+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão range de getway's (dúvida)

    Boa noite,
    Assisti em uma vídeo aula onde o camarada utiliza um pool para getway's...criando uma range de getway's dizendo que ficaria mais seguro(no seu ponto de vista) se os clientes não se enxergassem dentro da rede...alguém pode me dizer se isso é válido? quais prós e contras?
    Desde já agradeço as contribuições...

  2. #2

    Padrão Re: range de getway's (dúvida)

    Se fala de gateway (get?), só é seguro porque o usuário é leigo e sempre usaria uma máscara de rede padrão (255.255.255.0), mas se alguém configurar manualmente pra uma máscara de /16 (255.255.0.0) já acabou em partes.

    Se cada cliente tiver sua CPE conectando via PPPoE e tal, roteada e não em bridge, com o AP wifi interno também roteado, já está mais que isolado. Essas soluções pra isolamento são coisa da era das placas PCI e adaptadores USB, porque se colocar um roteamento no meio, acabou a transparência entre concentrador do provedor e dispositivo do cliente.

  3. #3

    Padrão Re: range de getway's (dúvida)

    Criar um pool para local-address é o maior desperdício de IPs que já vi na vida. Use somente um, sem problemas.

  4. #4

    Padrão Re: range de getway's (dúvida)

    obrigado aos dois pelas dicas...não vou desperdiçar IP's e nem me preocupar quanto a transparência porque estou fazendo como citado por você Rubem...Deus abençoe os dois...

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: range de getway's (dúvida)

    assiste mais vídeo deste cara não vai deixar vc burro