Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Meus caros me surgiu essa simples duvida sobre equipamentos em modo bridge. Gostaria de saber se o PPS (Pacotes Por Segundo) tem influencia em um equipamento que esta configurando em modo bridge, nesse caso estou na duvida sobre um painel novo que sera instalado no provedor que eu trabalho, o chefe veio bastante entusiasmado porque o tal painel faz 80 mil pps e quer trocar outros 2 que estamos usando por este modelo de 80 mil pps. Os 2 que já estão em uso diz no manual fazer 60 mil pps.

    Então oque me dizem sobre isso, vamos realmente ter uma grande e perceptível diferença caso façamos essa troca ou o pps não tem influencia devido utilizarmos os paineis em modo bridge?

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    A questão fica um pouco mais embaixo. Qual os equipamentos atuais ? Qual modelo dos novos ?



  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Sim, em bridge a CPU está processando os pacotes. A única exceção é quando você tem chip de switch no equipamento e está devidamente configurado, como na maioria dos equipamentos MikroTik com mais de 1 porta Ethernet.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.109

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Sempre me perguntei, mas como não sou provedor e chegar no máximo 8 dispositivos em minha rede, mas na média é 2 ou 3 dispositivos mas acho que existe um certo fundamento.
    Sempre recebo via wireless, ADSL2 é uma porcaria e cara( velox) e atualmente qualquer tipo de atendimento cobram, segundo certas informações.

    Recebia no airgrid, passava no roteador via PPoE e wireless da rede ou Lan nas portas; qualquer oscilação nos dias mais quentes o roteador travava afff. Comecei a usar um roteador só para discar o PPoE e outro fazia o roteamento, mas travava ainda embora com menos frequencia. Usava um timer para desligar das 23:30 Hs até 5:00 Hs diariamente, ajudou a minimizar o problema.
    Troquei de operadora, esse já com SXT e IP estático, o timer fazia com que ele ficasse mais lento, demorei a descobrir. Comprei um roteador 3Com, nas LANs com DHCP ativado era um problema, desativei no desktop foi incrível; no Wireless( multilaser e outras marcas), quando o note tinha internet os celulares nada e vice-versa, comecei a xingar o produto da HP. Resolvi desativar o DHCP do multilaser o resultado foi fenomenal, desliguei o timer por que se eu desligar o SXT ou o HP, a internet oscila muito por algumas horas. Conclui que são produtos que jamais podem ser desligados.
    São 30 meses, que não sei o que é ficar reiniciando ou resetando o roteador. Fiz o mesmo procedimento na casa da ex, só que no caso o modelo da intelbrás permite que possa desativar somente a LAN( DHCP), mas permite apenas 11 conexões simultâneas, muito bom para uso residencial. O HP é infinitamente maior, só não sei dizer quanto e pode usar um PC para fazer o gerenciamento.
    Roteadores domésticos suportam de 8 a 32 conexões conforme a configuração, se quiser descobrir basta programar em modo estático ou atribuir um MAC a um IP;
    Servidor Privilegiado ou IP estático tem uma pequena vantagem, mesmo que descubra a senha, precisa a faixa de IP então mais dificil de roubar a internet. Os ladrões de internet gostam de roubar que está no modo invisível, pois se acham "seguros" e acabam vacilando mais.
    Infelizmente não é qualquer celular que funciona em IP estático, e aqui atualmente quase todos clientes ficam em seu roteadores no modo bridge, eu tive de pedir para que não o fizesse e como sei programar...



  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Sim, em bridge a CPU está processando os pacotes. A única exceção é quando você tem chip de switch no equipamento e está devidamente configurado, como na maioria dos equipamentos MikroTik com mais de 1 porta Ethernet.
    Utilizando o modo switch não tem processamento de pacotes ?

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    O modo switch usa o chipset switch que tem nas RBs, desse modo toda a comutação é realizada a nível de hardware. Se usar bridge, toda a comutação é realizada a nível de software. Em ambos os casos não há processamento de pacotes (Packet é PDU de camada 3), mas sim de frames (Frame é PDU de camada 2).

    A resposta óbvia é que comutação a nível de hardware é mais rápida do que a nível de software, pois você tem um hardware inteiramente dedicado para comutar frames dentro do domínio de broadcast.