, explodiu, saltou longe. o cabo sintenax que alimentava os refltetores ficou todo furado, em fim queimou tudo, menos o nobreak da apc.

  2. #22
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Nobreak para telecom

    É a primeira vez que leio alguém citar o cabo sintenax neste fórun.
    Sou das antigas, ainda prefiro uma transformador comum seja 90, 115, 127, 220 ou 240 volts com saída em 17, 32, 56 ou 115 vots AC = AC retificador e regulador/flutuador para sistemas em 12, 24, 48 ou 96 volts em corrente contínua. Todos os equipamentos são ligados em corrente continua, talvez necessitando de um inversor ou conversor conforme o caso. Interessante que em 96 volts com baterias a plena carga podemos usar fontes chaveadas lineares( acho), aquelas que possuem o mesmo desempenho com 90, 91, 92, 93 até 270 volts; mas a maioria tem um bom desempenho com 100, 127, 190 e 230 volts ou pior ainda 115 ou 230 volts por isso o alto índice de queima dessas fontes.
    Voltando a questão, esse trafo precisa ter uma isolação de 5 mil volts pelo menos, podendo ser em E, U, toroidal ou mesmo trifásico utilizado em grandes centrais e data centers; Infelizmente a potência real entregue e a consumida é muito alta( 30% a 50% contra 6% a 15% em fontes chaveadas).
    Em outubro caiu um raio, queimando tudo que estava desplugado da tomada, e nada aconteceu com os que estavam plugados. Estavam ligados na antena seja internet ou parabólica, Dois anos atrás foi da mesma forma, neste ano o dano foi maior, o raio cai no mesmo lugar duas vezes sim...

  3. #23

    Padrão Re: Nobreak para telecom

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    ja vi uma vez um apc que sobreviveu a um mega raio, queimou todos os roteadores da rede, swits, central telefonica, moldem adsl, refletores computadores, impressoras.
    so pra ter uma ideia do raio, as caixinhas das fontes saltaram, o swit explodiu. onde tinha uns refletores leds de 50w pra iluminar a fachada da igreja a parte onde ficava o tranformador, explodiu, saltou longe. o cabo sintenax que alimentava os refltetores ficou todo furado, em fim queimou tudo, menos o nobreak da apc.
    Os nobreaks APC da safra em que eram importados, possuem um filtro de linha e proteção anti-surto muito boa. Varistores relativamente grandes, entre todas as linhas, Fase, Neutro e Terra e apos o transformador tem outro varistor na saída pras tomadas. Tem capacitores de classe X e Y e um grande indutor na entrada. Hoje em dia quem faz os APC home/office é a velha Microsol e a qualidade desde então não é mais a mesma do importado. A linha profissional parece continuar vindo de fora. Tenho nobreaks APC com mais de 10 anos de idade funcionando, só trocando bateria. Em casa tenho um de 2006 e outro de 2007, sem nenhum problema.

  4. #24
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Nobreak para telecom

    Antes fosse somente isso; muitos modelos antigos tinham 2 fusíveis na entrada e mais os de bateria que nunca vi um queimado exceto com suporte a bateria externa.
    O ferro silicioso eram de boa qualidade, fio esmaltado e cobre puro; os atuais os esmaltes são de péssima qualidade que duvido suportarem 2 KV e fios de alumínio cobreados. Vi alguns que se cair água no trafo quando estiver meio quente( 30 °C) o esmalte fura e se atingir 70°C até menos pode acontecer de começar a centelhar entre os enrolamentos. Trafos antigos suportam tranquilamente 65°C em regime contínuo e picos ao dobro disso; Normalmente acima de 700 VA são usados coolers ou fans mais devido aos semicondutores que são projetados para funcionar com 45°C no dissipador mas temperatura de ruptura( queima) em torno de 150°C conforme a fabricante de semicondutores, alguns com 100°C já queima.

  5. #25

    Padrão Re: Nobreak para telecom

    Pra APC deve ter sido um bom negócio colocar a linha residencial e escritório pra ser fabricado no Brasil pela Microsol, mas pro consumidor final, esse só perdeu, caiu a qualidade, mas não o preço. Eu já considerei a melhor marca de nobreaks nessa linha. A linha profissional parece q continua sendo feita em outra fábrica.