Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Prezados amigos, Boa noite!

    Já algum tempo venho tentando buscar soluções para o meu problema.

    Temos uma Rede com BGP ativo fazendo trânsito de IPS Válidos para os clientes de última milha e que está rodando perfeitamente em OSPF inclusive.

    Porém como tivemos problemas com furto de equipamento e de dois enlaces licenciados de 6 Ghz que atendia um município vizinho, adotamos uma outra solução que foi: Compramos um segundo link com outra operadora local e ligamos na RB de borda desta rede que por sinal virou uma segunda rede.

    Então fizemos um túnel para nossa rede principal com intuito de monitorar e que por sinal deu certíssimo.

    Só que no município vizinho não temos trânsito de AS via BGP com a Operadora local e todos os clientes daquela localidade detêm ips válidos da nossa Rede Principal e que antes era uma só através de um Enlace licenciado. A internet chega perfeitamente nos clientes da Rede Vizinha após criar uma Nat (masquerade) para cada IP e assim liberando-os provisoriamente.

    Mas o que eu estava tentando fazer era que o Túnel responde-se o Trânsito de AS desta segunda rede e assim conseguisse fazer com que todos os IPS válidos fossem publicados na Internet. Lembrando que na Rede principal temos um bloco de ips válidos /22 e na Rede vizinha (Rede 2) temos apenas um /30.

    Tentei vários métodos e que somente um deu certo que foi uma VPN entre a rede 1 e a rede 2, com a opção habilitada de Adicionar Rota Default junto as tabelas de roteamento da RB da segunda rede. Só que com esta opção habilitada, todo tráfego da rede é jogado no túnel, assim gerando um consumo altíssimo na Rede principal.

    Não sei se será possível fazer, mais precisava de fato de uma solução para este caso e que pelo menos a nossa rede principal pudesse validar os ips válidos da rede do município vizinho através do Túnel, lembrando que tenho OSPF ativo na rede também.

    Obrigado a todos e ficarei no aguardo de uma possível ajuda!

  2. #2

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Se quer utilizar seus ips na rede 2 tem de anunciar que estão ali. Única forma seria via bgp com a operadora de lá.

    Acho que o menor bloco que pode anunciar é um /24 mas não tenho certeza

  3. #3

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Carregar isso via túnel não vai ser a melhor prática, sem dúvida pedir uma sessão BGP com sua operadora.

  4. #4

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    A melhor opção é pedir uma sessão BGP a outra operadora e anunciar parte de seu bloco lá.
    Ou substituir seu link IP nesta localidade por um clear channel (transporte) até a localidade de seu BGP.
    É um serviço mais barato que o IP e também atenderia sua necessidade.

  5. #5
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Bom dia!

    Cara se você não tiver como interligar as duas redes "não há alternativa".

    Para que os cliente da rede 2 saiam para a internet cada um com ip válido, você deve solicitar IPs da operadora local.

    Pelo que entendi, os clientes da rede 2 estão com IPs da rede 1, com masquerade e a navegação deles atravessa via tunnel pelo IP válido que a operadora da rede 2 lhe fornceceu, porém, não há comunicação entre uma e outra em rede "LAN".

    Como você não tem AS na rede 2, não tem como anunciar os IPs via BGP para a operadora local, deverá usar os IPs que eles disponibilizarem.

    Obs: O menor bloco aceito para anuncio é o /24.

    Unica opção que vejo seria, ter a mesma operadora nas duas redes.

    A rede 1 continuaria sendo a principal e a rede 2 seria clearchannel da rede 1.

    A operadora enviaria tudo da rede 2, para uma outra porta na rede 1 como se fosse rede LAN.

    Com isso os clientes da rede 2, receberiam IPs do seu AS e estariam funcionando como se estivessem em rede LAN.

    Não sei se conseguiu entender, mas, pelo que sei, só assim seria possível.

    Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Não precisa ter AS nas duas redes, só dividir os blocos. Tenho assim rodando em vários provedores, inclusive um que tem rede a mais de 100KM de distância.

  7. #7
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    @avatar52,

    Explica para nós, como é sua estrutura, como vc dividiu seu bloco tendo a mesma estrutura que o nosso amigo.

  8. #8

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Pois é galera, boom dia! Consegui compreender sim e é o que eu já imaginava, porém quando criei a VPN e habilitei a rota default funcionou e isso gerou uma expectativa de conseguir! Mas a alegria foi por pouco tempo, pois a VPN com a Rota Default habilitada, gerou consumo nas duas redes e isso seria fora de cogitação devido ao tamanho da banda contratada junto a operadora. Mais com esse cenário, irei realizar um novo trânsito de AS na Operadora 2 e dividir o bloco para resolver o problema! Agradeço imensamente a ajuda de todos vcs!

  9. #9

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    avatar52, como vc conseguiu fazer?

  10. #10

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Vc só precisa "Desanunciar" na rede 1 o bloco que irá reservar para a rede 2.

    Fecha a sessão BGP com a operadora da rede 2 e anuncia.

    Óbvio mas sempre bom lembrar, as duas redes irão trabalhar de forma autônoma uma da outra. Ou seja, qualquer acessa entre elas é como se fosse com outra rede. Claro que pode fechar uma VPN para acesso direto de conteúdos específicos.

  11. #11

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Simples, um bloco /21 dividi em dois /22, em um lado fechei sessão com a operadora e anunciei o primeiro bloco (usando o meu AS, NÃO precisei de AS novo só pra isso) e do outro lado anunciei o outro bloco restante usando meu AS.

  12. #12

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Há sim, mais neste caso vc publicou via bgp em duas operadoras distintas correto?

  13. #13

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    É a mesma operadora, em cidades bem distantes! Mas não muda em nada ser outra operadora.

  14. #14

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Entendi... Mais então neste seu cenário, vc conseguiu transportar via Túnel as requisições de ip para sua RB de borda de boa e sem nenhum problema?! Desculpe, mais preciso muito dessa receita de bolo e ainda não encontrei nada sobre isso, lembrando que já perdi noites e noites em cima disso e nada consegui! Só lembrando que tenho operadoras distintas nas duas pontas. Obrigado!

  15. #15

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    @Redenet,

    Fecha a VPN e transporta só o que realmente precisar. Provavelmente a autenticação do seu Radius.

    Deixa o resto independente.

  16. #16

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Citação Postado originalmente por Redenet Ver Post
    Entendi... Mais então neste seu cenário, vc conseguiu transportar via Túnel as requisições de ip para sua RB de borda de boa e sem nenhum problema?! Desculpe, mais preciso muito dessa receita de bolo e ainda não encontrei nada sobre isso, lembrando que já perdi noites e noites em cima disso e nada consegui! Só lembrando que tenho operadoras distintas nas duas pontas. Obrigado!
    Não fechei túnel nenhum, só roteamento BGP!

  17. #17

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    @fhayashi

    Entendi! Com a VPN funcionou muito bem, porém somente habilitando Rota Default da própria VPN. Mais o problema é que consome a banda das duas operadoras por igual. Neste caso de transportar somente o que eu precisar, juro que estou muito perdido! Será que vc teria como me ajudar?

  18. #18

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Ao invés da rota default, coloca uma rota estática pelo Gateway da VPN só para os endereços que precisar

  19. #19

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    Se você tem um bloco /24 disponível lá, faça uma sessão com a operadora do lado de lá e pronto. Você só vai precisar de túnel para fazer roteamento aos IPs RFC1918 ou 6598 que estiver por lá.

    Se você tiver dúvidas maiores pode me chamar no privado.

  20. #20

    Padrão Re: BGP x OSPF x Tunnel = Repasse de IPs válidos (última milha)

    @fhayashi

    Tentei já na 2º Rede apontar o gateway para VPN e vice e versa e de ambas as formas não vai. Quando eu tento pingar fora da rede para o IP designado ele diz que expirou em trânsito, porém com o IP da minha primeira rede. Já tentei apontar da 2º rede pra primeira na VPN onde tenho trânsito de AS com o bloco responsável por estes Ips e nada.... Tem alguma outra ideia ou alguma regra pra dar mais uma luz?